Janela para a Rússia @russiabeyond_br Channel on Telegram

Janela para a Rússia

@russiabeyond_br


Informações relevantes sobre a Rússia, dicas para viagens ou sobre como se mudar para o país, bem como material para quem quer aprender ou já está estudando russo. Visite: br.gw2ru.com

Gazeta Russa (Portuguese)

A Gazeta Russa é um canal do Telegram que faz parte do projeto Russia Beyond, sendo o seu portal para todas as coisas russas. Seja cultura, viagens, educação, formas de fazer negócios e muito mais, a Gazeta Russa tem conteúdo variado e interessante para quem quer conhecer mais sobre a Rússia. Com o username @russiabeyond_br, o canal oferece um espaço onde os usuários podem encontrar informações relevantes sobre o país, além de ter a oportunidade de interagir, fazer perguntas, sugerir conteúdos e até mesmo estabelecer parcerias. Caso você tenha alguma questão, sugestão ou interesse em colaborar com a Gazeta Russa, basta contatar @dmitrygolub ou enviar um e-mail para [email protected]. Não perca a chance de explorar tudo o que a Rússia tem a oferecer através da Gazeta Russa - visite br.rbth.com agora mesmo!

Janela para a Rússia

14 Feb, 20:41


Abecedário gastronômico: Р (R) de Расстегай (rasstegái)

O “rasstegai” é uma das mais populares tortinhas tradicionais russas, conhecida como o melhor aperitivo para a “ukhá”, sopa eslava de peixe. O que as torna especiais em comparação a outros tipos de tortinhas é seu icônico formato de barco, com um orifício no centro para adicionar caldo de peixe ou manteiga.

Na Rússia tsarista e muito tempo depois, o “rasstegai” de peixe era considerado um prato refinado devido ao recheio clássico à base de esturjão. Mais tarde, tornou-se comum rechear o “rasstegai” com peixes brancos ou vermelhos mais baratos.

RECEITA ‘Rasstegai’ de peixe: tortinhas que não podem faltar à mesa russa

Confira as letras anteriores:

A - Б - В - Г - Д - Е - Ё - Ж - З - И - Й - К - Л - М - Н - O - П

💥 Siga Janela para a Rússia

Janela para a Rússia

14 Feb, 19:26


De “Leningrado para São Petersburgo” a “McDonald’s para Вкусно и точка” — confira os 10 rebrandings de maior destaque da história da Rússia ⬇️

💥 Siga Janela para a Rússia

Janela para a Rússia

14 Feb, 16:28


A cidade de Arkhanguelsk está intrinsicamente ligada à natureza. Florestas, rios e extensões infinitas do Extremo Norte criam uma atmosfera única onde a vida urbana e a natureza selvagem se fundem.

⛓️ Sol da meia-noite e tundra florida — é assim que imaginamos o Ártico? Os editores do projeto educacional ‘Filhos do Ártico’ combatem os mitos mais difundidos sobre o Norte. Saiba mais: https://vk.com/public210625393 / https://arctic-children.com

💥 Siga Janela para a Rússia

Janela para a Rússia

14 Feb, 14:52


Comédia romântica dos anos 60 “As Garotas” é atração gratuita da semana no YouTube

⛓️ Assista aqui
*Disponível das 19hs desta sexta-feira (14) até as 19hs de segunda-feira (17)

SINOPSE

O filme retrata a história da jovem Tosya, que chega a uma aldeia da Sibéria para trabalhar como cozinheira. O lenhador Ilya aposta que ela vai se apaixonar por ele, mas após alguma relutância percebe que é ele que está apaixonado por ela. A atuação da protagonista Nadezhda Rumyantseva, que no auge dos seus 30 anos interpretou com maestria uma garota de 18, rendeu-lhe fama mundial.

💥 Siga Janela para a Rússia

Janela para a Rússia

13 Feb, 21:56


Como um inimigo da URSS se tornou seu herói?

Em junho de 1941, a (Primeira) República Eslovaca invadiu a União Soviética, juntamente com o Exército alemão. Os nazistas haviam criado esse estado satélite totalitário nas ruínas da Tchecoslováquia em 1939.

Porém, nem todos os soldados eslovacos almejavam lutar pela Alemanha. Alguns se renderam voluntariamente ao Exército Vermelho ou desertaram para os guerrilheiros.

O capitão Jan Nalepka, chefe do Estado-Maior do 101º Regimento da 2ª Divisão de Segurança, também era antifascista. Ele formou um grupo clandestino em sua unidade e estimulou ativamente os soldados a desertar. Continue lendo ⬇️

💥 Siga Janela para a Rússia

Janela para a Rússia

13 Feb, 20:24


Este tigre-de-amur foi solto recentemente na natureza no norte da região de Primorski. Antes, recebeu uma coleira de satélite que permite aos pesquisadores rastrear seus passos. O tigre de 173 quilos havia aparecido perto da vila de Barabach, e os moradores locais decidiram realocá-lo para uma área inabitada.

📷 Yury Smityuk/TASS

💥 Siga Janela para a Rússia

Janela para a Rússia

13 Feb, 18:53


As miniaturas laqueadas em Fedoskino são um tipo de artesanato russo conhecido desde o século 18. Ainda hoje, artistas locais produzem as tradicionais caixinhas com ilustrações elaboradas.

📹 t.me/fabricafedoskino

💥 Siga Janela para a Rússia

Janela para a Rússia

13 Feb, 17:19


Aprenda russo: vocabulário essencial sobre incêndio

É melhor prevenir do que remediar, por isso decidimos compartilhar este vocabulário russo útil em caso de incêndio. Afinal, saber o básico pode salvar a sua vida um dia.

· Incêndio - пожар (pojár)
· Fogo - огонь (ogón)
· Fumaça - дым (dim)
· Chama - пламя (plámia)
· Apagar - тушить (tuchít)
· Bombeiro - пожарный (pojárni)
· Carro ou caminhão de bombeiro - пожарная машина (pojárnaia machína)
· Extintor - огнетушитель (ognetuchítel)
· Alarme contra incêndio - пожарная тревога (pojárnaia trevóga)
· Detector de fumaça - дымовой датчик (dimovói dátchik)
· Evacuação - эвакуация (evakuátsia)
· Plano de evacuação - план эвакуации (plan evakuátsii)
· Traje à prova de fogo (roupa de bombeiro) - огнеупорный костюм (ogneupórni kostiúm)
· Mangueira de incêndio - пожарный ствол (pojárni stvol)
· Hidrante de incêndio - пожарный гидрант (pojárni guidránt)
· Piromania - пиромания (pirománia)
· Palito de fósforo - спичка (spítchka)
· Isqueiro - зажигалка (zajigálka)
· Combustão - горение (gorénie)
· Explosão - взрыв (vzriv)
· Risco de incêndio - пожароопасность (pozharoopásnost)
· Materiais inflamáveis - легковоспламеняющиеся материалы (legkovosplameniáiuschiessia materiáli)
· Cinzas - пепел (pépel)
· Resgate - спасение (spassénie)
· Foco de incêndio (também lareira) - очаг (otchág)
· Mangueira de incêndio/de bombeiro - пожарный шланг (pojárni chlang)

VEJA TAMBÉM Vocabulário sobre figuras geométricas

💥 Siga Janela para a Rússia

Janela para a Rússia

13 Feb, 15:48


Uma forte tempestade de neve atingiu a ilha de Sacalina, no extremo oriente da Rússia. Algumas casas ficaram cobertas de neve até o teto.

📍 Sacalina

📹 http://t.me/smotri_65

💥 Siga Janela para a Rússia

Janela para a Rússia

13 Feb, 14:25


Russia Beyond é relançado sob a marca ‘Janela para a Rússia’

Caros seguidores e seguidoras,

Estamos felizes em anunciar o relançamento do Russia Beyond sob a nova marca ‘Janela para a Rússia’.

Não somos mais apenas uma plataforma de mídia sobre cultura e história da Rússia. Agora, somos um portal completo onde estrangeiros podem aprender a língua russa, encontrar informações sobre como obter um visto para a Rússia e, em um futuro próximo, acessar um extenso catálogo de clássicos literários e cinematográficos russos em traduções de alta qualidade para o inglês e o português.

Nosso antigo site, br.rbth.com, continuará servindo como um acervo do nosso vasto material já publicado.

Todo o novo conteúdo estará disponível em nossa nova plataforma: https://br.gw2ru.com

O endereço do site parece estranho? Mas tem tudo a ver com a nossa nova marca em inglês: Gateway to Russia = gw2ru. Logo, logo todo mundo se acostumará!

E é claro que, por meio deste nosso canal no Telegram, também continuaremos informando e surpreendendo nossos seguidores diariamente com vídeos, contos, dicas e memes.

Como sempre, agradecemos o interesse e o apoio ao nosso trabalho! Cada curtida, comentário e compartilhamento significa muito para nós!

Vamos transformar a Janela para a Rússia em seu guia definitivo para a Rússia!

Atenciosamente,

Equipe da Janela para a Rússia

📷 Legion Media; SvetlanaParsh/Getty Images; Keystone-France/Getty images; Pixabay; Ruslan Krivobok/Sputnik; Global Look Press; Jason L. Buberal

Janela para a Rússia

12 Feb, 21:16


O Mutnovsky não é apenas um vulcão, mas um lugar onde aventuras extremas encontram uma beleza natural de tirar o fôlego. O passeio de esqui em suas encostas é uma chance de experimentar o poder do vulcão enquanto curte a paisagem lá do alto.

📹 Essas imagens foram extraídas dos melhores trabalhos dos finalistas da 1ª temporada do concurso 'Extremo Oriente — Terra de aventuras'. Veja mais sobre o concurso: путешественникдв.рф

💥 Siga Russia Beyond

Janela para a Rússia

12 Feb, 19:31


Em que lugares da Rússia atual havia pterodáctilos?

O termo “pterodáctilo” é usado coloquialmente para se referir aos pterossauros, um grupo extinto de répteis voadores que viveram durante o período Mesozoico (entre 250 milhões a 65 milhões de anos atrás).

Os pterossauros eram animais que habitavam áreas costeiras, lagos e rios, alimentando-se de peixes e pequenas criaturas.

A geografia do período Mesozoico era bastante diferente da atual; havia mares rasos cobrindo grandes regiões, criando, assim, habitats ideais para eles.

No território que hoje corresponde à Rússia, fósseis de pterossauros foram encontrados em diversas partes, indicando que esses animais habitaram tais áreas em diferentes épocas durante os períodos Jurássico e Cretáceo. Alguns locais notáveis ​​incluem:

Região de Voronej (Rússia europeia): fósseis do período Cretáceo, incluindo fragmentos de pterossauros, foram encontrados aqui.

Sibéria Ocidental: restos foram descobertos em sedimentos de rios e lagos que datam do Cretáceo, indicando que esses répteis voadores habitavam áreas próximas a corpos d’água.

Extremo Oriente Russo: em regiões próximas ao rio Amur, paleontólogos identificaram fósseis de pterossauros do Cretáceo Superior.

Montes Urais: nessa região montanhosa, sedimentos revelaram a presença de restos parciais de pterossauros jurássicos.

Região do Cáucaso: fósseis de pterossauros foram achados em depósitos de de minerais e combustíveis fósseis do período Mesozoico, sugerindo que esses animais voavam sobre a área.

De particular destaque é o Volgadraco (“Dragão do Rio Volga”), um pterossauro pteranodontídeo que viveu no Cretáceo Superior da Rússia europeia e cujos restos mortais foram achados em pontos de Saratov.

LEIA TAMBÉM O monstro subaquático gigante encontrado na região russa de Penza em 1927

💥 Siga Russia Beyond

Janela para a Rússia

12 Feb, 17:19


Viajante russo Fiódor Kôniukhov cruza o Atlântico Sul em um barco a remo

Na noite de 11 de fevereiro, o barco ‘AKROS’ cruzou os 20 graus de longitude leste e entrou no Oceano Índico. Com isso, Kôniukhov se tornou a primeira pessoa na história a atravessar o Atlântico Sul em um barco a remo.

A bordo do mesmo barco, de dezembro de 2018 a maio de 2019, o aventureiro russo viajou da Nova Zelândia ao cabo Horn, no Chile, e percorreu 6.400 milhas náuticas (11.850 km) em 154 dias — tornando-se a primeira pessoa na história a conseguir completar tal travessia.

Quatro anos depois, o viajante decidiu ir do cabo Horn para Albany, na Austrália — do hemisfério ocidental para o oriental, cruzando dois oceanos, o Atlântico Sul e o Oceano Índico Sul.

Em novembro de 2024, o barco de Kôniukhov foi entregue no porto argentino de Ushuaia e, na madrugada de 5 de dezembro, ele partiu da Passagem de Drake em direção à Austrália. Inclusive, ele comemorou seu 73º aniversário enquanto estava no meio do Atlântico Sul.

Na noite de 11 de fevereiro, 68 dias após o início da jornada, o barco de Kôniukhov passou pelo cabo das Agulhas, na África do Sul, e entrou no Oceano Índico – estabelecendo, assim, o novo recorde.

Ainda faltam 4.200 milhas náuticas (7.778 km) para percorrer até a parada final da viagem – o cabo Leeuwin, na Austrália Ocidental.

VEJA TAMBÉM 10 pinturas do lendário viajante Fiódor Kôniukhov

💥 Siga Russia Beyond

Janela para a Rússia

12 Feb, 15:27


Drone é testado em Perm para limpar neve dos cabos de energia. O dispositivo chamado ‘Pauk’ é capaz de carregar até 9 quilos, operar em temperaturas baixíssimas e ventos de até 10 metros por segundo. O drone criado pelo ‘Laboratório do Futuro’ também porta ferramentas para cortar fios e instalar dissuasores de pássaros.

💥 Siga Russia Beyond

Janela para a Rússia

12 Feb, 13:42


O que significa a expressão ‘филькина грамота’ (fílkina gramota)?

Se por acaso você ouvir uma exclamação indignada como “Это что еще за филькина грамота?! (‘Que diabos é essa fílkina gramota!?’), não se assuste. Estas não são novas regras da língua russa inventadas por algum ‘Fílka’.

De acordo com o dicionário explicativo, o termo филькой (Fílkoi) era um apelido usado para uma pessoa inculta ou estúpida. Portanto, uma “fílkina gramota” se referia a um documento mal escrito ou sem sentido.

Uma das teorias sobre a origem da expressão remonta à época de Ivan, o Terrível, e a um conflito entre o tsar e o metropolita Filipe 2º.

O clérigo se opunha à “opritchnina” (política repressiva de Ivan, o Terrível) e pediu ao tsar que a abolisse e interrompesse as execuções. No entanto, o imperador não cedeu. Em 1568, após retornar da campanha da Livônia, ele compareceu a uma missa na Catedral da Assunção do Kremlin de Moscou.

Na ocasião, Filipe 2º se recusou a abençoá-lo e o repreendeu publicamente por derramar sangue inocente. Enfurecido, o tsar prometeu fazer com que o metropolita e seus seguidores “se arrependessem”.

Filipe não se intimidava facilmente. Pouco depois, durante uma procissão no Convento Novodevichy, ao ver um membro da “opritchnina” com um chapéu redondo de tafetá, proibido pela Igreja, ele teceu um comentário crítico.

Essa foi a gota d’água. A indignação de Ivan, o Terrível, havia chegado ao limite. Logo após, durante uma cerimônia na igreja, os carrascos do tsar invadiram a igreja, despiram o metropolita de suas vestes, espancaram-no e anunciaram seu afastamento. Mas isso não foi suficiente: o sobrinho de Filipe foi assassinado e trouxeram-lhe a sua cabeça decepada como advertência.

O clérigo foi então exilado em um mosteiro. De lá, ele continuou a enviar cartas ao tsar, instando-o a abolir a “opritchnina”. Ivan, no entanto, não demonstrava misericórdia, referindo-se ao metropolita com desprezo como Єилькой e às suas cartas como ‘Єилькина грамота’ (fílkina gramota). Um ano depois, Filipe 2º foi encontrado morto; segundo uma versão, ele teria sido estrangulado por Maliuta Skuratov, um dos capangas de Ivan.

LEIA TAMBÉM 8 palavras longuíssimas em russo

💥 Siga Russia Beyond

Gazeta Russa

08 Feb, 21:40


Palácios de conto de fadas, arranha-céus modernos, edifícios socialistas monumentais — confira as 6 estações de trem mais belas da Rússia:

1. Vladivostok
2. Samara
3. Sochi
4. Krasnoiarsk
5. Volgogrado
6. Vitebsky (São Petersburgo)

⛓️ Leia reportagem completa

💥 Siga Russia Beyond

Gazeta Russa

08 Feb, 20:16


No final de 1724, o imperador russo Pedro 1º, já acometido de cálculos renais, foi verificar a construção do Canal de Ladoga. O médico da corte insistiu que ele não fizesse a viagem, mas Pedro não cedeu. O projeto era importante, o canal aumentaria significativamente o volume de comércio entre a Rússia e a Europa. A saúde do soberano parecia melhorar, mas a viagem acabou sendo um erro fatal.

Pedro, o Grande morreu em 8 de fevereiro de 1725 em uma sala apertada do Palácio de Inverno, onde os funcionários mal conseguiram entrar com um caixão. ⬇️

💥 Siga Russia Beyond

Gazeta Russa

08 Feb, 15:44


O caviar é categorizado de acordo com a família de peixes de que é obtido e o método de pesca. As variedades mais frequentemente encontradas são o caviar preto, o caviar vermelho e as ovas de espécies comuns (muitas vezes chamadas de ovas amarelas ou brancas). Mas qual a diferença, além da cor? Entenda aqui ⬅️

💥 Siga Russia Beyond

Gazeta Russa

08 Feb, 13:49


Cisne se aconchega em voluntária Larisa Shultz, de Anapa, que salvou a ave de um vazamento de óleo no Mar Negro.

💥 Siga Russia Beyond

📹 @Lalisa_Schulz

Gazeta Russa

07 Feb, 21:40


Philby, membro do famoso “Cambridge Five” — um grupo de jovens britânicos recrutados pela URSS —, chegou à Espanha em 1937 supostamente como correspondente do “The Times”. No entanto, a sua verdadeira missão era mais perigosa: assassinar o ditador Francisco Franco, líder do golpe militar espanhol. Embora não tenha atingido seu objetivo, o trabalho como espião soviético em território espanhol foi fundamental para a sua carreira. MAIS ⬇️

💥 Siga Russia Beyond

Gazeta Russa

07 Feb, 19:54


Drama de guerra “Neve Ardente” é a atração gratuita no YouTube neste fim de semana

⛓️ Assista aqui
*Disponível das 19h00 desta sexta-feira (7) às 19h00 de segunda-feira (10)

SINOPSE

Este longa-metragem é uma adaptação do romance homônimo de Iúri Bondarev, obra autobiográfica em que ele relata sua experiência como chefe de uma bateria de artilharia na Segunda Guerra Mundial, durante a chamada Operação Tempestade de Inverno.
No final de 1942, o combate se aproxima das margens do rio Volga, e as forças soviéticas partem para a ofensiva cercando 300 mil soldados alemães comandados pelo General von Paulus, que sitiara Stalingrado por mais de quatro meses.
Para romper o bloqueio, Hitler envia uma grande frota de tanques, sob o comando do Marechal de Campo Manstein. Os soldados de uma bateria antitanque do Exército Vermelho enfrentam o assalto dos fascistas, em uma batalha estratégica para o destino da guerra.

💥 Siga Russia Beyond

📹 CPC-UMES Filmes

Gazeta Russa

07 Feb, 18:06


3 símbolos de Kaliningrado (Калининград) em russo

Fundada em 1255 pelos Cavaleiros Teutônicos, Königsberg passou a integrar a URSS após o fim da Segunda Guerra Mundial. Em 1946, seu nome mudou para Kaliningrado. Aqui estão três dos seus principais símbolos:

1️⃣ ИММАНУИЛ КАНТ/IMMANUIL KANT

Immanuel Kant
O famoso filósofo alemão nasceu, viveu, estudou, ensinou e morreu em Königsberg. Infelizmente, a casa de Kant não sobreviveu até os dias de hoje hoje, mas é possível visitar o seu túmulo na Catedral de Königsberg.

2️⃣ КЕНИГСБЕРГСКИЙ СОБОР/KENIGSBERGSKI SOBOR

Catedral de Königsberg
Construída no século 14, esta catedral era inicialmente a principal igreja católica da cidade e, do século 16 ao início do século 18, a principal igreja luterana do Ducado da Prússia. É uma das poucas construções góticas do país e, em 2007, concorreu ao título de uma das Sete Maravilhas da Rússia.

3️⃣ МАРЦИПАН/MARTSIPAN

Marzipã

O marzipã já era produzido em Königsberg desde o início do século 16. O diferencial da iguaria local era a superfície externa levemente tostada de cor dourada ou marrom-clara. Hoje em dia, pode-se comprar marzipã em qualquer canto de Kaliningrado — e há até um museu dedicado a ele.

VEJA MAIS
Салехард | Елабуга | Мурманск

💥 Siga Russia Beyond

Gazeta Russa

07 Feb, 13:31


Com mais de 50 anos de história, a Ferrovia Baikal-Amur atravessa 11 rios e 7 cadeias de montanhas, passa por seis regiões da Rússia, mais de 4 mil pontes e tem cerca de 30 estações.

Em uma parte da rota, no desfiladeiro Mururinski, os trens ficam a uma altura de 1.323 metros acima do nível do mar.

O maior trecho passa pelos gigantescos territórios da Iakútia, Tchukótka e Kolimá, partes do mundo que são mais difíceis de alcançar do que a Lua — devido aos terrenos sem estradas e rios turbulentos.

📹 Férias no Ártico: os promotores do projeto cultural e educacional “Crianças do Ártico” mostram com seu próprio exemplo como é o verdadeiro turismo ártico.

VEJA TAMBÉM As 7 rotas ferroviárias mais pitorescas da Rússia

💥 Siga Russia Beyond

Gazeta Russa

06 Feb, 21:54


Konstantin Makóvski (ou Makovsky) era um mestre do gênero histórico – suas pinturas com cenas da vida dos boiardos (tradução aportuguesada do termo “boyar”, que se referia a membros do mais alto escalão da nobreza) eram valorizadas na Rússia e no exterior.

Makóvski também era adepto dos chamados “quadros vivos”, uma forma de entretenimento da moda na época. Estes eram encenados em celebrações da corte, em teatros, salões da moda e até mesmo em teatros de rua. Para isso, a comitiva de uma tela específica era cuidadosamente reproduzida, e os convidados, vestidos com trajes apropriados, tomavam seus lugares “no quadro vivo”.

Curiosamente, esses “quadros vivos” às vezes davam origem a pinturas. E foi exatamente isso que aconteceu com a ‘Uma Festa de Casamento Boyar’. CONTINUE LENDO ⬇️

💥 Siga Russia Beyond

Gazeta Russa

06 Feb, 19:33


Aprenda russo: vocabulário essencial sobre ciclismo

Você já é fã do Tour de France ou do La Vuelta na Espanha, mas quer levar sua paixão ao próximo patamar embarcando em um extraordinário (e um tanto louco) roteiro de bicicleta pela Rússia?

Vamos começar revisando juntos o vocabulário associado a esse esporte:

· Bicicleta - велосипед (velossipéd)
· Ciclista - велосипедист (velossipedíst)
· Pedal - педаль (pedál)
· Guidão - руль (rul)
· Assento - седло (sedló)
· Roda - колесо (kolessó)
· Pneu - шина (chína)
· Corrente - цепь (tsep)
· Freio - тормоз (tórmoz)
· Quadro [estrutura central] - рама (ráma)
· Alavanca de câmbio [para trocar marcha] - переключатель скоростей (perekliutchátel skorostéi)
· Capacete - шлем (chlem)
· Farol dianteiro - передняя фара (perédniaia fára)
· Farol traseiro - задний фонарь (zádni fonár)
· Para-lama - крыло (kriló)
· Bicicleta de estrada - шоссейный велосипед (chosséini velossipéd)
· Bicicleta de montanha - горный велосипед (górni velossipéd)
· Bomba - насос (nassós)
· Sino [campainha] - звонок (zvonók)
· Cadeado [trava] - замок (zamók)
· Velocidade - скорость (skórost)
· Ciclovia - велодорожка (velodorózhka)

💥 Siga Russia Beyond

Gazeta Russa

06 Feb, 17:22


Esta filhote de leopardo-de-amur, chamada Chloé, nasceu no Zoológico de Novosibirsk e está crescendo rápido. Tanto é que já aprendeu a subir em árvores.

💥 Siga Russia Beyond

📹 vk.com/id447839222"

Gazeta Russa

06 Feb, 15:25


Projeto fotográfico exibe evenques da Buriátia com tatuagens nos rostos como seus antepassados ​​

Os evenques, um povo indígena da Sibéria Oriental, costumavam tatuar seus rostos e mãos com padrão incomum. Pegavam pelos de veado, tingiam-nos de preto com pedras ou fuligem, enfiavam-nos em uma agulha e literalmente costuravam ornamentos na pele.

Os portadores dessas tatuagens eram apelidados de “rostos costurados” e anotações sobre eles foram preservadas pelos etnógrafos do século 18 Jacob Lindenau e Johann Georg Gmelin.

Um grupo de amigos da cidade de Ulan-Ude – Olga Dachieva, Olga Imeeva, Daria Bakhanova, Ruslan Vatchelanov e Elena Tsidinova, que estão envolvidos no estudo e preservação da cultura evenque – decidiram reproduzir os padrões em seus rostos.

“As tatuagens foram desenhadas para nós por maquiadores”, diz Olga Dachieva. “Só conhecíamos as tatuagens evenques por relatos. Então, quisemos incorporar esse traço do grupo étnico evenque à realidade. Aliás, recentemente, o jovem artista ‘ULTAN KAI’ [Maksim Karamzin] fez uma tatuagem inspirada em nosso projeto.”

As figuras tatuadas representam chifres de cervos, caminhos, pandeiros e ídolos sagrados.

Essas tatuagens eram aplicadas para enfatizar os diferentes status sociais (caçador, pastor de renas etc.) e também como um amuleto contra os espíritos malignos.

Atualmente, os padrões característicos dos evenques permanecem apenas em bordados e esculturas em osso; tatuagens não são mais comuns. Os pesquisadores observam, porém, que tais marcas também são características de outros povos étnicos do Norte, como iacutos e thuktchi.

💥 Siga Russia Beyond

Gazeta Russa

05 Feb, 20:08


Na Antiga Rus, os eslavos acreditavam que quanto mais alto fossem o choro e o lamento em um funeral, mais rápido a alma do falecido encontraria a paz. Com isso, “enlutados profissionais” eram convidados aos funerais para ajudar a expressar a tristeza da família do falecido. CONTINUE LENDO ⬇️

💥 Siga Russia Beyond

Gazeta Russa

05 Feb, 17:35


Em “Homem num estojo”, o escritor Anton Tchékhov apresenta um homem solitário que sempre tentava se esconder do mundo “em seu estojo”. Descreve um homem que “era notável por sempre calçar galochas e vestir um casaco quente estofado e carregar um guarda-chuva mesmo no melhor tempo”. E ele tinha estojos especiais para o guarda-chuva, a caneta, a faca e relógios de pulso. Trancava a casa com várias fechaduras e, aparentemente, queria se fechar para o mundo externo. Fazia tudo corretamente e tinha medo de qualquer coisa fora das regras. Quando ele morreu e foi colocado no caixão, seu rosto parecia feliz, como se “estivesse feliz de finalmente ser colocado em um estojo que nunca mais deixaria”.

Já conhecia este conto de Tchékhov? Confira outras 4 obras dele ⬇️

💥 Siga Russia Beyond

Gazeta Russa

05 Feb, 15:32


O mergulhador Mark Kisurin compartilhou recentemente imagens de uma nova escultura no fundo do lago Baikal.

💥 Siga Russia Beyond

📹 t.me/kisurinmark

Gazeta Russa

05 Feb, 13:36


3 símbolos de Naberejnie Tchelni (Набережные Челны) em russo

Esta cidade na República do Tartaristão é mais conhecida por sua produção dos famosos caminhões KAMAZ. Tanto é que o clube de futebol e a equipe de corrida locais são associadas a esta marca. Mas Naberejnie Tchelni tem também outros símbolos marcantes:

1️⃣ КАМАЗ/KAMÁZ

Marca de caminhões e motores Kamaz
Os famosos caminhões começaram a ser produzidos em Naberejnie Tchelni em 1976 e, desde então, dois milhões e meio de veículos saíram das linhas de montagem. Hoje, a KAMAZ detém quase metade do mercado russo de caminhões pesados. No mundo, a empresa ocupa a 14ª posição em termos de produção desse tipo de veículo de grande porte.

2️⃣ ЧЁЛН/TCHIÓLN

Canoa

Uma ‘tchióln’ (‘canoa’) é uma pequena embarcação escavada no tronco de uma árvore. De acordo com uma versão, foi por conta deste barco que a cidade recebeu tal nome – lembrando que três grandes rios fluem pela região. A ‘‘tchióln’’ acabou indo parar no brasão de Naberejnie Tchelni, simbolizando o movimento incansável na superação de obstáculos e alcance de objetivos.

3️⃣ ‘ТЮБЕТЕЙКА’/TIUBETÉIKA

‘Tiubeteika’

‘Tiubeteika’ é um tradicional cocar tártaro, mas, em Naberejnie Tchelni, também é o nome de um prédio alto e redondo de formato incomum bem no centro da cidade. Nos tempos soviéticos, este edifício funcionava como um hotel, porém hoje abriga um centro empresarial.

Veja também:
Смоленск | Мурманск| Благовещенск

💥 Siga Russia Beyond

Gazeta Russa

04 Feb, 21:56


Rússia possui a única iconóstase do mundo feita de cristal

Na pequena cidade de Diatkovo, perto de Briansk, há uma fábrica de cristais conhecida por toda a Rússia há mais de 200 anos. Ela foi fundada em 1790 por uma nobre chamada Maria Maltsova. Mas foi o seu filho que criou um verdadeiro império de cristais, incluindo a famosa fábrica em Gus Khrustalny.

Cristais coloridos e artísticos eram produzidos na fábrica de Diatkovo. Nos tempos soviéticos, seus produtos se tornaram disponíveis para cidadãos comuns, de modo que copos e garrafas com a inscrição “Diatkovo” ainda são encontrados em muitos armários pela Rússia.

Em 2002, a cidade ganhou a Igreja do Ícone da Mãe de Deus ‘Neopalimaia Kupina’ (tradição de ícones dedicada à ‘Sarça Ardente’), cuja decoração foi feita pela fábrica de cristais. A iconóstase, o lustre e até mesmo os azulejos da parede foram produzidos inteiramente de cristal, pesando mais de 15 toneladas no total.

Tanto a igreja quanto o seu interior têm uma história anterior ao atual templo. Em 1810, a família Maltsov havia erguido uma igreja luxuosa no mesmo lugar: a Igreja da Transfiguração era ricamente decorada com cristal.

Os viajantes que chegavam à cidade e viam o templo ficavam maravilhados com sua beleza. “Com a iluminação total dos itens de cristal da igreja, a iconóstase é como um diamante, um jogo iridescente brilhante de inúmeras facetas, o que produz um efeito extraordinário”, lia-se na publicação ‘Russia Pitoresca’, que descreveu a igreja no século 19.

Após a Revolução de 1917, a igreja foi demolida, e a luxuosa iconóstase, retirada. Pilhas de cristal multicolorido acabaram sendo destruídas.

LEIA TAMBÉM A transformação das igrejas ortodoxas russas ao longo dos tempos

💥 Siga Russia Beyond

Gazeta Russa

04 Feb, 20:03


Cidadãos de 64 países, incluindo Portugal, Alemanha, França, Japão e China, qualificam-se para um visto eletrônico de entrada única para a Rússia. Confira o nosso guia prático e detalhado sobre o processo de solicitação e as respostas para as perguntas mais comuns ⬇️

💥 Siga Russia Beyond

Gazeta Russa

04 Feb, 19:32


Abecedário gastronômico: O de Окрошка (okrochka)

‘Okrochka’ é uma sopa fria que consiste em vegetais finamente picados, carne, verduras e temperada com kvass ou kefir.

Receitas de ‘okrochka’ podem ser encontradas em livros de receitas desde o final do século 18, e os debates sobre o que torna a okrochka mais saborosa – kvass ou kefir – surgem todo ano quando começa a fazer calor.

RECEITA Sopa fria okrochka

Confira as letras anteriores:

A - Б - В - Г - Д - Е - Ё - Ж - З - И - Й - К - Л - М - Н

💥 Siga Russia Beyond

Gazeta Russa

04 Feb, 15:40


O inverno é a época perfeita para viajar para a República de Altai e vivenciar a sua natureza selvagem.

VEJA TAMBÉM Paisagens suíças na Sibéria: férias de inverno nas montanhas de Altai

💥 Siga Russia Beyond

Gazeta Russa

04 Feb, 13:40


Pesquisadores da Expedição Antártica retornam ao Brasil após 70 dias

O navio russo Akademik Tryoshnikov, onde estavam os pesquisadores, atracou de volta ao Porto de Rio Grande na manhã da última sexta-feira (31), marcando o fim da Expedição Internacional de Circum-navegação Costeira Antártica (ICCE), que foi liderada por brasileiros.

A missão coordenada pelo professor Jefferson Cardia Simões, do Centro Polar e Climático (CPC) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), contou com 57 pesquisadores de outros seis países além do Brasil: Argentina, Chile, China, Índia, Peru e Rússia.

“Estamos vendo que o clima está apresentando pontos de mudanças rápidas que podem desestabilizar o sistema e esse é o desafio”, disse Simões em uma coletiva de imprensa nesta segunda-feira (3).

Ao longo dos 29.316 km percorridos pela costa antártica, os especialistas coletaram amostras e realizaram de estudos que ajudam a compreender os impactos das mudanças climáticas no planeta.

Segundo Simões, já foi possível observar algumas ocorrências que sinalizam efeitos da mudança climática na Antártica: a formação de córregos de derretimento sobre geleiras e plataformas de gelo; a redução da salinidade do oceano Austral (principalmente perto da costa); a presença de microplásticos em amostras da neve Antártica; e a intensificação do derretimento das geleiras na ilha Rei George e expansão dos campos de musgo.

“Até 2100 temos uma projeção de aumento médio do nível do mar entre 28 e 110 centímetros, sendo que 50% derivam do derretimento das geleiras e 50% da expansão térmica do mar. Atualmente, a Antártica contribui com 15 milímetros desse aumento em cada década”, acrescentou o pesquisador.

Embora o continente antártico esteja contribuindo atualmente com menos de 10% desse aumento do nível do mar, ele “passará a ser o principal contribuinte porque está aquecendo mais”, garante Simões.

Os materiais coletados durante a expedição serão agora analisados por laboratórios ao redor do mundo a fim de obter uma visão mais ampla das transformações ambientais.

LEIA TAMBÉM Quantas estações antárticas a Rússia tem?

💥 Siga Russia Beyond

Gazeta Russa

03 Feb, 21:57


Músicas russas traduzidas: ‘Milhões de rosas escarlates’ (Cante conosco)

Esta música sobre o amor e a disposição de sacrificar tudo por ele estreou há mais de 40 anos, mas ainda é considerada um sucesso atemporal.

⛓️ Ouça música inteira

‘Миллион алых роз’ (‘Millión álikh roz’) – ‘Milhões de rosas escarlates’

Жил-был художник один,
Домик имел и холсты,
Но он актрису любил,
Ту, что любила цветы.
Jil-bil khudójnik odín,
Dómik imél i kholstí,
No on aktríssu liubíl,
Tu, tchto liubíla tsvetí.


Era uma vez um artista,
Ele tinha uma casa e telas,
Mas ele amava uma atriz,
Que amava flores.

Он тогда продал свой дом,
Продал картины и кров
И на все деньги купил
Целое море цветов.

On togdá pródal svói dom,
Pródal kartíni i krov
I na vse déngui kupíl
Tséloie móre tsvetóv.


Ele então vendeu sua casa,
Vendeu seus quadros e teto
E com todo o dinheiro, ele comprou
Um mar inteiro de flores.

Припев/Pripev (Refrão 2X)
Миллион, миллион, миллион алых роз
Из окна, из окна, из окна видишь ты.
Кто влюблен, кто влюблен, кто влюблен и всерьез.
Свою жизнь для тебя превратит в цветы.

Millión, millión, millión álikh roz
Iz okná, iz okná, iz okná vídich ti.
Kto vliublión, kto vliublión, kto vliublión i vserióz.
Svoiú jizn dlia tebiá prevratít v tsvetí.

Um milhão, um milhão, um milhão de rosas escarlates
Da janela, da janela, da janela você pode ver.
Quem está apaixonado, quem está apaixonado, quem está apaixonado e de verdade.
Vai transformar sua vida em flores para você.

⛓️ Veja letra completa

💥 Siga Russia Beyonde

Gazeta Russa

03 Feb, 20:02


Como obter um visto para a Rússia em 2025?

Em primeiro lugar, é importante ressaltar que cidadãos de mais de 60 países podem entrar na Rússia sem visto e permanecer por um certo período de tempo, dependendo das condições pré-estabelecidas. Entre eles, estão Brasil, Argentina, Bolívia, Emirados Árabes Unidos e outros (veja lista).

Mas e se você precisar obter um visto eletrônico, ou um visto comum? E o que significa reconhecimento mútuo de vistos com a Bielorrússia? Veja estas e outras respostas ⬇️

💥 Siga Russia Beyond

Gazeta Russa

03 Feb, 18:43


O que se pode encontrar nos supermercados, como sobreviver a -40°C e como se tornar um cidadão russo? Descubra as respostas para estas perguntas nos perfis desses blogueiros expatriados que vivem e trabalham em diferentes partes da Rússia. ⬇️

💥 Siga Russia Beyond

Gazeta Russa

03 Feb, 16:43


O que significa a expressão “como água nas costas de um ganso”?

Não importa o que aconteça, a pessoa não se importa – “как с гуся вода” (“kak s gusia voda!”), ou “como água nas costas de um ganso”. É o que se diz quando alguém é indiferente a tudo e nada parece afetá-lo.

A questão é que as penas de um ganso são cobertas com uma camada especial de gordura que repele a água. Portanto, não importa quanto tempo essas aves nadem em um lago, elas chegarão à costa completamente secas.

Na peça ‘O Casamento’, do escritor russo Nikolai Gógol, o amigo do protagonista está descontente com a sua eterna indecisão: Podkolesin quer se casar ou não? Ele irá propor casamento a uma noiva em potencial ou não? Ainda assim, Podkolesin continua indiferente a todos os avisos. “Afinal, eis aqui o que irrita: ele se casou – e não é o suficiente para ele; tudo é como água nas costas de um ganso – que insuportável! Ele vai para o apartamento dele, fica lá deitado e fuma cachimbo”, diz, indignado, o amigo Kotchkarev.

LEIA TAMBÉM ‘Eles carregam água sobre os ofendidos’: o que significa este provérbio russo?

💥 Siga Russia Beyond

Gazeta Russa

03 Feb, 13:32


Cerca de 1.400 vencedores da Olimpíada ‘Open Doors’ (Portas Abertas) receberam o direito de estudar gratuitamente em universidades russas sob uma cota de bolsas estabelecida pelo governo russo.

Além disso, mais de 4.600 pessoas que ganharam prêmios também poderão obter bolsa em universidades desde que ainda haja vagas disponíveis nas especialidades escolhidas.

As universidades organizadoras incluem o MGIMO (Instituto Estatal de Relações Internacionais de Moscou), a Escola Superior de Economia, o Instituto de Física e Tecnologia de Moscou, a Universidade Estatal de Tiumên e a ITMO (Universidade de São Petersburgo de Tecnologia da Informação, Mecânica e Ótica), dentre outras.

Mais de 146.000 pessoas de 185 países participaram da mais recente edição da Olimpíada, cujo objetivo é atrair jovens talentosos de todo o mundo para a Rússia.

As áreas mais populares este ano foram ‘Ciência da Computação & Dados’, ‘Gestão & Negócios’, ‘Engenharia & Tecnologia’ e ‘Medicina Clínica & Saúde Pública’.

Como funciona?

A Olimpíada ‘Open Doors’ oferece a chance de admissão antecipada com bolsa em uma das principais universidades da Rússia.

O concurso é realizado anualmente desde 2017, e seu fundador é a Global Universities Association, representada pelas principais universidades russas, com o apoio do Ministério da Ciência e Educação Superior da Federação Russa e Rossotrudnichestvo.

A Olimpíada em si abrange 14 temas interdisciplinares em um dos seguintes níveis de ensino superior: graduação, pós-graduação, doutorado e pós-doutorado.

A participação é totalmente remota, gratuita, nos idiomas inglês e russo.

Os vencedores podem acessar programas de bacharelado, mestrado ou doutorado ou obter uma vaga em um projeto de pesquisa nas principais universidades russas.

LEIA TAMBÉM El Salvador e a Rússia reconhecerão uma série de títulos acadêmicos

💥 Siga Russia Beyond

Gazeta Russa

22 Jan, 16:32


‘Natasha’ não é apenas um nome de mulher na Sibéria, mas também uma “garagem portátil aquecida” que ajuda a proteger os carros no rigoroso inverno.

Mas como os russos inventaram capas de carro para temperaturas de -50°C? Saiba mais e veja fotos ⬇️

💥 Siga Russia Beyond

Gazeta Russa

22 Jan, 13:26


Qual é o significado da expressão “mostrar onde os lagostins estão invernando”?

Não espere nada de bom se alguém ameaçar: “Я тебе покажу, где раки зимуют!” (“Iá tebé pokajú gde ráki zimúiut”) ou “Vou lhe mostrar onde os lagostins estão passando o inverno!”. Isso significa que uma pessoa quer punir seu adversário ou lhe dar uma lição por algo.

Primeiro, precisamos lembrar onde essas criaturas vivem. E, segundo, por que essa frase soa tão ameaçadora? Os lagostins habitam corpos de água doce: com o início do tempo frio, eles cavam buracos para si mesmos.

Encontrar suas “casas” escondidas sob obstáculos é bastante difícil. Costumava-se acreditar que os lagostins capturados de setembro a abril eram especialmente saborosos — pois tinham que ser capturados em águas gélidas.

No entanto, tratava-se, digamos, de um prazer duvidoso: enquanto o senhor curtia um jantar luxuoso com iguarias na mesa, o servo que havia capturado o animal sofria hipotermia e eventuais doenças. Assim, a ordem de ir em busca de “onde os lagostins estão invernando” implicava uma punição muito severa.

Com o tempo, a expressão ganhou um significado figurativo. Ninguém mais é obrigado a pescar lagostins, mas a frase ainda é usada como uma ameaça.

Um equivalente em português seria “fazer alguém passar o diabo”.

LEIA TAMBÉM 7 provérbios russos sobre lobos

💥 Siga Russia Beyond

Gazeta Russa

21 Jan, 21:50


O complexo principal do museu Hermitage inclui quatro edifícios, com um total de 400 salas. Para percorrer todas, mesmo que rapidamente, você levará um dia inteiro; e precisará de cerca de dois ou três dias para ver tudo com calma.

VEJA MAIS As 10 salas mais extravagantes e imperdíveis do Hermitage

💥 Siga Russia Beyond

📹 photo_surkhaev

Gazeta Russa

21 Jan, 20:09


Viajar mais de 9.000 km de trem? Cruzar 10 fusos horários de uma vez em um avião? Mergulhar em um buraco no gelo no lugar mais frio do mundo?

Pedimos aos nossos leitores que compartilhassem suas ideias sobre as atividades russas mais incomuns e únicas. Aqui estão as respostas mais interessantes. ⬇️

💥 Siga Russia Beyond

Gazeta Russa

21 Jan, 17:38


A estreia do filme ‘O Encouraçado Potemkin’ aconteceu em 18 de janeiro de 1926 no Eletroteatro Estatal de Moscou (atual Cinema Khudozhestvenny). Na ocasião, a fachada do edifício foi decorada com um modelo de navio de guerra e os funcionários da bilheteria estavam vestidos com camisas listradas de marinheiro. O público, surpreso, ainda não sabia que estava presente em um acontecimento histórico: o filme do então jovem diretor russo Serguêi Eisenstein mudaria o cinema mundial para sempre.

Hoje, a obra-prima figura em inúmeras listas e rankings dos melhores filmes da história do cinema mundial. Leia ⬇️

💥 Siga Russia Beyond

Gazeta Russa

21 Jan, 15:33


3 símbolos de Kazan (Казань) em russo

A capital da República do Tartaristão é uma das cidades mais antigas e densamente povoadas da Rússia, e lá a cultura islâmica coexiste com a ortodoxa. Aqui estão três de seus principais símbolos.

📍 Казань

1️⃣МЕЧЕТЬ КУЛ-ШАРИФ/METCHET KUL-SHARIF

Mesquita Kul Sharif

A principal mesquita-catedral da República do Tartaristão está localizada no território do Kremlin de Kazan. Construído no século 16, o templo foi arruinado após a cidade ser capturada pelas tropas de Ivan, o Terrível, em 1552, e só veio a ser reconstruído em 1996-2005.

2️⃣ БАШНЯ СЮЮМБИКЕ/BACHNIA SIUIUMBIKE

Torre Siuiumbiké

Esta torre de tijolos vermelhos de 58 metros foi erguida no Canato de Kazan no século 16, durante o reinado da rainha Siuyumbiké. O curioso é que a torre parece estar tombando — a inclinação para o nordeste é de até dois metros.

3️⃣ ЗИЛАНТ/ZILANT

Figura mítica Zilant

Esta criatura parecida com um dragão é um dos principais símbolos da mitologia tártara. Reza a lenda que Zilant viveu no exato local onde Kazan foi fundada. Hoje, sua imagem pode ser vista por todos os cantos da cidade.

VEJA MAIS
Салехард | Вы́борг | Великий Устюг

💥 Siga Russia Beyond

Gazeta Russa

21 Jan, 13:49


Apresentação de ‘O Quebra-Nozes’ no Teatro Mariinsky, em São Petersburgo.

LEIA MAIS 10 curiosidades sobre o balé mais mágico da Rússia, ‘O Quebra-Nozes’

📹 instagram.com/mimi_zozhik

💥 Siga Russia Beyond

Gazeta Russa

20 Jan, 23:14


A aurora boreal pode ser vista em noites claras e geladas de setembro a março. O fenômeno é mais claramente visível acima do Círculo Polar Ártico, longe das grandes cidades. O brilho vem em uma variedade de cores e tons, do verde ao roxo. Eis abaixo 7 lugares na Rússia onde se pode ver a aurora boreal:

1. Teriberka, Região de Murmansk
2. Kirovsk, Região de Murmansk
3. Vorkuta, República de Komi
4. Narian-Mar, Região Autônoma de Nenétsia
5. Salekhard, Região Autônoma de Iamália-Nenétsia
6. Norilsk, Região de Krasnoiarsk
7. Dudinka, Região de Krasnoiarsk

⛓️ Leia reportagem completa

💥 Siga Russia Beyond

Gazeta Russa

20 Jan, 21:39


Iamal em toda a sua glória.

📹 Os anfitriões do projeto cultural e educacional “Crianças do Ártico” mostram com seu próprio exemplo o que é o verdadeiro turismo no Ártico.

💥 Siga Russia Beyond

Gazeta Russa

20 Jan, 20:01


Como os russos constroem cidades inteiras de gelo?

No inverno, faz muito frio, mas não falta diversão. Por todo o país, cidades de gelo com escorregadores, labirintos, castelos e personagens de contos de fadas são construídas para crianças. Destacamos aqui ⬅️ as mais incomuns de diferentes regiões da Rússia.

💥 Siga Russia Beyond

Gazeta Russa

19 Jan, 19:13


A vida da dinastia Românov instiga leitores de diversos países. Mas como vivam as pessoas comuns, fossem nobres ou camponesas, no Império Russo? Selecionamos os livros que melhor passam uma ideia de como eram aqueles tempos. ⬇️

💥 Siga Russia Beyond

Gazeta Russa

19 Jan, 16:41


A artista russa Maria Minina é responsável pela criação dessas exclusivas bonecas vestidas em trajes tradicionais russos e kokôchniks.

💥 Siga Russia Beyond

📹 vk.com/mininadolls

Gazeta Russa

19 Jan, 13:35


Neste domingo (19) é celebrada na Rússia a Epifania — você já deve ter visto pessoas mergulhando em buraco no gelo em formato de cruz. Mas o que isso significa?

A Epifania é uma festa cristã estabelecida em homenagem à história do Evangelho sobre o batismo de Jesus Cristo no rio Jordão por São João Batista.

O feriado é comemorado na Igreja Ortodoxa no dia 6 de janeiro (19 de janeiro na Rússia, de acordo com o atual calendário gregoriano). A “Enciclopédia Ortodoxa” cita duas hipóteses para a escolha da data. Continue lendo ⬇️

💥 Siga Russia Beyond

Gazeta Russa

19 Jan, 13:35


O inverno é severo, porém, não faltam opções de lazer e turismo na Rússia durante a estação.

💥 Siga Russia Beyond

📹 Ruptly

Gazeta Russa

18 Jan, 19:06


Existem poucos lugares na capital da Rússia que são tão simbólicos, imperiais e profundamente associados à história e ao espírito de Moscou quanto o Teatro Bolshoi. O Bolshoi, com suas óperas e balés conhecidos, é a versão russa do La Scala, do Covent Garden e da Opéra Garnier. Por isso não é de admirar que ele seja chamado de "O Grande Teatro" em russo. Mas, ainda assim, existem algumas peculiaridades históricas sobre seu nome. Leia mais ⬇️

💥 Siga Russia Beyond

Gazeta Russa

18 Jan, 16:48


Os assuntos bíblicos são tema das obras russas de todas as escolas. Até mesmo pintores que se dedicavam a representar o povo simples, de pescadores a crianças, eram fascinados por Cristo como homem. Veja pinturas de Cristo na arte russa:

1. Ivan Kramskôi. Cristo no Deserto. 1872
2. Vassíli Polenov. Cristo e o Pecador. 1888
3. Arkhip Kuindji. Cristo no Jardim do Getsêmani. 1901
4. Aleksandr Ivanov. A Aparição de Cristo ao Povo. 1837-1857
5. Mikhail Vrúbel. Cristo no Jardim do Getsêmani. 1887-1888
6. Mikhail Nêsterov. Santa Rus. 1901-1906

⛓️ Mais obras

💥 Siga Russia Beyond

Gazeta Russa

18 Jan, 14:32


A natureza se faz presente de diferentes formas no inverno russo.

VEJA MAIS Os tipos mais incomuns de gelo da Rússia

📹 instagram.com/olchatyu/

💥 Siga Russia Beyond

Gazeta Russa

18 Jan, 12:51


Receita de suflê-zapekánka: o café da manhã russo com um toque francês

A zapekánka de tvôrog (uma espécie de ricota russa) não apenas é um prato para o café da manhã, mas também uma sobremesa. É uma alternativa ao cheesecake de baixo teor calórico e realmente saudável.

INGREDIENTES

· 500 g de tvôrog ou ricota;
· 3 ovos grandes;
· 200 g de smetana (creme de leite azedo ou sour cream);
· 70 g de açúcar confeiteiro;
· 2 colheres de sopa de amido de milho;
· 1 colher de chá de essência baunilha;
· Uma pitada de sal;
· Iogurte natural ou mel ou leite condensado para servir.
· Frutas silvestres para enfeitar.

⛓️ Veja modo de preparo

💥 Siga Russia Beyond

Gazeta Russa

17 Jan, 18:03


Comédia musical “Primavera” é atração no YouTube neste fim de semana

⛓️ Assista aqui
*Disponível das 19h00 de sexta-feira (17) às 19h00 de segunda-feira (20)

**Com legendas em português


SINOPSE

No início do período pós-Segunda Guerra Mundial, uma sucessão de quiproquós leva artistas e cientistas a superarem preconceitos mútuos, aprendendo a conhecer melhor o papel de cada um na sociedade. A sequência de abertura, por exemplo, marca o ritmo febril da reconstrução do país após o fim do conflito. Esta é também a quinta comédia musical em que a atriz Liubov Orlova contracena com Nikolai Cherkasov, o astro de Eisenstein em “Alexandre Nevsky” e “Ivan, o Terrível”.

💥 Siga Russia Beyond

Gazeta Russa

17 Jan, 15:57


Entusiasta modernizou o furgão soviético UAZ-450 ‘Bukhanka’, que era muito parecido com a famosa Kombi da Volkswagen. Fabricado pela primeira vez em 1958, este veículo continua capturando a imaginação tanto de russos como de estrangeiros.

LEIA TAMBÉM
Por que, tantas décadas depois, a ‘Kombi soviética’ Bukhanka continua sendo a melhor?

📹 youtube.com/@Mashinatory

💥 Siga Russia Beyond

Gazeta Russa

17 Jan, 14:14


Dicionário Russo-Português Ilustrado: Patinando no gelo

Fica sempre mais fácil aprender um idioma quando se consegue visualizar as palavras. Aqui está uma imagem para ajudá-los a memorizar palavras relacionadas ao tema mais invernal da Rússia: a ‘pista de patinação no gelo’.

КАТОК (КАТОК) - PISTA DE PATINAÇÃO NO GELO

Лёд (liód) – gelo

Фигурист (figuríst) – patinador artístico (masculino)

Фигуристка (figurístka) – patinadora artística (feminino)

Хоккеист (khokkeíst) – jogador de hóquei

Ворота (voróta) – gol

Коньки (konkí) – patins

Клюшка (kliúchka) – taco de hóquei no gelo

Шайба (cháiba) – disco

Конькобежец (konkobéjets) – patinador de velocidade

Veja mais dicionários ilustrados:
Ano Novo | Inverno | Cores

💥 Siga Russia Beyond

Gazeta Russa

16 Jan, 23:23


Fiódor Tolbukhin não é tão conhecido quanto Jukov ou Rokossôvski, mas foi ele quem libertou três importantes capitais europeias dos nazistas: Belgrado, Budapeste e Viena. Leia mais ⬇️

💥 Siga Russia Beyond

Gazeta Russa

16 Jan, 21:57


Dmítri Ivánovitch, herdeiro do trono de Moscou, nasceu em 1483 e morreu na prisão. Ele era filho de Ivan, o Jovem (um príncipe herdeiro de Moscou) e neto de Ivan 3º (grão-príncipe de Moscou e fundador do Estado de Moscou). Dmítri entrou na história russa como “o Neto”.

Em 1490, Ivan, o Jovem, que era então o herdeiro do trono de Moscou, adoeceu repentinamente. Um médico estrangeiro chamado de Veneza jurou por sua própria vida curar o herdeiro, mas fracassou e acabou sendo executado por Ivan 3º, após seu filho vir a óbito. Oito anos depois, em 1498, Dmítri Ivánovitch foi nomeado herdeiro pelo avô.

No entanto, Ivan 3º teve outros filhos de seu segundo casamento com Sofia Paleóloga, sobrinha do último imperador bizantino Constantino XI Paleólogo. Seu filho mais velho, Vassíli Ivánovitch, era tio do herdeiro, Dmítri Ivánovitch, e quatro anos mais velho que ele. Em 1502, Vassíli conseguiu se tornar o cogovernante de seu pai e foi coroado como o grão-príncipe de Moscou e Vladimir [outra grande cidade russa na época] e de Toda a Rússia.

Quando Ivan 3º morreu em 1505, Vassíli se tornou o soberano e colocou o malfadado Dmítri na prisão, onde o herdeiro legítimo morreu em 1509, com apenas 25 anos de idade. Não se sabe nada sobre sua vida, a única imagem dele está em um bordado supostamente feito por sua mãe. Leia mais ⬇️

💥 Siga Russia Beyond

Gazeta Russa

16 Jan, 19:52


Tiktokers descobrem Dostoiévski e se apaixonam por ele

O grande escritor russo viralizou recentemente, depois de zoomers (membros da Geração X) começarem a ler trechos de seu romance ‘Noites Brancas’.

O bom e velho Fiódor Dostoiévski está vivenciando um ressurgimento da fama graças à internet, com as gerações novas descobrindo de repente que ele é um grande escritor. Sem que ninguém esperasse, a obra ‘Noites Brancas’, escrita ainda em 1848, se tornou uma sensação nas redes sociais.

Os tiktokers estão compartilhando impressões em vídeo sobre o livro, que, como muitos dizem, “partiu seus corações”. Esses conteúdos estão, por sua vez, acumulando milhões de visualizações.

⛓️ Veja vídeos do TikTok

‘Noites Brancas’ conta a história de um homem solitário que se apaixona por uma garota com comportamento similar. Os dois se encontram durante as chamadas noites brancas de São Petersburgo, quando mal escurece. Este romance é sobre dois outsiders que ainda anseiam por conexões humanas.

Assim como outros virais nas redes sociais, já surgiu toda uma estética em torno do livro. Muitos estão gravando vídeos com música atmosférica ao compartilharem suas citações favoritas do livro. Memes também não faltam.

As razões por trás dessa popularidade são simples. Primeiro de tudo, este é um livro sobre o amor de dois jovens que são diferentes das massas. Em segundo lugar, é bastante curto, com menos de 100 páginas — assim, os zoomers não perdem o ânimo antes do fim.

Como resultado, o romance de Dostoiévski se tornou um best-seller novamente e está sumindo das prateleiras das livrarias.

E se você já leu ‘Noites Brancas’, aqui estão algumas outras obras de leitura obrigatória do grande mestre da literatura russa.

💥 Siga Russia Beyond

Gazeta Russa

16 Jan, 18:14


Músicas russas traduzidas: ‘Esperança’ (Cante conosco)

Esta suave canção de 1971 é famosa por ser um hino não oficial de todos os cosmonautas.

A melodia composta por Aleksandra Pakhmutova se tornou um clássico instantâneo. Muitos cantores soviéticos a interpretaram; no entanto, ela ficou mais conhecida na voz da cantora Anna Guerman.

‘Надежда’ (‘Nadéjda’) – ‘Esperança’

Светит незнакомая звезда
Снова мы оторваны от дома
Svétit neznakómaia zvezdá
Snóva mi otórvani ot dóma
Uma estrela desconhecida está brilhando
Estamos separados de casa novamente

Снова между нами города
Взлeтные огни аэродромов

Snóva méjdu námi gorodá
Vzliótnie ogní aerodrómov

Há cidades entre nós novamente
Luzes de decolagem de aeroportos

Здесь у нас туманы и дожди
Здесь у нас холодные рассветы
Zdes u nas tumáni i dojdí
Zdes u nas kholódnie rassvéti

Aqui temos neblina e chuvas
Aqui temos madrugadas frias

Здесь на неизведанном пути
Ждут замысловатые сюжеты
Zdes na neizvédannom putí
Jdut zamislovátie siujéti
Aqui em um caminho desconhecido
Tramas intrincadas nos aguardam

[Припев/Pripév – Refrão]

Надежда — мой компас земной
А удача — награда за смелость
А песни довольно одной
Чтоб только о доме в ней пелось

Nadéjda — mói kómpas zemnói
A udátcha — nagráda za smélost
A pésni dovólno odnói
Tchtob tólko o dóme v néi pélos

A esperança é minha bússola na Terra
E a sorte é a recompensa pela coragem
E uma música é o suficiente
Se de casa ela [a música] se tratar

⛓️ Veja letra completa

💥 Siga Russia Beyond

Gazeta Russa

16 Jan, 13:46


O que significa a expressão ‘во всю Ивановскую’ (‘para toda Ivánovskaia’)?

‘Por que você está gritando para toda Ivánovskaia?’, pode-se ouvir alguém dizer para uma pessoa falando muito alto. O curioso é que essa expressão nasceu no Kremlin.

Na verdade, existem várias versões da origem da expressão “para toda Ivánovskaia” (во всю Ивановскую/vo vsiú Ivánovskuiu). Nos séculos 16 e 17, todos os novos decretos assinados pelo tsar eram anunciados na Praça Ivánovskaia, no Kremlin. Eles eram lidos o mais alto possível para que todos pudessem ouvi-los, mesmo aqueles que estivessem longe. Ou seja, toda a Praça Ivánovskaia. Foi assim que teria surgido a expressão.

Na história ‘Mercadoria Viva’, de Anton Tchekhov, um dos personagens conta uma piada muito alta: “Ivan Petrovitch, rindo muito, contou-lhes uma piada sobre a vida armênia, ele a contou para toda Ivánovskaia, de modo que todas as datchas ouviram”.

De acordo com outra versão, aqueles que eram chicoteados como punição por subornos também gritavam “para toda Ivánovskaia”. Os criminosos tinham que gritar: “Culpado!”. Dessa forma, eles confirmavam o fato de que estavam arrependidos e, neste caso, a punição era encerrada.

Às vezes, os russos também dizem “toque para toda Ivánovskaia” (звонить во всю Ивановскую/zvonít vo vsiú Ivánovskuiu). Esta expressão se refere ao toque do sino, já que o Campanário de Ivan, o Grande, está localizado na Praça Ivánovskaia do Kremlin.

Com o tempo, o dizer passou a ser usado não apenas para descrever um tom de voz muito alto, mas também para se referir a algo exagerado, como quando alguém ronca demais ou quer fazer algo o mais rápido possível. Por exemplo, protagonista do conto “O Nariz”, de Nikolai Gógol, diz ao cocheiro: “Corra para toda Ivánovskaia!”.

LEIA TAMBÉM Esqueça quilômetros e centímetros: você já ouviu falar de sájen?

💥 Siga Russia Beyond

Gazeta Russa

15 Jan, 21:21


Antes da Revolução Bolchevique de 1917, a maioria dos russos vivia no campo e levava um estilo de vida simples e tradicional. Seus penteados permaneceram inalterados por séculos e não estavam sujeitos às tendências da moda.

O penteado principal de uma mulher na Rússia sempre foi a trança, independentemente da região ou etnia. As mulheres russas costumavam usar uma trança só se fossem solteiras (mesmo na idade adulta), ou duas tranças dispostas ao redor da cabeça, caso tivessem um marido. Além disso, o cabelo de uma mulher casada era escondido por um cocar. Confira os penteados femininos de povos étnicos no Império Russo ⬇️

💥 Siga Russia Beyond

Gazeta Russa

15 Jan, 18:18


Este dia 15 de janeiro marca o 230º aniversário do nascimento de Aleksandr Griboiedov, o autor da comédia provavelmente mais popular da história da literatura russa “Góre ot Umá” (em tradução livre do russo, “O infortúnio da razão”) — embora ele mesmo seja pouco conhecido no exterior.

“Góre ot Umá”, que jamais foi publicada oficialmente em português, zomba da hipocrisia da aristocracia russa, com sua obsessão por conexões e influências, além da completa ausência de integridade e honestidade. A peça foi tão elogiada por seus contemporâneos que Griboiedov até apareceu no monumento em homenagem ao milênio da Rússia, ao lado de Aleksandr Púchkin. Leia mais ⬇️

💥 Siga Russia Beyond

Gazeta Russa

10 Jan, 20:41


Sigmund Jähn é o primeiro e único cosmonauta da Alemanha Oriental.

Em 1978, realizou um voo espacial no âmbito do programa “Intercosmos”, por meio do qual a URSS atraia outros estados para a exploração do espaço.

Em 26 de agosto, Jähn, junto com seu colega soviético Valéri Bikovski, fez um voo espacial na espaçonave Soyuz-31 para a estação orbital Salut-6. Após uma semana em órbita, eles voltaram à Terra.

No mesmo ano, o governo da Alemanha Oriental concedeu a Jähn a Ordem de Karl Marx e o título de Herói da República Democrática Alemã. A URSS, por sua vez, o condecorou com o título de Herói da União Soviética.

Após seu único voo, Sigmund Jähn continuou a trabalhar com a Rússia; na década de 1990, tornou-se o representante da agência espacial alemã DLR e da Agência Espacial Europeia em Moscou. Veja outros 4 alemães que se tornaram heróis da União Soviética ⬇️

💥 Siga Russia Beyond

Gazeta Russa

10 Jan, 18:29


Filme “O Sol Branco do Deserto” é atração gratuita da semana no YouTube

⛓️ Assista aqui
*Disponível entre sexta-feira (10), às 19h00, e segunda-feira (13), também às 19h00

SINOPSE

Ambientado no período pós-Revolução Russa, o longa mostra o Exército Vermelho combatendo bandos de ladrões contrarrevolucionários. Com o fim da guerra civil, o soldado Sukhov volta para casa pelas areias do Turcomenistão e por lá encontra um destacamento de vermelhos perseguindo o bando do brutal Abdullah. Sukhov acaba, assim, encarregado de escoltar as mulheres do harém do bandido e entra em uma batalha em defesa delas. “O Sol Branco do Deserto” mistura ação, comédia, música e drama, e levou 36 milhões de espectadores aos cinemas na época de seu lançamento.

💥 Siga Russia Beyond

Gazeta Russa

10 Jan, 16:29


Confira ‘Gorni Institut’, a estação de metrô recém-inaugurada em São Petersburgo — esta é a primeira estação nova a abrir na cidade em cinco anos.

📍Estação Горный институт

A nova estação de metrô ‘Gorni Institut’ ficou em construção por cerca de 10 anos, tendo de ser escavada a uma profundidade de 70 metros. É a nova parada final da Linha 4 (laranja, ou linha ‘Lakhtinsko-Pravoberezhnaya’).

A ‘Gorni Institut’ está localizada na Ilha de Vassiliev, com saídas para Bolshoy Prospekt — facilitando ainda mais o acesso ao moderno Porto Sevkabel. Em termos estéticos, os principais destaques da nova estação são os painéis de mármore e as instalações de pedra.

💥 Siga Russia Beyond

Gazeta Russa

10 Jan, 14:16


Rússia se tornou o oitavo maior parceiro do Brasil em volume de comércio

Em 2024, o país entrou no top 10 dos maiores parceiros comerciais do Brasil pela primeira vez na história.

O comércio bilateral entre a Rússia e o Brasil bateu recorde em 2024, ultrapassando os US$ 12,4 bilhões. Como resultado, a Rússia entrou na lista dos dez principais parceiros comerciais do país sul-americano pela primeira vez na história, segundo a agência Prime e os dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

No ano passado, o volume de negócios entre os dois países aumentou 9,3%, e as exportações russas cresceram 9,5% em comparação com o ano anterior, atingindo o maior valor da história moderna — US$ 10,96 bilhões. O fornecimento de produtos brasileiros para a Rússia, por sua vez, cresceu 8,2% para US$ 1,45 bilhão.

Diante de tais números, a Rússia subiu de 11º lugar em 2023 para o oitavo lugar no ranking dos maiores parceiros comerciais do Brasil atualmente.

A China continua sendo o maior parceiro comercial do Brasil, com um crescimento do volume de negócios na faixa de 0,3%, para quase US$ 158 bilhões. Os Estados Unidos também permanecem em segundo lugar, com um volume total de negócios de US$ 80,9 bilhões. A Argentina foi outro país que manteve sua posição, em terceiro lugar, com US$ 27,4 bilhões. A quarta e a quinta posições são ocupadas pela Alemanha e Holanda, respectivamente.

LEIA TAMBÉM
Rússia recebe permissão para fornecer produtos pecuários a Cuba

💥 Siga Russia Beyond

Gazeta Russa

09 Jan, 17:37


Localizada no extremo oriente da Rússia, Iakutsk é não só a capital regional, mas também do permafrost e da aurora boreal. Nesta cidade, o inverno dura a maior parte do ano e a tradição prospera em todos os lares.

Sol da meia-noite e tundra florida — é assim que imaginamos o Ártico? Os editores do projeto educacional ‘Filhos do Ártico' combatem os mitos mais difundidos sobre o Norte. Saiba mais: https://vk.com/public210625393 / https://arctic-children.com

💥 Siga Russia Beyond

Gazeta Russa

09 Jan, 15:34


O que significa a expressão “o morto de fome de Povoljie”?

Se uma pessoa come com muita avidez, as pessoas costumam dizer: “Vá com o morto de fome de Povoljie!”. Hoje, essa frase parece descabida, mas a expressão tem suas raízes em uma das histórias mais trágicas do século 20.

Em 1921 e 1922, durante a Guerra Civil Russa, a fome devastou Povoljie (ou região do Volga). Devido à seca e ao programa prodrazverstka (uma campanha para confiscar grãos e outros produtos agrícolas dos camponeses a preços fixos nominais), mais de 35 províncias ficaram privadas de alimentos.

Segundo estimativas diversas, pelo menos 40 milhões de pessoas passavam fome na época. A situação era tão catastrófica que a União Soviética pediu ajuda aos países ocidentais. Na ocasião, os Estados Unidos enviaram navios com alimentos, remédios, farinha e grãos para ajudar os famintos.

A expressão “morto de fome de Povoljie” (голодающий с Поволжья/golodáiuschi s Povoljia) tornou-se uma frase comum, mas com o tempo também adquiriu um significado figurativo.

💥 Siga Russia Beyond

Gazeta Russa

09 Jan, 13:43


Estes 8 novos terminais de aeroportos russos foram construídos nos últimos anos. Ao projetar esses terminais, os arquitetos se inspiraram nas tradições e peculiaridades das diversas regiões:

1. Novi Urengoi
2. Tobolsk
3. Saratov
4. Ulan-Ude
5. Novosibirsk
6. Iujno-Sakhalinsk
7. Tcheliabinsk
8. Kemerovo

⛓️ Leia reportagem completa

💥 Siga Russia Beyond

Gazeta Russa

04 Jan, 20:23


Vestindo pesadas armaduras de metal e cercados por russos liderados por Aleksandr Névski(também grafado como Alexander Nevsky em português), os cavaleiros da ordem teutônica quebram o gelo do lago com o próprio peso e se afogam. Assim é contada a história da Batalha no Gelo, de 1242 – e é assim que ela é mostrada no clássico filme de 1938 de Serguêi Eisenstein “Aleksandr Névski”. Continue lendo ⬇️

💥 Siga Russia Beyond

Gazeta Russa

04 Jan, 16:24


A pintura de bandejas de estanho forjado na vila de Jôstovo, na região de Moscou, remonta a 1825. As cores da bandeja e da pintura podem ser diferentes, mas a principal característica da composição é o buquê floral no centro.

LEIA MAIS Como pintar seguindo a técnica tradicional de Jôstovo?

💥 Siga Russia Beyond

📹 t.me/zhostovo_fabrika

Gazeta Russa

03 Jan, 16:42


Temporada de 2025 do “Cinema Soviético e Russo em Casa” começa com “Asas”, da diretora Larisa Shepitko

⛓️ Assista aqui
*Disponível de sexta-feira (03), às 19h00, até segunda-feira (06), também às 19h00

SINOPSE

O filme retrata Nadezhda Petrukhina, uma ex-piloto de caça na Segunda Guerra Mundial que luta para se adaptar à nova vida em tempos de paz. Agora diretora de uma escola técnica, Petrukhina tem que lidar com as questões comportamentais dos jovens estudantes e a desconexão com sua filha; ao mesmo tempo, a vontade de voltar a voar sempre vem à tona.

💥 Siga Russia Beyond

Gazeta Russa

03 Jan, 14:21


A maioria dos camponeses russos era muito pobre e eles precisaram criar suas refeições a partir de coisas não exatamente apetitosas. Mingau da floresta? Uma pasta feita de sementes fermentadas? Sal preto das profundezas do fogão? Escolhemos algumas receitas estranhas para os dias de hoje, mas que fizeram parte do dia a dia desses trabalhadores. Veja mais ⬇️

💥 Siga Russia Beyond

Gazeta Russa

02 Jan, 21:33


Aos 86 anos, Asia Kochutina vive ao máximo 💪

💥 Siga Russia Beyond

📹 Ruptly

Gazeta Russa

02 Jan, 19:41


Abecedário gastronômico: Й (i) de Йогурт (iogurte)

O iogurte é encontrado de diversas formas na Rússia: desnatados, espessos, para beber e termostáticos. Além disso, pode ser feito não apenas de leite de vaca e cabra, mas também de leite “vegano” (por exemplo, leite de coco).

Além dos naturais, são vendidos iogurtes adoçados e com frutas vermelhas.

Confira as letras anteriores:

A - Б - В - Г - Д - Е - Ё - Ж - З - И

💥 Siga Russia Beyond

Gazeta Russa

02 Jan, 17:22


Assim como o Brasil, a Rússia possui diversos feriados. No entanto, diferentemente da realidade brasileira, se um feriado oficial cai no fim de semana, ele é automaticamente transferido para a segunda-feira. É importante notar que nesses dias, as passagens para a Rússia podem ficar mais caras, e as ruas estarão lotadas.

Estes são os 8 grandes feriados celebrados pelos russos:

31 de dezembro e 1º de janeiro: Ano Novo
23 de fevereiro: Dia do Defensor da Pátria
8 de março: Dia Internacional da Mulher
Páscoa (data varia conforme calendário)
1º de maio: Primavera e Dia do Trabalho
9 de maio: Dia da Vitória
12 de junho: Dia da Rússia
4 de novembro: Dia Nacional da Unidade

⛓️ Leia reportagem completa

💥 Siga Russia Beyond

Gazeta Russa

02 Jan, 15:29


Uma das atrações inesperadas de Primorie, no Extremo Oriente da Rússia, é a cripta da família Brinner (também grafado como Brynner) na vila de Bezverkhovo, com seus mais de 100 anos.

💥 Siga Russia Beyond

Gazeta Russa

01 Jan, 21:51


Os russos adoram o inverno por causa das infinitas oportunidades de lazer ao ar livre (independemente do frio), e fazer um boneco de neve é ​​uma delas. Poucos sabem, aliás, que, em russo, há duas palavras para ‘boneco de neve’ – ‘snegovik’ e ‘snejnaia baba’ (mulher de neve); assim sendo, pode ser tanto masculino como feminino. O Russia Beyond selecionou algumas fotos desse passatempo que nos levam a uma viagem pelo passado. Veja mais ⬇️

💥 Siga Russia Beyond

Gazeta Russa

01 Jan, 19:53


Svalbard, anteriormente conhecido como Arquipélago de Spitsbergen, é um dos lugares do planeta onde as pessoas vivem em condições de permafrost (solo que passa o ano todo congelado) e perigo.

Em sua maior parte, pertence à Noruega, mas há uma cidade mineradora russa chamada Barentsburg que fica localizada neste território.

LEIA MAIS 5 fatos incríveis sobre o posto avançado russo de Svalbard

💥 Siga Russia Beyond

📹 t.me/poseidon_official

Gazeta Russa

01 Jan, 17:27


O aconchegante inverno em Leningrado em fotos retrô

Nevascas, canais congelados, pedestres pelas ruas e esculturas cobertas de neve do Jardim de Verão pelas lentes dos lendários fotógrafos da atual São Petersburgo:

1. Serguêi Falin. ‘Cidade’, 1977
2. Oleg Poleschuk. ‘Encontro marcado’, década de 1970
3. Boris Smelov. ‘Jardim de Verão. Vista geral das ruelas do parque’, décadas 1970-1990
4. Serguêi Falin. Sem título. Do ciclo ‘A Magia da Transformação’, década de 1970
5. Boris Smelov. Sem título (7ª linha da Ilha Vassiliévski), década de 1970
6. Oleg Bakharev. ‘Buraco de minhoca’, décadas 1970-1990
7. Vadim Egorovski. ‘Ponte de Alexandre’, 1961
8. Vadim Egorovski. ‘Está nevando’, década de 1960
9. Vadim Egorovski. ‘Canal no Inverno’, década de 1960

A mostra de fotos antigas de Leningrado ficará em cartaz no centro de exposições ‘ROSPHOTO’, em São Petersburgo, até 23 de fevereiro de 2025.

💥 Siga Russia Beyond

Gazeta Russa

24 Nov, 21:52


Trajes típicos são usados para compor a atmosfera das apresentações feitas pelo conjunto de dança folclórica ‘Rus’.

VEJA MAIS Tudo sobre as danças folclóricas russas

💥 Siga Russia Beyond

📹 t.me/moscowfc

Gazeta Russa

24 Nov, 17:15


Os russos nem sempre apoiavam seus tsares e imperadores, e prova disso é que arquivos dos órgãos de investigação estatais russos registram muitos xingamentos que o povo lançava sobre os soberanos. Somente isso já era motivo de prisão — quando não de decapitação. Nem todas figuras reais, entretanto, eram tão vingativas. Leia ⬇️

💥 Siga Russia Beyond

Gazeta Russa

24 Nov, 14:22


Há exatos 294 anos, nasceu o grande comandante militar russo Aleksandr Suvorov — que não perdeu uma batalha sequer durante toda a sua carreira.

Todo aluno em idade escolar na Rússia conhece o nome de Aleksandr Suvorov. Muitas vezes, quando os meninos são desobedientes, seus pais ameaçam mandá-los para a Escola Suvorov, o famoso internato militar em Moscou fundado em 1944.

Nascido em 24 de novembro de 1730, Aleksandr Suvorov é um dos maiores comandantes da história russa. Graças a seus feitos, é tão conhecido e popular quanto Mikhail Kutuzov, que derrotou Napoleão, e Gueôrgui Jukov, que venceu Hitler.

A imagem de Suvorov é frequentemente usada na literatura e na arte, e não faltam lendas e histórias sobre o comandante — a mais famosa delas é como ele ensinava os soldados a marchar.

Um camponês analfabeto recrutado para o Exército, por exemplo, não sabia distinguir direita e esquerda; portanto, Suvorov amarrou feno em um pé e palha no outro e ordenou que marchasse “feno, palha”, em vez de “esquerda, direita”.

As principais conquistas de Suvorov foram a reforma do Exército russo, liderando as duas guerras russo-turcas, e a inacreditável cruzada dos Alpes com seu agrupamento em 1799, aos 69 anos, durante a guerra contra Napoleão.

💥 Siga Russia Beyond

📸 Russia Beyond (Photo: Public Domain; Fyodor Usypenko)

Gazeta Russa

23 Nov, 23:22


Por que a montanha-russa se chama montanha-americana na Rússia?

Os russos têm um rico histórico de entretenimento de inverno. Nessa época do ano, os camponeses não estavam tão ocupados com o trabalho, por isso inventavam coisas para se divertir.

Uma das favoritas era deslizar em uma colina de neve natural. Quanto mais gente escorrega, mais a neve da ladeira se assenta, formando um gelo duro que desliza cada vez melhor.

Assim, as pessoas perceberam que poderiam simplesmente cobrir qualquer superfície inclinada com neve e água que ela ficava ótima para escorregar. Continue lendo ⬇️

💥 Siga Russia Beyond

Gazeta Russa

23 Nov, 20:56


O blogueiro Shamil Gunibsky compartilha vistas incríveis a partir do topo de montanhas do Cáucaso.

💥 Siga Russia Beyond

📹 t.me/sh_gunibsky

Gazeta Russa

23 Nov, 19:17


Os cavalos mais resistentes à geada vivem na Iakútia — de corpo maciço e atarracado, esta raça exclusiva vive no descampado a -50°C. Quando neva e faz frio, eles ficam cobertos com uma “camada” de gelo, mas não congelam. Até mesmo os bezerros passam noites ao relento.

Um cavalo da Iakútia comum tem apenas de 140 a 145 cm de altura, mas pesa quase meia tonelada. Eles são sobretudo marrons e cinza; outros tipos de cores são mais raros. Têm temperamento amigável, são calmos e curiosos – e bons para correr em terrenos acidentados.

O leite das éguas também é usado no preparo de uma bebida acidificada e fermentada chamada “kumis”.

Oficialmente, esta raça foi reconhecida apenas no final da década de 1980, mas os cientistas acreditam que ela exista há milhares de anos. Eles são considerados descendentes diretos dos antigos cavalos primitivos que chegaram à região oriundos da Ásia e mudaram de aparência, adaptando-se ao ambiente mais hostil.

⛓️ Leia reportagem completa

💥 Siga Russia Beyond

Gazeta Russa

23 Nov, 15:42


Paulo 1º — o filho de Catarina, a Grande — não aprovava o luxuoso estilo de vida de sua mãe. Ao subir ao trono, passou a introduzir suas próprias regras, que também afetavam a cozinha.

O imperador comia “schi”, croquetes, “kacha” e assados ​​mais básicos. Além disso, a comida não era comprada de fornecedores com mandado de nomeação para Sua Majestade, mas em mercados comuns.

No café da manhã, vodca era servida em pequenos decantadores contendo duas doses, assim como vinho, em garrafinhas. Só a suntuosa mesa, sempre decorada com muitas flores, denunciava que aquilo tudo era para o imperador. Leia mais ⬇️

💥 Siga Russia Beyond

Gazeta Russa

23 Nov, 13:25


A capital da Rússia é uma enorme metrópole com centro histórico, arranha-céus modernos, grandes parques e centros comerciais.

Para aproveitar a capital russa da melhor forma, elencamos abaixo 10 coisas que você nunca deve fazer durante uma viagem por Moscou:

✔️ Ir ao centro da cidade de carro
✔️ Pegar táxi na rua
✔️ Tirar fotos no Mausoléu de Lênin
✔️ Fazer churrasco no parque
✔️ Pedalar no parque Tsaritsin
✔️ Andar devagar no metrô
✔️ Caminhar sem mapa on-line
✔️ Tentar uma visita ao Teatro Bolshoi sem planejar com antecedência
✔️ Esquecer o passaporte no hotel/local de estadia
✔️ E, claro, reservar pouco tempo para conhecer a capital da Rússia!

⛓️ Leia reportagem completa

💥 Siga Russia Beyond

Gazeta Russa

22 Nov, 18:41


Há exatos 83 anos, surgiu a “Estrada da Vida” — a única artéria aberta durante o Cerco a Leningrado, que permitiu entregar alimentos em volumes muito limitados para civis e soldados famintos.

É difícil compreender hoje a tragédia vivida pelos moradores de Leningrado durante esses 900 dias de cerco militar completo. Os nazistas bloquearam todas as rotas para a cidade, que ficou sem alimentos e quase sem eletricidade, água e aquecimento. Os soviéticos queimavam livros e móveis para se aquecer, derretiam o gelo do rio Neva para beber e se lavar, e até preparavam sopas com cola para papel de parede. Veja mais ⬇️

💥 Siga Russia Beyond

Gazeta Russa

22 Nov, 17:12


3 símbolos de Blagoveschensk (Благовещенск) em russo

📍Благовещенск

Esta cidade russa é o centro administrativo da região de Amur e está localizada bem na fronteira com a China. Aqui estão três dos seus principais símbolos:

1️⃣ НАБЕРЕЖНАЯ АМУРА/NÁBEREJNAIA AMÚRA

Margem do Amur

Esta margem tem 6,3 quilômetros de extensão. Possui cafés, restaurantes, hotéis, áreas de recreação e entretenimento, mas seu ponto alto é a vista deslumbrante da cidade chinesa de Heihe, localizada na margem oposta.

2️⃣ ТРИУМФАЛЬНАЯ АРКА/TRIUMFÁLNAIA ÁRKA

Arco do Triunfo

Este arco em Blagoveschensk foi construído em homenagem à visita do herdeiro do trono, Tsarevich Nikolai Alexandrovich, à cidade em 1891. Após a revolução, foi renomeado como “Arco do 5º Exército da Bandeira Vermelha” e, em 1936, acabou destruído. O monumento foi reconstruído em 2003-2005.

3️⃣ НИКОЛАЙ МУРАВЬЕВ-АМУРСКИЙ/NIKOLAI MURAVIÓV-AMÚRSKI

Nikolai Muravióv-Amúrski

Graças a este proeminente estadista, governador-geral da Sibéria Oriental, as regiões de Amur e Primorie foram anexadas à Rússia. Foi ele quem fundou Blagoveschensk. Por isso, há vários monumentos a Muraviov-Amurski na cidade.

💥 Siga Russia Beyond

Gazeta Russa

22 Nov, 14:02


“A Balada do Soldado” é atração gratuita no YouTube neste fim de semana

⛓️ Assista aqui
*Disponível das 19h00 desta sexta-feira (22) até as 19h00 da segunda-feira (25)

SINOPSE

Neste drama ambientado em 1942, o protagonista é um operador de rádio de campo chamado Aliocha Skvortsov, que acaba por derrubar dois tanques alemães. Como recompensa, ele obtém um breve período de férias. Aliocha segue então para sua aldeia natal, pois deseja rever a mãe. Na jornada, o jovem soldado encontra todo tipo de gente e até se apaixona antes de chegar ao destino final.

Vencedor do BAFTA como Melhor Filme de Qualquer Nacionalidade e também nomeado para o Oscar na categoria de Melhor Roteiro Original, “A Balada do Soldado” não é um filme de guerra comum – não possui efeitos especiais, cenas épicas de combates ​​ou gloriosas. Em contrapartida, oferece um retrato diferente do conflito, optando por histórias humanas.

💥 Siga Russia Beyond

Gazeta Russa

18 Nov, 23:31


O tenente-general das Tropas de Engenharia Dmítri Kárbichev era um dos comandantes mais valiosos do Exército Vermelho, um especialista em fortificação que sabia quase todos os segredos da defesa soviética. Antes da invasão das tropas alemãs, o líder militar de 60 anos já havia participado de quatro guerras.

No verão de 1941, na véspera do ataque alemão, o general estava inspecionando a construção de fortificações no oeste da Bielorrússia, onde foi pego por uma devastadora blitzkrieg. Em agosto, enquanto tentava escapar do cerco, foi capturado. Em pouco tempo, os alemães perceberam a importância excepcional do comandante militar em suas mãos. Continue lendo ⬇️

💥 Siga Russia Beyond

Gazeta Russa

18 Nov, 20:19


Na capital da Chuváchia (ou Tchuváchia) existe uma capela que foi construída no formato do foguete Vostok. E esta não é uma coincidência. Leia mais ⬇️

💥 Siga Russia Beyond

Gazeta Russa

18 Nov, 17:32


A estação fria não é motivo para ficar em casa — pelo menos, não na Rússia. Este é o momento do ano para visitar o “Papai Noel russo”, caçar a aurora boreal e conhecer a chamada “capital do Ano Novo”.

Confira 10 ideias de lugares para uma viagem de inverno à Rússia:

1. Velíki Ustiug
2. Kirov
3. Ribinsk
4. Arkhanguelsk
5. Murmansk
6. Kirovsk
7. ‘Krasnaya Poliana’
8. Lago Baikal
9. Suzdal
10. Moscou

⛓️ Leia reportagem completa

💥 Siga Russia Beyond

Gazeta Russa

18 Nov, 16:11


Abecedário gastronômico: Б (b) de блины (bliní)

Estas panquecas russas ​​com massa de fermento de trigo são esponjosas e têm bordas rendadas.

O número de recheios para bliní é infinito. Estas panquecas são consumidas com caviar, cogumelos, creme de leite azedo (sour cream) e geleia. Durante a Maslenitsa (Carnaval russo) é organizada uma verdadeira festa de bliní.

RECEITA As 3 receitas mais populares de ‘blini’

Confira a letra anterior: а

💥 Siga Russia Beyond

Gazeta Russa

18 Nov, 14:16


Rússia suspende restrições de importação de produtos avícolas do Brasil

No último dia 12 de novembro, 0 Serviço Federal de Inspeção Veterinária e Fitossanitária da Rússia (Rosselkhoznadzor) suspendeu as restrições temporárias ao fornecimento de produtos avícolas do estado do Rio Grande do Sul, incluindo ovos para incubação e carne de aves.

As restrições ao trânsito de aves vivas do Brasil através do território russo também foram levantadas.

Em julho passado, o Brasil suspendeu preventivamente as exportações de carne de aves para 44 países após identificar um foco da doença de Newcastle em uma granja no município de Anta Gorda, no Vale do Taquari.

Mais Rússia e América Latina

Venezuela e Rússia assinam novos acordos de cooperação nos setores petrolífero e de aviação

💥 Siga Russia Beyond

Gazeta Russa

17 Nov, 20:58


“Este inverno é realmente interminável. Você olha pela janela e tem vontade de cuspir. E a neve cinzenta vai ficando e ficando nos telhados. Estou tão cansado do inverno!”, reclamou em uma carta ao filósofo Pável Popov o escritor Mikhail Bulgákov (1891-1940).

O poeta Aleksandr Blok (1880-1921) era outro que odiava essa época do ano. “O eterno horror da véspera de Natal e dos feriados: a geada é tão forte que, na rua, encontramos pessoas confusas andando irregularmente. Eu, passeando na frente da banheira, estou congelando em um casaco caro”, escreveu.

Confira abaixo o que os clássicos da literatura russa achavam do inverno ⬇️

💥 Siga Russia Beyond

Gazeta Russa

17 Nov, 14:50


Os soviéticos davam muita importância às ciências e a consideravam uma ferramenta fundamental para a construção de uma sociedade igualitária.

A cosmovisão do povo soviético devia basear-se na razão e nas ciências, sendo assim contrária à religião, que era elemento predominante na Rússia imperial – a qual também tinha uma taxa de analfabetismo absurdamente alta.

Imediatamente após a Revolução de 1917, os soviéticos começaram a abrir institutos de pesquisas. Apenas em 1918 e 1919, foram criados 33 centros científicos.

A ciência se tornou um fator crucial no avanço tecnológico da URSS a partir dos anos 1930, período durante o qual o país passou a se industrializar rapidamente.

⛓️ Veja mais pôsteres e leia reportagem completa

💥 Siga Russia Beyond

Gazeta Russa

11 Nov, 18:59


A batalha pela capital soviética se tornou uma das principais durante a guerra. Veja como era Moscou naquele difícil período e como a cidade está hoje em dia ⬇️

💥 Siga Russia Beyond

Gazeta Russa

11 Nov, 15:37


Conheça Botovskaia, a caverna mais longa da Rússia

O comprimento desses labirintos subterrâneos na região de Irkutsk ultrapassa os 70 quilômetros, mas as pesquisas ainda prosseguem.

Nesta imensa caverna, há galerias espaçosas e passagens estreitas, onde só é possível se mover rastejando, de acordo com o IRK.ru.

O interior é coberto por estalactites e estalagmites. Além disso, foram descobertos dois lagos puros, chamados de “Mar” e “Oceano”.

A temperatura na Botovskaia é a mesma durante o ano todo — cerca de zero graus Celsius.

Esta caverna na taiga foi acidentalmente descoberta por geólogos em 1946. Mas especialistas começaram a estudá-la seriamente apenas nos anos 1990.

Os cientistas acreditam que seres humanos tinham conhecimento dessas passagens subterrâneas há 6.500 anos. Além dos vestígios humanos, eles também encontraram pegadas de cães.

Cabe lembrar, no entanto, que turistas têm permissão para entrar na caverna, sendo o acesso autorizado somente a cientistas.

LEIA TAMBÉM Por que os moradores do Baikal consideram a Pedra do Xamã sagrada?

💥 Siga Russia Beyond

Gazeta Russa

11 Nov, 13:50


Um dia na vida de um maquinista de locomotiva a vapor na Rússia — conheça Serguêi Safonov, que trabalha sobre os trilhos desde 1999.

VEJA TAMBÉM Dicionário Russo-Português Ilustrado: Viajando de trem

💥 Siga Russia Beyond

📹 Russian Railways

Gazeta Russa

10 Nov, 21:46


Em seu livro “O idiota”, um dos personagens de Fiódor Dostoiévski conta a história de um homem de grande coração: “Em Moscou, havia um velho conselheiro de Estado que durante toda sua vida teve o hábito de visitar prisões e conversar com criminosos...”

Soa bastante dostoevskiano: “Ele passava pelas filas de prisioneiros infelizes, parava diante de cada indivíduo e perguntava suas necessidades... Ele lhes dava dinheiro, trazia todo tipo de coisa de que precisavam... Ele continuou com esses atos de misericórdia até sua morte. Naquele tempo, todos os criminosos, em toda a Rússia e na Sibéria, o conheciam!”

Não foi uma alma desprovida de pecado que Dostoiévski inventou: o homem era real, seu nome era Fiódor (ou, em alemão, Friedrich) Haass, e ele se mudou da Áustria em 1806. Começou como médico e terminou santo. Leia mais ⬇️

💥 Siga Russia Beyond

Gazeta Russa

10 Nov, 19:35


Hoje é o 105º aniversário de nascimento do criador do lendário fuzil de assalto Kalashnikov.

O engenheiro e criador de armas leves Mikhail Kalashnikov nasceu na província de Altai. Ele demonstrava interesse pelas ciências técnicas desde a infância, mas o talento como inventor veio à tona durante o seu serviço no Exército Vermelho.

Aos 19 anos, adaptou a pistola TT para disparar de fendas na torre do tanque e projetou um contador de vida útil do motor do tanque. A invenção foi elogiada pelo komdiv (comandante da divisão) Gueórgui Júkov, que o premiou pessoalmente com um relógio de pulso.

Durante a Segunda Guerra Mundial, Kalashnikov inventou uma submetralhadora e uma carabina autocarregável. Embora nenhuma delas tenha entrado em produção em série, elas se tornaram um passo importante para a criação do famoso fuzil AK-47.

Em 1945, ele participou de um concurso para desenvolver um fuzil de assalto — e foi assim que o AK-47 entrou em serviço no Exército Soviético e, logo depois, ganhou imensa popularidade mundo afora.

Mais tarde, dezenas de modelos de armas pequenas seriam desenvolvidos sob sua liderança. Kalashnikov recebeu 42 medalhas e ordens da URSS, Rússia e países estrangeiros. Na época soviética, recebeu duas vezes o título de ‘Herói do Trabalho Socialista’ e, em 2009, ‘Herói da Federação Russa’.

Mikhail Kalashnikov morreu em 2013.

💥 Siga Russia Beyond

📹 Ilya Pitalev/Sputnik

Gazeta Russa

10 Nov, 16:38


O autor de “O Mestre e Margarida”, Mikhaíl Bulgákov, sabia bem do que falava quando proferiu a retumbante frase: “Manuscritos não queimam!” Isso porque ele escolheu destruir algumas de suas obras para colocar à prova sua crença de que as criações literárias estão profundamente enraizadas na alma do escritor, e não só no papel.

Ele não estava sozinho em sua busca pela verdade. Compilamos uma lista dos gênios da literatura russa que, embora tenham vivido em épocas diferentes, não tiveram piedade das próprias obras. ⬅️

💥 Siga Russia Beyond

Gazeta Russa

10 Nov, 13:30


Terra de temperaturas negativas e geadas constantes, Krasnoiarsk fica literalmente debaixo de neve durante o pico do inverno.

💥 Siga Russia Beyond

📹 vk.com/tokarevs

Gazeta Russa

09 Nov, 17:32


Receita de ‘Coroa de Monômaco’, a salada que engrandece qualquer festa

A Coroa de Monômaco é símbolo da autocracia na Rússia e era o que os tsares russos usavam ao ascender ao trono — pelo menos até Pedro, o Grande, mudar esse costume, em 1721.

Existem várias versões sobre a origem deste adereço de cabeça. Mas, assim como esse objeto, a origem da salada homônima não é clara, e tudo o que se sabe é que ela foi criada nos tempos da União Soviética.

Entre as saladas festivas russas (como a Olivier, a mimosa, a salada de caranguejo e a "arenque sob um casaco de pele”), a Coroa de Monômaco também sempre teve um lugar especial nas festas de final de ano.

INGREDIENTES
(para 6 porções)


· 2 a 3 batatas;
· 150 g de frango defumado;
· 1 cenoura média;
· 4 ovo;
· 1 beterraba;
· 2 dentes de alho;
· 50 g de nozes;
· 1 pitada de sal;
· 100 g de maionese (ou mais, se preferir);
· romã e ervilhas para decorar.

⛓️ Veja modo de preparo

💥 Siga Russia Beyond

Gazeta Russa

09 Nov, 14:06


No dia 9 de novembro, a Rússia celebra o aniversário de Ivan Turguêniev, romancista do século 19 que não é menos popular que Tolstói e Dostoiévski no país. Confira três fatos importantes sobre ele:

1️⃣ Abordou o eterno problema de “Pais e Filhos”

Turguêniev se tornou popular graças aos seus romances realistas. O mais famoso é “Pais e Filhos”, que aborda a problemática de duas gerações que jamais se entenderiam (e nem tentam). Leia o resumo do romance aqui. Os russos admitem que os problemas de “pais e filhos” são eternos e que, mais de um século depois a publicação da obra, não são menos relevantes.

2️⃣ Criou o fenômeno da “garota Turguêniev”

Na maioria dos romances de Turguêniev, as mulheres desempenham o papel central, como, por exemplo, Natália em “Rúdin”, Ássia em “Ássia”, Elizaveta em “Ninho de fidalgos”, Elena em “A Véspera” e outros. São jovens criadas em propriedades rurais que passaram muito tempo lendo livros. São sonhadoras, mas muito bem-educadas, modestas e inteligentes; parecem frágeis, porém, eventualmente, demonstram uma personalidade muito mais forte do que os homens. Elas são francas e seguras, e os homens geralmente não suportam essas características e fogem.

3️⃣ Tolstói e Dostoiévski se tornaram famosos no exterior graças a Turguêniev

Tradutor profissional, Turguêniev fez muito para popularizar a literatura russa no ocidente. Ele passou anos na Europa, principalmente na Alemanha, França e Itália. Lá, ele costumava passar bastante tempo nos círculos literários locais, falava sobre literatura russa e foi ele que que apresentou as obras de Aleksandr Púchkin, Lev Tolstói e Fiodor Dostoiévski a Dickens, Hugo, Maupassant, Flaubert e outros. Turguêniev traduziu diversas obras de escritores russos para o francês e o alemão e, vice-versa — traduzindo os trabalhos de escritores europeus e norte-americanos para o russo.

⛓️ Conheça cinco livros imperdíveis de Ivan Turguêniev aqui

💥 Siga Russia Beyond

Gazeta Russa

08 Nov, 20:01


“Um Acidente de Caça” é atração gratuita no YouTube neste fim de semana

⛓️ Assista aqui
*Disponível de sexta-feira (8), às 19h, até segunda-feira (11), também às 19h

SINOPSE

O filme é uma adaptação da novela homônima de Anton Tchékhov, publicada como folhetim entre 1884 e 1885 e considerada precursora do romance policial psicológico. Nas telas, o filme penetra no vazio moral de uma aristocracia decadente ao narrar o drama da jovem Olga, filha de um servo cobiçada por três homens de meia-idade.

💥 Siga Russia Beyond

📹CPC-UMES Filmesh

Gazeta Russa

08 Nov, 17:46


O que significa a expressão russa “o gelo quebrou”?

Enfim, “лед тронулся” (“lied tronulsia”) ou “o gelo quebrou”! Quando ouvir isso de alguém, não se apresse para procurar o rio ou lago mais próximo. Primeiro, vamos descobrir o que realmente está acontecendo — e o que o gelo tem a ver com isso tudo.

Originalmente, essa expressão era usada quando o gelo nos rios começava a derreter e se movimentar na primavera. No conto ’No rio’, Anton Tchekhov descreve esse momento da seguinte forma: “‘O gelo quebrou!’, gritos são ouvidos no meio de um dia claro de primavera. ‘Gente, o gelo está se movendo!’ O gelo se move suavemente toda primavera, mas, mesmo assim, a deriva do gelo é sempre um evento e o tema do dia.”

Com o passar do tempo, o significado da frase foi se modificando e ela começou a ser usada também em sentido figurado.

No romance ‘As doze cadeiras’, de Ilf e Petrov, o personagem Ostap Bender repete diversas vezes: “O gelo quebrou, cavalheiros do júri!”. No contexto, ele quer dizer que a busca por tesouros escondidos em cadeiras teve algum desenvolvimento. Desse modo, a expressão passou a ser usada quando ocorrem mudanças esperadas ou quando ações aguardadas têm início.

Em português brasileiro, seria algo como “agora vai!”.

💥 Siga Russia Beyond

📷 Mark Zakharov/Studio Ekran, 1976; Gabriel Mello/Getty Images

Gazeta Russa

28 Oct, 23:11


No final do século 18, russos e ingleses se uniram para libertar a capital italiana da ocupação francesa. Isso aconteceu durante a guerra da Segunda Coligação (Anti-Francesa), entre 1798 e 1802. No início, os franceses subjugaram quase toda a Itália.

A Rússia, a Áustria e a Grã-Bretanha não podiam permitir tal expansão da influência francesa, e, em pouco tempo, a Península dos Apeninos se tornou um campo de batalha feroz. continue lendo ⬇️

💥 Siga Russia Beyond

Gazeta Russa

28 Oct, 20:50


As pontes levadiças são uma das principais atrações de São Petersburgo.

Esta, por exemplo, é a Ponte do Palácio — que liga o centro da cidade (perto do Palácio de Inverno) e a Ilha Vassilevski (onde está localizado o Kunstkamera, o primeiro museu da Rússia).

VEJA MAIS As 10 pontes mais bonitas de São Petersburgo

📹 https://vk.com/vk_andrei_mikhailov

💥 Siga Russia Beyond

Gazeta Russa

28 Oct, 19:21


Músicas russas traduzidas: ‘Ternura’

Esta canção romântica era supostamente a música favorita de Iúri Gagarin.

Fato é que o primeiro homem no espaço realmente inspirou a compositora soviética Aleksandra Pakhmutova a criar esta música de 1965.

A canção era incrivelmente popular na URSS e ficou mais conhecida na voz de Máia Kristalínskaia.

Como sugere a lenda, todos os cosmonautas soviéticos amavam esta música — vendo-a como um feitiço de suas mulheres e famílias, para que voltassem para casa em segurança.

⛓️ Ouça na íntegra

‘Нежность’ – ‘Néjnost’
‘Ternura’


Опустела без тебя Земля
Как мне несколько часов прожить?
Opustéla bez tebiáa Zemliá
Kak mne néskolko tchassóv projít?

A Terra se esvaziou sem você
Como posso sobreviver por algumas horas?

Так же пaдает листвa в садах
И куда-то все спешат такси
Tak je pádaet listvá v sadákh
I kudá-to vsió spechát taksí

Como sempre as folhas caem nos jardins
E os táxis seguem correndo para algum lugar

Только пусто на Земле одной без тебя
А ты, ты летишь и тебе
Дарят звeзды свою нежность
Tólko pústo na Zemlé odnói bez tebiá
A ti, ti letích i tebé
Dáriat zviózdi svoiú néjnost

Mas está vazio na Terra sem você
E você, você está voando e as estrelas
estão lhe presenteando com sua ternura

⛓️ Confira letra inteira

💥 Siga Russia Beyond

Gazeta Russa

28 Oct, 17:29


Ex-seleção brasileira, Douglas Santos recebe passaporte russo

O atleta brasileiro Douglas Santos, que atualmente joga pelo Zenit São Petersburgo, recebeu passaporte russo, informou Irina Volk, porta-voz do Ministério do Interior do país, na sexta-feira passada (25).

“Hoje, meus colegas do Departamento de Migração da Diretoria Principal do Ministério do Interior para a cidade de São Petersburgo e Região de Leningrado, presentearam o jogador com um passaporte russo”, disse Volk à agência TASS. “Parabenizo o novo cidadão do nosso país com este evento notável.”

Na segunda-feira anterior (21), o presidente Vladimir Putin assinou um documento oficial concedendo a cidadania russa ao jogador.

Santos, de 30 anos, joga como lateral-esquerdo do Zenit São Petersburgo desde julho de 2019. Ele já é cinco vezes campeão russo, bicampeão da Copa da Rússia e detentor da Supercopa da Rússia.

O atleta também integrou a seleção brasileira que conquistou a prata nos Jogos Olímpicos de Verão do Rio de Janeiro, em 2016.

Após receber o passaporte russo, é provável que Santos jogue em dois amistosos internacionais da Rússia já no mês que vem.

💥 Siga Russia Beyond

📸 Maksim Konstantinov/Global Look Press

Gazeta Russa

28 Oct, 13:54


No último sábado (26), uma nova série de TV recontando o clássico ‘Crime e Castigo’, dirigida por Vladimir Mirzoiev, estreou na plataforma de streaming russo Kinopoisk e está disponível por meio de assinatura paga.

O enredo, porém, se desenrola na São Petersburgo do século 21. O estudante de direito Rodion Raskólnikov está cansado da falta de dinheiro, enquanto a sua irmã trabalha como babá na casa de pessoas endinheiradas para sustentar seu irmão e sua mãe. mais ⬇️

💥 Siga Russia Beyond

Gazeta Russa

27 Oct, 16:41


Os moscovitas presenciaram esses dias os primeiros flocos de neve pós-verão 2024 caindo no centro. Felizmente para os locais, não durou muito e a neve derreteu rápido.

LEIA Quando começa o inverno na Rússia?

💥 Siga Russia Beyond

📹Anna Sorokina

Gazeta Russa

27 Oct, 15:07


Se você já teve a impressão de que as sombrias pinturas de Munch são ilustrações prontas para as tão sombrias quanto obras de Dostoiévski, você não se enganou. Só que há muito mais coisas entre este palpite e a realidade do que sonha a nossa vã filosofia — inclusive, o pintor sendo encontrado morto com uma obra do russo.

Edvard Munch (1863-1944) é um dos mais renomados artistas da Noruega. Apesar de serem relativamente poucas as suas pinturas conhecidas na Rússia, a obra de Munch tem uma conexão maior com o país do que se possa imaginar. Isto porque Fiódor Dostoiévski foi seu ídolo e inspiração, e a pintura mais famosa do artista, “O Grito”, parece estar possuída por um dos demônios do escritor russo. Continue lendo ⬇️

💥 Siga Russia Beyond

Gazeta Russa

26 Oct, 20:48


O Império Russo não tinha um hino oficial até 1816 — foi sob o comando do imperador Alexandre 1° que decidiu-se introduzir um novo hino padronizado. A letra do hino foi tirada do poema homônimo de Vassíli Jukóvski, mas a música foi copiada do hino britânico.

O imperador Alexandre era um anglófilo, assim como seu círculo íntimo nos primeiros anos de seu reinado. A amizade entre a Rússia e a Inglaterra só foi consolidada após a vitória russa sobre Napoleão, e em São Petersburgo a anglofilia foi elevada a um nível oficial. Continue lendo ⬇️

💥 Siga Russia Beyond

Gazeta Russa

26 Oct, 17:21


Quase 50 grupos étnicos que vivem no Cáucaso russo, e cada um deles mantém suas próprias tradições culinárias. Entre si, porém, todos têm algo em comum: pastéis cheios de recheio, carne e... uma enorme vontade de alimentar os convidados até eles se fartarem. Selecionamos as delícias gastronômicas caucasianas mais populares disponíveis pela Rússia afora:

1. Chachlik
2. Khitchin
3. Khinkal
4. Tchudu
5. Khingalch
6. Jijig-galnach
7. Torta da Ossétia
8. Queijo da Adigueia
9. Urbetch
10. Kefir

⛓️ Veja receitas e mais

💥 Siga Russia Beyond

Gazeta Russa

26 Oct, 13:51


A Península de Taimir, na costa ártica da Sibéria, é uma terra de permafrost, montanhas majestosas e lagos cristalinos. Em finais de novembro a região entra na temporada de noite polar — que dura até meados de janeiro. Durante esse período, o único momento em que há um pouco de luz é entre 1 e 2 da tarde, embora descrever como luz seria um exagero: simplesmente fica um pouco menos escuro.

💥 Siga Russia Beyond

📹 Os editores do projeto cultural e educativo “Crianças do Ártico” lutam contra os principais mitos sobre o Norte.

Gazeta Russa

25 Oct, 18:55


Sharapova será incluída no Hall da Fama Internacional do tênis

A inclusão da tenista russa, que ganhou a votação do público, será celebrada em agosto de 2025.

A atleta se tornará a terceira pessoa da Rússia — e a primeira mulher russa — a receber tal homenagem. Antes dela, Marat Safin e Evguêni Kafelnikov entraram para o hall.

Sharapova é uma das tenistas russas e mundiais com mais títulos acumulados. Ela é nada menos que cinco vezes campeã do Grand Slam e ex-número 1 do ranking da WTA (Associação de Tênis Feminino).

Ela encerrou a sua carreira esportiva em 2020, aos 32 anos.

💥 Siga Russia Beyond

📷 Imagens Fred Lee/Getty

Gazeta Russa

25 Oct, 17:18


Por que visitar a cidade russa de Pliós e o que esperar dela?

Pelas fotos, já dá para entender por que Isaac Levitan e outros artistas russos amavam tanto este lugar.

Como chegar: pegue o trem rápido “Lástochka”, em Moscou, e vá até Ivanovo (a viagem dura 3h41m); depois, siga de ônibus até Pliós (demora entre 1h 20m e 1h 50m).

📍 Pliós no mapa

1. Explore a cidade de cima a baixo
Suba os montes locais para conferir as paisagens naturais e vistas das igrejas centenárias da região.

2. Passeie pela rua das galerias ao longo do Volga
Na rua Sovietskaya, paralela ao rio, há literalmente uma galeria ou museu em cada esquina. Não muito longe dali, entre as antigas propriedades dos mercadores, fica a casa-museu do pintor russo Isaac Levitan.

3. Faça um passeio pelo rio
Estar diante do principal rio russo e não curtir um passeio pelo Volga é praticamente um crime contra a Mãe Natureza. Em Pliós, é possível nadar, passear de barco e até alugar uma embarcação particular com capitão.

Leia reportagem completa

💥 Siga Russia Beyond

Gazeta Russa

25 Oct, 13:45


Filme de estreia de Tarkovsky, “A Infância de Ivan” é atração gratuita no YouTube

⛓️ Assista aqui
*Disponível das 19hs de sexta-feira (25) até as 19hs de segunda-feira (28)

SINOPSE

O protagonista Ivan, um menino de 12 anos, fica órfão quando sua família é morta por soldados alemães que invadiram o território soviético na 2ª Guerra Mundial. Com lembranças de sua vida em família, Ivan decide apoiar o Exército Vermelho e, graças à sua pequena estatura, consegue atravessar várias vezes as linhas alemãs para colher informações sem ser visto.

💥 Siga Russia Beyond

📹 CPC-UMES Filmes

Gazeta Russa

24 Oct, 20:55


O primeiro Lada foi lançado em 1970 na cidade industrial de Togliatti. Os engenheiros locais trabalharam em conjunto com a montadora italiana Fiat para criar o famoso Lada “2101”.

Ainda hoje, os carros da marca continuam sendo o sonho de consumo de muitas pessoas. O modelo do vídeo é um Niva.

LEIA MAIS Por que alguns russos (e não apenas eles) são obcecados por Ladas?

💥 Siga Russia Beyond

📹
instagram.com/mooon_cam

Gazeta Russa

24 Oct, 18:44


O que significa a expressão “nem serve para solas de sapatos”?

Se você presenciar uma discussão na Rússia, é capaz que ouça: “Он в подметки не годится” (“On v podmiótki ne godítsia”) — ou “nem serve para solas de sapatos” em português. Mas o que calçados têm a ver com isso?

Antigamente, costumava-se usar ‘lapti’, isto é, sapatos feitos com fibra de árvore. Para que os calçados durassem mais, eram colocadas solas de couro. O material tinha que ser durável; caso contrário, os calçados ficavam rapidamente obsoletos. Em média, um par de ‘lapti’ poderia estragar em meros quatro dias durante a estação quente. Couro de baixa qualidade não poderia, é claro, ser usado para solas desse sapato.

É por isso que a expressão “nem serve para sola de sapato” começou a ser usada quando alguém queria chamar a atenção para a má qualidade de algo.

No conto de Tchékhov ‘Flores Tardias’, a protagonista se apaixona pelo médico que tratou dela e de seu irmão: “Ela olhou para ele e comparou o seu rosto com aqueles rostos que tinha que ver todos os dias. Quão diferentes dessa face acadêmica e cansada eram os rostos abatidos e sem graça de seus pretendentes, os amigos de Iegoruchka, que a aborreciam com suas visitas diárias! Os rostos de preguiçosos e bêbados, de quem ela, Marusia, nunca tinha ouvido uma única palavra gentil e decente, ‘nem servem para solas de sapato’ desse rosto frio, impassível, porém inteligente e arrogante.”

Também era possível dizer: “Não se compara de forma alguma”, “Não há nada para olhar” ou “Podia ser pior, mas não há para onde ir”.

Em português, seria algo como “nem se compara”.

E a expressão russa “língua dos pássaros”, você sabe o que significa? Veja aqui ⬅️

💥 Siga Russia Beyond

Gazeta Russa

24 Oct, 13:55


Dicionário Russo-Português Ilustrado: Rosto

Aprender um idioma é sempre mais fácil quando se consegue visualizar as palavras. Eis aqui uma imagem que irá ajudá-los a memorizar palavras relacionadas ao rosto:

ЛИЦО (LITSÓ) — ROSTO

Волосы (vólossi) – cabelo

Бровь (brov) – sobrancelha

Ухо (úkho) – orelha

Нос (nos) – nariz

Язык (iazík) – língua

Борода (borodá) – barba

Подбородок (podboródok) – queixo

Губа (gubá) – lábio

Зуб (zub) – dente

Щека (scheká) – bochecha

Глаз (glaz) – olho

Лоб (lob) – testa

Veja mais dicionários ilustrados:
Hora do cafezinho | Viajando de trem

💥 Siga Russia Beyond

Gazeta Russa

23 Oct, 22:25


A vida dos cossacos russos, que em sua maioria eram ortodoxos, não pode ser imaginada sem igrejas. Durante as campanhas militares, os representantes dessa comunidade etnossocial viajavam com igrejas de campo temporárias, enquanto nas aldeias e nas bases de regimentos cossacos, construíam catedrais majestosas. Compilamos uma lista com as igrejas mais famosas dos cossacos. Continue lendo ⬇️

💥 Siga Russia Beyond

Gazeta Russa

23 Oct, 19:21


O Russia Beyond recomenda:
‘A Dama de Espadas’, de Aleksandr Púchkin


Tentado por um desejo egoísta, um homem usa de artifícios para conseguir extrair de uma idosa moribunda o segredo da vitória certa no carteado. Esta história é sobre a exposição sobrenatural da ganância humana em seus mais verdadeiros e horrendos tons.

⛓️ Leia sobre ‘A Dama de Espadas’

💥 Siga Russia Beyond

Gazeta Russa

23 Oct, 15:44


Russian Toy Terrier, o pequenino de grande coração

Uma das menores raças do mundo, o Russian Toy é um companheiro alegre e incansável que participa alegremente de todas as atividades com seu tutor.

Antes da revolução, as raças decorativas pequenas eram bastante populares na Rússia, sendo os English Toy Terriers especialmente valorizados. No entanto, em meio a tantas mudanças, o interesse em criá-los quase desapareceu. Foi somente na década de 1950 que cinologistas decidiram criar um novo tipo de cão de companhia pequeno — de pelo liso e de pelo longo.

Em 1997, o primeiro padrão unificado da raça foi aprovado. Em 2006, ambas as variedades — o Moscow Longhaired Toy Terrier e o Russian Smooth-Haired Toy Terrier — foram unidas sob o nome comum ‘Russki Toi’ (Russian Toy*, internacionalmente). Onze anos depois, a raça foi reconhecida também pela FCI (Federação Cinológica Internacional).

Trata-se de um cão pequeno pequeno e elegante (quando adulto, sua altura média é de 22 cm a 27 cm), com orelhas grandes e eretas, além de um caráter alegre e afetuoso. Os pelos com tons de castanho, preto e vermelho os distinguem imediatamente de todos os outros. E a “franja” nas orelhas e no rabo presente na variedade de pelo longo enfatiza sua silhueta graciosa.

Como o próprio nome sugere, os cães desta raça parecem brinquedos, porém esta é apenas uma das muitas vantagens. Esses animaizinhos estão sempre prontos para participar de longas caminhadas e viagens, ou praticar esportes: os Russian Toys adoram participar de circuitos de agility e danças caninas.

*também conhecido como ‘Pequeno cão russo’ em português.

LEIA TAMBÉM Bolonka russo

💥 Siga Russia Beyond

Gazeta Russa

23 Oct, 13:58


Abecedário turístico: Щ (SCH) de Щелыково (Schelikovo)

O museu-reserva Schelikovo, na região de Kostroma, é de grande interesse para todos os amantes do teatro clássico russo.

Foi aqui que Aleksandr Ostróvski, considerado o “pai” da dramaturgia russa, escreveu a maioria de suas obras. Com isso, seus argumentos baseavam-se sobretudo na vida real de famílias de comerciantes.

Os moradores locais homenagearam a memória do grande escritor dando seu nome a um teatro que abre cada temporada com obras de Ostróvski.

Confira as letras anteriores:

A - Б - B - Г - Д - E - Ё - Ж - И - Й - К - Л - M - H - O - П - Р - С - T - У - Ф - Х - Ц - Ч

💥 Siga Russia Beyond

Gazeta Russa

22 Oct, 22:49


Em 1959, apenas dois anos após o lançamento do primeiro Sputnik, o engenheiro-chefe do programa espacial soviético, Serguêi Koroliov, decidiu que o principal objetivo do programa espacial soviético não seria a Lua, mas Marte.

Na época, o homem que levaria Iúri Gagárin ao espaço estava trabalhando no escritório de projetos OKB-1. Ele foi responsável pelo desenvolvimento da primeira espaçonave tripulada da história da humanidade, que recebeu o nome Vostok (Leste, em português). Confiante em seus sucessos recentes, Koroliov decidiu trabalhar no projeto mais ambicioso da sua carreira: uma viagem tripulada a Marte. Continue lendo ⬇️

💥 Siga Russia Beyond

Gazeta Russa

19 Oct, 20:05


Reza a lenda que a palavra “borsch” foi usada por muito tempo para se referir a todo tipo de sopa na Rússia. Elas eram feitas com os produtos regionais mais comuns, o que explica a variedade de receitas de borsch e seus acompanhamentos. Confira diferentes tipos de borsch e receitas.

💥 Siga Russia Beyond

Gazeta Russa

19 Oct, 18:49


As montanhas de Altai estão localizadas no sul da Sibéria e na Ásia Central, e atravessam a fronteira com o Cazaquistão, a Mongólia e a China.

O Monte Belukha, que faz parte da cordilheira, é um local sagrado para o povo de Altai e o ponto mais alto da região, com 4.506 metros de altura.

⛓️ VEJA MAIS As 5 principais cordilheiras da Rússia

💥 Siga Russia Beyond

Gazeta Russa

19 Oct, 15:34


Na Rússia, São Petersburgo é chamada de “Píter”, “cidade do Neva”, “capital do norte”, “capital cultural”, “Veneza do Nievá”, “Palmira do Norte”, “cidade das três revoluções”... a cidade tem muitos apelidos que refletem suas marcantes características, apesar de ser relativamente jovem, com pouco mais de 300 anos. Fundada em 1703, teve vários nomes oficiais ao longo da história.

Afinal, por que São Petersburgo já se chamou Leningrado, entre outros nomes? Continue lendo ⬇️

💥 Siga Russia Beyond

Gazeta Russa

19 Oct, 13:26


O Russia Beyond recomenda:
‘Os Irmãos Karamázov’, de Fiódor Dostoiévski


Fiódor Karamázov tem três filhos, mas eles nunca tiveram boas relações. Até que um dia o pai é morto e um deles é suspeito do crime que teria sido cometido por uma mulher e por dinheiro... Só que nem tudo é tão simples assim.

⛓️ Mais sobre ‘Os Irmãos Karamázov’

💥 Siga Russia Beyond

Gazeta Russa

18 Oct, 18:01


Conheça 10 atrizes russas que exibem muito talento e beleza tanto nas telonas como nas telinhas:

1. Iúlia Sniguir
2. Anna Tchipovskaia
3. Iúlia Peresild
4. Kristina Asmus
5. Aglaia Tarasova
6. Aleksandra Bortitch
7. Paulina Andreeva
8. Svetlana Khodtchenkova
9. Liubov Aksionova
10. Daria Moroz

Quais filmes e séries com elas? ⬅️

💥 Siga Russia Beyond

Gazeta Russa

18 Oct, 15:44


Esta é a Casa de Cultura GES-2, inaugurada em 2021 no centro de Moscou. O edifício pertencia a uma antiga usina elétrica, que foi convertida e reaproveitada pelo renomado arquiteto italiano Renzo Piano. Ele preservou o edifício original quase em sua totalidade, optando por modernizar e reconstruir apenas o interior do prédio.

⛓️ VEJA MAIS Conheça a Casa de Cultura GES-2, projetada pelo italiano Renzo Piano

💥 Siga Russia Beyond

Gazeta Russa

18 Oct, 13:42


Comédia “Nas alturas”, , do diretor Aleksandr Zarkhi, é atração no YouTube neste fim de semana

⛓️ Assista aqui
*Disponível das 19h00 desta sexta-feira (19) às 19h00 de segunda (21)

**Com legendas em português


SINOPSE

Uma equipe de operários especializados em altas altitudes chega à construção de uma usina para montar um alto-forno utilizando um novo método de trabalho. Atrasos e burocracias atrapalham o cronograma da obra, porém os jovens entusiastas conseguem não apenas executar o trabalho de maneira brilhante, mas também trilhar caminhos para a felicidade.

💥 Siga Russia Beyond

Gazeta Russa

17 Oct, 23:43


Os santos canonizados antes da divisão do Cristianismo em católicos e ortodoxos são venerados por ambas as igrejas.

Um deles é o Papa Leão 1º, que os cristãos ortodoxos reverenciam como um defensor da fé. Foi São Leão quem, no Quarto Concílio Ecumênico, derrotou os monofisitas, que negavam que duas naturezas estão unidas em Cristo: divina e humana. Assim, apoiou os ortodoxos, que homenageiam sua memória em 3 de março. Continue lendo ⬇️

💥 Siga Russia Beyond

Gazeta Russa

17 Oct, 22:19


O outono era a época de colheita para os camponeses. Não é à toa que tantos artistas russos dedicaram pinturas à estação e aos preparativos para o inverno.

⛓️ Mais obras

💥 Siga Russia Beyond