XP: Privatização da Sabesp impulsionará turnaround da companhia, com redução de 45% em despesas
Por Beatriz Capirazi
São Paulo, 29/07/2024 - Após a privatização da Sabesp ter sido concluída, a XP Investimentos avalia que o controle da Equatorial impulsionará o processo de turnaround da Sabesp devido à sua experiência em recuperação operacional no setor, assumindo que as despesas com Pessoal, Material, Serviços de Terceiros (PMS) será reduzido em 45% no 1º ciclo tarifário.
"Nessa nova realidade, esperamos melhores entregas operacionais da "nova" Sabesp, que deve fechar sua lacuna com os pares privados", avaliam os analistas Vladimir Pinto e Maíra Maldonado, apontando que agora a companhia poderá aproximar suas receitas do nível regulatório, adotando uma política de descontos mais assertiva e reduzindo discrepâncias nos erros de faturamento.
Em relatório, os analistas destacam que após este processo, o principal risco para Sabesp agora é implementar o agressivo plano de investimentos (capex) exigido pelas autoridades. "Para alcançar a universalização e outras questões contratuais serão demandados R$ 70 bilhões em Capex. Isso é cerca de 2,7 vezes o Capex dos últimos 5 anos", destacam os analistas.
A casa destaca uma preocupação particular com as residências irregulares, que foram incluídas no Código de Saneamento, considerando que o contrato de concessão estabeleça medidas severas em caso de não cumprimento das metas de universalização.
Com o processo concluído, a casa mantém a recomendação de compra para as ações de Sabesp, ajustando o preço-alvo de R$ 110 para 123, o que representa um potencial de valorização de 41% sobre o fechamento da última sexta-feira, 26.
Contato:
[email protected]Broadcast+