Embaixada da Rússia no Brasil @embaixadarussa Channel on Telegram

Embaixada da Rússia no Brasil

@embaixadarussa


Contato - @embrusbrcontato

Acompanhe as notícias sobre as atividades da Embaixada, bem como as curiosidades sobre a Rússia.

Embaixada da Rússia no Brasil (Portuguese)

A Embaixada da Rússia no Brasil é o canal oficial de comunicação entre a Rússia e o Brasil, trazendo notícias e informações sobre as atividades da Embaixada e curiosidades sobre a Rússia. Se você deseja estar sempre atualizado sobre as relações entre esses dois países, bem como aprender mais sobre a cultura e tradições russas, o canal @embaixadarussa é o lugar ideal para você. Com conteúdo exclusivo e atualizado regularmente, você terá acesso a informações privilegiadas e poderá se sentir mais próximo da Rússia enquanto está no Brasil. Acompanhe as novidades e participe ativamente das discussões sobre os laços entre essas duas nações. Para entrar em contato, basta enviar uma mensagem para @embrusbrcontato. Junte-se a nós e descubra tudo o que a Embaixada da Rússia no Brasil tem a oferecer!

Embaixada da Rússia no Brasil

10 Jan, 12:36


🇷🇺🎓 O Vice-Primeiro-Ministro Dmitry Chernyshenko e o Ministro da Educação Sergey Kravtsov apresentaram os resultados da participação das equipes escolares nacionais russas em olimpíadas internacionais.

🏆 Em 2024, os participantes das equipes nacionais escolares ganharam 42 prêmios: 31 de ouro, 9 de prata e 2 de bronze.

O Vice Primeiro-Ministro enfatizou que este ano a Rússia ficou entre os cinco principais países em termos de resultados das olimpíadas internacionais para crianças em idade escolar.

“Nós nos alegramos sinceramente com o sucesso das crianças, de seus mentores e pais. O presidente Vladimir Putin estabeleceu uma meta nacional: a realização do potencial de cada pessoa, o desenvolvimento de seus talentos, a formação de uma pessoa patriótica e socialmente responsável. Nosso país é rico em talentos e garante a alta qualidade de seu treinamento, o que é confirmado pelo sucesso das crianças russas em idade escolar”, disse ele.

🌐 Os alunos russos participaram de 8 grandes olimpíadas internacionais em disciplinas de educação geral. Foram organizados campos de treinamento para as equipes com base nas principais universidades e escolas russas.

“Gostaria de agradecer a todos pelo fato de nosso país ocupar posições de liderança em nível internacional. O movimento das olimpíadas está se desenvolvendo ativamente na Rússia. Por exemplo, a Olimpíada de toda a Rússia para crianças em idade escolar reuniu este ano cerca de 7 milhões de estudantes. Tenho certeza de que novas vitórias e conquistas estão à nossa frente”, desejou o Ministro da Educação Sergey Kravtsov.

Embaixada da Rússia no Brasil

09 Jan, 18:51


🇷🇺🇺🇳 Missão Permanente da Federação da Rússia à ONU

💬 Vasiliy Nebenzya: Vez após vez, ao convocar reuniões sobre cada lançamento de míssil pela República Popular Democrática da Coreia, as delegações ocidentais repetem as mesmas teses, atribuindo toda a responsabilidade a Pyongyang, enquanto as provocações militares de Washington, Seul e Tóquio permanecem persistentemente sem serem ouvidas.

Como antes, os principais motivos dos iniciadores da reunião são criar um ruído de informações negativas sobre a RPDC, manter as medidas de sanções desatualizadas e justificar as medidas agressivas dos EUA e de seus aliados na região.

👉 Pense nisso: o Conselho de Segurança da ONU, com seu mandato exclusivo de manter a paz e a segurança, está sendo usado não para desenvolver soluções políticas sustentáveis, mas como uma ferramenta de propaganda e acerto de contas políticas. Não era isso que os fundadores da ONU desejavam ver, nem é isso que a comunidade internacional espera do trabalho do Conselho de Segurança atualmente.

As declarações de alguns membros do Conselho de Segurança nesta sala sobre a preocupação com o destino dos norte-coreanos e o desejo de ver uma RDPC próspera com uma população feliz parecem extremamente hipócritas.

❗️ Sim, vocês sonham em estrangular a população. E vem estrangulando-a há anos.

Diante desse cenário, a liderança da RPDC tem todo o direito de aplicar medidas para garantir a segurança e a soberania do país.

Uma declaração do líder do país, Kim Jong-un, após o lançamento de um míssil hipersônico em 6 de janeiro, disse que o aumento militar da RPDC tinha como objetivo fortalecer a autodefesa do país e não realizar operações ofensivas.

Embaixada da Rússia no Brasil

07 Jan, 16:10


❤️ Caros amigos!

☦️ A Embaixada da Rússia no Brasil deseja a todos um feliz Natal ortodoxo!

Embaixada da Rússia no Brasil

05 Jan, 14:25


🎙 Comentário de Gennady Askaldovich, Representante Especial do Ministro dos Negócios Estrangeiros da Federação da Rússia para a Cooperação no Respeito do Direito à Liberdade de Religião, sobre a reação das autoridades ucranianas às críticas do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos (ACNUDH) à lei que proíbe a Igreja Ortodoxa Ucraniana canónica (UOC)

Na véspera do novo ano, o ACNUDH publicou um relatório de perfil regular sobre a situação na Ucrânia para o período de 1 de setembro a 30 de novembro de 2024.

📄 Neste documento, a referida estrutura internacional avaliou pela primeira vez a escandalosa lei que entrou em vigor a 23 de setembro de 2024, que abre caminho à proibição da UOC canónica. A principal conclusão do relatório é que as autoridades ucranianas não conseguiram justificar a necessidade e a proporcionalidade das medidas de proibição rigorosas.

Além disso, os peritos da ONU chamaram a atenção para os acontecimentos de 17 de outubro de 2024 em Cherkassy relacionados com a tomada violenta da Catedral de São Miguel da UOC e os subsequentes confrontos entre representantes de “diferentes comunidades ortodoxas”.

☝️ A reação imediata (2 de janeiro) e nervosa do Ministério dos Negócios Estrangeiros ucraniano, que classificou imediatamente o relatório de “falso”, mostra que as críticas do ACDH atingiram o seu objetivo. O regime de Kiev está a tentar de todas as formas possíveis branquear as conclusões que lhe são desfavoráveis e procura habitualmente transferir a responsabilidade para a Rússia, que alegadamente “utiliza sistematicamente a religião como um instrumento na sua guerra de conquista contra a Ucrânia”.

Esta obra parece ser mais um escárnio, porque é óbvio para qualquer pessoa sã como os direitos de milhões de crentes estão a ser abertamente espezinhados neste Estado, e os conhecidos documentos jurídicos internacionais em termos de liberdade religiosa estão a ser descarada e descaradamente violados. Não faz sentido tentar enganar novamente a comunidade mundial, afirmando que a UOC não tem nada a ver com isso.

⚡️ Na era das modernas tecnologias da informação, é impossível esconder o fluxo de mentiras descaradas e o ódio que está a borbulhar na Ucrânia e que é dirigido a esta confissão e a nenhuma outra. Mesmo os aliados das autoridades de Kiev, que estão habituados a deixar passar muitas coisas impunes, estão a ter cada vez mais dificuldade em fechar os olhos aos ultrajes e à ilegalidade que estão a ocorrer.

Tendo em conta os inúmeros factos de assédio contínuo aos apoiantes cristãos da Igreja canónica ortodoxa na Ucrânia, bem como as críticas às autoridades ucranianas que têm sido expressas há muitos anos por numerosos círculos religiosos, sociais e políticos, não podemos deixar de nos congratular com as conclusões há muito esperadas do ACDH.

❗️ Ao mesmo tempo, porém, continuamos a apelar a esta e a outras organizações relevantes para que respondam com a maior firmeza possível à arbitrariedade estatal do regime de Kiev em relação à ortodoxia canónica e para que exijam a revogação das leis repressivas.

Embaixada da Rússia no Brasil

03 Jan, 13:18


🇷🇺 Marat Berdyev, Embaixador Itinerante do Ministério dos Negócios Estrangeiros da Federação da Rússia:

A Rússia desenvolve ativamente as relações comerciais e económicas no perímetro externo.

🤝 O volume de negócios nos primeiros 9 meses do ano passado com parceiros estrangeiros totalizou 584 mil milhões de dólares.

Tradicionalmente, mantivemos um excedente nas operações de exportação-importação.

🌐 As relações comerciais mais intensas foram com Estados amigos.

Nos cinco primeiros: 🇨🇳 China, 🇮🇳 Índia, 🇹🇷 Turquia, 🇧🇾 Bielorrússia e 🇰🇿 Cazaquistão.

Trabalhar em estreita colaboração com o Sul/Leste Global nos principais formatos multilaterais.

Estes incluem membros do #G20, #ATEC e potenciais participantes na iniciativa emblemática da Parceria da Grande Eurásia.

☝️ Juntos estamos a trabalhar para construir mercados justos, cadeias de abastecimento e instituições globais que sirvam os interesses da Maioria Global.

Embaixada da Rússia no Brasil

31 Dec, 22:38


❤️ Caros amigos!

🎄 A Embaixada da Rússia no Brasil deseja para vocês uma noite maravilhosa e o ano novo bem especial e produtivo!

💥 Feliz Ano Novo!

Embaixada da Rússia no Brasil

30 Dec, 16:19


🎙 Entrevista do ministro dos Negócios Estrangeiros, Sergey Lavrov, à agência TASS (30 de dezembro de 2024)

Trechos principais:


#Ucrânia #EUA

• Não recebemos quaisquer sinais oficiais [dos EUA] relativamente a um acordo na Ucrânia.

• Não estamos satisfeitos com as propostas feitas por membros da equipa de Trump para adiar a admissão da Ucrânia na NATO por 20 anos e para estacionar forças de manutenção da paz britânicas e europeias na Ucrânia.

❗️ O que precisamos é de acordos fiáveis e juridicamente vinculativos que eliminem as causas profundas do conflito e que estabeleçam um mecanismo que impeça a possibilidade da sua violação.

#RússiaEUA #NATO

• Estamos prontos para renovar o diálogo político que Washington encerrou após o início da operação militar especial, se os Estados Unidos estiverem prontos para isso. Uma vez que foram os americanos que o interromperam, cabe-lhes a eles dar o primeiro passo.

• Há muito que eles [o Ocidente] confiam nos esforços para interferir nos assuntos internos de outros países, incluindo os nossos vizinhos mais próximos, como seu instrumento de política externa. Durante muitos anos, Washington e os seus satélites têm agido desta forma, num esforço para dissuadir e conter os seus rivais geopolíticos e eliminar quaisquer atores indesejados, como confirmado pelo que aconteceu na Jugoslávia, no Iraque, na Líbia, na Síria e na Ucrânia.

#Síria #MédioOriente

• As esperanças dos sírios de melhorias após uma derrota convincente do terrorismo internacional, incluindo com a ajuda das Forças Aeroespaciais da Rússia, não se concretizaram.

☝️ Washington, que ocupou efetivamente a parte nordeste da Síria, rica em recursos, e está a exercer sérias pressões de sanções sobre Damasco, juntamente com uma coligação dos seus satélites, tem uma grande parte da culpa por esta situação. Esta linha de estrangulamento da economia síria suscitou o descontentamento social.

• Para tentar manter a sua influência [no Médio Oriente e no Norte de África], Washington interferiu ativamente nos assuntos internos dos países árabes e traçou agressivamente novas linhas divisórias. O Iraque e a Líbia ainda estão a tentar esclarecer as consequências do comportamento imprudente dos americanos e dos seus satélites.

#China

• Os americanos estão a levar a cabo ações de incitamento no Estreito de Taiwan e a fornecer armas a Taipé, ao mesmo tempo que forjam um diálogo quase político com as autoridades locais.

• É claro para nós que esta política seguida por Washington, que viola as suas obrigações para com Pequim em relação a Taiwan, faz parte da sua estratégia para aumentar a pressão militar e política sobre a RPC e, eventualmente, minar a segurança regional no extremo oriental do continente euro-asiático.

👉 A Rússia reafirma a sua adesão ao princípio #UmaChina, reconhece que Taiwan é uma parte inalienável da República Popular da China, opõe-se a qualquer forma de “independência de Taiwan” e apoia firmemente as medidas da China para salvaguardar a soberania nacional e a integridade territorial e alcançar a reunificação nacional.

Ler na íntegra (em inglês)

Embaixada da Rússia no Brasil

29 Dec, 13:31


🌎 História da videoarte da América Latina em exposição em Moscou!

🎥 Na "Videobrasil. Não Precisa de Tradução", as pessoas podem acompanhar o desenvolvimento das tecnologias de mídia da Argentina, da Colômbia, da Etiópia e da Indonésia. Os curadores dividiram o espaço em quatro partes, cada uma correspondendo a um período de tempo: anos 1980, anos 1990, anos 2000 e anos 2010.

📍Veja mais aqui.

Embaixada da Rússia no Brasil

28 Dec, 12:19


🇷🇺 Entrevista do Embaixador da Federação da Rússia no Brasil, Alexey Labetskiy, ao Centro Analítico da TASS. (25 de dezembro, 2024)

Principais trechos:

🤝 O Brasil é um parceiro estratégico da Rússia. Nossas relações vêm se desenvolvendo de forma dinâmica há mais de duas décadas. Além disso, em todas as esferas - comercial e econômica, de investimentos, política, política externa, cultural e esportiva.

• Neste ano, os contatos políticos se desenvolveram de forma muito dinâmica, tanto em nível bilateral quanto nos formatos do #G20 e do #BRICS. Os ministros russos dos Negócios Estrangeiros, das Finanças e da Cultura, e o Procurador-Geral visitaram o Brasil durante esse período. Os parlamentares brasileiros participaram de todos os eventos parlamentares organizados no âmbito do BRICS. Altos representantes encarregados de questões de segurança se reuniram repetidamente.

• Quanto ao futuro próximo de nossas relações bilaterais, entendemos a necessidade de expandir ainda mais os formatos de cooperação política e econômica, incluindo investimentos.

❗️ Nossos parceiros no Ministério das Relações Exteriores do Brasil são diplomatas experientes, bem informados e pragmáticos, e a linha de política externa que eles seguem é uma defesa consistente dos princípios consagrados na Constituição Federal, princípios que eles vêm implementando há quase quatro décadas - ou seja, durante todo o recente período democrático do desenvolvimento do Estado brasileiro.

🌐 Basta olhar para o documento final do G20 para perceber o quanto ele realmente reflete o estado das coisas na arena internacional hoje, o quanto ele realmente corresponde às metas que os brasileiros declararam para sua presidência do G20. Essas metas são a luta contra a fome e a pobreza, a reforma da governança global, os avanços tecnológicos e assim por diante.

• A formação e a apresentação do BRICS em uma nova composição ampliada foi um desafio para a nossa presidência. Nós o vencemos com sucesso. A Declaração de Kazan captura todos os novos momentos do BRICS e a importância que a associação adquiriu no mundo global de hoje. BRICS, sem o qual hoje é impossível imaginar um mundo multipolar, sem o qual é impossível imaginar um novo sistema de governança global.

🇧🇷 Em essência, o Brasil moderno é uma superpotência regional capaz de exercer uma influência significativa e, às vezes, decisiva sobre o estado das coisas no mundo.

#RússiaBrasil

Embaixada da Rússia no Brasil

27 Dec, 18:25


🇷🇺🤝🇧🇷 Uma nova coleção ilustrada de contos folclóricos russos e brasileiros foi apresentada em dezembro do ano corrente na cidade de Uliánovsk, Rússia. A publicação contém dez contos: cinco russos e cinco brasileiros, todos em russo e em português.

📚 Os contos de fadas russos que figuram no livro são “Morozko”, “Kolobok”, “Teremok”, “Masha e o Urso” e “Mingau de Machado”. Já os contos folclóricos brasileiros incluem “Caipora”, “Iara”, “Saci Pererê”, “Boitatá” e a história sobre o espírito protetor da floresta “Curupira”.

💬 “O principal objetivo da publicação é contar às crianças a cultura de outro país por meio de contos de fadas”, disse a gerente de projetos de cooperação internacional juvenil “Rússia-Brics”, Kira Ivanova. “A Rússia e o Brasil são distantes, separados por um oceano, sabemos pouco um do outro. Os contos de fadas são uma ferramenta ideal para estudar a vida dos povos, sua cultura e história”, acrescentou.

Embaixada da Rússia no Brasil

27 Dec, 12:38


🎄 В школе Посольства России в Бразилии при поддержке Россотрудничества прошла новогодняя елка для детей соотечественников (26 декабря)

🎭 Ученики школы Посольства представили новогодний спектакль "Вдребезги. Путешествие по ту сторону сказки", с театральными и музыкальными постановками высшего класса!

🎅 После незабываемого выступления гости насладились традиционными угощениями и чаем из настоящего самовара и сфотографировались с Дедом Морозом и Снегурочкой!

В конце мероприятия Посол России в Бразилии Алексей Казимирович Лабецкий поблагодарил юных артистов и поздравил присутствующих с Наступающим Новым Годом!

Embaixada da Rússia no Brasil

26 Dec, 21:21


⚡️ Entrevista do Ministro dos Negócios Estrangeiros da Rússia Sergey Lavrov às mídias russas e estrangeiras (26 de dezembro de 2024)

Principais trechos:

#Multipolaridade #RússiaChina.

🇷🇺🇨🇳 A Rússia e a China representam de fato um fator de estabilização nas relações internacionais. Como exemplo do impacto positivo de Pequim e Moscou na parada internacional, citarei a interação do #BRICS.

A popularidade do BRICS é enorme. Delegações de 35 países e líderes de seis organizações multilaterais, incluindo as Nações Unidas, participaram da cúpula de Kazan. Essa representação fala da autoridade dessa estrutura, do crescente interesse na aproximação com a associação de outras organizações do Sul e do Leste Global, que aderem a uma linha independente nos assuntos internacionais.

❗️ Estou convencido de que o desenvolvimento sustentável do mundo multipolar é impossível sem o estabelecimento de interações entre essas associações de um novo tipo, onde não há “líderes” e “wingmen”, não há “chefes”, não há ordens a serem obedecidas, como vemos na União Europeia e na OTAN.

Espero que um mundo multipolar pressuponha a participação de nossos colegas ocidentais nesses processos. <...>

Promover a interação de informações dentro do BRICS é importante para fortalecer a posição da associação e do Sul Global em geral nas estruturas universais. Essas estruturas são a #ONU, a #ATEC, a #SCO, o G20 e outros formatos. Em todas elas, o nexo Rússia-China desempenha um papel importante e consolidador para os Estados do Sul Global.

#AméricaLatina

🌐 As relações entre a Rússia e a América Latina e o Caribe têm sido tradicionalmente amistosas. Os russos e os latino-americanos têm uma simpatia mútua de longa data. O respeito mútuo também é evidente em sua atitude em relação à cultura mundial e à cultura um do outro. Isso une firmemente nossos povos.

Estamos recebendo um sinal da grande maioria dos países latino-americanos de que eles estão interessados em fortalecer e expandir sua parceria com a Federação da Rússia.

Nossos laços são baseados na igualdade, no benefício mútuo e no respeito. Não há ideologia ou doutrinas, seja a Doutrina Monroe ou qualquer outra. <...>

🤝 Temos bons planos para o próximo ano. Estamos planejando uma série de visitas mútuas, desenvolvendo nossas relações não apenas bilateralmente, mas também com estruturas regionais como #SELAC, #ALBA, #CAIS, #MERCOSUR, #CARICOM e muitas outras. <...>

Apesar da pandemia do coronavírus e da guerra de sanções desencadeada pelo Ocidente, nosso volume de negócios com a América Latina é estável e tem se mantido estável nos últimos anos. Nossos principais parceiros comerciais são Brasil, México, Equador, Argentina, Colômbia e Chile. Estamos interessados em expandir nossas relações comerciais e de investimento com a Nicarágua e a Venezuela, que são as mais seriamente afetadas pelas sanções ilegais impostas pelos Estados Unidos.

Estamos implementando projetos bilaterais com vários países em diversas áreas, inclusive em alta tecnologia. Estamos interessados em que os países do continente fortaleçam seus contatos com a EAEU.

Atualmente, temos quase 5.000 estudantes latino-americanos estudando aqui com bolsas de estudo do Estado russo.

☝️ Entre as características únicas de nossa cooperação está o fato de que 27 dos 33 países da América Latina e do Caribe têm acordos de isenção de visto com a Rússia para nossos cidadãos. Esse é um recorde em termos percentuais em comparação com outras partes do mundo.

Embaixada da Rússia no Brasil

25 Dec, 13:09


🇷🇺 A Rússia é famosa por sua rica história, cultura vibrante e paisagens de uma diversidade de tirar o fôlego. Sua mistura única de tradição e modernidade a torna um destino cativante para estudantes internacionais.

📊 A cada ano, mais de 300.000 estudantes de todo o mundo escolhem o nosso país para cursar o ensino superior, e esse número continua crescendo.

❗️ Gostaria de estudar de graça em uma das melhores universidades da Rússia? A campanha de admissão já está aberta e vai até 15 de janeiro de 2025.

Não perca a chance! Registre-se e envie sua inscrição em education-in-russia.com para ter a chance de #EstudarNaRussia.

🤝 Precisa de ajuda? Assista ao nosso vídeo tutorial passo a passo para orientá-lo durante o processo.

Embaixada da Rússia no Brasil

24 Dec, 14:02


❤️ Caros amigos!

🎄 A Embaixada gostaria de desejar um feliz Natal a todos que estarão celebrando esse feriado sagrado hoje à noite!

🎉 Embora na Rússia o Natal seja comemorado, de acordo com a tradição ortodoxa, no dia 7 de janeiro, gostaríamos de desejar àqueles que estão comemorando o Natal hoje uma noite maravilhosa!

🎁 Como nosso presente, aceite estas vistas deslumbrantes de Moscou no inverno.

Embaixada da Rússia no Brasil

23 Dec, 19:01


🇷🇺 Respostas do Presidente Vladimir Putin às perguntas do jornalista Pavel Zarubin (20 de dezembro de 2024)

Pergunta: Nos últimos dias do governo Biden, eles não estão escondendo o fato de que, nesses últimos dias, querem literalmente encher o regime de Kiev até o pescoço [com armas bélicas] - já existem milhares de mísseis lá. <...> Como você se posiciona em relação a isso? E depois que eles enterraram as relações entre os EUA e a Rússia no buraco mais fundo, há alguma maneira de sair dele?

💬 Putin: Tudo pode ser feito se houver o desejo. Nós nunca perdemos esse desejo.

Não importa como a história se desenrola, ela sempre assume uma nova forma, dependendo da mudança da situação. Vamos nos lembrar do século XIX.

Depois da Guerra da Crimeia, quando várias restrições foram impostas à Rússia, muitos no Ocidente disseram que a Rússia não percebeu, deveria ter reagido a algumas injustiças que aconteciam no mundo e que estava se isolando.

⚡️ O Chanceler e Ministro dos Negócios Estrangeiros da época [A.M. Gorchakov] enviou um despacho a todas as nossas missões diplomáticas na Europa, onde estava escrito como reagir a essas declarações. As palavras eram famosas: “A Rússia não está com raiva, a Rússia está se concentrando”.

E, gradualmente, à medida que a Rússia se concentrava, ela recuperou todos os seus direitos no Mar Negro e se fortaleceu, e assim por diante. Essa Guerra da Crimeia é chamada por alguns historiadores especializados de Guerra Mundial Zero. Em seguida, houve a Primeira e depois a Segunda.

☝️ Tudo muda, apenas os interesses permanecem inalterados, os interesses, nesse caso, da Rússia e de seu povo. Se percebermos que a situação está mudando de tal forma que há uma oportunidade e perspectivas de estabelecer relações com outros países, estaremos prontos para isso. A questão não é sobre nós, mas sobre eles. Mas não em detrimento dos interesses da Federação da Rússia.

Passamos por um período na história recente em que nossas gerações anteriores de políticos, em minha opinião, chegaram a destruir seu próprio país na esperança de que a Rússia se tornasse parte do chamado mundo civilizado. E esse “mundo civilizado” só queria isso, porque assim que o potencial da Rússia diminuiu, enfraqueceu, eles começaram a acabar com ela, em vez de torná-la uma parceira igual. <...>

Se estabelecermos relações com alguém, nós as estabeleceremos somente com base nos interesses do Estado russo.

Pergunta: A Terceira Guerra Mundial já está em andamento?

💬 Putin: Sabe, não há necessidade de assustar ninguém. Há muitos perigos e eles estão aumentando.

Sempre responderemos a qualquer desafio. Quando nossos adversários e parceiros atuais ouvirem isso, entenderem, perceberem, então também perceberemos que precisamos buscar compromissos.

Estamos prontos para buscar esses compromissos, mas sem comprometer nossos interesses.

Pergunta: O senhor disse hoje que a decisão [de iniciar a Operação Militar Especial] deveria ter sido tomada antes. Quanto tempo antes? E por que antes?

💬 Putin: Provavelmente é impossível dar uma data e um prazo específicos. De qualquer forma, deveríamos ter nos orientado mais cedo e percebido que nossos oponentes não iriam implementar os acordos de Minsk, que eles estavam simplesmente nos guiando pelo nariz.

Mais tarde, os líderes ocidentais admitiram isso. Eles declararam publicamente que não tinham intenção de implementar os acordos de Minsk, que iriam atingir apenas um objetivo - dar tempo para que a forças armadas da Ucrânia se rearmasse a fim de prepará-la para futuras hostilidades.

☝️ Se eles estavam dando a eles a oportunidade de se prepararem para futuras hostilidades, então estavam contando com eles para começar. <...> Nós, ao percebermos isso, tivemos que agir de forma mais decisiva e oportuna. <...>

❗️ Simplesmente, um crime pode ser cometido por ação ou inação. Nossa inação teria sido um crime contra os interesses da Rússia e de seu povo.

Embaixada da Rússia no Brasil

23 Dec, 16:00


Respostas principais da Entrevista do Embaixador Alexey Labetskiy à R7 concedida em São Paulo, no âmbito do encerramento do projeto "Russian Seasons". (18 de dezembro, 2024)

Pergunta: Quais seriam as condições de uma possível negociação [com a Ucrânia]?

💬 Alexey Labetskiy: Negociação é uma coisa que agora não existe, porque está proibida pelos próprios ucranianos. Nós já negociamos com eles. Qual foi o resultado? Chegou o rapazinho do além-mar e disse pronto, vamos combater. E eles começaram a combater.

Pergunta: Como o Senhor analisa esse conflito, se tivesse que explicar a um brasileiro comum?

💬 Alexey Labetskiy: Forças que gostariam de enfraquecer a Rússia utilizaram essa situação. Nós não vamos aceitar isso.

Pergunta: Com relação ao BRICS, quais foram os avanços?

💬 Alexey Labetskiy: O avanço do Brics é uma coisa marcante. Todos compreendem que, no mundo atual, a existência do BRICS, como um formato de diálogo muito forte entre os países que conseguiram criar a sua própria identidade, é importantíssima. E isso foi provado durante a presidência sul-africana, isso foi comprovado durante a presidência russ. Nós agora entregaremos a presidência para os irmãos do Brasil (Brasil assume a presidência do BRICS em 2025).

Estamos convencidos de que o BRICS, como eu já disse, permite aos países de grande influência na área internacional de defender os seus interesses, baseando-se no consenso e na compreensão mútua dos problemas que existem, criando o mundo multipolar, onde os objetivos de tarefas de cada um dos mundos serão observados. O que não existe hoje.

Pergunta: Como o senhor vê a crítica de Trump sobre o uso de outra moeda que não seja o dólar em transações comerciais internacionais...

💬 Alexey Labetskiy: Isso é um problema de Trump. Sabe, isso é um problema de Trump. O único conselho que eu posso dar a Trump é de se ocupar do grande déficit orçamentário americano.

Pergunta: Mas a ameaça de taxar o Brics...

💬 Alexey Labetskiy: É só ameaça. Sabe, como já disse, o maior problema financeiro de Trump não é problema de pagamentos do BRICS. O problema é do déficit orçamentário americano, que é de quantos trilhões? Quanto é o déficit americano? Verifica. Se esse déficit existisse no Brasil, a senhora estava já sem nada a comer. Esse é o problema de Trump. Essas falas são dele.

Pergunta: Como o senhor vê a nova ordem mundial?

💬 Alexey Labetskiy: A nova ordem mundial é onde os direitos e objetivos de todos os Estados estão os anulados, onde as leis não são criadas pelos sete países mais desenvolvidos, entre aspas os desenvolvidos. Onde os interesses de todos eles são observados. Vamos lembrar a carne brasileira e a Europa.

Pergunta: Como está a relação Rússia e Brasil e quais as perspectivas para os próximos anos?

💬 Alexey Labetskiy: Eu penso que as relações entre a Rússia e o Brasil estão ótimas. Nós estamos desenvolvendo essa parceria estratégica que une os nossos países há mais de 20 anos. Neste ano, trabalhamos muito juntos no G20, no Brics e nos contatos permanentes entre os líderes, o presidente Putin e o presidente Lula, que é uma coisa importante para as nossas relações.

Nós realizamos a comissão-conjunta e nós esperamos que as relações comerciais, políticas, culturais e desportivas possam se desenvolver no ano que vem, sem qualquer dúvida.

🩰 Eu gostaria de dizer que, no ano que vem, nós vamos festejar 25 anos da Escola Bolshoi Brasil, em Joinville (SC), que é uma escola de dança clássica. Isso é um exemplo dos êxitos que nós podemos conseguir, também no âmbito do comércio e do investimento.

🔖 Leia na integra

Embaixada da Rússia no Brasil

23 Dec, 12:55


◾️ Na noite de 21 de dezembro, um grave acidente rodoviário envolvendo um ônibus de passageiros, um caminhão e um carro ocorreu próximo à cidade de Teófilo Otoni, no estado de Minas Gerais. O trágico acidente causou a morte de 41 pessoas, incluindo uma criança, e outras 11 ficaram feridas.

🕯 A Rússia expressa suas sinceras palavras de solidariedade e apoio às famílias e amigos das vítimas, e deseja uma rápida recuperação a todos os feridos.

Embaixada da Rússia no Brasil

04 Dec, 17:01


⚡️ Nesta segunda-feira (2 de dezembro 2024), O Ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, recebeu a diretoria da Rosatom, maior empresa nuclear da Rússia, e iniciou conversas para o desenvolvimento de parcerias, aproveitando a expertise russa no tema e buscando investimentos em estudos para o conhecimento do potencial mineral brasileiro. Atualmente, o Brasil possui a 7ª maior reserva de urânio no mundo, apesar de conhecer apenas 26% do seu subsolo.

💬Estamos dando início ao novo processo de estruturação da energia nuclear brasileira, uma energia firme e com baixo impacto ambiental. O presidente Lula está liderando, com firmeza, o renascimento da energia limpa no Brasil. A política pública de urânio do Brasil fará o mesmo com a energia nuclear, de forma responsável, segura, sustentável e benéfica para o povo brasileiro”, afirmou o ministro.

O Ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, tem trabalhado para o fortalecimento da cadeia de energia nuclear no Brasil, avançando na elaboração de uma política para a mineração do urânio até a produção de pequenos reatores nucleares. O ministro acredita que o Brasil tem potencial para alcançar a terceira maior reserva de urânio no mundo.

👆 Segundo o ministro, o desenvolvimento da energia nuclear no Brasil pode trazer vários usos benéficos para a indústria do Brasil, para os sistemas isolados e para o crescimento econômico e tecnológico brasileiro.

Os pequenos reatores nucleares podem reduzir o custo com transmissão de energia elétrica e aumentar a segurança do atendimento em regiões com sistemas isolados. Para isso, é preciso acelerar a cadeia de mineração de urânio, desde a pesquisa, lavra e concentração até o desenvolvimento da cadeia energética com a produção de combustível nuclear”, explicou Silveira.

❗️ O crescimento do setor nuclear em escala global é uma realidade. Atualmente, existem cerca de 60 reatores nucleares em construção no mundo todo e muitos em planejamento. Além disso, existe também o compromisso internacional firmado na COP 28, em Dubai, onde 22 países se comprometeram a triplicar a geração nuclear até 2050.

Durante a reunião com a Rosatom, foi construído um cronograma de trabalho junto à empresa. A expectativa é de que, até o final de 2025, o grupo de trabalho chegue a um acordo final para a cooperação na área nuclear.

🇷🇺🤝🇧🇷Contamos com a experiência da Rosatom para uma cooperação positiva e equilibrada entre as empresas brasileiras e russas. Que nosso objetivo conjunto gere crescimento tecnológico robusto e seguro”, disse o ministro.

De acordo com a delegação, há potencial de 1,1 GW de geração nuclear no Brasil até 2035, sendo 0,6 GW na modalidade onshore, com 12 reatores, e 0,5 GW offshore, com 10 reatores.

Embaixada da Rússia no Brasil

02 Dec, 19:59


⛓️ Hoje o mundo celebra o Dia Internacional para a Abolição da Escravidão.

A escravidão é um dos episódios mais terríveis e trágicos da história da humanidade. Por mais de quatro séculos, os países ocidentais enriqueceram explorando milhões de homens, mulheres e crianças inocentes, tirados à força do continente africano.

Portugal, França, Grã-Bretanha e Holanda desempenharam o papel predominante no comércio de escravos. O tráfico humano em grande escala para a América começou no século XVII, com escravos chegando a representar 40% da população em alguns estados na época em que os EUA conquistaram a independência.

👉 Nos países do norte, os escravos eram geralmente usados como empregados domésticos ou trabalhadores braçais e, no sul, eram forçados a trabalhar em plantações para o cultivo de índigo, tabaco, algodão ou arroz. As leis dos EUA consideravam os escravos como patrimônio pessoal e protegiam os direitos dos proprietários de escravos. Assim, a exploração de escravos desempenhou um papel fundamental no surgimento do capitalismo norte-americano.

A renúncia à escravidão nos EUA foi lenta e dolorosa. Ela foi realizada somente em 1865, após o fim da sangrenta Guerra Civil. Entretanto, a escravidão não foi totalmente erradicada, pois a maioria dos estados do sul aprovou leis que permitiam aos proprietários de plantações anexar ex-escravos às suas propriedades. Além disso, foram adotadas leis de segregação em algumas partes do país que privavam os afro-americanos de vários direitos civis. Essas restrições foram suspensas somente na década de 1960.

🇺🇳 De acordo com dados da ONU, cerca de 17 milhões de pessoas foram levadas à força da África durante toda a história do comércio de escravos, o que o caracteriza como um dos maiores crimes da história humana. Ao mesmo tempo, o imenso dano infligido ao potencial econômico da África é estimado em US$ 777 trilhões pela Comissão Africana de Reparações.

Atualmente, o Ocidente prefere abafar esses trágicos acontecimentos. Os descendentes dos colonialistas ainda não pagaram indenização pelos danos infligidos; além disso, nem sequer pediram desculpas aos povos da África.

🇷🇺 O combate ao neocolonialismo é uma prioridade para a Rússia na promoção da cooperação com o continente africano. A Rússia apoia os Estados africanos em seus esforços para finalmente concluir o processo de descolonização e defende um exame minucioso das consequências do comércio de escravos nas principais organizações internacionais.

Embaixada da Rússia no Brasil

30 Nov, 12:01


⚡️ Discurso de Ministro Sergey Lavrov na Mesa-Redonda com os Embaixadores acreditados em Moscou: “A Crise Ucraniana. Espaço de informação global” (Moscou, 29 de novembro de 2024).

O “Ocidente Coletivo” há muito tempo usa métodos de guerra de informação e distorção de informações para realizar suas tarefas geopolíticas “sujas”.

Deixe-me dar um exemplo histórico. <...> No final do século 18 e início do século 19, uma Bíblia especial foi publicada para as colônias britânicas <...>. Nos estudos bíblicos mundiais, ela recebeu o nome de “A Bíblia Dos Escravos”. 90% do Antigo Testamento e 50% do Novo Testamento foram cortados. Em nome da escravização das almas de milhões de escravos, os antecessores dos liberais ocidentais de hoje censuraram as Escrituras Sagradas, eliminando seções que poderiam incutir nos trabalhadores escravos a perigosa ideia de que todos são iguais perante Deus. As “Bíblias dos escravos” eram produzidas desde o início do século XIX em Londres.

Pouca coisa mudou desde então.

🔻 Hoje, o regime de Kiev, sob o controle direto dos anglo-saxões e seus satélites da OTAN, age de acordo com as práticas coloniais britânicas, usando muitas técnicas da moderna ideologia ultraliberal do Ocidente. Como, por exemplo, a “cultura do cancelamento”. Na mesma linha está a reescrita sistemática e a falsificação pelos propagandistas ucranianos de seu próprio passado, incluindo o apagamento de capítulos inteiros dos livros didáticos de história. <...>

🔻 Os estados do “Ocidente coletivo”, que falam muito sobre liberdade de expressão, pluralismo, democracia, na prática demonstram uma intolerância flagrante a qualquer ponto de vista alternativo. Nesse contexto, o principal alvo de seus ataques são, previsivelmente, as publicações russas, como a RT e a Sputnik. <...>

👉 Mais recentemente, a Alemanha proibiu a transmissão do Perviy Kanal, basicamente expulsando um grupo de jornalistas. Nós reagimos de acordo. Esse tipo de coisa acontece todos os dias. <...>

A frente da mídia continua sendo uma das principais frentes da campanha agressiva conduzida pelo “Ocidente coletivo” contra a Rússia e na outros estados da Maioria Mundial que seguem uma linha independente em assuntos internos e externos. A Ucrânia se transformou em outro “campo de testes” tanto para o uso quanto para o “teste” de métodos sofisticados de manipulação da consciência pública. <...>

Washington, Londres e as capitais da UE continuam a justificar os crimes de seus subordinados na Ucrânia. Elas usam sua própria mídia como um recurso poderoso, bloqueando fontes de notícias “indesejáveis”. Estão fazendo todo o possível para paralisar a atividade das estruturas multilaterais de direitos humanos. Os jornalistas russos que morreram nas mãos dos ucronazistas não são mencionados no Ocidente de forma alguma. <...>

❗️ Estruturas como a UNESCO, a OSCE e o Conselho da Europa são obrigadas, segundo seus estatutos, a garantir a ordem na proteção dos direitos humanos em geral e da segurança dos jornalistas. Nos últimos anos, elas provaram sua total falta de princípios e incapacidade.

Nenhuma guerra de informações, mentiras e “falsificações” ajudarão o regime neonazista em Kiev. As metas e os objetivos da operação militar especial serão alcançados.

Mas qualquer solução para o conflito ucraniano não será duradoura se suas causas fundamentais não puderem ser eliminadas. Essas causas incluem, antes de tudo:

▪️ a criação de ameaças de longo prazo à segurança da Rússia a oeste por meio da expansão da OTAN,

▪️ tentativas de absorver a Ucrânia na Aliança do Atlântico Norte,

▪️ ações sistemáticas do regime de Kiev para exterminar os direitos dos russos e dos cidadãos que falam russo <...>.

🇨🇳 🤝 Falando sobre as causas fundamentais, gostaria de chamar a atenção para a iniciativa do presidente chinês Xi Jinping sobre segurança global. <...> Um dos principais princípios dessa iniciativa de segurança global é que, em qualquer conflito, os esforços devem ser direcionados para identificar e abordar suas causas básicas.

Embaixada da Rússia no Brasil

29 Nov, 21:00


✍️ Ivan Búnin foi um escritor marcado por contradições. Nascido no século 19 e apegado ao passado, foi um dos grandes nomes da prosa do século 20. Viveu grande parte de sua vida na Rússia, mas foi no exterior, como escritor exilado, que recebeu seu maior reconhecimento, o prêmio Nobel de Literatura em 1933. Ivan Búnin é figura central para se entender o que foi o exílio russo do início do começo do século 20.

O volume, dividido em três partes, traz contos curtíssimos e uma pequena novela, sempre tematizando o amor em sua multiplicidade. E chega agora, pela primeira vez, aos leitores brasileiros pela Ars et Vita e com tradução direta de Irineu Franco Perpetuo. A edição conta ainda com o ótimo prefácio da professora Elena Vássina, da Universidade de São Paulo.

🇷🇺 🔖 A característica marcante de "Alamedas Escuras" é a descrição das paisagens naturalmente russas. Búnin se vê como um herdeiro do século 19 e deseja manter viva a grandiloquente literatura de Tolstói e Turguêniev, por isso localiza esse seu único livro de contos no seu país natal, a antiga Rússia imperial que havia tantos anos não existia mais e era apenas um retrato na memória dos russos exilados em Paris.

Embaixada da Rússia no Brasil

29 Nov, 15:23


🤩🤩🤩 ⚡️ O Vice-Ministro dos Negócios Estrangeiros da Federação da Rússia, o Sherpa da Rússia no BRICS Sergey Ryabkov realizou a reunião final dos sherpas e sous-sherpas dos países BRICS no âmbito da Presidência russa rotativa do bloco em 2024. (26-28 de novembro, cidade de Ekaterinburg)

Durante a reunião foram resumidos os resultados do trabalho conjunto nos principais domínios de cooperação nos países BRICS, incluindo

🔻 política e segurança,
🔻 economia e finanças,
🔻 contatos culturais e humanitários.

Mais de 250 eventos de vários níveis tiveram lugar no âmbito da presidência russa. O mais importante foi a Cúpula de Kazan, em 22-24 de outubro de 2024, que marcou a abertura de uma nova etapa no desenvolvimento do BRICS.

🤝 Realizaram-se importantes reuniões de Ministros dos Negócios Estrangeiros, representantes de alto nível responsáveis por questões de segurança nacional e mais de duas dezenas de reuniões a nível ministerial.

Foi reafirmado um esforço comum para reforçar a coordenação nas arenas internacionais, incluindo em:

• reforma da governação mundial e do sistema monetário e financeiro mundial,

• combate aos desafios e ameaças actuais, incluindo o terrorismo, a corrupção e o tráfico de drogas ilegais. <...>

⚡️ Os participantes delinearam diretrizes para o reforço institucional e a consolidação da parceria estratégica do BRICS. As partes debateram questões práticas de cooperação, tendo em conta a decisão tomada na Cimeira de Kazan de criar uma categoria de Estados parceiros. As partes manifestaram o seu empenhamento em desenvolver um diálogo com os países do Sul e do Leste Global no formato "outreach"/"BRICS Plus". <...>

Os participantes da reunião registaram o valor prático das iniciativas lançadas durante a presidência rotativa russa, tais como a Bolsa de Cereais BRICS, as Plataformas Geológicas e de Investimento.

Sublinharam a necessidade de intensificar a cooperação no sector financeiro, sobretudo para aumentar a quota-parte das moedas nacionais nas liquidações mútuas, bem como no âmbito dos mecanismos estabelecidos no domínio dos transportes e da medicina nuclear. <...>

🇧🇷 A parte brasileira informou sobre as prioridades da sua presidência do BRICS, que terá início em 1 de janeiro de 2025 e será realizada sob o lema "Reforçar a cooperação entre os países do Sul Global para uma governação mais inclusiva e sustentável".

Embaixada da Rússia no Brasil

25 Nov, 18:01


#Anúncio

⚖️ O VIII Ditado de Direito (a prova online jurídica para testar os seus conhecimentos) de toda a Rússia será realizada de 3 a 12 de dezembro.

O Ditado é um evento educativo anual destinado a chamar a atenção para as questões da literacia jurídica.

🌐 Qualquer pessoa pode participar no Ditado: o formato online está disponível para utilizadores de todo o mundo, bem como uma escolha de línguas: não só o russo, mas também versões em inglês, chinês, português, árabe e espanhol.

O ditado está dividido em três blocos temáticos: "Básico", "Profissional" e "Negócios". Para além das tarefas do teste, o Ditado incluirá perguntas em vídeo de advogados, personalidades estatais e figuras públicas.

⚡️ Após a conclusão do teste, cada participante poderá receber um certificado de aprovação no Ditado com um resultado personalizado.

👉 Participar

Embaixada da Rússia no Brasil

25 Nov, 13:34


🍂🏔️ O que há de melhor do que o outono de Altai para começar uma semana produtiva?

🇷🇺 Como não gostar da natureza tão diversa e bela da Rússia?

Embaixada da Rússia no Brasil

23 Nov, 15:39


🇧🇷 O Brasil lidera a Expedição Internacional de Circum-Navegação Costeira Antártica, que partiu nesta sexta-feira para uma jornada de dois meses ao redor do continente antártico.

🌐 A missão reúne 61 pesquisadores de sete países, incluindo Rússia, Brasil, Chile, China e Peru. Desses, 27 são brasileiros, vinculados a instituições ligadas ao Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia da Criosfera e ao Programa Antártico Brasileiro.

A expedição é comandada pelo pesquisadorJefferson Cardia Simões, do Centro Polar e Climático da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

🇷🇺🚢 A jornada científica será realizada no navio quebra-gelo Akademik Tryoshnikov, do Instituto de Pesquisa Ártica e Antártica da Rússia, projetado para operar em condições extremas de gelo.

Os cientistas percorrerão cerca de 20 mil quilômetros, com o objetivo de chegar, pela primeira vez, o mais próximo possível da costa antártica para coletar dados inéditos sobre a atmosfera, geofísica, glaciologia, biologia e oceanografia. A equipe também investigará os impactos das mudanças climáticas nos ecossistemas da região.

Embaixada da Rússia no Brasil

22 Nov, 20:01


🏅 No próximo ano de 2025, nosso país celebrará 80 anos desde a vitória na Grande Guerra Patriótica.

O logotipo oficial da comemoração mostra a escultura de Yevgeny Vuchetich “A Mãe Pátria Está Chamando" - um dos monumentos mais altos do mundo, a peça central do conjunto “Aos Heróis da Batalha de Stalingrad” no Mamaev Kurgan na cidade de Volgograd.

#Vitória80

Embaixada da Rússia no Brasil

22 Nov, 13:41


🇷🇺 Rinat Alyautdinov, Embaixador da Rússia na #UNESCO, no Conselho Intergovernamental do IPDC:

📍 A Rússia rejeita categoricamente o relatório do Diretor-Geral sobre a segurança dos jornalistas, que ignora completamente os assassinatos de jornalistas russos em 2022-2023.

📍 Somente nesses dois anos, Daria Dugina, Vladlen Tatarsky, Oleg Klokov, Rostislav Zhuravlev e Boris Maksudov foram assassinados pelo regime de Kiev, sendo que as informações sobre seus assassinatos foram transmitidas ao Secretariado por meio de canais diplomáticos.

📍 O relatório do Diretor-Geral não reflete a situação real relacionada à segurança dos jornalistas, baseia-se em “fatos” não confiáveis e torna-se uma fonte de desinformação.

📍 A abordagem seletiva do Diretor Geral ao responder aos assassinatos na mídia é uma violação direta das decisões da Conferência Geral e do Conselho Executivo de “condenar o assassinato de jornalistas sem distinção”.

📍 Pedimos aos países membros do IPDC que tomem medidas decisivas para superar o comportamento arbitrário do Secretariado e a divisão dos participantes da UNESCO em grupos opostos, o que vai contra os ideais e princípios da Organização.

Embaixada da Rússia no Brasil

21 Nov, 20:31


⚡️ Declaração do Presidente da Federação da Rússia

💬 Vladimir Putin: Gostaria de informar o pessoal das Forças Armadas da Federação da Rússia, os cidadãos de nosso país, nossos amigos em todo o mundo, bem como aqueles que continuam a alimentar ilusões sobre a possibilidade de infligir uma “derrota estratégica à Rússia”, sobre os eventos que estão ocorrendo hoje na zona da operação militar especial, ou seja, após o uso de armas de longo alcance de fabricação ocidental em nosso território.

Dando continuidade à escalada do conflito induzido pelo Ocidente na Ucrânia, os Estados Unidos e seus aliados da OTAN anunciaram anteriormente que estão autorizando o uso de seus sistemas de armas de longo alcance guiadas com precisão no território da Federação da Rússia.

Em 19 de novembro, seis mísseis tático-operacionais ATACMS fabricados nos EUA e, em 21 de novembro, em um ataque combinado de mísseis, os sistemas Storm Shadow fabricados na Grã-Bretanha e HIMARS fabricados nos EUA atingiram instalações militares nas regiões russas de Bryansk e Kursk. <...> Desde aquele momento, como enfatizamos repetidamente anteriormente, o conflito regional na Ucrânia provocado pelo Ocidente adquiriu elementos de caráter global. <...>

Mais uma vez, gostaria de enfatizar que o uso de tais armas pelo inimigo não pode afetar o curso das operações de combate na zona de operação militar especial. Nossas tropas estão avançando com sucesso ao longo de toda a linha de contato. Todas as tarefas que estabelecemos para nós mesmos serão cumpridas.

❗️ Em resposta ao uso de armas de longo alcance americanas e britânicas, em 21 de novembro deste ano, as Forças Armadas russas realizaram um ataque combinado em uma das instalações do complexo industrial de defesa ucraniano. As condições de combate incluíram um teste de um dos mais novos sistemas de mísseis russos de médio alcance 👉 nesse caso, com um míssil balístico em equipamento hipersônico não nuclear. Nossos engenheiros de mísseis o chamaram de “Oreshnik”.

Os testes foram bem-sucedidos, o objetivo do lançamento foi alcançado.

No território da Ucrânia, na cidade de Dnepropetrovsk, foi atingido um dos maiores e mais conhecidos complexos industriais desde os tempos da União Soviética, que até hoje produz equipamentos de mísseis e outras armas. <...>

Deixe-me lembrá-lo de que a Rússia se comprometeu voluntária e unilateralmente a não instalar mísseis de médio e curto alcance enquanto armas americanas desse tipo não aparecerem em nenhuma região do mundo.

⚠️ Repito: os testes ao vivo do sistema de mísseis "Oreshnik" estão sendo realizados por nós em resposta às ações agressivas dos países da OTAN contra a Rússia.

A questão da implantação adicional de mísseis de médio e curto alcance será decidida por nós, dependendo das ações dos Estados Unidos e de seus satélites.

Recomendo que as elites governantes dos países que estão elaborando planos para usar seus contingentes militares contra a Rússia considerem isso seriamente.

Não é preciso dizer que, quando escolhermos, se necessário e como medida de retaliação, alvos a serem atingidos por sistemas como o “Oreshnik” em território ucraniano, ofereceremos antecipadamente aos civis e também pediremos aos cidadãos de Estados amigos que estiverem lá que deixem as zonas de perigo.

Faremos isso por razões humanitárias - abertamente, publicamente, sem medo de oposição do inimigo, que também está recebendo essas informações. <...>

Atualmente, não há meios de combater essas armas.

☝️ Gostaria de enfatizar mais uma vez que não é a Rússia, mas os Estados Unidos que destruíram o sistema de segurança internacional e, continuando a lutar e a se apegar à sua hegemonia, estão empurrando o mundo inteiro para um conflito global.

Sempre preferimos e agora estamos prontos para resolver todas as questões controversas por meios pacíficos, mas também estamos prontos para qualquer desenvolvimento de eventos.

Se alguém ainda duvida disso, é em vão - sempre haverá uma resposta.

Embaixada da Rússia no Brasil

20 Nov, 19:45


🎷 Всемирно известный музыкант Игорь Бутман выступит в Бразилии с Московским джазовым оркестром и певицей Фантиной! Концерты состоятся 8 декабря в театре Prio в Рио-де-Жанейро и 11 декабря в театре B32 в Сан-Паулу. Гастроли прославленного коллектива завершат международный проект Министерства культуры Российской Федерации "Русские сезоны 2024”.

🎼 25-е юбилейное выступление Московского джазового оркестра за рубежом под руководством всемирно известного саксофониста Игоря Бутмана обещает представить лучшие хиты из более чем 10 альбомов, а также напомнить о сотрудничестве с авторитетными музыкантами мирового сообщества, такими как Чик Кореа, Джек ДеДжонетт, Джон Патитуччи, Уинтон Марсалис, Рэнди Брекер и другими.

Игорь Бутман - не просто виртуозный музыкант. За свою деятельность он получил несколько наград: премию Фонда американо-российского культурного сотрудничества и признание Института устойчивого диалога, а также звание народного артиста России и лауреата Государственной премии. Вместе с Херби Хэнкоком он был художественным соведущим на VII Международном дне джаза.

🇷🇺 Концерты Игоря Бутмана, Фантины и Московского джазового оркестра завершают международный культурный проект "Русские сезоны 2024”, направленный на развитие художественных программ и образовательных проектов, знакомящих зарубежную аудиторию с богатейшими традициями России.

Embaixada da Rússia no Brasil

20 Nov, 14:23


🎙️ Discurso e respostas a perguntas da imprensa de Sergey Lavrov sobre os resultados da Cúpula do G20 (Rio de Janeiro, 19 de novembro de 2024)

💬 A cúpula do G20 está hoje a chegar ao fim. <...> Creio que foram alcançados resultados positivos e acordos sólidos.

A criação de uma nova estrutura de coordenação - a Aliança Mundial de Luta contra a Fome e a Pobreza - foi apoiada. Trata-se de uma iniciativa pessoal do Presidente do Brasil, Sr. Lula da Silva. O seu objetivo é acelerar o progresso no sentido da erradicação total da fome, tal como exigido pelos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável, que há muito foram aprovados mas não foram implementados na prática, embora isso deva ser feito até 2030. <...>

🇷🇺🤝🇧🇷 A Rússia aderiu a este mecanismo. Já anunciámos que estamos a introduzir as nossas melhores práticas, incorporadas em programas de assistência aos países em desenvolvimento, no pacote de projetos a serem implementados sob os auspícios da aliança. Estamos a falar de programas de alimentação escolar e do desenvolvimento de explorações agrícolas. <...>

O #G20 deve basear-se nos princípios da Carta das Nações Unidas. Acima de tudo, o princípio da igualdade soberana dos Estados. Nunca foi esse o caso na política ocidental. Nunca respeitou a igualdade soberana. Agora a vida obriga-o a fazê-lo, dado que os países do #BRICS e outros Estados que cooperam com a associação estão a crescer a um ritmo muito mais elevado. <...>

📄 A Declaração foi adoptada. Trata-se de um documento abrangente. O principal é que ele reconhece as realidades modernas e está subordinado à tarefa principal e central - construir relações internacionais baseadas no multilateralismo, no pluralismo, na eliminação de todas as formas de desigualdade entre e dentro dos estados. <...>

A questão principal (para além da luta contra a fome, a pobreza e a desigualdade) é a reforma das instituições mundiais. A maior parte das delegações do Sul constatou o predomínio dos atores ocidentais nestas estruturas, que não podem reivindicar a exclusividade, em primeiro lugar por razões morais e, em segundo lugar, por razões da realidade contemporânea.

O mundo está a mudar radicalmente. Nas últimas décadas, adquiriu um novo "rosto".

🌐 Os BRICS representam 37% da economia global, o G7 caiu para menos de 30%. Este fosso continua a aumentar. Porque os países BRICS têm atualmente uma taxa média de crescimento de 4%, enquanto a taxa média de crescimento dos países do G7 é metade dessa taxa.

Recordamos a cúpula dos BRICS em Kazan, de 22 a 24 de outubro. Foi mencionada na maioria dos discursos do Sul Global. De acordo com as avaliações feitas aqui, demonstrou que a associação amadureceu ao ponto de formar um instrumento independente que não dependeria do Ocidente. Trata-se de mecanismos de pagamento, de liquidação, de compensação, de investimento, de troca e outros. Este trabalho foi lançado.
<...>

A Declaração confirma que é necessário elevar e reforçar a voz dos países da Maioria Mundial em todos os principais organismos políticos e económicos - desde o Conselho de Segurança da ONU ao Fundo Monetário Internacional, ao Banco Mundial, e ressuscitar a atividade plena da Organização Mundial do Comércio, onde o órgão de resolução de litígios (o principal órgão da OMC) está bloqueado e não pode desempenhar as suas funções porque os americanos o tomaram "refém" através de truques processuais. <...>

❗️ Familiarizei os meus colegas com o trabalho do nosso país na implementação da iniciativa do Presidente da Federação da Rússia, Vladimir Putin, de formar uma Grande Parceria Eurasiática com a participação da EAEU, da SCO, da ASEAN e de outras associações do nosso continente. Consideramos que esta iniciativa constitui uma base material para a formação de uma nova arquitetura de segurança euro-asiática, aberta a todos os países do continente.

Embaixada da Rússia no Brasil

19 Nov, 22:01


🎙 Das respostas do Ministro dos Negócios Estrangeiros da Rússia, Sergey Lavrov, a perguntas da comunicação social após a Cúpula do #G20 (19 de novembro de 2024):

Pergunta: Ministro dos Negócios Estrangeiros, gostaria de perguntar qual é a opinião da Rússia sobre a iniciativa brasileiro-chinesa de tentar promover um grupo de países para discutir um processo de paz na Ucrânia. <...> Estamos a assistir a uma escalada na Ucrânia com a decisão dos EUA de permitir o uso de mísseis de longo alcance para atingir o território russo. Então, nessas circunstâncias, eu gostaria de perguntar qual é a opinião da Rússia sobre essa iniciativa brasileiro-chinesa?

💬 Sergey Lavrov: Sobre a decisão dos Estados Unidos de permitir que o regime ucraniano use mísseis de até 300 quilómetros de comprimento. Nós lemos o que o New York Times publicou sobre isso. Ainda não há confirmação nem da Casa Branca nem do Pentágono, mas basicamente tomamos a nossa posição com base no que está a acontecer fisicamente. E, fisicamente, estão a ser utilizados ATACAMS, aparentemente com uma distância não superior a 300 quilómetros, incluindo esta madrugada na Rússia, contra o Oblast de Bryansk, na Rússia, que faz fronteira com a Ucrânia. E partimos do princípio de que isto está a acontecer e que qualquer modificação dos ATACAMS não pode ser utilizada sem peritos e instrutores americanos, incluindo dados de satélite, incluindo programação e definição de alvos.

O Presidente [russo] referiu este facto várias vezes. Se os mísseis de longo alcance vão ser aplicados a partir da Ucrânia em território russo, isso significa também que são operados por peritos americanos, peritos militares, e nós encararemos isto como uma fase qualitativamente nova da guerra ocidental contra a Rússia e reagiremos em conformidade. <...>

O Brasil 🇧🇷 e a China 🇨🇳 querem a paz. E não podemos deixar de nos congratular com esta intenção. No que diz respeito às actividades práticas deste grupo de amigos, este reuniu-se apenas uma vez em setembro e a reunião serviu para anunciar a criação deste grupo. Agora estão a planear convocar a primeira reunião para novembro, em Nova Iorque. Falei ontem com o Ministério chinês. Vamos acompanhar estas actividades.

Esperamos que este grupo tenha em conta a iniciativa do Presidente Xi Jinping de fevereiro de 2023. Foi uma iniciativa de segurança global, não sobre a Ucrânia, não sobre a Palestina, uma abordagem genérica a qualquer conflito. E uma das regras fundamentais formuladas nessa iniciativa de segurança global era, em qualquer conflito, procurar primeiro as causas profundas e concentrar-se na eliminação dessas causas.

☝️ Esperamos que a iniciativa sino-brasileira seja tida em conta, porque menciona a necessidade de implementar a Carta e de se orientar pela Carta das Nações Unidas. Discuti o assunto com os nossos amigos e espero que, quando elaborarem um roteiro, se é que o estão a planear, tenham em conta os princípios da Carta das Nações Unidas na sua totalidade e na sua inter-relação. <...>

E por falar na iniciativa sino-brasileira, ficámos ligeiramente surpreendidos quando soubemos que a França e a Suíça foram convidadas a estar presentes como observadores. A França <...> está na liderança da guerra através da Ucrânia contra a Federação da Rússia, e a Suíça não é neutra há muito tempo. <...> Sim, foi-nos dito pelos nossos amigos chineses e brasileiros que estariam apenas a observar, sem direito a falar, mas que fariam parte da conversa, do processo de qualquer forma. Por isso, levantamos estas preocupações e não achamos que seja necessário para o objetivo de unir o Sul Global para promover a paz na Ucrânia.

Embaixada da Rússia no Brasil

19 Nov, 14:18


🇷🇺🇨🇳 Em 18 de novembro, no Rio de Janeiro, à margem da Cimeira do G20, o Ministro dos Negócios Estrangeiros da Federação da Rússia, Sergey Lavrov, encontrou-se com o Ministro dos Negócios Estrangeiros da República Popular da China, Wang Yi.

As partes apreciaram muito o desenvolvimento do diálogo político e da cooperação prática entre a Rússia e a China num contexto de contínua turbulência no sistema mundial. Foi dada especial atenção à implementação dos acordos alcançados ao mais alto nível, nomeadamente durante a cimeira do BRICS em Kazan, bem como ao planeamento de novos contactos em vários formatos.

🌐 Os Ministros salientaram a importância de reforçar a coordenação da política externa entre Moscovo e Pequim nas instâncias internacionais, incluindo a ONU e o seu Conselho de Segurança, os BRICS, a SCO, o G20 e outros. As partes procederam a uma troca de pontos de vista aprofundada sobre uma vasta gama de questões da agenda mundial e regional.

A conversa decorreu de forma tradicionalmente confiante e construtiva, caraterística da parceria estratégica russo-chinesa.

#RússiaChina

Embaixada da Rússia no Brasil

18 Nov, 15:31


🇷🇺 Ministro dos Negócios Estrangeiros da Rússia, Sergey Lavrov, participa da primeira sessão da Cúpula do G20, “Inclusão Social e Combate contra Fome e Pobreza”

Embaixada da Rússia no Brasil

18 Nov, 15:18


🇷🇺🇧🇷 Ministro dos Negócios Estrangeiros da Federação da Rússia, Sergey Lavrov, chegou ao Museu de Arte Moderna no Rio de Janeiro, para participação da Cúpula dos Líderes do G20

Embaixada da Rússia no Brasil

17 Nov, 12:41


🇷🇺 Para a próxima participação do Ministro dos Negócios Estrangeiros da Federação da Rússia, Sergey Lavrov, na Cúpula do #G20:

A Cúpula do G20 terá lugar no Rio de Janeiro (Brasil) em 18-19 de novembro. A delegação russa na próxima reunião será chefiada pelo Ministro dos Negócios Estrangeiros da Federação da Rússia, Sergey Lavrov, sob as instruções do Chefe de Estado. Espera-se a presença da maioria dos líderes dos países membros do G20.

🌎 Brasília vê o G20 como o elemento central de um sistema policêntrico de relações económicas internacionais, caracterizado por um mecanismo eficaz de tomada de decisões graças a um número ótimo de participantes e ao princípio do consenso. O lema da primeira presidência brasileira deste fórum é "Construir um mundo justo e um planeta sustentável".

Os parceiros pretendem chegar a um acordo consensual na Cúpula do Rio de Janeiro. Esse resultado é visto sob o prisma do prestígio internacional do país. O principal resultado prático deverá ser uma declaração de liderança (um documento não assinado que é aprovado na ausência de objecções das partes). <...>

A Rússia participou ativamente na elaboração e aprovação dos aspectos organizacionais e substantivos do projeto brasileiro e já incluiu no banco de dados soluções nacionais avançadas nas áreas da segurança alimentar e da erradicação da pobreza.

🕊️ A reunião dos líderes no Rio de Janeiro será aberta com o lançamento oficial da Aliança Global de Luta contra a Fome e a Pobreza. A participação oficial planeada da Rússia nesta plataforma dará ao nosso país outra oportunidade de levantar a nível internacional os problemas que são atuais para a maioria global, em particular, os problemas de contrariar as sanções unilaterais ilegais e promover a nossa experiência nacional. <...>

A Rússia ocupa posições de liderança no G20, influenciando efetivamente o curso e a direção das negociações e o conteúdo dos acordos. Moscou considera esta plataforma como um fórum fundamental para a governação económica mundial. <...>

A Rússia tem defendido sistematicamente a necessidade existencial de despolitizar o G20. Este deve concentrar-se nas suas responsabilidades diretas de estimular o crescimento económico e o desenvolvimento sustentável. As tentativas dos opositores de trazer para a agenda do G20 questões de paz e segurança que ultrapassam o seu mandato são contraproducentes. Esta linha destrutiva impede o progresso em áreas substantivas e multiplica as linhas divisórias entre os membros.

❗️ A prioridade da Rússia é conseguir acordos construtivos baseados em consensos no G20 que tenham em conta os interesses de todos os Estados membros.

🤝 Moscou procura uma interpretação adequada e equilibrada dos objectivos de desenvolvimento sustentável, tendo em conta os interesses nacionais dos Estados. Procura utilizar eficazmente o G20 para impulsionar a democratização das estruturas financeiras e económicas internacionais, em particular, o FMI, o Banco Mundial e a OMC, a diversificação dos mecanismos de resolução mútua, a construção de cadeias de abastecimento transfronteiriças independentes.

Embaixada da Rússia no Brasil

16 Nov, 19:45


🗓 Hoje, a Rússia está a assinalar uma data significativa na história da diplomacia nacional. O lendário diplomata, estadista e cientista soviético, Herói do Trabalho Socialista, Anatoly #Dobrynin, nasceu há 1️⃣0️⃣5️⃣ anos, no dia 16 de novembro de 1919.

Anatoly Dobrynin subiu na hierarquia da Administração Central do Ministério dos Negócios Estrangeiros da União Soviética e acabou por ser promovido a Embaixador da União Soviética. Ficou na história como um dos diplomatas mais bem sucedidos e notáveis do período pós-Segunda Guerra Mundial.

🇷🇺🇺🇸 O talento e o profissionalismo de Anatoly Dobrynin manifestaram-se de forma mais evidente durante o seu mandato como Embaixador da União Soviética nos Estados Unidos. Desempenhou esta função durante quase 25 anos, de 1962 a 1986, e tornou-se o decano do corpo diplomático local.

Enquanto esteve em Washington, Anatoly Dobrynin comunicou com seis Presidentes dos EUA, nomeadamente John F. Kennedy, Lyndon Johnson, Richard Nixon, Gerald Ford, James Carter e Ronald Reagan. Apesar das dificuldades do período da Guerra Fria e das crises que afectaram as relações entre a União Soviética e os Estados Unidos durante essa época, Anatoly Dobrynin conseguiu estabelecer e manter uma colaboração construtiva com cada nova administração americana. Durante o seu mandato, a Embaixada da União Soviética e a Casa Branca comunicavam através de uma linha telefónica secreta que permitia abordar rapidamente questões urgentes da agenda bilateral e internacional.

Anatoly Dobrynin participou na resolução da crise dos mísseis das Caraíbas em 1962, o que se tornou um episódio marcante da sua biografia. Nesse momento histórico dramático, demonstrou as suas capacidades de negociação únicas, a sua capacidade de compreender a outra parte e de servir como representante de confiança dos interesses do Estado soviético, ao mesmo tempo que trabalhava com os americanos.

💼 Os anos do chamado "desanuviamento" nas relações soviético-americanas tornaram-se um dos períodos mais frutíferos do trabalho de Anatoly Dobrynin em Washington. Nessa altura, foram tomadas decisões importantes no domínio da limitação do armamento estratégico. Nessa altura, o Secretário de Estado norte-americano Henry Kissinger, adjunto do Presidente Richard Nixon, tornou-se o principal parceiro de negociações de Anatoly Dobrynin. Dobrynin estabeleceu com ele relações construtivas e de confiança.

Após concluir a sua carreira diplomática, Dobrynin partilhou a sua rica experiência nas suas memórias intituladas "Estritamente confidencial". Atualmente, estas são geralmente reconhecidas como uma fonte de informação valiosa sobre a história das relações russo-americanas e da política mundial na segunda metade do século XX.

🕊️ O nome de Anatoly Dobrynin está legitimamente inscrito na história da diplomacia russa e mundial. É difícil sobrestimar a sua contribuição para o reforço das posições do nosso país na cena internacional. Os funcionários do Ministério dos Negócios Estrangeiros da Rússia recordam-no como um sábio mentor que educou toda uma galáxia de proeminentes peritos em assuntos dos EUA e especialistas noutros domínios.

#HistóriaDaDiplomacia

Embaixada da Rússia no Brasil

15 Nov, 22:07


🇷🇺 Sherpa da Rússia no #G20 Svetlana Lukash trabalha em estreita colaboração com os seus homólogos estrangeiros.

🟢 Os representantes dos líderes das principais economias continuam a desenvolver a declaração da Cimeira do G20 (Rio de Janeiro, 18-19 de novembro).

🟢 Procuram-se compromissos e soluções razoáveis, com destaque para as respostas multilaterais aos desafios actuais.

🟢 Isto é particularmente facilitado pelos nossos parceiros dos Países da Maioria Global, que partilham as mesmas ideias.

🟢 Estes incluem mais de metade dos membros do G20. No ano passado, a União Africana juntou-se às suas fileiras.

🟢 A Liga Árabe e o Novo Banco de Desenvolvimento também participarão na próxima cimeira como participantes convidados.

🟢 Estão a ser envidados esforços activos da nossa parte para alcançar consensos e acordos credíveis.

🤝 Acreditamos que o diálogo profissional deve basear-se num equilíbrio de interesses e numa cooperação mutuamente respeitosa.

Embaixada da Rússia no Brasil

14 Nov, 19:01


🎙 Entrevista do Ministro dos Negócios Estrangeiros da Rússia, Sergey Lavrov, com Marina Kim para o projeto Novo Mundo (Moscou, 14 de novembro de 2024)

Principais pontos de discussão:

#Assuntos internacionais

⚡️ Nossa principal tarefa agora é atingir todas as metas formuladas pelo Presidente Vladimir Putin. Você está ciente das expectativas do Ocidente. Eles estão especulando sobre a interrupção das hostilidades em uma determinada linha e a coordenação de uma trégua, de modo que, daqui a 10 anos, eles decidirão a quem pertencem a Crimeia e o Donbass. Isso é leitura da borra de café. Não vou me envolver com isso. Temos nossas tarefas e as cumpriremos.

• Nosso trabalho é afirmar e promover os interesses da Rússia de acordo com sua Constituição, bem como os objetivos definidos pelo Presidente Vladimir Putin. Isso vai além da Ucrânia e se aplica ao Conceito de Política Externa da Rússia em geral.

#EUA

• Washington não pode permitir que a Rússia prove que é um ator forte e prejudique a reputação do Ocidente. Eles não se importam com a Ucrânia. Eles só se preocupam com sua reputação. Eles decidiram que a Ucrânia deveria ter um governo de que gostassem e não esperavam que ninguém protestasse. A Rússia? É um país grande, mas precisa ser derrubado. É disso que se trata, e não do futuro do povo ucraniano. Eles não se importam com as pessoas.

• Foram impostas sanções a mais da metade dos países do mundo, mesmo que não sejam tão drásticas quanto as que foram adotadas contra a Rússia, a República Popular Democrática da Coreia, o Irã e a Venezuela. O verdadeiro motivo por trás da atual fúria do Ocidente é que a China está rapidamente e com confiança crescendo à frente dos Estados Unidos.

• Podemos ver o que os americanos querem. Sentados em algum lugar no exterior, eles acreditam que estão além do alcance, deixando para a Europa a tarefa de superar os desafios que enfrentam em termos de incentivar e armar a Ucrânia para lutar contra a Rússia, além de pagar a conta da tragédia do Oriente Médio.

#Eurasia4You

🤝 Deus nos deu um continente, e nós o compartilhamos. Esse continente possui imensos e, de fato, os maiores recursos naturais, enquanto várias civilizações milenares o habitam. Deixar de se beneficiar dessas vantagens competitivas seria um erro. É disso que trata a ideia de construir a Parceria da Grande Eurásia, e a EAEU, a SCO e a ASEAN já deram os primeiros passos nessa direção. Estamos estabelecendo laços e promovendo o diálogo. Se conseguirmos cumprir os planos que temos, a Parceria da Grande Eurásia oferecerá uma base sólida e servirá como uma espinha dorsal econômica e de transporte para o que o Presidente Vladimir Putin chamou de uma nova arquitetura de segurança da Eurásia.

• Há um claro entendimento de que a arquitetura de segurança da Eurásia, assim como a Parceria da Grande Eurásia, deve estar aberta a todos os países e continentes, incluindo a parte ocidental da Eurásia, mesmo que até agora essa última tenha tentado, como que por inércia, garantir seus interesses dentro de um conceito de segurança euro-atlântico em vez de optar pela estrutura da Eurásia, o que seria natural e razoável, considerando o fator geográfico. Essa é a maneira de eles dizerem que não pretendem fazer nada sem os Estados Unidos.

#BRICS

🌐 O BRICS trata da nova ordem mundial que se baseia no princípio principal da Carta da ONU - a igualdade soberana dos Estados.

• O BRICS não tem a intenção de dividir o mundo. Ele quer reunir países que desejam relações mais próximas para que possam viver na terra que receberam de Deus e de seus ancestrais como costumavam fazer, como grandes civilizações.

#África

🌍 A descolonização ocorreu, em um sentido amplo. Mas ser capaz de gerenciar de fato a liberdade e os recursos de alguém é outra história. É nesse ponto que o neocolonialismo vem à tona.

• A Primeira Conferência Ministerial do Fórum de Parceria Rússia-África em Sochi e a Cúpula Rússia-África em São Petersburgo em 2023 colocam claramente em perspectiva as tendências que poderiam ser chamadas de segundo despertar da África.

Embaixada da Rússia no Brasil

14 Nov, 13:31


📰 Entrevista com Marat Berdyev, Embaixador Itinerante do Ministério dos Negócios Estrangeiros da Federação da Rússia para assuntos relacionados ao G20, APEC, Parceria da Grande Eurásia: RIA Novosti (14 de novembro de 2024)

- O Peru, enquanto presidente da APEC, atuou de forma muito enérgica e produtiva ao longo do ano. Foram realizados mais de uma centena de eventos diferentes, cerca de 10 reuniões ministeriais, algumas das quais realizadas pela primeira vez.

- No âmbito destes eventos, pudemos promover toda uma série de prioridades e abordagens russas, em particular, relacionadas com o facto de ser necessário utilizar todos os instrumentos disponíveis no domínio da transição energética e confiar ativamente na cooperação económica internacional.

- No que diz respeito à segurança alimentar, registámos a importância de manter cadeias de abastecimento estáveis e abertas que não devem ser fragmentadas por ações políticas.

- No setor da energia, a Rússia tem colocado grande ênfase na promoção de uma abordagem que hoje em dia tem cada vez mais amplo apoio na arena internacional - a da neutralidade tecnológica. Estamos a dizer que é prejudicial confiar em construções unilaterais ou tentar impor algumas receitas de tamanho único ou certas tecnologias como não alternativas, em particular as energias renováveis.

- Ao mesmo tempo, a Rússia sublinha a importância de garantir que os mercados internacionais e as cadeias de abastecimento de energia transfronteiriças funcionem de forma estável e não discriminatória, sem quaisquer pseudo-sanções, ameaças e chantagens, e que haja uma previsibilidade total e clara.

- Na APEC, temos assistido repetidamente a uma série de peritos a salientar que a fragmentação geo-económica, as tensões geopolíticas e as sanções são atualmente os principais obstáculos à consecução de um crescimento económico sustentável e, carateristicamente, não atingem realmente aqueles contra quem são dirigidas, mas sim aqueles que as aceitam.

- Estamos a trabalhar com parceiros em vários formatos, incluindo o #G20, o #ATEC, o #BRICS, para mudar a situação para melhor. <...> As nossas ideias ressoam, começamos a trabalhar nelas em formatos bilaterais e noutros formatos especializados, e vemos que começam gradualmente a ser postas em prática.

- As economias da APEC estão interessadas na liquidação em moedas nacionais. <...> Todas elas querem desenvolver tais mecanismos e poder atuar de forma independente, sem ter em conta os caprichos ocidentais e o desejo irreprimível de lucro, até e incluindo métodos de apreensão criminosa de propriedade alheia, incluindo bens soberanos.

- Os resultados da Cimeira de Kazan são vistos pelos nossos parceiros como um grande sucesso. Eles acreditam que o #BRICS está a começar a adquirir uma base prática para as suas actividades. Portanto, os resultados do BRICS são convincentes para muitos, e estão a ser discutidos hoje.

- A propósito, este ano o Novo Banco de Desenvolvimento tornou-se parceiro do G20 e, pela primeira vez, foi convidado pela presidência brasileira a participar em numerosos eventos do fórum, incluindo a Cimeira de Líderes, o que mostra o crescimento da sua autoridade e posição internacionais.

- É claro que existem tentativas de politizar, ucranianizar a agenda da próxima cimeira. Há uma discussão sobre geopolítica. Estava claro desde o início que iria surgir. E nós estamos a participar nela. É difícil para mim dizer agora qual será o seu resultado, mas posso assegurar-vos que os interesses russos serão totalmente assegurados no seu resultado.

Embaixada da Rússia no Brasil

13 Nov, 19:59


🇷🇺 Marat Berdyev, Embaixador Itinerante do Ministério dos Negócios Estrangeiros da Federação da Rússia para assuntos relacionados ao G20, APEC, Parceria da Grande Eurásia:

O C20 (Citizens' G20), o grupo de interação oficial do G20, está realizando hoje uma reunião ampliada no Rio de Janeiro.

🇧🇷 O evento foi inaugurado por Rosângela Lula da Silva, primeira-dama do Brasil, Henrique Frota, presidente do C20 deste ano, e Alessandra Nilo, Sherpa do C20 no Brasil.

O C20 fornece acesso direto aos líderes mundiais para representantes de organizações não governamentais e supervisiona a implementação de iniciativas sociais críticas pelo G20.

🤝 Os participantes do C20 moldam a posição da sociedade civil na agenda global: defesa dos direitos humanos, desenvolvimento social e econômico equitativo dos países membros, uso sustentável dos recursos, mudanças climáticas e muitos outros.

O Brasil, como país presidente do G20 2024, tem dado atenção especial ao combate à discriminação em todas as suas manifestações, rejeitando o neocolonialismo, apoiando os princípios da igualdade soberana dos Estados e construindo uma economia justa.

🇷🇺 💬 Dimitri Stasiulis, Sherpa da Rússia no grupo C20 e Presidente do MOES, comentou: "Na arena internacional, a Rússia sempre defendeu abertamente os princípios de igualdade, justiça, direitos humanos e liberdades, diversidade civilizacional e valores tradicionais. Nossa tarefa é expandir a cooperação com representantes de países que compartilham a posição da Rússia, fortalecer esse bloco e atrair novos e ativos aliados. Como representante da Rússia no G20 Civil, acredito que seja extremamente importante enfatizar a importância da preservação dos valores tradicionais e da instituição da família na agenda social da Cúpula. Estou confiante de que nossos esforços ajudarão a unir a comunidade global e a garantir a formação de um mundo multipolar justo."

Embaixada da Rússia no Brasil

13 Nov, 16:30


🎷 O mundialmente famoso músico Igor Butman se apresentará no Brasil junto com a Orquestra de Jazz de Moscou e a cantora Fantine! Os shows acontecerão no dia 8 de dezembro no Teatro Prio, no Rio de Janeiro, e no dia 11 de dezembro no Teatro B32, em São Paulo. A turnê do renomado grupo completará o projeto internacional do Ministério da Cultura da Federação da Rússia “Russian Seasons” 2024.

🎼 A apresentação no exterior do 25º aniversário da Moscow Jazz Orchestra, sob a direção do mundialmente renomado saxofonista Igor Butman, promete apresentar os maiores sucessos de seus mais de 10 álbuns, além de relembrar a parceria com músicos respeitados da comunidade internacional, como Chick Corea, Jack DeJohnette, John Patitucci, Wynton Marsalis, Randy Brecker e outros.

Igor Butman é mais do que apenas um músico virtuoso. Recebeu vários prêmios por seus esforços: o Prêmio da Fundação de Cooperação Cultural Americano-Russa e o reconhecimento do Instituto para o Diálogo Sustentável, bem como o título de Artista do Povo da Rússia e Laureado do Prêmio Estatal. Ele também foi co-principal artístico com Herbie Hancock no VII Dia Internacional do Jazz.

🇷🇺 Os shows de Igor Butman, Fantine e a Orquestra de Jazz de Moscou encerram o “Russian Seasons” 2024, um projeto cultural internacional que visa promover programas artísticos e projetos educacionais que apresentem ao público estrangeiro as mais ricas tradições russas.

Embaixada da Rússia no Brasil

13 Nov, 14:31


🇷🇺 Marat Berdyev, Embaixador Itinerante do Ministério dos Negócios Estrangeiros da Federação da Rússia para assuntos relacionados ao G20, APEC, Parceria da Grande Eurásia:

🏁 No Rio de Janeiro, os preparativos para a cúpula do G20 chegaram à reta final.

A reunião dos líderes das maiores economias do mundo será realizada na próxima semana, nos dias 18 e 19 de novembro.

A delegação russa nesse evento será chefiada pelo Ministro dos Negócios Estrangeiros, Sergey Lavrov, sob as instruções do presidente Vladimir Putin.

🤝 O Sherpa da Rússia no #G20 Svetlana Lukash participou das consultas tradicionais das economias emergentes.

🌐 Dentro da estrutura desse formato de coordenação, países com ideias semelhantes dos Estados Majoritários Mundiais estão elaborando abordagens conjuntas sobre a agenda do #G20.

Esse mecanismo informal foi lançado há vários anos por iniciativa do lado russo e de nossos parceiros do BRICS Plus.

📄 A 4ª reunião Sherpa teve início ontem, durante a qual os membros do #G20 devem finalizar o projeto da declaração final da cúpula.

Estamos nos esforçando para a formação de um documento líder do G20 com base nos princípios de:

❗️ levando em conta as realidades multipolares do mundo moderno;

❗️ resposta despolitizada aos desafios socioeconômicos atuais;

❗️ reformar as instituições globais com um papel fortalecido para os países de maioria mundial em seus mecanismos de tomada de decisão.

📸 g20.org

Embaixada da Rússia no Brasil

12 Nov, 16:07


🍂 O outono na República de Carachai-Cherquéssia, Rússia.

🐻 Os ursos estão terminando seus preparativos para as hibernações.

❄️ Última chance para nós e os ursos desfrutarmos da bela natureza da floresta de outono. Em breve, tudo estará coberto de neve.

Embaixada da Rússia no Brasil

08 Nov, 15:30


🗓 8 ноября в г. Бразилиа делегация Государственной Думы Федерального Собрания Российской Федерации в составе заместителя Председателя Государственной Думы П.О.Толстого, руководителя секретариата заместителя Председателя Государственной Думы А.А.Борзова и и.о. начальника отдела по взаимодействию с межпарламентскими объединениями Управления межпарламентского сотрудничества Аппарата Государственной Думы Д.Ю.Степанова провела встречу с федеральным депутатом Палаты депутатов (нижняя палата парламента) Национального конгресса Бразилии, Председателем «Партии трудящихся» (Бразилия) Г.Хоффманн.

Состоялся обмен мнениями по ряду актуальных международных проблем.

🤝 Стороны также обсудили вопросы, связанные с группой «#БРИКС Плюс» как стратегической платформой для развития связей между нашими странами, и укрепление отношений между политическими силами «Единая Россия» и «Партия трудящихся» (Бразилия).

Embaixada da Rússia no Brasil

08 Nov, 12:33


🎙 Trechos de um discurso do Presidente da Federação da Rússia, Vladimir Putin, na sessão plenária da XXI reunião anual do Clube Internacional de Discussão Valdai.

Pergunta: Paulo Batista Nogueira (Brasil): Você poderia falar mais sobre os tópicos que abordou durante seus comentários e no discurso - BRICS e o dólar americano? Que papel o senhor vê para os BRICS na construção de alternativas aos sistemas não confiáveis e disfuncionais que usam o dólar?

A Rússia propôs um plano detalhado e interessante para pagamentos internacionais com base em moedas nacionais em 2024 durante sua presidência do BRICS. Como você vê o futuro dessa discussão? Poderemos nos basear nela?

O senhor concorda que há certas limitações nos pagamentos em moedas nacionais e que, gradualmente, passo a passo, mudaremos cuidadosamente para um novo meio de pagamento, uma nova moeda de reserva? O presidente Lula, a propósito, falou sobre isso em sua declaração durante a cúpula de Kazan. Eu gostaria de ouvir sua visão sobre essa questão.


💬 Vladimir Putin: Baseio minha posição no que nossos especialistas nos oferecem, e confio neles. Eles são certamente especialistas de nível internacional. E eu falei preliminarmente sobre nossa proposta. E quando uma ideia é gerada, meu papel é trabalhar no país, na comunidade de especialistas, no governo e no Banco Central, para impulsionar essas ideias, essas propostas, de alguma forma formalizá-las de maneira apropriada e, depois de entender o que estamos falando, propor essas ideias aos nossos parceiros.

Propus uma dessas ideias ao Presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Ele se interessou, recebeu nossos especialistas no Brasil, e em um nível muito bom. Ele convidou representantes do Banco Central e do Ministério da Fazenda para essas reuniões, em geral, praticamente todo o bloco econômico. E nossos colegas e amigos no Brasil estavam interessados.

Fizemos o mesmo com outros países do #BRICS. Tive excelentes conversas com praticamente todos os líderes, com todos, e em geral todos gostaram dessas ideias.

☝️Propomos a criação de uma nova plataforma de investimento, usando ativos eletrônicos, desenvolvendo-os. Ou seja, estamos falando sobre a criação de uma plataforma para pagamentos eletrônicos, com a ajuda da qual seria possível investir em mercados emergentes, e esses são principalmente os mercados do sul da Ásia, da África e, em parte, da América Latina.

<...>

Atualmente, o uso de moedas nacionais ainda tem seu efeito. Para a Rússia, por exemplo, dois terços de nosso volume de negócios já são atendidos em moedas nacionais. Quanto aos países do BRICS, 88% do nosso volume de negócios é atendido em moedas nacionais.

Agora estamos falando sobre o uso de ferramentas eletrônicas para a troca de informações financeiras entre os bancos centrais de nossos países, o chamado sistema BRICS Bridge.

Ouvi muitas conversas em nível de especialistas e em círculos jornalísticos sobre a necessidade de se pensar na criação de uma moeda única. Mas ainda é muito cedo para falar sobre isso. E não temos essas metas entre nós. Porque, para falarmos sobre uma moeda comum, precisamos alcançar uma maior integração das economias entre si. Essa é a primeira coisa. E a segunda. Precisamos elevar a qualidade das economias a um determinado nível para que elas sejam muito semelhantes e compatíveis em termos de qualidade e estrutura.

❗️ Nossas propostas não têm como objetivo combater o dólar. Estamos simplesmente respondendo aos desafios do momento, em resposta às novas tendências no desenvolvimento da economia mundial, estamos pensando em criar novas ferramentas e, em primeiro lugar, é claro, como eu disse no início, é importante criar um sistema, usar os sistemas já existentes em cada país para trocar informações financeiras, e desenvolveremos as ferramentas que mencionei.

📖 Leia mais em inglês

Embaixada da Rússia no Brasil

07 Nov, 18:30


🗓 6-8 ноября в г. Бразилиа проходят Парламентский форум «Группы двадцати» (#P20) под лозунгом «Парламенты за справедливый мир и устойчивую планету» и 10-я встреча спикеров парламентов «Группы двадцати». В мероприятиях принимают участие сенаторы Совета Федерации Федерального Собрания и депутаты Государственной Думы Федерального Собрания Российской Федерации.

Форум призван объединить парламентариев для обсуждения таких актуальных глобальных проблем, как борьба с голодом, сокращение бедности, справедливый и инклюзивный экологический переход, направлен на укрепление парламентской дипломатии путём содействия обмену идеями и опытом между странами «Группы двадцати».

👉 6 ноября на рабочих сессиях «Содействие климатической справедливости и устойчивому развитию с перспективами гендера и расы», а также «Борьба с гендерным и расовым неравенством и укрепление экономической автономии женщин» выступила сенатор Т.А.Сахарова.

Кроме того, на рабочей сессии «Женщины во власти: расширение представительства женщин в процессах принятия решений» выступила депутат Р.Б.Чемерис.

👉 7 ноября на рабочей сессии «Роль парламентов в укреплении устойчивого развития» выступил заместитель Председателя Совета Федерации Федерального Собрания Российской Федерации К.И.Косачев.

🤝 «На полях» мероприятий состоялись встречи делегации Совета Федерации Федерального Собрания Российской Федерации с Председателем Федерального сената Национального конгресса Бразилии Родриго Пашеко и его первым заместителем Венезиано Витал ду Регу, а также встреча К.И.Косачева с сенатором, членом парламентской группы по сотрудничеству с #БРИКС и бразильской группой в Межпарламентском союзе Нелсиньо Традом.

#ГруппаДвадцати

Embaixada da Rússia no Brasil

07 Nov, 15:30


🗓 Em 7 de novembro de 1941, um desfile militar histórico foi realizado na Praça Vermelha, em Moscou, para marcar o 24º aniversário da Grande Revolução Socialista de Outubro.

O desfile foi realizado em condições difíceis, quando as tropas alemãs estavam nos arredores da capital, e se tornou uma demonstração da força de espírito e da determinação dos soldados e oficiais do Exército Vermelho contra o pano de fundo do avanço dos invasores nazistas.

O desfile pode ser equiparado a uma grande operação militar em termos de seu impacto moral. Um total de 28.487 homens, 140 peças de artilharia, 160 tanques e 232 veículos motorizados participaram do desfile. Da Praça Vermelha, soldados e oficiais soviéticos foram para a frente, prontos para defender sua pátria dos nazistas até o fim.

O desfile histórico tornou-se um símbolo da firmeza e da coragem do povo soviético, demonstrando ao mundo a vontade indomável e a determinação de lutar contra os invasores fascistas.

⚔️ Apenas um mês depois, a “invencível” Wehrmacht sofreu sua primeira grande derrota, e o ambicioso plano de Hitler para uma “guerra relâmpago” contra a URSS foi frustrado.

Em 2004, uma lei federal foi aprovada, segundo a qual o dia 7 de novembro se tornou o Dia da Glória Militar da Rússia — em homenagem ao dia do desfile militar na Praça Vermelha. Desde então, concertos festivos e exposições têm sido organizados anualmente no país para marcar esse evento.

#Vitória79

Embaixada da Rússia no Brasil

07 Nov, 12:25


🇷🇺 Marat Berdyev, Embaixador Itinerante do Ministério dos Negócios Estrangeiros da Federação da Rússia para assuntos relacionados ao G20, APEC, Parceria da Grande Eurásia:

🗓 De 5 a 7 de novembro de 2024, a cidade brasileira de Salvador sediará a 4ª reunião do Grupo de Trabalho do G20 sobre Cultura, com a participação de especialistas do Ministério da Cultura e do Ministério dos Negócios Estrangeiros da Rússia.

A delegação russa está ativamente engajada na plataforma do #G20 para promover nossas abordagens baseadas em princípios sobre a igualdade dos Estados na formação da agenda cultural global e a importância do respeito à diversidade civilizacional do mundo e aos valores espirituais e morais tradicionais.

Observar consistentemente a inaceitabilidade de práticas discriminatórias, proibições unilaterais e restrições no campo da cultura.

O resultado das discussões será refletido em uma declaração a ser adotada durante a Reunião de Ministros da Cultura do G20.

Embaixada da Rússia no Brasil

06 Nov, 12:05


🗓 Em 6 de novembro de 1943, as tropas soviéticas libertaram Kiev dos invasores nazistas.

A ocupação da cidade pelo inimigo durou 778 dias. As unidades da SS e os nacionalistas ucranianos foram particularmente brutais contra civis, mulheres e crianças, além de judeus, ciganos, comunistas e prisioneiros de guerra soviéticos. Policiais, principalmente das regiões ocupadas do oeste da Ucrânia soviética, juntamente com os carrascos alemães, participaram dos crimes horríveis em Babi Yar. Os colaboradores ucranianos também participaram de ações punitivas na Bielorrússia, incluindo a queima do vilarejo bielorrusso de Khatyn.

Nas pesadas batalhas por Kiev, as tropas soviéticas que lutavam pela libertação da pátria demonstraram bravura e heroísmo. 65 unidades e formações do Exército Vermelho receberam o honroso nome de “Kiev”. Mais de 17,5 mil soldados e oficiais receberam ordens e medalhas. Por forçar o Dnieper e a libertação de Kiev, 2.438 militares receberam o título de Herói da União Soviética.

A 1ª Frente Ucraniana, sob o comando de Nikolai Vatutin, precisou de apenas 10 dias para realizar com sucesso a operação ofensiva de Kiev.

A libertação de Kiev tornou-se um dos principais episódios da Grande Guerra Patriótica, que contribuiu para a expulsão dos alemães do território da RSS ucraniana e para o acesso à fronteira com a Romênia e a Polônia.

Em 1965, Kiev recebeu o título de Cidade-Herói.

📹 The Russian Military Historical Society

#Vitória79

Embaixada da Rússia no Brasil

05 Nov, 22:00


🇷🇺 O Presidente da Federação da Rússia, Vladimir Putin, recebeu hoje as cartas credenciais de 28 embaixadores estrangeiros recém-chegados

Trechos do discurso:

💬 Vladimir Putin: A Rússia está aberta à cooperação mutuamente benéfica com todos os países, sem exceção, com base nos princípios de igualdade de direitos, não interferência em assuntos internos e estrita observância do direito internacional.

Defendemos a formação de um sistema justo de relações econômicas globais, livre de concorrência desleal, sanções unilaterais e restrições politicamente motivadas.

A Rússia participa ativamente da vida internacional e busca uma política externa construtiva que leva em conta tanto nossos interesses nacionais quanto as tendências objetivas do desenvolvimento global.

Isso foi confirmado pela Cúpula de grande escala do #BRICS realizada recentemente em Kazan. Foi o ponto culminante da presidência russa da União e um evento notável no calendário político global.

🤝 A Rússia adotou uma abordagem responsável para cumprir suas responsabilidades de presidência do BRICS. Durante o ano, foram realizados mais de 200 eventos nos níveis mais altos, ministeriais e de especialistas, bem como nos círculos empresariais, parlamentares e sociais.

Além disso, recebemos a séria tarefa de garantir uma integração suave e o mais completa possível dos novos membros do BRICS que se juntaram à associação no início deste ano.

E deve-se observar que eles realmente aderiram rápida e organicamente aos esforços comuns, participaram ativamente dos fóruns, apresentaram ideias e iniciativas úteis e promissoras e puderam sentir que a cooperação no BRICS, que é construída com base no respeito mútuo e na consideração obrigatória dos interesses uns dos outros, traz resultados concretos e tangíveis.

🌐 A tradição de realizar uma reunião conjunta especial com amigos e parceiros do BRICS do Sul e do Leste Global no formato “Outreach/BRICS plus” dentro da estrutura das Cúpulas do BRICS também foi mantida. Desta vez, a convite da presidência russa, participaram os líderes da Comunidade de Estados Independentes, bem como os líderes da Ásia, África e América Latina, incluindo aqueles que atualmente dirigem várias estruturas regionais importantes.

No total, delegações de 35 países e 6 organizações internacionais vieram a Kazan. Uma geografia tão ampla atesta o interesse nas atividades do BRICS e no estabelecimento de cooperação com nossa associação por parte dos Estados que buscam políticas verdadeiramente independentes e soberanas. <...>

A visão estratégica dos participantes do BRICS de um futuro mundo multipolar que atenda às aspirações dos países da “Maioria Mundial” está definida na Declaração de Kazan, aprovada no final da cúpula.

☝️ Um resultado significativo da Cúpula de Kazan foi o estabelecimento de uma nova categoria de “Estados Parceiros”. A lista de possíveis países candidatos para os quais a presidência russa enviará convites foi acordada. Após receberem uma resposta positiva, esses países receberão o status de parceiros do BRICS.

Embaixada da Rússia no Brasil

05 Nov, 19:30


🎙 Trechos da entrevista do Ministro dos Negócios Estrangeiros da Federação da Rússia, Sergey Lavrov, à agência de notícias Rossiya Segodnya (5 de novembro de 2024)

Pergunta: Que ações os países do BRICS pretendem tomar para diminuir a escalada da situação na zona de conflito palestino-israelense e na região do Oriente Médio como um todo?

💬 Sergey Lavrov: Desde os primeiros dias dessa crise sem precedentes em outubro passado, os países do #BRICS se solidarizaram em defesa dos direitos dos civis na Faixa de Gaza. Em 21 de novembro de 2023, uma Cúpula da Unidade de emergência concordou em pedir um cessar-fogo antecipado e assistência humanitária às vítimas. Essa posição comum foi reafirmada na declaração da cúpula de Kazan, e o presidente palestino Mahmoud Abbas participou de sua parte ampliada.

Quase imediatamente após o início da operação israelense em Gaza, nós, em coordenação com nossos parceiros do BRICS e outras organizações com ideias semelhantes, apresentamos um projeto de resolução ao Conselho de Segurança da ONU exigindo o fim das hostilidades e o acesso humanitário desimpedido à Faixa de Gaza. No entanto, ela foi bloqueada pelos EUA e seus aliados. Devido à posição politizada de Washington, o Conselho ainda não conseguiu adotar uma decisão que contribuísse para a normalização da situação em longo prazo.

Os americanos tentaram explicar sua posição pouco construtiva argumentando que, se essa resolução fosse adotada, poderia prejudicar seus esforços para levar Israel e o Hamas a um acordo sobre os termos de um cessar-fogo e uma troca de detidos. No entanto, o processo de negociação foi interrompido e a situação em Gaza continua a se deteriorar.

Além disso, o fogo do conflito regional está se alastrando. Suas chamas já engolfaram o território do Líbano, e alguns focos de incêndio estão atingindo a Síria, o Iraque e até mesmo o Irã. Não podemos deixar de mencionar a dramática desestabilização na área das artérias navegáveis do Mar Vermelho e do Golfo de Aden, onde os americanos e os britânicos “montaram” uma coalizão naval multinacional que lançou ações agressivas contra as forças Houthi, que, por sua vez, responderam às ações enérgicas de Israel contra os palestinos nos territórios ocupados.

☝️ O catalisador de todos esses processos foi a crise na Faixa de Gaza. Quanto mais cedo ela for resolvida, mais cedo a situação no Oriente Médio como um todo começará a melhorar. Portanto, continuaremos a trabalhar coletivamente com nossos parceiros para encontrar uma solução justa para o problema palestino em uma base jurídica internacional universalmente reconhecida. Também faremos o máximo uso do potencial do BRICS.

#BRICS2024

Embaixada da Rússia no Brasil

05 Nov, 15:30


🎙 Trechos da entrevista do Ministro dos Negócios Estrangeiros da Federação da Rússia, Sergey Lavrov, à agência de notícias Rossiya Segodnya (5 de novembro de 2024)

Pergunta: Qual é a sua avaliação do resultado da cúpula do BRICS e da conclusão da presidência do BRICS pela Rússia? Quais países são atualmente parceiros do BRICS? O que esse status significa na prática?

💬 Sergey Lavrov: A XVI Cúpula do #BRICS em Kazan foi, sem exagero, um dos eventos internacionais marcantes não apenas deste ano, mas também de todos os tempos recentes. Sua realização bem-sucedida destacou claramente a falta de sentido das tentativas de isolar a Rússia internacionalmente, empreendidas por nossos oponentes de política externa como um dos elementos de pressão sobre nosso país. A convite do Presidente da Federação da Rússia, Vladimir Putin, delegações de 35 países da Ásia, África, Oriente Médio, Europa e América Latina, chefes de órgãos executivos das Nações Unidas, do Estado da União, da União Econômica da Eurásia (#UEE), da CEI, da Cooperação de Xangai (#OCX) e o Presidente do Novo Banco de Desenvolvimento vieram a Kazan. <...>

As conversas dos líderes do BRICS e seu segmento de alcance ampliado/BRICS Plus permitiram uma troca de opiniões sobre todas as principais questões internacionais. Em vista do novo agravamento no Oriente Médio, foi dada atenção especial à questão da resolução de conflitos nessa região estrategicamente importante. Também foram consideradas as perspectivas de interação entre os membros do BRICS e o Sul Global no interesse do desenvolvimento compartilhado e da segurança indivisível.

A presidência russa do BRICS continua até o final do ano de 2024. A Cúpula de Kazan foi, sem dúvida, o ponto culminante do nosso termo na presidência do BRICS, pois deu aos líderes a oportunidade de resumir pessoalmente os resultados do trabalho realizado e delinear planos para o futuro. Tanto os resultados quanto os planos estão claramente refletidos no documento conjunto adotado na cúpula — a Declaração de Kazan. <...>

Gostaria de chamar a atenção para as cláusulas da declaração que tratam da adaptação do sistema monetário e financeiro global às realidades atuais, referindo-se ao aumento do papel dos países em desenvolvimento, ao aprimoramento de sua cooperação interbancária, ao aumento da participação das moedas nacionais nas liquidações e à criação de plataformas de pagamento independentes e mecanismos de seguro no BRICS. Todas essas direções levam, em última análise, à formação de um circuito de liquidação e pagamento que não está exposto a riscos externos, e isso, como sentimos na cúpula, está atraindo cada vez mais a atenção de um número crescente de países não ocidentais. <...>

Agora, com relação à categoria de Estados Parceiros. A Cúpula aprovou seus parâmetros. Continuamos a coordenar o trabalho nessa área. Esperamos tornar públicos seus resultados durante nossa presidência antes do final deste ano.

#BRICS2024

Embaixada da Rússia no Brasil

05 Nov, 12:41


⚡️ Briefing do tenente-general Igor Kirillov, chefe das tropas de proteção contra radiação, química e biológica das Forças Armadas da Federação da Rússia (5 de novembro de 2024)

Principais assuntos:

💬 O Ministério da Defesa da Federação da Rússia continua a estudar materiais sobre as violações da Ucrânia de questões relacionadas à segurança contra radiação. Em 2022, as forças armadas da Ucrânia realizaram 49 ataques de fogo usando artilharia e veículos aéreos não tripulados contra as instalações da usina nuclear de Zaporozhskaya.

• A previsão dos nossos especialistas sobre o desenvolvimento da situação da radiação, que foi posteriormente confirmada pelas organizações europeias relevantes, mostrou que a liberação de substâncias radioativas no caso de um acidente afetaria praticamente toda a Europa. Somente depois disso, e depois que os especialistas da AIEA foram colocados na usina, os bombardeios praticamente cessaram. Ao mesmo tempo, os ataques às instalações da unidade industrial e à cidade satélite de Energodar, onde vive o pessoal da usina, continuaram até hoje.

• Um dos objetivos prioritários da invasão das Forças Armadas ucranianas no Oblast de Kursk foi a captura da usina nuclear de Kursk.

• Apesar da atual falta de capacidade técnica para construir ogivas nucleares, os recursos disponíveis permitem que Kiev construa a tal chamada “bomba suja”.

• As autoridades ucranianas estão evitando dar aos especialistas da AIEA acesso total a todas as instalações na zona de exclusão de Chernobyl e estão atrasando a elaboração de relatórios detalhados sobre a quantidade e as condições dos resíduos radioativos.

❗️ A esse respeito, gostaria de chamar a atenção para os materiais metodológicos sobre os quais os representantes da SBU são treinados. Uma das áreas de treinamento lida com o uso de uma “bomba suja”, em particular, simula o roubo de fontes de radiação ionizante, a fabricação de um dispositivo explosivo e sua detonação em um local de grande concentração de pessoas.

• Não tendo obtido sucesso contra a usina nuclear de Kursk, o inimigo voltou às tentativas de assumir o controle da usina de Zaporozhskaya. <...> Graças às ações preventivas das unidades russas, o plano de tomar a estação não foi concretizado.

Embaixada da Rússia no Brasil

04 Nov, 12:42


🇷🇺 A Embaixada da Rússia no Brasil parabeniza todos os compatriotas e amigos da Rússia com o Dia da Unidade Nacional!

🗓 Há 412 anos, um levanto popular libertou Moscou dos invasores polonês-lituanos. Milhares de cidadãos de nosso país — representantes de diferentes estados, nacionalidades e confissões — conseguiram se unir diante de uma ameaça existencial e deram um exemplo de verdadeira coragem e devoção à pátria.

No início do século XVII, o Estado russo passou por um dos períodos mais difíceis de sua história: o Tempo das Perturbações. O ramo de Moscou da dinastia Rurikovich, que havia governado o país por sete séculos, rompeu-se. Vários impostores começaram a reivindicar o trono, fingindo ser o filho de Ivan, o Terrível, o falecido czarevich Dmitry.

O primeiro dos impostores, o Falso Dmitry I, conseguiu assumir o trono em 1605 graças ao apoio do rei polonês e do grão-duque lituano Sigismundo III. Pelas mãos do aventureiro, este último esperava anexar as regiões de Seversk e Smolensk à Comunidade Polonesa-Lituana e difundir o catolicismo na Rússia, mas calculou mal - um ano depois, o impopular Falso Dmitry I foi deposto pelos boiardos, e o trono foi assumido por um representante do ramo Suzdal de Rurikovich Vasily Shuisky.

A candidatura do impostor seguinte, Falso Dmitry II, foi apresentada em 1606 por oponentes de Sigismundo III entre os nobres poloneses. O noroeste e o norte das terras russas estavam sob o controle de invasores estrangeiros, e o próprio Falso Dmitry II se estabeleceu na cidade de Tushino, a 17 quilômetros do Kremlin. Nessas condições, Vasily Shuisky pediu ajuda à Suécia. Sigismundo III, que estava em guerra com os suecos, usou esse fato como desculpa para uma intervenção aberta.

No outono de 1609, as tropas polonês-lituanas sitiaram Smolensk e ocuparam várias cidades russas. Após a fuga do Falso Dmitry II sob o ataque do exército do voivoda russo Mikhail Skopin-Shuisky, uma parte dos Tuschinskii concluiu, no início de 1610, um tratado com Sigismundo III sobre a eleição de seu filho Vladislav para o trono russo. O poder no país passou para o conselho de boiardos, que obrigou Vladislav a jurar lealdade. As tropas intervencionistas entraram no Kremlin.

⚔️ O Patriarca Hermógenes de Moscou e de toda a Rússia emitiu um chamado para a resistência aos invasores estrangeiros, mas a primeira milícia popular reunida em Ryazan foi derrotada. O iniciador da segunda milícia, o chefe do zemstvo Kuzma Minin, conseguiu reunir um exército impressionante em Nizhny Novgorod: mais de 10.000 servos, camponeses, cossacos, fuzileiros e nobres. O príncipe Dmitry Pozharsky, que estava nessas regiões para tratamento médico, foi eleito governador. Em agosto de 1612, a milícia se aproximou de Moscou e, no outono, em batalhas ferozes, derrotou as forças superiores dos invasores.

A liberação da capital e a unidade das massas serviram como um poderoso impulso para o renascimento do Estado russo. Em 1613, o Zemsky Sobor elegeu um novo czar russo, Mikhail Fedorovich, o primeiro da dinastia Romanov. Em 1618, as últimas tropas de invasores polonês-lituanos e suecos foram expulsas da Rússia.

Para comemorar a façanha do povo, em 1818, por ordem do imperador Alexandre I, um monumento ao cidadão Minin e ao príncipe Pozharsky, feito pelo escultor Ivan Martos, foi erguido na Praça Vermelha em Moscou. Todos os anos, no Dia da Unidade Nacional, os cidadãos do nosso
país depositam flores no monumento.

Embaixada da Rússia no Brasil

03 Nov, 14:25


🎙 Entrevista com o Ministro dos Negócios Estrangeiros da Federação da Rússia, Sergey Lavrov, para a TV BRICS (2 de novembro de 2024)

Principais assuntos:

A Cúpula de Kazan demonstrou o rápido crescimento da credibilidade do #BRICS e o desejo de mais e mais países de se juntarem ao seu trabalho.

• Vários Estados solicitaram formalmente sua adesão como membros plenos. Outros manifestaram interesse em se tornar países parceiros. Essa é uma nova categoria acordada pela Cúpula de Kazan.

• A Declaração adotada foi acordada com base em um equilíbrio de interesses. Ninguém (como acontece nos fóruns ocidentais) tentou pressionar ninguém. Estávamos procurando formulações mutuamente aceitáveis. Elas foram encontradas em todas as questões.

👉 O ponto principal dessa Declaração é a necessidade de aumentar substancialmente a participação do Sul Global e do Leste Global nos mecanismos de governança global, incluindo o Conselho de Segurança da ONU, o FMI, o Banco Mundial e a OMC.

• A reforma das instituições internacionais existentes continua em pauta, mas, paralelamente <...>, todos querem criar mecanismos de pagamento alternativos <...>. É necessário um sistema paralelo, já que o dólar está sendo cada vez mais usado como uma arma agressiva na economia global.

• Também houve apoio a iniciativas puramente setoriais, incluindo a nossa iniciativa de iniciar os preparativos para a criação de um intercâmbio de grãos, investimentos e plataformas geológicas do BRICS. Essa foi a principal ideia dos países africanos que são membros do BRICS.

• Além disso, apresentamos dois projetos - para criar grupos de trabalho sobre transporte e medicina nuclear. Isso foi apoiado tanto na própria reunião do BRICS quanto na Declaração adotada.

• Uma representação mais equitativa do Sul e do Leste Global nos mecanismos de governança mundial implica uma reforma da ONU e de seu Conselho de Segurança.

• Reafirmamos claramente nossa posição: apoiamos apenas o aumento da representação dos países asiáticos, africanos e latino-americanos. O Ocidente já está injustamente super-representado lá <...>. Especificamente, apoiamos a iniciativa coletiva da Índia, do Brasil 🇧🇷 e da União Africana sobre a reforma do Conselho de Segurança.

• Foi dada atenção especial na Cúpula à crise no Oriente Médio, à catástrofe do povo palestino, que agora está transbordando para os países vizinhos - Líbano, Iraque, Síria e Iêmen. A Declaração formulou um parágrafo bastante forte sobre a necessidade de interromper urgentemente esse derramamento de sangue.

• Também não evitamos discutir a crise ucraniana. Pelo contrário, na preparação e durante a Cúpula, falamos proativamente sobre ela, e o presidente russo Vladimir Putin tocou nesse assunto. Concordamos com uma formulação fundamentalmente importante na Declaração, que enfatizava que o principal agora é buscar soluções que se baseiem nos princípios da Carta da ONU em sua totalidade e inter-relação.

📖 Leia mais em português

#BRICS2024

Embaixada da Rússia no Brasil

28 Oct, 14:59


📚 Фонд «Моя история» объявляет о запуске международной Исторической олимпиады для иностранных граждан, владеющих русским языком.

Олимпиада направлена на развитие международного культурно-образовательного сотрудничества и популяризацию исторического знания среди зарубежной молодежи. Проект представляет собой инновационный образовательный формат, включающий интерактивные задания, дискуссионные площадки и нестандартные интеллектуальные состязания. Для лауреатов, призеров и активных участников организаторами подготовлены ценные призы!

Как принять участие?

Соберите команду из 5 иностранных граждан от 16 до 30 лет, проживающих за рубежом и имеющих иностранное гражданство. Найдите одного наставника, который будет подготавливать и сопровождать вашу команду. Обязательными условиями являются владение русским языком и гражданство иностранного государства.

Олимпиада пройдёт в несколько этапов:
1) 31 октября - 2 ноября — Отборочный этап;
2) 3-12 ноября — I тур;
3) 28 ноября — Полуфинал, Игра за третье место и Финал;
4) 29 ноября — Образовательная и культурная программа для финалистов;
5) 30 ноября — Церемония закрытия

👉 Регистрация открыта до 28 октября 2024 года на официальном портале мероприятия

Embaixada da Rússia no Brasil

28 Oct, 11:59


🇷🇺 Ministério das Finanças da Federação da Rússia:

🗓 Em 23 e 24 de outubro, uma delegação russa chefiada por Ivan Chebeskov, Vice-Ministro das Finanças da Federação da Rússia, participou da reunião final dos Ministros das Finanças e Governadores de Bancos Centrais do #G20, presidida pelo Brasil. A reunião foi realizada em Washington, às margens da Reunião Anual dos órgãos governamentais do FMI e do Banco Mundial.

Ministros trocaram opiniões sobre a situação da economia global e do setor financeiro. Foi dada atenção especial às principais prioridades da presidência brasileira: reforma das instituições de governança global e dos bancos multilaterais de desenvolvimento; inclusão social e combate à fome e à pobreza; transição para uma economia de baixo carbono e promoção do desenvolvimento sustentável.

O diálogo substantivo sobre as questões financeiras mais importantes da agenda resultou no acordo de uma ampla lista de ações, incluindo um roteiro para aumentar e melhorar a eficácia dos bancos multilaterais de desenvolvimento, o lançamento da Aliança Global para Combater a Fome e Erradicar a Pobreza e o Relatório Anual de Finanças Sustentáveis.

☝️ A eliminação de decisões politicamente motivadas e a representação equitativa dos países em desenvolvimento e dos países mais pobres nos órgãos de governança dos bancos multilaterais de desenvolvimento foram apontadas como aspectos importantes da implementação bem-sucedida do Road Map.

A Parte Russa expressou mais uma vez sua preocupação com a prática de impor medidas restritivas unilaterais que violam as normas do direito internacional.

Embaixada da Rússia no Brasil

25 Oct, 19:59


🗓 24 октября в г. Натал (Бразилия) состоялась Министерская встреча «Группы двадцати» по борьбе с коррупцией. Российскую делегацию возглавил Посол России в Бразилии А.К.Лабецкий.

💬 Из выступления А.К.Лабецкого:

C самого начала Российская Федерация полностью поддержала выбор основных направлений, сделанный председательницей в этом году — Бразилией. Как и большинство стран «Группы двадцати», Россия придаёт особое значение восстановлению и возвращению активов. <...>

В этом контексте Россия призывает все государства уделять первостепенное внимание антикоррупционному сотрудничеству без какой-либо политической подоплеки. Пользуясь случаем, напоминаем странам об их обязательствах, содержащихся в резолюциях Генеральной Ассамблеи ООН и Конференции государств-участников Конвенции ООН против коррупции, в которых им настоятельно рекомендуется воздерживаться от принятия и применения любых односторонних экономических, финансовых или торговых мер, не соответствующих международному праву и Уставу ООН, которые препятствуют всестороннему достижению экономического и социального развития, особенно в развивающихся странах.

Россия, со своей стороны, остаётся приверженной выполнению своих обязательств по применимым международным соглашениям и сотрудничеству со всеми заинтересованными странами.

📃 По итогам мероприятия была принята Министерская декларация.

#ГруппаДвадцати

Embaixada da Rússia no Brasil

25 Oct, 14:29


🎙 Комментарий Посла России в Бразилии А.К.Лабецкого РИА Новости

Об итогах саммита БРИКС в Казани

💬 Шестнадцатый саммит #БРИКС в Казани, который впервые прошёл в расширенном составе, лишний раз наглядно показал всему миру, что ни о какой изоляции России не может идти и речи.

На нынешнюю встречу приехали лидеры большого числа стран, официальные представители международных организаций. Все это отчётливо говорит об огромной значимости объединения.

Очевидно, что Запад, говоря об изоляции России, просто хочет выдавать желаемое за действительное, а на деле занимается дезинформированием мировой общественности.

Об ожиданиях России от председательства Бразилии в БРИКС в 2025 году

💬 Как известно, в следующем году председательство в БРИКС переходит к Бразилии. У России традиционно хорошие отношения с Бразилией. Хотел бы особо подчеркнуть, что наше двустороннее сотрудничество носит характер стратегического партнёрства, имеет устойчивую позитивную динамику.

Одно из наиболее активных направлений российско-бразильского взаимодействия как раз тесное сотрудничество по линии объединения БРИКС. При этом, как показало нынешнее председательство, во многих вопросах наши позиции схожи.

Ожидаем, что бразильская "вахта" в БРИКС в 2025 году будет способствовать дальнейшей конструктивной работе объединения, укреплению взаимодействия, расширению экономического и инвестиционного сотрудничества, спортивных и гуманитарных связей.

Embaixada da Rússia no Brasil

25 Oct, 13:00


#BRICS2024

🎙 Discurso e respostas a perguntas da mídia pelo Presidente da Federação da Rússia Vladimir Putin sobre os resultados da XVI Cúpula do BRICS (24 de outubro de 2024)

💬 Vladimir Putin: A XVI Cúpula do BRICS foi concluída com sucesso.

Esse foi o ponto culminante da presidência russa da associação e um dos eventos mais importantes do calendário político global.

<...>

Delegações de 35 países e seis organizações internacionais participaram da cúpula. Essa ampla representação é uma clara indicação da autoridade e do papel do #BRICS e do crescente interesse em cooperar conosco por parte de Estados que estão, de fato, seguindo políticas verdadeiramente independentes e soberanas.

<...>

A cúpula endossou a Declaração de Kazan do BRICS, que resumiu as discussões ocorridas.

<...>

Em Kazan, confirmamos que o BRICS não é um formato fechado, ele está aberto a todos que compartilham os valores do BRICS, e seus membros estão prontos para trabalhar na busca de soluções conjuntas, sem imposições externas ou tentativas de impor apenas abordagens estreitas a ninguém. O BRICS não pode deixar de responder à crescente demanda do mundo por essa cooperação. Por isso, demos atenção especial à possível expansão do BRICS por meio do estabelecimento de uma nova categoria de países parceiros.

A Cúpula chegou ao fim. Gostaria de agradecer mais uma vez a todos os meus colegas que vieram a Kazan por sua contribuição ao nosso trabalho comum. E gostaria de salientar que acredito que ela foi muito importante.

***

Das respostas às perguntas da mídia. Principais assuntos:

🔹 As perspectivas de uma solução pacífica para o conflito na Ucrânia

• Todos estão comprometidos com o fim do conflito o mais rápido possível e, de preferência, por meios pacíficos. A República Popular da China e o Brasil lançaram uma iniciativa na Assembleia Geral em Nova York. Muitos países do BRICS apoiam essas iniciativas, e nós, por sua vez, somos gratos aos nossos parceiros por prestarem atenção a esse conflito e buscarem maneiras de resolvê-lo.

• Prontos para considerar quaisquer opções de acordos de paz, com base nas realidades que estão surgindo “no terreno”. E não estamos prontos para mais nada.

🔹 Em questões de estabilidade global e regional, segurança e paz justa

• É justo, do ponto de vista da segurança, ignorar durante anos nossos constantes apelos aos nossos parceiros para que não expandissem a OTAN para o leste? É justo mentir na nossa cara, prometendo que não haverá tal expansão, e fazer isso violando os compromissos que assumimos? <...> É justo violar os compromissos assumidos no âmbito da OSCE, quando todos os países ocidentais assinaram um documento segundo o qual não pode haver segurança para um lado se a segurança do outro for violada?

❗️ Não há justiça aqui, queremos mudar essa situação e vamos conseguir isso.

🔹 A situação no Oriente Médio

• Não há um homem cujo coração não sangre ao ver o que está acontecendo em Gaza. Quarenta e tantas mil pessoas morreram, e a maioria delas são mulheres e crianças. [A única maneira de resolver o problema é abordar as causas. E o principal motivo é a ausência de um Estado da Palestina completo e de pleno direito. Todas as decisões do Conselho de Segurança nessa área devem ser implementadas.

📖 Leia mais em inglês

Embaixada da Rússia no Brasil

24 Oct, 17:00


🇷🇺 Ministério da Agricultura da Federação da Rússia:

🇷🇺🤝🇧🇷 A Ministra da Agricultura da Federação da Rússia, Oksana Lut, reuniu-se com Luis Rua, Secretário de Comércio e Relações Internacionais do Ministério da Agricultura e Pecuária do Brasil, às margens da Cúpula do BRICS. Eles discutiram questões de expansão da cooperação entre a Rússia e o Brasil no campo agroindustrial.

Oksana Lut observou que o Brasil é um importante parceiro comercial e econômico da Rússia: as entregas bilaterais de produtos agroindustriais estão em constante crescimento. A república é responsável por um terço do volume total de negócios da Rússia com a América Latina.

As exportações russas de trigo para o mercado brasileiro no ano passado atingiram um recorde histórico. Planejamos aumentar o fornecimento de grãos e produtos de peixe.

Há boas perspectivas de cooperação em ciência e educação, inclusive no campo da genética e do melhoramento genético, e a criação de programas educacionais.

Eles também discutiram a criação de um intercâmbio de grãos do #BRICS.

Oksana Lut e Luis Rua observaram a grande importância da iniciativa apresentada pelo Presidente e expressaram a disposição de estabelecer as bases para sua implementação até o próximo ano, quando o Brasil assume a Presidência do BRICS.

#RússiaBrasil

Embaixada da Rússia no Brasil

24 Oct, 12:07


#BRICS2024

🎙 Discurso do Presidente a Federação da Rússia Vladimir Putin na sessão plenária da XVI Cúpula BRICS Outreach/BRICS Plus

💬 Vladimir Putin: Tenho o prazer de dar as boas-vindas a todos vocês à reunião do BRICS Outreach/BRICS Plus. Esse formato ampliado tem se mostrado eficaz e oferece uma oportunidade de diálogo direto e aberto entre os membros do bloco e nossos amigos e parceiros. <...>

De acordo com a agenda proposta, consideraremos as questões de maior preocupação para a comunidade global. Entre elas estão o desenvolvimento sustentável, a erradicação da pobreza, a adaptação às mudanças climáticas, o intercâmbio de tecnologia e conhecimento e a luta contra o terrorismo e o crime transfronteiriço.

Daremos atenção especial à solução pacífica de conflitos, incluindo a situação no Oriente Médio.

<...>

🔹 Mundo multipolar

🌐 Todos os países do bloco compartilham aspirações, valores e uma visão semelhantes de uma nova ordem mundial democrática que reflita toda a diversidade cultural e civilizacional. Estamos convencidos de que essa ordem mundial deve se basear nos princípios universais de respeito aos interesses legítimos e à escolha soberana de países e povos, no respeito ao direito internacional e em um espírito de cooperação honesta e mutuamente benéfica.

☝️ A transição para uma ordem mundial mais justa não é fácil. Sua formação é dificultada por forças que estão acostumadas a pensar e agir na lógica de dominar tudo e todos. Por trás da tela da “ordem baseada em regras” imposta ao mundo, há tentativas de conter os concorrentes crescentes e o desenvolvimento independente e descontrolado dos países da África, Ásia e América Latina.

<...>

🔹 Oriente Médio

A próxima rodada do confronto entre palestinos e israelenses tornou-se uma das mais sangrentas em uma longa série de confrontos. Como resultado dos combates na Faixa de Gaza, mais de 40.000 pessoas já foram mortas, a maioria delas civis. Mas, ao mesmo tempo, sempre nos opusemos e continuamos nos opondo a qualquer manifestação terrorista. <...>

Desde o início da escalada, juntamente com os membros do #BRICS e outros parceiros, temos nos empenhado ativamente nos esforços para um acordo. <...>

Mais uma vez, gostaria de reiterar que o principal requisito para a restauração da paz e da estabilidade nos territórios palestinos é a implementação da fórmula de dois Estados endossada pelas resoluções do Conselho de Segurança da ONU e da Assembleia Geral.

<...>

🔹 Segurança na Eurásia

Os países aqui representados possuem capacidades e recursos realmente enormes, têm grande autoridade no cenário mundial e estão usando tudo isso ativamente para realmente contribuir para garantir a segurança global e promover processos de desenvolvimento sustentável no mundo. <...>

A Rússia apresentou a ideia de formar um sistema de segurança igual e indivisível na Eurásia em uma base inclusiva e não discriminatória.

<...>

🔹 ONU

🇺🇳 ONU tem um papel central a continuar desempenhando na manutenção da paz e da segurança, promovendo o crescimento sustentável e sustentado.

Ao mesmo tempo, consideramos importante para o funcionamento mais eficaz das Nações Unidas adaptar sua estrutura às realidades do século XXI e aumentar a representação no Conselho de Segurança e em outros órgãos importantes dos países da Ásia, África e América Latina, incluindo aqueles cujos líderes estão nesta sala.

A reforma das instituições de desenvolvimento das Nações Unidas e das estruturas financeiras globais também já deveria ter sido feita há muito tempo. <...>

Os fundadores das Nações Unidas viram seu propósito como um centro para harmonizar as ações das nações.

***

❗️ A Rússia, assim como todos os países do BRICS, está aberta a trabalhar em conjunto com os países do Sul e do Leste Global para promover o desenvolvimento inclusivo e sustentável e construir um mundo melhor.

Embaixada da Rússia no Brasil

23 Oct, 20:02


🇷🇺🇧🇷📞 Em 22 de outubro, o Presidente da Federação da Rússia Vladimir Putin realizou uma conversa telefônica com o Presidente da República Federativa do Brasil Luiz Inácio Lula da Silva.

Foram discutidas as questões relacionadas à XVI Cúpula do #BRICS.

#RússiaBrasil

Embaixada da Rússia no Brasil

23 Oct, 18:14


📄 DECLARAÇÃO DE KAZAN

🔹 Fortalecimento do multilateralismo para o desenvolvimento e a segurança globais equitativos

Reiteramos a importância de fortalecer ainda mais a solidariedade e a cooperação dos países do #BRICS com base em nossos interesses comuns e prioridades-chave e de aprimorar ainda mais nossa parceria estratégica.

Reafirmamos nosso compromisso com o espírito do BRICS de respeito e compreensão mútuos, igualdade soberana, solidariedade, democracia, abertura, inclusão, cooperação e consenso.

Saudamos o interesse significativo do Sul Global no BRICS e apoiamos as “Modalidades de Categorização de Países Parceiros do BRICS”.

🔹 Fortalecimento do multilateralismo para uma ordem mundial mais justa e democrática

Observamos o surgimento de novos centros de poder, de tomada de decisões políticas e de crescimento econômico que podem estabelecer as bases para uma ordem mundial multipolar mais justa, democrática e equilibrada.

Reafirmamos o apoio a uma reforma abrangente da ONU, incluindo seu Conselho de Segurança, para torná-la mais democrática, representativa, eficaz e eficiente, bem como para aumentar a representação dos países em desenvolvimento em todas as categorias de membros do Conselho, para que ele possa responder adequadamente aos desafios globais urgentes e apoiar as aspirações legítimas dos países em desenvolvimento da África, Ásia e América Latina.

Reconhecemos o papel crucial do BRICS no processo de aprimoramento do sistema monetário e financeiro internacional para torná-lo mais sensível às necessidades de todos os países.

Destacamos o papel fundamental do #G20 como a principal plataforma internacional para a cooperação financeira e econômica multilateral, fornecendo uma plataforma para o diálogo entre os países desenvolvidos e os países de mercados emergentes em uma base igualitária e mutuamente benéfica, com o objetivo de buscar soluções comuns para os problemas globais.

Reiteramos que medidas coercitivas unilaterais, inclusive na forma de sanções econômicas unilaterais e sanções secundárias contrárias ao direito internacional, têm implicações de longo alcance para o cumprimento dos direitos humanos, inclusive o direito ao desenvolvimento, para toda a população dos Estados sujeitos a essas medidas, afetando desproporcionalmente os pobres e as pessoas em situações vulneráveis.

🔹 Fortalecimento da cooperação para a estabilidade e segurança global e regional

Apoiamos fortemente o fortalecimento do diálogo político e de segurança do BRICS.

Estamos profundamente preocupados com os conflitos e a instabilidade em curso na região do Oriente Médio e do Norte da África e tomamos nota da Declaração Conjunta dos Vice-Ministros das Relações Exteriores e Representantes Especiais do BRICS em sua reunião de 25 de abril de 2024.

Reiteramos nossa condenação inequívoca do terrorismo em todas as suas formas e manifestações, independentemente de quando, onde e por quem os atos terroristas são cometidos, e que ele não deve ser associado a nenhuma religião, nacionalidade, civilização ou grupo étnico.

Reconhecemos o enorme potencial das tecnologias de informação e comunicação para eliminar a exclusão digital em prol do crescimento e do desenvolvimento socioeconômico. Reconhecemos também os desafios e as ameaças impostos pela esfera digital e que emergem dela.

🔹 Aprofundamento da cooperação financeira e econômica para o desenvolvimento global equitativo

Enfatizamos a necessidade de reformar a atual arquitetura financeira internacional para enfrentar os desafios financeiros globais, incluindo a governança econômica global, a fim de tornar a arquitetura financeira internacional inclusiva e equitativa.

Instruímos os Ministros das Finanças e os Governadores dos Bancos Centrais de nossos países a darem a devida atenção ao uso de moedas nacionais, instrumentos e plataformas de pagamento e a informarem os resultados durante a próxima Presidência.

📖 Leia mais em inglês

Embaixada da Rússia no Brasil

23 Oct, 12:23


#BRICS2024

🎙 O Presidente da Federação da Rússia Vladimir Putin participa da XVI reunião de cúpula do BRICS.

💬 Vladimir Putin: Caros colegas! Senhoras e senhores, amigos!

É com grande satisfação que dou as boas-vindas a todos vocês em Kazan. Nossa reunião abre a XVI Cúpula do BRICS, que está sendo realizada pela primeira vez em um formato ampliado. Esse é o principal evento da presidência russa sob o lema “Strengthening Multilateralism for Equitable Global Development and Security”.

Gostaria de enfatizar que a Rússia abordou a organização de nossas atividades conjuntas dentro da estrutura da associação este ano com grande responsabilidade.

Temos nos esforçado para fortalecer a autoridade do #BRICS, para aumentar seu papel nos assuntos mundiais e na abordagem de questões globais e regionais urgentes, e temos feito o máximo para aprofundar a cooperação multifacetada entre nossos países em três áreas principais:

• na política e na segurança,
• na economia e nas finanças,
• contatos culturais e humanitários.

E, naturalmente, fizemos todo o possível para garantir uma integração suave e mais completa possível dos novos estados-membros no trabalho da associação.

Propomos agora considerar os aspectos mais atuais da agenda global em um pequeno grupo, trocar opiniões sobre a cooperação entre os países do BRICS na arena internacional, incluindo a solução de conflitos regionais agudos.

Também discutiremos a implementação de duas importantes decisões da cúpula anterior em Joanesburgo.

👉 Em primeiro lugar, há o aprofundamento da interação financeira dentro do BRICS.

👉 Outra questão igualmente importante é a expansão de nossa associação. É claro que seria errado ignorar o interesse sem precedentes dos países do Sul e do Leste Global em fortalecer os contatos com os BRICS. Mais de 30 países já expressaram esse desejo de uma forma ou de outra. Ao mesmo tempo, é necessário encontrar um equilíbrio e evitar que a eficácia do BRICS diminua.

Em Johanesburgo, concordamos em desenvolver modalidades e categorias de estados parceiros de nossa associação e em formar uma lista de países que receberão esse status. É importante refletir a decisão a esse respeito na Declaração final de Kazan.

<...>

🤝 Conto com um trabalho frutífero e uma discussão tradicionalmente construtiva e interessada de todas as questões de nossa interação.

<...>

Todos nós estamos testemunhando o desenvolvimento dinâmico do BRICS e o fortalecimento de sua autoridade e influência nos assuntos mundiais. Os Estados membros da nossa associação têm um potencial político, econômico, científico, tecnológico e humano realmente enorme. Ao mesmo tempo, estamos unidos por valores e visão de mundo comuns.

Seria justo dizer que o BRICS inclui países com ideias semelhantes — países soberanos que representam diferentes continentes, modelos de desenvolvimento, religiões, civilizações e culturas distintas.

Todos os países do BRICS defendem a igualdade, a boa vizinhança e o respeito mútuo, o estabelecimento de ideais elevados de amizade e harmonia, a prosperidade e o bem-estar universais, demonstram responsabilidade pelo futuro do mundo não em palavras, mas em ações, têm um impacto verdadeiramente positivo sobre a situação na esfera da estabilidade e segurança globais e fazem uma contribuição significativa para a solução de problemas regionais graves.

☝️ Essa é a essência da estratégia do curso do BRICS na arena global, que atende às aspirações da maior parte da comunidade internacional, a chamada maioria mundial, e é exatamente esse curso que é especialmente necessário nas circunstâncias atuais, quando o mundo está passando por mudanças verdadeiramente fundamentais e o processo de formação de um mundo multipolar está em andamento.

Embaixada da Rússia no Brasil

22 Oct, 19:02


⚡️ Abertura da XVI Cúpula do BRICS em Kazan

🤝 No primeiro dia da Cúpula, o Presidente da Federação da Rússia Vladimir Putin reuniu-se com a Presidente do Novo Banco de Desenvolvimento, Dilma Rousseff, com o Primeiro-Ministro da Índia, Narendra Modi, com o Presidente da África do Sul, Cyril Ramaphosa, e com o Presidente da China, Xi Jinping.

Os Chefes de Delegações também participaram do concerto para os Líderes do #BRICS.

A XVI Cúpula do BRICS ocorre em Kazan, de 22 a 24 de outubro, sob a presidência russa, com o lema “Strengthening Multilateralism for Equitable Global Development and Security” (Fortalecimento do multilateralismo para o desenvolvimento e a segurança globais equitativos).

#BRICS2024

Embaixada da Rússia no Brasil

22 Oct, 15:30


🧤 Em 22 de outubro de 1929 nasceu Lev Yashin também conhecido como Aranha Negra, um dos mais famosos jogadores de futebol da história do futebol mundial e da Rússia, o único goleiro da história a ser premiado com a Bola de Ouro.

A carreira de Lev Yashin é marcada por um grande número de troféus e conquistas. O jogador do Dínamo de Moscou foi campeão olímpico em 1956 e campeão europeu em 1960, cinco vezes campeão da URSS e três vezes vencedor da Copa da URSS. Ele recebeu o título de Mestre dos Esportes da URSS (1957), Herói do Trabalho Socialista (1990), detentor de duas Ordens de Lênin (1960, 1990).

🤝 Como astro do futebol internacional, Lev Yashin conheceu muitos grandes jogadores de todo o mundo. Sua amizade com um deles foi particularmente importante para o goleiro russo. Na Copa do Mundo da FIFA de 1958, Lev Yashin tornou-se amigo de Pelé.

O brilhante jogador de futebol brasileiro relembrou mais tarde: “Quanto ao maior goleiro de todos os tempos e ao povo Lev Yashin, eu o conheci bem: ele foi meu primeiro amigo fora do Brasil”.

Tendo jogado contra o brasileiro de 17 anos, Lev Yashin ficou impressionado com a habilidade e a velocidade de Pelé. Em 1983, em uma entrevista, Lev Yashin disse que “um rei nasceu para nós”, referindo-se a Pelé.

⚽️ Uma verdadeira lenda do futebol internacional, Lev Yashin continua sendo um símbolo do clube esportivo Dínamo de Moscou e do futebol russo.

Embaixada da Rússia no Brasil

22 Oct, 12:45


🤝 O Presidente da Federação da Rússia Vladimir Putin se reúniu com a presidente do Novo Banco de Desenvolvimento, Dilma Rousseff, às margens da XVI Cúpula do BRICS (22 de outubro de 2024)

💬 Vladimir Putin: Prezada Senhora Rousseff! Prezados colegas!

Estamos muito felizes em recebê-los.

A última vez que nos encontramos foi em junho deste ano, em São Petersburgo, às margens do Fórum Econômico Internacional. Discutimos questões relacionadas ao trabalho futuro do Banco.

Apreciamos muito o que vocês fizeram nos últimos anos. Esta é uma instituição financeira promissora e em bom desenvolvimento. Desde 2018, financiamos, creio eu, 100 projetos, totalizando US$ 33 bilhões.

O aumento das liquidações em moedas locais possibilita a redução das taxas de serviço da dívida, aumenta a independência financeira dos países membros do #BRICS, minimiza os riscos geopolíticos e, na medida do possível no mundo de hoje, afasta o desenvolvimento econômico da política.

Contamos muito com a sua participação ativa como país presidente do BRICS na reunião de líderes na cúpula do BRICS em Kazan este ano.

#BRICS2024