Uma pessoa que vive em Hong-kong escreve um comentário revelador no Substack Think BRICS (um óbvio canal de propaganda, mas os comentários são livres):
"Quando viajo para a Rússia, não posso usar meu cartão Union Pay porque ele é emitido por um banco de Hong Kong que respeita as sanções."
É o que apontei num short video recente:
Hong Kong (HK), o hub de conexão entre as máfias chinesas (PCC incluso) e Ocidentais, só é China quando lhes convêm (ao PCC e aos banqueiros ocidentais transnacionais).
Pois, se HK é China e um banco de HK faz uma sanção à Rússia, ENTÃO UM PAÍS do BRICS ESTÁ SANCiONANDO UM OUTRO PAÍS do BRICS!
Então, "A QUE VEIO O BRICS?"
A Hipocrisia de Pequim vai dizer: "ah, mas não somos nós! É HK que sanciona a Rússia! E eles são autônomos!"
E Putin finge que acredita. Mas o que é mais um fingimento para Putin?
E as oligarquias Russas - assim como as do Irã - não gostam das sanções, prejudicam seus negócios, por isso denunciam e pedem o fim delas, quer dizer que precisam do Ocidente, caso contrario as sanções não fariam grande diferença.
E a que serve então o BRICS?
Se é só um grupo econômico que não usa sua força pra nada, pois todos comercializam com a Ucrânia, e ainda a China faz algumas sanções contra a Rússia sobre cover de HK? (que tem moeda própria, o Dólar de HK atrelada ao Dólar US).
Então será o BRICS na prática só um cavalo de Tróia para uma CBDC transnacional? E que periga de ser a primeira CBDC pra valer. Ah, mas é uma "CBDC antiglobalista" 😅
Suspeito que o fato da
Rússia estar à frente da CBDC e dos novos sist. de pagamentos BRICS ser uma CORTINA DE FUMAÇA PARA A CHINA, pois é esta que faz a diferença.
Putin é bom de marketing, mas a economia da Rússia é da dimensão da Brasileira, ou seja, uma economia de terceira.
Se considerarmos as economias de 1ª - USA e China,
de 2ª- Alemanha, Japão, UK, FR
O fato é que independente do tamanho da economia de um país, ela ganha um "bônus extra" de influência por estar no Norte.
Nesse aspecto China, Austrália, N. Zelândia, e S. Korea estão no Norte, mas o México, Não.
Sei que é "injusto" mas é assim: a economia da Bélgica tende a pesar mais que a da Nigéria.
A Índia, como sempre, é algo à parte, difícil de classificar, talvez de 3ª, porém altamente prometedora devido ao peso e crescimento populacional, sendo, aliás, exatamente o oposto demográfico da Rússia.
Então vamos AO PONTO:
Se a Rússia desenvolver um sistema alternativo de pagamento e/ou uma CBDC, isso teria um impacto limitado, sem "mudar o mundo".
O que fará toda a diferença é se a CHINA usar um sistema alternativo e uma CBDC. E em qual proporção ela os utilizará, pois, ao que parece, num primeiro momento, não se trata de substituição, mas de co-habitação de sistemas e moedas.
Se os meios de pagamentos Russo-Sino-brics (sic) passarem pelo BIS ou não, não altera o fundamental:
Pois, se passar pelo BIS, é vergonhoso, por que fica escancarado que é Globalista.
Mas se não passar, não impede que seja autoritário & distópico (as CBDCs) e, o conjunto,
parte do esquema globalista.
Resumo: o que faz diferença é a direção que a China tomará, não a Rússia, embora esta chame os holofotes pra si.
Ah mas esqueci que a boa-intenção e idoneidade do BRICS é "dogma sagrado": Non questionare!
Mesmo quando já há um racha no BRICS com a hilária passada de perna de Lula em Maduro, se opondo à Putin e vetando a entrada da Venezuela.
(Se é que não é tudo combinado, possibilidade que sempre devemos levar em conta.)
Mas me dou ao trabalho de escrever essas linhas - enquanto ainda tenho paciência para fazê-lo - por que me sinto no dever de trazer um contraponto para meus compatriotas, até como uma forna de alívio virtual para quem percebe que algo está errado mas não encontra praticamente nenhum canal no qual se apoiar.
99% do que se vê por aí se resume a superficialidades, propagandas e control+copy do que já se diz na mídia Mainstream ou na pseudo-alternativa, que no final das contas, reforça as narrativas do Mainstream.
Pois é, hoje 3/11/24,
acordei chutando o balde!
@CanalJoaoDeAthayde