#Vitória80
🌟 A 2 de fevereiro de 1943, terminou uma das batalhas mais brutais da Segunda Guerra Mundial e de toda a história - a Batalha de Stalingrado.
Durante 2️⃣0️⃣0️⃣ dias e noites, a Batalha de Stalingrado decorreu nas margens dos rios Don e Volga, e na própria cidade, ou melhor, no que restou dela, após impiedosos bombardeamentos nazis e a luta obstinada dos defensores por cada rua, beco e casa. A batalha em si ultrapassou em âmbito e intensidade todas as batalhas anteriores da Segunda Guerra Mundial. Durante essa batalha, mais de 2,1 milhões de pessoas lutaram em ambos os lados.
No final de junho de 1942, os nazis concentravam na faixa de terra que vai de Kursk a Taganrog, numa frente de 600-650 quilómetros, até 35% da infantaria, mais de 50% dos blindados e divisões motorizadas do número total de tropas da Wehrmacht destacadas na frente soviético-alemã.
Tradicionalmente, de acordo com os historiadores, a batalha foi dividida em duas fases:
• Fase defensiva: de 17 de julho a 18 de novembro de 1942;
• Fase ofensiva: de 19 de novembro de 1942 a 2 de fevereiro de 1943.
Durante a primeira fase, de 17 de julho a 18 de novembro de 1942, o Exército Vermelho teve de conduzir operações defensivas e enfrentou o inimigo em ferozes batalhas de rua diretamente na cidade. As forças dos 62º e 64º exércitos soviéticos, lideradas por Vassily Chuikov, comandante do 62º Exército, enfrentaram as tropas do 6º Exército da Wehrmacht, sob o comando do Tenente-General Paulus.
Em meados de novembro de 1942, em resultado de uma resistência obstinada e da mobilização das reservas do Exército Vermelho, foram criadas condições favoráveis para o lançamento da contraofensiva. O plano para a operação com o nome de código #Urano foi desenvolvido sob a direção do General do Exército Georgy Zhukov e do Coronel General Alexander Vasilevsky.
Durante a contraofensiva em grande escala em Stalingrado (19 de novembro de 1942 - 2 de fevereiro de 1943), as forças soviéticas conduziram a operação #Anel, durante a qual o Exército Vermelho conseguiu conduzir o 6º Exército de Paulus para um “caldeirão” entre os rios Don e Volga. Apercebendo-se da inutilidade de novas acções, no final de janeiro as unidades nazis começaram a render-se em massa.
Em 31 de janeiro, o general Paulus (promovido por Hitler a general-marechal de campo), juntamente com outros generais e oficiais alemães em Stalingrado, rendeu-se finalmente. A 2 de fevereiro, as últimas bolsas de resistência nazi foram eliminadas.
A #BatalhaDeStalingrado terminou com uma vitória completa do Exército Vermelho. Pela primeira vez, a máquina de guerra nazi, que consumia tudo, foi pesada, medida e considerada insuficiente. Este facto marcou um ponto de viragem não só na Grande Guerra Patriótica, mas também em toda a Segunda Guerra Mundial.
Em Stalingrado, a Wehrmacht e as suas forças auxiliares do Eixo perderam 1/4 de todas as tropas destacadas pelo Reich na frente oriental. As perdas totais do inimigo ascendem a cerca de 1,5 milhões de soldados e oficiais.
A partir desse momento, a iniciativa estratégica estava do lado do Exército Vermelho. A vitória em Stalingrado criou condições favoráveis para uma nova contraofensiva em grande escala das forças soviéticas para expulsar o inimigo do território da URSS ocupado pelos nazis.
🌐 A derrota do grosso das tropas inimigas não só chocou o mundo e elevou significativamente o prestígio internacional da União Soviética e das suas Forças Armadas, como também contribuiu para o reforço e estreitamento da coligação anti-Hitler.
🎖 A vitória na Batalha de Stalingrado foi, em grande parte, alcançada graças a uma estratégia e tática superiores, mas também devido ao heroísmo em massa dos soldados e oficiais soviéticos e ao trabalho árduo de todos os que se encontravam na frente interna. 112 participantes na batalha foram galardoados com o título de Herói da União Soviética.
#Recordamos