Embaixada da Rússia no Brasil @embaixadarussa Channel on Telegram

Embaixada da Rússia no Brasil

@embaixadarussa


Contato - @embrusbrcontato

Acompanhe as notícias sobre as atividades da Embaixada, bem como as curiosidades sobre a Rússia.

Embaixada da Rússia no Brasil (Portuguese)

A Embaixada da Rússia no Brasil é o canal oficial de comunicação entre a Rússia e o Brasil, trazendo notícias e informações sobre as atividades da Embaixada e curiosidades sobre a Rússia. Se você deseja estar sempre atualizado sobre as relações entre esses dois países, bem como aprender mais sobre a cultura e tradições russas, o canal @embaixadarussa é o lugar ideal para você. Com conteúdo exclusivo e atualizado regularmente, você terá acesso a informações privilegiadas e poderá se sentir mais próximo da Rússia enquanto está no Brasil. Acompanhe as novidades e participe ativamente das discussões sobre os laços entre essas duas nações. Para entrar em contato, basta enviar uma mensagem para @embrusbrcontato. Junte-se a nós e descubra tudo o que a Embaixada da Rússia no Brasil tem a oferecer!

Embaixada da Rússia no Brasil

21 Nov, 20:31


⚡️ Declaração do Presidente da Federação da Rússia

💬 Vladimir Putin: Gostaria de informar o pessoal das Forças Armadas da Federação da Rússia, os cidadãos de nosso país, nossos amigos em todo o mundo, bem como aqueles que continuam a alimentar ilusões sobre a possibilidade de infligir uma “derrota estratégica à Rússia”, sobre os eventos que estão ocorrendo hoje na zona da operação militar especial, ou seja, após o uso de armas de longo alcance de fabricação ocidental em nosso território.

Dando continuidade à escalada do conflito induzido pelo Ocidente na Ucrânia, os Estados Unidos e seus aliados da OTAN anunciaram anteriormente que estão autorizando o uso de seus sistemas de armas de longo alcance guiadas com precisão no território da Federação da Rússia.

Em 19 de novembro, seis mísseis tático-operacionais ATACMS fabricados nos EUA e, em 21 de novembro, em um ataque combinado de mísseis, os sistemas Storm Shadow fabricados na Grã-Bretanha e HIMARS fabricados nos EUA atingiram instalações militares nas regiões russas de Bryansk e Kursk. <...> Desde aquele momento, como enfatizamos repetidamente anteriormente, o conflito regional na Ucrânia provocado pelo Ocidente adquiriu elementos de caráter global. <...>

Mais uma vez, gostaria de enfatizar que o uso de tais armas pelo inimigo não pode afetar o curso das operações de combate na zona de operação militar especial. Nossas tropas estão avançando com sucesso ao longo de toda a linha de contato. Todas as tarefas que estabelecemos para nós mesmos serão cumpridas.

❗️ Em resposta ao uso de armas de longo alcance americanas e britânicas, em 21 de novembro deste ano, as Forças Armadas russas realizaram um ataque combinado em uma das instalações do complexo industrial de defesa ucraniano. As condições de combate incluíram um teste de um dos mais novos sistemas de mísseis russos de médio alcance 👉 nesse caso, com um míssil balístico em equipamento hipersônico não nuclear. Nossos engenheiros de mísseis o chamaram de “Oreshnik”.

Os testes foram bem-sucedidos, o objetivo do lançamento foi alcançado.

No território da Ucrânia, na cidade de Dnepropetrovsk, foi atingido um dos maiores e mais conhecidos complexos industriais desde os tempos da União Soviética, que até hoje produz equipamentos de mísseis e outras armas. <...>

Deixe-me lembrá-lo de que a Rússia se comprometeu voluntária e unilateralmente a não instalar mísseis de médio e curto alcance enquanto armas americanas desse tipo não aparecerem em nenhuma região do mundo.

⚠️ Repito: os testes ao vivo do sistema de mísseis "Oreshnik" estão sendo realizados por nós em resposta às ações agressivas dos países da OTAN contra a Rússia.

A questão da implantação adicional de mísseis de médio e curto alcance será decidida por nós, dependendo das ações dos Estados Unidos e de seus satélites.

Recomendo que as elites governantes dos países que estão elaborando planos para usar seus contingentes militares contra a Rússia considerem isso seriamente.

Não é preciso dizer que, quando escolhermos, se necessário e como medida de retaliação, alvos a serem atingidos por sistemas como o “Oreshnik” em território ucraniano, ofereceremos antecipadamente aos civis e também pediremos aos cidadãos de Estados amigos que estiverem lá que deixem as zonas de perigo.

Faremos isso por razões humanitárias - abertamente, publicamente, sem medo de oposição do inimigo, que também está recebendo essas informações. <...>

Atualmente, não há meios de combater essas armas.

☝️ Gostaria de enfatizar mais uma vez que não é a Rússia, mas os Estados Unidos que destruíram o sistema de segurança internacional e, continuando a lutar e a se apegar à sua hegemonia, estão empurrando o mundo inteiro para um conflito global.

Sempre preferimos e agora estamos prontos para resolver todas as questões controversas por meios pacíficos, mas também estamos prontos para qualquer desenvolvimento de eventos.

Se alguém ainda duvida disso, é em vão - sempre haverá uma resposta.

Embaixada da Rússia no Brasil

20 Nov, 19:45


🎷 Всемирно известный музыкант Игорь Бутман выступит в Бразилии с Московским джазовым оркестром и певицей Фантиной! Концерты состоятся 8 декабря в театре Prio в Рио-де-Жанейро и 11 декабря в театре B32 в Сан-Паулу. Гастроли прославленного коллектива завершат международный проект Министерства культуры Российской Федерации "Русские сезоны 2024”.

🎼 25-е юбилейное выступление Московского джазового оркестра за рубежом под руководством всемирно известного саксофониста Игоря Бутмана обещает представить лучшие хиты из более чем 10 альбомов, а также напомнить о сотрудничестве с авторитетными музыкантами мирового сообщества, такими как Чик Кореа, Джек ДеДжонетт, Джон Патитуччи, Уинтон Марсалис, Рэнди Брекер и другими.

Игорь Бутман - не просто виртуозный музыкант. За свою деятельность он получил несколько наград: премию Фонда американо-российского культурного сотрудничества и признание Института устойчивого диалога, а также звание народного артиста России и лауреата Государственной премии. Вместе с Херби Хэнкоком он был художественным соведущим на VII Международном дне джаза.

🇷🇺 Концерты Игоря Бутмана, Фантины и Московского джазового оркестра завершают международный культурный проект "Русские сезоны 2024”, направленный на развитие художественных программ и образовательных проектов, знакомящих зарубежную аудиторию с богатейшими традициями России.

Embaixada da Rússia no Brasil

20 Nov, 14:23


🎙️ Discurso e respostas a perguntas da imprensa de Sergey Lavrov sobre os resultados da Cúpula do G20 (Rio de Janeiro, 19 de novembro de 2024)

💬 A cúpula do G20 está hoje a chegar ao fim. <...> Creio que foram alcançados resultados positivos e acordos sólidos.

A criação de uma nova estrutura de coordenação - a Aliança Mundial de Luta contra a Fome e a Pobreza - foi apoiada. Trata-se de uma iniciativa pessoal do Presidente do Brasil, Sr. Lula da Silva. O seu objetivo é acelerar o progresso no sentido da erradicação total da fome, tal como exigido pelos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável, que há muito foram aprovados mas não foram implementados na prática, embora isso deva ser feito até 2030. <...>

🇷🇺🤝🇧🇷 A Rússia aderiu a este mecanismo. Já anunciámos que estamos a introduzir as nossas melhores práticas, incorporadas em programas de assistência aos países em desenvolvimento, no pacote de projetos a serem implementados sob os auspícios da aliança. Estamos a falar de programas de alimentação escolar e do desenvolvimento de explorações agrícolas. <...>

O #G20 deve basear-se nos princípios da Carta das Nações Unidas. Acima de tudo, o princípio da igualdade soberana dos Estados. Nunca foi esse o caso na política ocidental. Nunca respeitou a igualdade soberana. Agora a vida obriga-o a fazê-lo, dado que os países do #BRICS e outros Estados que cooperam com a associação estão a crescer a um ritmo muito mais elevado. <...>

📄 A Declaração foi adoptada. Trata-se de um documento abrangente. O principal é que ele reconhece as realidades modernas e está subordinado à tarefa principal e central - construir relações internacionais baseadas no multilateralismo, no pluralismo, na eliminação de todas as formas de desigualdade entre e dentro dos estados. <...>

A questão principal (para além da luta contra a fome, a pobreza e a desigualdade) é a reforma das instituições mundiais. A maior parte das delegações do Sul constatou o predomínio dos atores ocidentais nestas estruturas, que não podem reivindicar a exclusividade, em primeiro lugar por razões morais e, em segundo lugar, por razões da realidade contemporânea.

O mundo está a mudar radicalmente. Nas últimas décadas, adquiriu um novo "rosto".

🌐 Os BRICS representam 37% da economia global, o G7 caiu para menos de 30%. Este fosso continua a aumentar. Porque os países BRICS têm atualmente uma taxa média de crescimento de 4%, enquanto a taxa média de crescimento dos países do G7 é metade dessa taxa.

Recordamos a cúpula dos BRICS em Kazan, de 22 a 24 de outubro. Foi mencionada na maioria dos discursos do Sul Global. De acordo com as avaliações feitas aqui, demonstrou que a associação amadureceu ao ponto de formar um instrumento independente que não dependeria do Ocidente. Trata-se de mecanismos de pagamento, de liquidação, de compensação, de investimento, de troca e outros. Este trabalho foi lançado.
<...>

A Declaração confirma que é necessário elevar e reforçar a voz dos países da Maioria Mundial em todos os principais organismos políticos e económicos - desde o Conselho de Segurança da ONU ao Fundo Monetário Internacional, ao Banco Mundial, e ressuscitar a atividade plena da Organização Mundial do Comércio, onde o órgão de resolução de litígios (o principal órgão da OMC) está bloqueado e não pode desempenhar as suas funções porque os americanos o tomaram "refém" através de truques processuais. <...>

❗️ Familiarizei os meus colegas com o trabalho do nosso país na implementação da iniciativa do Presidente da Federação da Rússia, Vladimir Putin, de formar uma Grande Parceria Eurasiática com a participação da EAEU, da SCO, da ASEAN e de outras associações do nosso continente. Consideramos que esta iniciativa constitui uma base material para a formação de uma nova arquitetura de segurança euro-asiática, aberta a todos os países do continente.

Embaixada da Rússia no Brasil

19 Nov, 22:01


🎙 Das respostas do Ministro dos Negócios Estrangeiros da Rússia, Sergey Lavrov, a perguntas da comunicação social após a Cúpula do #G20 (19 de novembro de 2024):

Pergunta: Ministro dos Negócios Estrangeiros, gostaria de perguntar qual é a opinião da Rússia sobre a iniciativa brasileiro-chinesa de tentar promover um grupo de países para discutir um processo de paz na Ucrânia. <...> Estamos a assistir a uma escalada na Ucrânia com a decisão dos EUA de permitir o uso de mísseis de longo alcance para atingir o território russo. Então, nessas circunstâncias, eu gostaria de perguntar qual é a opinião da Rússia sobre essa iniciativa brasileiro-chinesa?

💬 Sergey Lavrov: Sobre a decisão dos Estados Unidos de permitir que o regime ucraniano use mísseis de até 300 quilómetros de comprimento. Nós lemos o que o New York Times publicou sobre isso. Ainda não há confirmação nem da Casa Branca nem do Pentágono, mas basicamente tomamos a nossa posição com base no que está a acontecer fisicamente. E, fisicamente, estão a ser utilizados ATACAMS, aparentemente com uma distância não superior a 300 quilómetros, incluindo esta madrugada na Rússia, contra o Oblast de Bryansk, na Rússia, que faz fronteira com a Ucrânia. E partimos do princípio de que isto está a acontecer e que qualquer modificação dos ATACAMS não pode ser utilizada sem peritos e instrutores americanos, incluindo dados de satélite, incluindo programação e definição de alvos.

O Presidente [russo] referiu este facto várias vezes. Se os mísseis de longo alcance vão ser aplicados a partir da Ucrânia em território russo, isso significa também que são operados por peritos americanos, peritos militares, e nós encararemos isto como uma fase qualitativamente nova da guerra ocidental contra a Rússia e reagiremos em conformidade. <...>

O Brasil 🇧🇷 e a China 🇨🇳 querem a paz. E não podemos deixar de nos congratular com esta intenção. No que diz respeito às actividades práticas deste grupo de amigos, este reuniu-se apenas uma vez em setembro e a reunião serviu para anunciar a criação deste grupo. Agora estão a planear convocar a primeira reunião para novembro, em Nova Iorque. Falei ontem com o Ministério chinês. Vamos acompanhar estas actividades.

Esperamos que este grupo tenha em conta a iniciativa do Presidente Xi Jinping de fevereiro de 2023. Foi uma iniciativa de segurança global, não sobre a Ucrânia, não sobre a Palestina, uma abordagem genérica a qualquer conflito. E uma das regras fundamentais formuladas nessa iniciativa de segurança global era, em qualquer conflito, procurar primeiro as causas profundas e concentrar-se na eliminação dessas causas.

☝️ Esperamos que a iniciativa sino-brasileira seja tida em conta, porque menciona a necessidade de implementar a Carta e de se orientar pela Carta das Nações Unidas. Discuti o assunto com os nossos amigos e espero que, quando elaborarem um roteiro, se é que o estão a planear, tenham em conta os princípios da Carta das Nações Unidas na sua totalidade e na sua inter-relação. <...>

E por falar na iniciativa sino-brasileira, ficámos ligeiramente surpreendidos quando soubemos que a França e a Suíça foram convidadas a estar presentes como observadores. A França <...> está na liderança da guerra através da Ucrânia contra a Federação da Rússia, e a Suíça não é neutra há muito tempo. <...> Sim, foi-nos dito pelos nossos amigos chineses e brasileiros que estariam apenas a observar, sem direito a falar, mas que fariam parte da conversa, do processo de qualquer forma. Por isso, levantamos estas preocupações e não achamos que seja necessário para o objetivo de unir o Sul Global para promover a paz na Ucrânia.

Embaixada da Rússia no Brasil

19 Nov, 14:18


🇷🇺🇨🇳 Em 18 de novembro, no Rio de Janeiro, à margem da Cimeira do G20, o Ministro dos Negócios Estrangeiros da Federação da Rússia, Sergey Lavrov, encontrou-se com o Ministro dos Negócios Estrangeiros da República Popular da China, Wang Yi.

As partes apreciaram muito o desenvolvimento do diálogo político e da cooperação prática entre a Rússia e a China num contexto de contínua turbulência no sistema mundial. Foi dada especial atenção à implementação dos acordos alcançados ao mais alto nível, nomeadamente durante a cimeira do BRICS em Kazan, bem como ao planeamento de novos contactos em vários formatos.

🌐 Os Ministros salientaram a importância de reforçar a coordenação da política externa entre Moscovo e Pequim nas instâncias internacionais, incluindo a ONU e o seu Conselho de Segurança, os BRICS, a SCO, o G20 e outros. As partes procederam a uma troca de pontos de vista aprofundada sobre uma vasta gama de questões da agenda mundial e regional.

A conversa decorreu de forma tradicionalmente confiante e construtiva, caraterística da parceria estratégica russo-chinesa.

#RússiaChina

Embaixada da Rússia no Brasil

18 Nov, 15:31


🇷🇺 Ministro dos Negócios Estrangeiros da Rússia, Sergey Lavrov, participa da primeira sessão da Cúpula do G20, “Inclusão Social e Combate contra Fome e Pobreza”

Embaixada da Rússia no Brasil

18 Nov, 15:18


🇷🇺🇧🇷 Ministro dos Negócios Estrangeiros da Federação da Rússia, Sergey Lavrov, chegou ao Museu de Arte Moderna no Rio de Janeiro, para participação da Cúpula dos Líderes do G20

Embaixada da Rússia no Brasil

17 Nov, 12:41


🇷🇺 Para a próxima participação do Ministro dos Negócios Estrangeiros da Federação da Rússia, Sergey Lavrov, na Cúpula do #G20:

A Cúpula do G20 terá lugar no Rio de Janeiro (Brasil) em 18-19 de novembro. A delegação russa na próxima reunião será chefiada pelo Ministro dos Negócios Estrangeiros da Federação da Rússia, Sergey Lavrov, sob as instruções do Chefe de Estado. Espera-se a presença da maioria dos líderes dos países membros do G20.

🌎 Brasília vê o G20 como o elemento central de um sistema policêntrico de relações económicas internacionais, caracterizado por um mecanismo eficaz de tomada de decisões graças a um número ótimo de participantes e ao princípio do consenso. O lema da primeira presidência brasileira deste fórum é "Construir um mundo justo e um planeta sustentável".

Os parceiros pretendem chegar a um acordo consensual na Cúpula do Rio de Janeiro. Esse resultado é visto sob o prisma do prestígio internacional do país. O principal resultado prático deverá ser uma declaração de liderança (um documento não assinado que é aprovado na ausência de objecções das partes). <...>

A Rússia participou ativamente na elaboração e aprovação dos aspectos organizacionais e substantivos do projeto brasileiro e já incluiu no banco de dados soluções nacionais avançadas nas áreas da segurança alimentar e da erradicação da pobreza.

🕊️ A reunião dos líderes no Rio de Janeiro será aberta com o lançamento oficial da Aliança Global de Luta contra a Fome e a Pobreza. A participação oficial planeada da Rússia nesta plataforma dará ao nosso país outra oportunidade de levantar a nível internacional os problemas que são atuais para a maioria global, em particular, os problemas de contrariar as sanções unilaterais ilegais e promover a nossa experiência nacional. <...>

A Rússia ocupa posições de liderança no G20, influenciando efetivamente o curso e a direção das negociações e o conteúdo dos acordos. Moscou considera esta plataforma como um fórum fundamental para a governação económica mundial. <...>

A Rússia tem defendido sistematicamente a necessidade existencial de despolitizar o G20. Este deve concentrar-se nas suas responsabilidades diretas de estimular o crescimento económico e o desenvolvimento sustentável. As tentativas dos opositores de trazer para a agenda do G20 questões de paz e segurança que ultrapassam o seu mandato são contraproducentes. Esta linha destrutiva impede o progresso em áreas substantivas e multiplica as linhas divisórias entre os membros.

❗️ A prioridade da Rússia é conseguir acordos construtivos baseados em consensos no G20 que tenham em conta os interesses de todos os Estados membros.

🤝 Moscou procura uma interpretação adequada e equilibrada dos objectivos de desenvolvimento sustentável, tendo em conta os interesses nacionais dos Estados. Procura utilizar eficazmente o G20 para impulsionar a democratização das estruturas financeiras e económicas internacionais, em particular, o FMI, o Banco Mundial e a OMC, a diversificação dos mecanismos de resolução mútua, a construção de cadeias de abastecimento transfronteiriças independentes.

Embaixada da Rússia no Brasil

16 Nov, 19:45


🗓 Hoje, a Rússia está a assinalar uma data significativa na história da diplomacia nacional. O lendário diplomata, estadista e cientista soviético, Herói do Trabalho Socialista, Anatoly #Dobrynin, nasceu há 1️⃣0️⃣5️⃣ anos, no dia 16 de novembro de 1919.

Anatoly Dobrynin subiu na hierarquia da Administração Central do Ministério dos Negócios Estrangeiros da União Soviética e acabou por ser promovido a Embaixador da União Soviética. Ficou na história como um dos diplomatas mais bem sucedidos e notáveis do período pós-Segunda Guerra Mundial.

🇷🇺🇺🇸 O talento e o profissionalismo de Anatoly Dobrynin manifestaram-se de forma mais evidente durante o seu mandato como Embaixador da União Soviética nos Estados Unidos. Desempenhou esta função durante quase 25 anos, de 1962 a 1986, e tornou-se o decano do corpo diplomático local.

Enquanto esteve em Washington, Anatoly Dobrynin comunicou com seis Presidentes dos EUA, nomeadamente John F. Kennedy, Lyndon Johnson, Richard Nixon, Gerald Ford, James Carter e Ronald Reagan. Apesar das dificuldades do período da Guerra Fria e das crises que afectaram as relações entre a União Soviética e os Estados Unidos durante essa época, Anatoly Dobrynin conseguiu estabelecer e manter uma colaboração construtiva com cada nova administração americana. Durante o seu mandato, a Embaixada da União Soviética e a Casa Branca comunicavam através de uma linha telefónica secreta que permitia abordar rapidamente questões urgentes da agenda bilateral e internacional.

Anatoly Dobrynin participou na resolução da crise dos mísseis das Caraíbas em 1962, o que se tornou um episódio marcante da sua biografia. Nesse momento histórico dramático, demonstrou as suas capacidades de negociação únicas, a sua capacidade de compreender a outra parte e de servir como representante de confiança dos interesses do Estado soviético, ao mesmo tempo que trabalhava com os americanos.

💼 Os anos do chamado "desanuviamento" nas relações soviético-americanas tornaram-se um dos períodos mais frutíferos do trabalho de Anatoly Dobrynin em Washington. Nessa altura, foram tomadas decisões importantes no domínio da limitação do armamento estratégico. Nessa altura, o Secretário de Estado norte-americano Henry Kissinger, adjunto do Presidente Richard Nixon, tornou-se o principal parceiro de negociações de Anatoly Dobrynin. Dobrynin estabeleceu com ele relações construtivas e de confiança.

Após concluir a sua carreira diplomática, Dobrynin partilhou a sua rica experiência nas suas memórias intituladas "Estritamente confidencial". Atualmente, estas são geralmente reconhecidas como uma fonte de informação valiosa sobre a história das relações russo-americanas e da política mundial na segunda metade do século XX.

🕊️ O nome de Anatoly Dobrynin está legitimamente inscrito na história da diplomacia russa e mundial. É difícil sobrestimar a sua contribuição para o reforço das posições do nosso país na cena internacional. Os funcionários do Ministério dos Negócios Estrangeiros da Rússia recordam-no como um sábio mentor que educou toda uma galáxia de proeminentes peritos em assuntos dos EUA e especialistas noutros domínios.

#HistóriaDaDiplomacia