Contrapoder @contrapoderbr Channel on Telegram

Contrapoder

@contrapoderbr


Seja bem-vindo e bem-vinda ao Canal do Contrapoder!
Somos uma ferramenta político-programática que visa auxiliar na criação de um programa socialista para os trabalhadores brasileiros.
À luta!

Contrapoder (Portuguese)

Bem-vindo e bem-vinda ao Canal do Contrapoder! Somos uma ferramenta político-programática que visa auxiliar na criação de um programa socialista para os trabalhadores brasileiros. Aqui, buscamos promover debates e discussões sobre questões políticas e sociais relevantes para a sociedade. Nosso objetivo é fortalecer o movimento socialista e contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária. Junte-se a nós nessa luta! Siga-nos no Canal do Contrapoder (contrapoderbr) e faça parte dessa importante iniciativa em prol dos trabalhadores brasileiros. Juntos, podemos transformar a realidade e construir um futuro melhor para todos. À luta!

Contrapoder

13 Jan, 19:02


#Coluna Michel Goulart da Silva
"Passados dois anos desde o 8 de janeiro, é possível fazer uma avaliação mais precisa sobre o ataque bolsonarista e sua relação com as instituições. Desde os ataques que levaram à depredação de prédios públicos em Brasília, foi possível, por meio das investigações, provar inclusive as intenções golpistas do próprio Jair Bolsonaro, ainda que não tenha conseguido o apoio necessário para essa empreita."
Leia: https://contrapoder.net/colunas/o-8-de-janeiro-dois-anos-depois/

Contrapoder

12 Jan, 15:14


#Coluna Silvia Adoue
"Colonizam as subjetividades de muitos dos nossos. Como dizem na Argentina: “les comen la cabeza”. Ao perderem as bases materiais para uma vida humana, são reduzidos em sua condição de sujeitos e se tornam inimigos de si próprios."
Leia: https://contrapoder.net/colunas/como-evitar-que-nos-colonizem-a-cabeca/

Contrapoder

11 Jan, 22:40


#Entrevista Renato Cinco
Brasil encerrou 2024 em meio a dilemas: golpismo, controle do central, crise estrutural do capital e colapso ambiental. Para Renato Cinco, a conciliação está no limite, e a polarização real é entre capital e trabalho. Sem um programa anticapitalista claro, a extrema-direita avança financiada pelo grande capital.
Leia: https://contrapoder.net/entrevista/o-seculo-21-sera-revolucionario-para-bem-ou-mal-diz-renato-cinco/

Contrapoder

10 Jan, 21:54


#Coluna Plínio de Arruda Sampaio Junior
"O desenvolvimento desigual e combinado do capitalismo constituiu uma economia mundial que articula formações sociais com grandes disparidades no grau de desenvolvimento das forças produtivas e na capacidade de consumo da sociedade."

Leia: https://contrapoder.net/colunas/da-dependencia-a-reversao-neocolonial/

Contrapoder

09 Jan, 23:23


Posfácio ao dossier de entrevistas sobre Venezuela

As perguntas sobre Venezuela que os companheiros e companheiras responderam nas entrevistas são aquelas que muitos militantes latino-americanos temem pronunciar, ainda que as formulem para si mesmos secretamente. A polarização que tomou conta das práticas políticas no continente inibe essa indagação tão necessária. Necessária, ainda quando as respostas resultem na “queda funda dos cristos da alma”, como dizia César Vallejo. Tudo que acreditávamos saber sobre Venezuela é posto em xeque. A leitura destas entrevistas faz com que voltemos os olhos “como quando por sobre o ombro nos chama uma palmada” e já não possamos aludir ignorância.

Não se trata apenas de Venezuela. Encarar a deriva do processo bolivariano, em contraste com as expectativas que se criaram anos atrás, oferece-nos um espelho para olhar muitas das práticas políticas e projetos que empurraram a esquerda latino-americana a eludir os desafios de superar a dependência, de organizar-se autonomamente em relação ao Estado e de defesa dos territórios e suas gentes em face da destruição das cadeias extrativistas. A omissão diante de tais desafios não pode ser mascarada com retórica anti-imperialista.

Contrapoder

09 Jan, 19:22


#dossiêvenezuela
Na sexta parte do dossiê "As derivas da Venezuela: deterioração do processo bolivariano", Raúl Zibechi e Silvia Adoue entrevistaram Juan Carlos La Rosa Velazco, Kekisai, militante, educador, comunicador, investigador. Povo Kaketí, Organização Kainjirawa-UAIN. Experiência Territorial El agua nos une, Bacia de Tuy.
Leia: https://contrapoder.net/entrevista/entrevista-com-juan-carlos-la-rosa-velazco/

Contrapoder

09 Jan, 01:33


Hoje é dia de Gauchito Gil: o santo popular da Argentina

No dia 8 de janeiro, celebra-se o Gauchito Gil, figura central da religiosidade popular na Argentina. Segundo uma das versões da lenda, Antonio Mamerto Gil Núñez foi um gaúcho que viveu no século XIX, perseguido como desertor das guerras civis argentinas (ou talvez da Guerra da Tríplice Aliança). Condenado por deserção, ao recusar-se a matar outros iguais, foi capturado por um sargento que o executou. Antes de sua morte, Gil teria dito ao carrasco: "Agora, sua filha, em sua casa, está agonizando. Não se preocupe, porque eu vou interceder por ela e ela vai viver."

Após decapitarem Gil, seu corpo foi deixado para apodrecer. Porém, ao retornar para casa, o sargento encontrou sua filha milagrosamente curada. Tocada pela promessa cumprida, a família reconheceu a santidade de Gil, e o próprio sargento voltou para dar a ele os devidos ritos funerários. Assim nasceu a devoção ao Gauchito Gil, o santo popular do povo.

Gauchito Gil não é reconhecido pela Igreja Católica, mas ganhou altares por toda a Argentina. Para seus devotos, ele é protetor e intercessor das causas impossíveis, especialmente entre os mais pobres e trabalhadores. Seus altares, decorados com bandeiras vermelhas, simbolizam não apenas a fé, mas também a solidariedade e a resistência popular.

Hoje, celebrar o Gauchito Gil é lembrar dessa tradição profundamente enraizada nas histórias e esperanças do povo argentino.
¡Viva el Gauchito Gil! 🚩
Viva a cultura da classe trabalhadora!

Contrapoder

08 Jan, 19:04


📢 Está no ar o compilado dos textos mais lidos, publicados no site do Contrapoder em 2024!

Reunimos as análises e debates que mais movimentaram nosso espaço neste ano. Aproveite para reler ou conhecer os artigos que marcaram 2024 com reflexões sobre luta de classes, resistência popular e os desafios do nosso tempo.

Confira no site: https://contrapoder.net/editorial/mais-lidos-2024/

Seguimos firmes para 2025! 🚩

Contrapoder

07 Jan, 22:51


190 anos da Cabanagem: A maior revolta popular da história do Brasil.

Entre 1835 e 1840, o povo pobre, formado majoritariamente por indígenas e negros, se insurgiu contra as elites e o domínio do Império brasileiro. Sob condições de extrema exploração, as populações marginalizadas da província do Grão-Pará se organizaram, tomaram o poder e buscaram, inspirados pela Revolução Francesa, construir um novo modelo de sociedade: mais justo e governado pelos setores populares — um verdadeiro contrapoder.

Mais do que uma revolta, a Cabanagem foi uma experiência de poder popular, ainda que breve, que desafiou as estruturas de dominação em um dos períodos mais violentos e repressivos da nossa história. Mesmo derrotados militarmente, os cabanos deixaram um legado de resistência, mostrando que a luta pela emancipação nunca foi uma concessão das elites, mas fruto do sangue e do esforço dos povos oprimidos.

Lembrar a Cabanagem não é apenas revisitar o passado, mas reconhecer a força e a centralidade do povo amazônico na construção de um novo futuro. É trazer para o presente a urgência de lutar contra a opressão, o abandono e a exploração que ainda hoje assolam o Brasil, especialmente o Norte. A memória dos cabanos nos convoca a continuar sua obra: construir um país justo, soberano, e governado pelos trabalhadores.

Contrapoder

07 Jan, 16:37


#Coluna Silvia Adoue
"Saindo da sala de cinema, depois de assistir a Ainda estou aqui (Salles, 2024), o amigo Renato Mendes disse: “Tenho a sensação de que faz mais de 40 anos que assistimos ao mesmo filme sobre a ditadura”. "

Leia: https://contrapoder.net/colunas/ainda-estou-aqui-faz-40-anos-que-a-gente-vem-assistindo-ao-mesmo-filme-sobre-a-ditadura/

Contrapoder

05 Jan, 12:21


#dossiêvenezuela
"Na quinta parte do dossiê “As derivas da Venezuela: deterioração do processo bolivariano“, Raúl Zibechi e Silvia Adoue entrevistaram Las Comadres Púrpuras, grupo popular de contra-cultural, despatriarcal de feministas insurgentes e autônomas, que atua política e artísticamente na Venezuela, tendo relações com diferentes realidades e lutas do mundo."
Leia https://contrapoder.net/entrevista/entrevista-com-las-comadres-purpuras/

Contrapoder

04 Jan, 13:00


#Coluna Cassiano Rodrigues
"Uma contradição que não embota o pensamento e que não se releva facilmente. A todo momento esse filme megalômano parece querer nos afastar da história que conta pelo exagero dos próprios meios cinematográficos. Se fosse um romance, é como se o narrador nos contasse: essa história não vai oferecer alívio, exemplo ou redenção, desista."
Leia: https://contrapoder.net/colunas/a-grande-e-fabulosa-distopia-da-falta-de-utopias-megalopolis-de-francis-ford-coppola/

Contrapoder

03 Jan, 22:17


#dossiêvenezuela
"Na quarta parte do dossiê "As derivas da Venezuela: deterioração do processo bolivariano", Raúl Zibechi e Silvia Adoue entrevistaram Luis Bonilla-Molina, Professor universitário venezuelano. Integrante do Comitê Diretivo da CLACSO e pesquisador do Centro Internacional de Investigação Outras Vozes em Educação."

Leia: https://contrapoder.net/entrevista/entrevista-com-luiz-bonilla-molina/

Contrapoder

03 Jan, 15:18


Neste dia, em 1898, nasceu Luiz Carlos Prestes, figura central da luta comunista no Brasil ao longo do século XX. Conhecido como o "Cavaleiro da Esperança", Prestes dedicou sua vida à causa do socialismo e à organização da classe trabalhadora brasileira. De líder da Coluna Prestes à sua atuação no PCB, no qual foi eleito senador da República, ele se destacou como uma das vozes mais importantes contra a exploração capitalista e a opressão das classes dominantes no Brasil.

Prestes foi, ao mesmo tempo, símbolo de resistência e figura de grandes contradições. Sua trajetória reflete os dilemas e desafios de lutar por uma transformação radical em um país profundamente desigual e marcado pela violência do Estado contra os trabalhadores. Apesar das críticas às suas estratégias e decisões, é inegável sua relevância histórica e o impacto de sua luta na construção de uma tradição comunista no Brasil.

Lembrar Prestes é revisitar um capítulo crucial da luta política no Brasil. Sua vida testemunha a persistência e a complexidade de batalhar por um país soberano e mais justo. Mais do que uma idealização, ele foi um protagonista de sua época cujas ações contribuíram para consolidar a tradição comunista e fortalecer a organização política da classe trabalhadora brasileira.

Contrapoder

02 Jan, 22:17


#Coluna Plinio Sampaio Junior
"Ainda que os organismos internacionais apostem na possibilidade de um “pouso suave” para a economia mundial, após a crise provocada pela epidemia de coronavírus, as contradições que bloqueiam a acumulação de capital em escala global não foram superadas."

Leia: https://contrapoder.net/colunas/a-economia-brasileira-na-corda-bamba-da-economia-mundial/

Contrapoder

01 Jan, 17:10


No dia 1º de janeiro, celebramos três grandes levantes que mudaram a história: a vitória Revolução Haitiana, em 1804, que derrotou o colonialismo e a escravidão; a vitória da Revolução Cubana, em 1959, que desafiou o imperialismo na América Latina; e o Levante Zapatista, em 1994, que ergueu a bandeira da luta indígena e anticapitalista, renovando a chama em todo o continente. Três marcos da luta pela liberdade, dignidade e justiça para o povo!

Viva a luta popular
Feliz 2025

Contrapoder

31 Dec, 13:20


Neste dia, em 1918, teve início o congresso de fundação do KPD, o Partido Comunista da Alemanha. O congresso marcou a unificação da Liga Spartacus com os Comunistas Internacionais da Alemanha (IKD). Sob a liderança de Rosa Luxemburgo e Karl Liebknecht – ambos brutalmente assassinados dias depois, por ordem do governo alemão, em uma repressão que já carregava traços do futuro avanço do fascismo – o KPD nasceu em meio ao caos e às esperanças da Revolução Alemã. Foi um momento em que os trabalhadores e trabalhadoras vislumbraram, ainda que brevemente, a possibilidade de mudar radicalmente o curso da história.

A história do KPD é marcada por tragédias: o sangue derramado de seus líderes, a repressão brutal e o avanço do fascismo, que perseguiu e exterminou tantos comunistas. Mas ao lembrar o partido, conectamo-nos também com aquilo que há de mais humano: a luta por dignidade, a busca por justiça e o sonho de um novo mundo. É uma história que transcende fronteiras, pertencendo não apenas aos trabalhadores alemães, mas a todos os que sonham, resistem e lutam pelo futuro. Esta história é, antes de tudo, a história da nossa classe!

Feliz ano novo e viva o comunismo!

Contrapoder

30 Dec, 22:16


Também disponível em: https://contrapoder.net/.../mulher-natureza-e-patriarcado/

Contrapoder

30 Dec, 22:16


#Coluna Silvia Beatriz Adoue

Mulher, natureza e patriarcado

Entre alguns povos amazônicos permanece a memória de um tempo em que todos os seres, humanos e não humanos, falavam uma mesma língua e podiam pôr-se de acordo. Em algum momento, os homens começaram a ver-se, em relação a outros seres, com superioridade e arrogância, e deixaram de escutar. Logo depois, não viram necessidade de entender os outros. Deixaram de se enxergar como natureza e supuseram que poderiam impor a todos sua perspectiva, sua vontade e o que entendiam como sua necessidade. Esqueceram-se daquela língua antiga com que conversavam com as árvores, a chuva, os pássaros e outros seres, muitos dos quais invisíveis. Essas maneiras não eram compartilhadas pelas mulheres, que continuaram entendendo os outros seres como parte da vida comum a todos que compartilhavam o território.

Se os homens se sentiam superiores à natureza e queriam submetê-la à sua vontade, as mulheres pareciam estar mais próximas dela. Cheios de ideias hierárquicas sobre o mundo, puseram as mulheres dentro dessa pirâmide que idealizavam, bem abaixo deles. Enquanto eles alimentavam sua compulsão de poder sobre a vida em todas suas formas, ainda a custo de matar, elas seguiam se dedicando à defesa e reprodução de tudo que é vivo. Com astúcia, esquivavam as fanfarronadas dos homens, às vezes pedindo desculpas aos outros seres pela petulância grosseira de seus companheiros.

A violência sobre os corpos cria uma memória de terror que antecipa na imaginação o castigo, que, então, não precisa sequer ser anunciado. Os homens também queriam controlar esses corpos poéticos, capazes de gerar vida. Cortaram-nos as asas, que, porém, nos crescem quase sem querer.

A violência contra as mulheres se expande nestes tempos em que as formas mais funestas e intensas de poder e de morte sobre os territórios projetam sua sombra sobre áreas do cotidiano dos humanos impensadas até alguns anos atrás. Parece que é assim mesmo. Sem motivo. Como um esporte ou um treinamento que fortalece a hierarquia e faz os homens subirem na escada da pirâmide. Um exercício suicida em que se mata, também, a fonte que permite às pessoas seguirem vivendo.

Seguimos desdobrando nossas astúcias, plantando sem fazer muito barulho. Reaprendendo as línguas esquecidas para falar com os outros seres e, quem sabe, preservar para o futuro a espécie humana.

Contrapoder

30 Dec, 16:57


#dossiêvenezuela
Na terceira parte do dossiê “As derivas da Venezuela: deterioração do processo bolivariano“, Raúl Zibechi e Silvia Adoue entrevistaram Omar Vázquez Heredia, Doutor em Ciências Sociais pela Universidad de Buenos Aires.
Leia: https://contrapoder.net/entrevista/entrevista-com-omar-vazquez-heredia/

Contrapoder

29 Dec, 19:42


Neste dia, em 1987, ocorreu em Marabá - PA o Massacre de São Bonifácio, também conhecido como "Massacre da Ponte" ou "Chacina da Ponte". Setenta e nove trabalhadores, expulsos de Serra Pelada, foram brutalmente assassinados pela Polícia Militar do Pará (então governado por Hélio Gueiros, do PMDB, a falsa oposição à ditadura) e pelo Exército Brasileiro, ao protestarem contra o fechamento do garimpo. Os números oficiais, no entanto, relatam apenas três mortos e mais de 70 desaparecidos.

A manifestação, que inicialmente era pacífica, tinha como objetivo chamar a atenção das autoridades nacionais para as condições degradantes de trabalho e a desativação de Serra Pelada. No entanto, as raízes do conflito remontam ao ano anterior, quando o garimpeiro João Edson Borges foi espancado e morto por um policial. Em resposta, um policial foi assassinado, e a Polícia Militar acabou sendo expulsa da área pelos garimpeiros, que passaram a receber constantes ameaças de vingança. Esses eventos desencadearam a repressão brutal que culminou no massacre.

O massacre também revelou uma nova técnica de repressão a protestos, o ataque em pinça: enquanto o Exército atacava de um lado da ponte, a PM atirava do outro, encurralando os trabalhadores. A maioria dos desaparecidos foi forçada a se jogar da ponte de mais de 70 metros, caindo sobre os pedregulhos do Rio Tocantins, que estava na baixa nesta época do ano. Dias depois, um sobrevivente que conseguiu denunciar o massacre na TV foi sumariamente executado, reforçando o padrão histórico de silenciamento violento na região.

A violência em Serra Pelada é parte de um projeto maior de extermínio e repressão contínua contra populações indígenas, tradicionais e lideranças populares na região Norte do Brasil. A total ausência de reparação pelo projeto burguês da ditadura em relação a Serra Pelada reflete o descaso com os trabalhadores e povos originários. O garimpo foi um instrumento de colonização e extermínio de populações indígenas e tradicionais, intensificado após a repressão à Guerrilha do Araguaia. O contínuo projeto de extermínio de lideranças políticas na região Norte do Brasil não é algo novo, tendo início com a colonização e persistindo ininterruptamente até os dias atuais.

O garimpo, que inicialmente simbolizava esperança para milhares, transformou-se em palco de exploração, violência e abandono, expressão de um sistema que explora vidas em nome do lucro e do poder.

Contrapoder

03 Dec, 22:29


Fotos 1 e 2: Imagens da fábrica
Foto 3 e 4: precária assistência dada aos infectados e às vítimas por parte da empresa
Foto 5: Memorial às vítimas
Fotos 6 e 7: Parentes, em sua maioria mães, se organizando por algum tipo de indenização e retratação
Fotos 8, 9 e 10: Manifestações pedindo indenização pelo ocorrido
Foto 11: poço com resíduos, fotografado em 2018

Contrapoder

03 Dec, 22:29


Fotos 1 e 2: Imagens da fábrica
Foto 3 e 4: precária assistência dada aos infectados e às vítimas por parte da empresa
Foto 5: Memorial às vítimas
Fotos 6 e 7: Parentes, em sua maioria mães, se organizando por algum tipo de indenização e retratação
Fotos 8, 9 e 10: Manifestações pedindo indenização pelo ocorrido
Foto 11: poço com resíduos, fotografado em 2018

Contrapoder

03 Dec, 22:27


O Desastre de Bhopal: 40 anos do maior crime industrial da história

Neste dia, em 1984, o mundo testemunhou uma das maiores tragédias industriais já registradas: o Desastre de Bhopal, na Índia. Na fatídica noite de 2 para 3 de dezembro, um vazamento massivo de gás isocianato de metila na fábrica da Union Carbide Corporation (UCC), uma empresa estadunidense, causou a morte de mais de 2.500 pessoas em poucas horas. No total, estima-se que 20 mil vidas foram ceifadas ao longo dos anos, e mais de meio milhão de pessoas sofreram danos irreversíveis à saúde.

O gás, altamente tóxico, ataca as regiões úmidas do corpo humano, causando cegueira, lesões graves nos tecidos e, ao atingir os pulmões, provoca uma morte agonizante por asfixia. Ele também impede a contração muscular, essencial para a sobrevivência.

O desastre foi causado por uma combinação de negligência criminosa: falta de manutenção, falhas no projeto, ausência de treinamento e redução de pessoal, tudo em nome da maximização dos lucros. Diversas medidas de segurança haviam sido ignoradas ou eliminadas.

Décadas após o ocorrido, os moradores de Bhopal continuam sofrendo as consequências desse crime. Milhares ainda vivem com sequelas físicas e psicológicas. Para piorar, quando o contrato de exploração da área terminou, em 1998, a empresa abandonou o local sem realizar o devido tratamento dos resíduos tóxicos, deixando um rastro de destruição que contamina o solo e a água até hoje.

O Desastre de Bhopal não é apenas uma lembrança de um passado trágico; é a expressão nua e crua do capitalismo em todas as suas facetas. Um crime que permanece impune, mas cujas vítimas não devem jamais ser esquecidas.

Contrapoder

02 Dec, 23:29


Neste dia, em 1956, 82 guerrilheiros desembarcaram do Granma em Las Coloradas, liderados por Fidel Castro, com a determinação de serem "livres ou mártires". Dos 82, apenas 12 sobreviveram, mas esses poucos foram responsáveis em acender a chama da Revolução Cubana, que se tornaria a mais longa e resistente das Américas.

Contrapoder

02 Dec, 17:51


#Clipping
54º edição do nosso resumo semanal com as principais notícias e análises da nossa equipe editorial. Leia nosso resumo semanal aqui: https://contrapoder.net/clipping/55/
Ainda não está recebendo em nosso WhatsApp? É só clicar aqui: https://contrapoder.net/whatsapp

Contrapoder

29 Nov, 14:55


Hoje, 29 de novembro, é o Dia Internacional de Solidariedade ao Povo Palestino.
O Holocausto Palestino já se estende por mais de 100 anos, como um projeto político imperialista de ocupação e controle sobre os povos históricos que habitam a região.
Temos um compromisso histórico e geracional de derrotar o sionismo e reconstruir uma Palestina Livre.
Nossos mártires jamais serão esquecidos, nossa história não será apagada.
Do rio ao mar, Palestina Livre já!

Contrapoder

28 Nov, 22:24


#Artigo Michel Silva
"Não caberia à revolução selecionar e censurar as escolhas estéticas feitas pelos artistas, numa postura autoritária e burocrática, como a do stalinismo e sua imposição da estética do realismo socialismo."
Leia: https://contrapoder.net/artigo/trotsky-o-surrealismo-e-a-revolucao/

Contrapoder

28 Nov, 14:00


Neste dia, em 1820, nascia em Barmen (Alemanha) um dos fundadores do Comunismo Internacional, Friedrich Engels. Nascido em uma família de comerciantes e industriais burgueses, Engels traiu sua classe de origem e dedicou sua vida ao proletariado e à revolução. Frequentou o Ginásio Elberfeld e a escola de comércio de Bremen, mas foi, sobretudo, um autodidata. Durante o serviço militar em Berlim (1841), assistiu como ouvinte às aulas na universidade, então dominada pelo debate em torno de Hegel, e conheceu os “Jovens Hegelianos de esquerda”. Sua amizade com Marx, a partir de 1842, foi fundamental para o destino do movimento comunista. Juntos, publicaram diversas obras, como "A Sagrada Família" (em oposição aos Irmãos Bauer) e o "Manifesto Comunista" (1848).

A emblemática expressão “Crítica da Economia Política”, espécie de escudo do movimento comunista, apareceu pela primeira vez em seu "Esboço para uma Crítica da Economia Política" (1844). Marx desenvolveria essa ideia até o limite em sua obra maior, "O Capital", cuja edição Engels ajudou a organizar e publicar após a morte do amigo. Em 1848, junto com Marx, Engels participou da insurreição alemã e, em 1849, atuou militarmente na resistência ao governo reacionário de Colônia, comandando um batalhão de operários que entrou em Elberfeld. Desde então, manteve um destacado interesse por assuntos militares e estratégicos. Publicou dezenas de artigos em jornais do movimento comunista e diversos livros sobre os mais variados temas, desde a história do cristianismo até as ciências da natureza. No entanto, foi, sobretudo, um líder que, partindo da Liga dos Justos, a Liga Comunista, ajudou a fundar a Associação Internacional dos Trabalhadores (a Primeira Internacional) em 1864 e o Partido Social-Democrata Alemão.

Engels teve um romance (e depois casamento) com Mary Burns, uma jovem trabalhadora irlandesa, e viveu intensamente até o fim de sua vida em Londres, em 1895. Atendendo ao seu pedido, suas cinzas foram lançadas ao mar em Eastbourne.
Erroneamente, Engels é tratado como um mero coadjuvante nos rumos do movimento comunista e no entendimento do movimento sobre a crítica ao capitalismo e a construção do comunismo. A contribuição de Engels é gigantesca e, com certeza, seu legado e contribuição são centrais para não só compreendermos o mundo em que vivemos, mas também transformá-lo em um mundo melhor.

Viva Engels!
Viva o movimento comunista internacional!

Contrapoder

27 Nov, 22:07


Imaginem se fosse a Rússia, China, Irã ou qualquer outro país árabe?

Detalhe: lançaram essas bombas contra uma população civil em que 50% são crianças!

Dia 417 do Holocausto Palestino.
Quase 50 mil assassinados, sendo 30 mil mulheres e crianças.

Contrapoder

25 Nov, 22:54


#Coluna Milton Pinheiro
"O Brasil no pós-segundo turno das eleições municipais de 2024 inspira uma profunda análise do cenário político realmente existente. Algo que seja empiricamente consistente, mas que encontre, no desvelamento da interpretação política, um sentido para compreender o impacto eleitoral ocorrido nos dois turnos dessas eleições."
Leia: https://x.gd/noFFJ

Contrapoder

25 Nov, 20:17


8 anos sem Fidel!
"Uma revolução não é um mar de rosas. É uma luta de morte entre o futuro e o passado."
4 anos sem Maradona!
"Bush é um assassino, prefiro ser amigo de Fidel."

Dois gigantes que desafiaram os poderosos e lutaram contra o sistema!
Venceremos!

Contrapoder

24 Nov, 23:40


Neste dia, em 1861, nasceu João da Cruz e Souza. Intelectual, abolicionista, jornalista, escritor, poeta fundador e maior expoente do simbolismo no Brasil, Cruz e Souza era um homem negro em uma província que, até hoje, se orgulha de seu lastro europeu. Filho de um mestre pedreiro e uma lavadeira, Cruz e Souza nasceu em Desterro, atual Florianópolis, e foi uma inteligência aguda e sensível, um garoto prodígio que escreveu seus primeiros versos aos sete anos de idade e permaneceu poeta até o fim de sua vida.

A ousadia de ser preto e poeta — filho de dois ex-escravizados — em um país ainda sob regime escravista era, por si só, imensa. Mas Cruz e Souza foi além. Em uma nação que até hoje nega voz às pessoas negras, que silencia suas palavras e fecha os olhos para sua história, ele se tornou o principal representante do simbolismo no Brasil, um movimento literário que tinha poucos adeptos por estas bandas do Atlântico. E não apenas isso: tornou-se o maior de todos.

Em seu poema Emparedado, Cruz e Souza compartilha a angústia de sua posição, de sua condição de poeta negro em um país que o relegava à exclusão. Em versos arrebatadores, reflete sobre a contradição de sua arte e suas origens:

"Como se viesses do Oriente, rei!, em galeras, dentre opulências,
ou tivesses a aventura magna de ficar perdido em Tebas,
desoladamente cismando através de ruínas;
ou a iriada, peregrina e fidalga fantasia dos Medievos,
ou a lenda colorida e bizarra por haveres adormecido e sonhado,
sob o ritmo claro dos astros, junto às priscas margens venerandas do Mar Vermelho!

Artista! Pode lá isso ser se tu és d’África, tórrida e bárbara,
devorada insaciavelmente pelo deserto,
tumultuando de matas bravias,
arrastada sangrando no lodo das Civilizações despóticas,
torvamente amamentada com o leite amargo e venenoso da Angústia!

A África arrebatada nos ciclones torvelinhantes das Impiedades supremas,
das Blasfêmias absolutas, gemendo, rugindo, bramando
no caos feroz, hórrido, das profundas selvas brutas,
a sua formidável Dilaceração humana!

A África laocoôntica, alma de trevas e de chamas,
fecundada no Sol e na Noite,
errantemente tempestuosa como a alma espiritualizada e tantálica da Rússia,
gerada no Degredo e na Neve — pólo branco e pólo negro da Dor!

Artista?! Loucura! Loucura!
Pode lá isso ser se tu vens dessa longínqua região desolada,
lá do fundo exótico dessa África sugestiva, gemente,
Criação dolorosa e sanguinolenta de Satãs rebelados,
dessa flagelada África, grotesca e triste, melancólica,
gênese assombrosa de gemidos, tetricamente fulminada pelo banzo mortal [...].”

Contrapoder

20 Nov, 16:51


Charge de Mauro Iasi.

Contrapoder

18 Nov, 22:32


Começamos:

📖 Lançamento do livro: Trabalho Reprodutivo e Forma Jurídica: como o direito permite a exploração das mulheres no capitalismo, de Marianna Haug

💬 Debate com: Marianna Haug e Betânia Pironeli

Assista:
Youtube: https://x.gd/X3qgf
Facebook: https://x.gd/mALwg

Não perca!

Contrapoder

18 Nov, 18:35


É hoje!

📖 Lançamento do livro: Trabalho Reprodutivo e Forma Jurídica: como o direito permite a exploração das mulheres no capitalismo, de Marianna Haug

💬 Debate com: Marianna Haug e Betânia Pironeli

Assista:
Youtube: https://x.gd/X3qgf
Facebook: https://x.gd/mALwg

Não perca!

Sobre o livro: Marianna Haug analisa como o direito reforça a opressão de gênero no capitalismo, articulando a forma familiar e os papéis de gênero na divisão entre trabalho produtivo e reprodutivo. A autora vai além das questões identitárias, conectando as relações de gênero à luta de classes e apresentando uma visão crítica e essencial sobre a exploração do trabalho reprodutivo no neoliberalismo.

Contrapoder

15 Nov, 16:17


Charge de Mauro Iasi.

Contrapoder

13 Nov, 15:02


Pelo fim da escala 6x1

@artevillar

Contrapoder

12 Nov, 22:25


#Coluna Antonio Julio
"Este artigo procura desfazer equívocos, como os que procuram colocar a pecha nos marxistas de só se fixar em “classes e trabalho”, não se importando, ou até combatendo, as lutas das identidades oprimidas. É claro que isto é totalmente falso e qualquer conhecimento, mesmo superficial do marxismo, comprova que esta luta emancipatória humana se move dentro de uma totalidade histórica e dialética e, quase nenhuma luta dos explorados e oprimidos, deixa de ser combatida."
Leia: https://x.gd/ag5GR

Contrapoder

12 Nov, 14:42


Charge e Mauro Iasi
Pelo fim da escala 6x1

Contrapoder

11 Nov, 23:39


📅 Salvem a data: 18/11, às 19h

📖 Lançamento do livro: Trabalho Reprodutivo e Forma Jurídica: como o direito permite a exploração das mulheres no capitalismo, de Marianna Haug

💬 Debate com: Marianna Haug e Betânia Pironeli

Sobre o Livro: A autora explora como o direito reforça a opressão de gênero no capitalismo, utilizando a forma familiar e os papéis de gênero para dividir trabalho produtivo e reprodutivo. Em vez de uma análise limitada a questões identitárias, Haug conecta as relações de gênero à luta de classes, oferecendo uma perspectiva crítica sobre a exploração do trabalho reprodutivo no contexto neoliberal.

Em breve publicaremos os links do facebook e youtube.

#LutaAnticapital #Patriarcado #TrabalhoReprodutivo

Contrapoder

11 Nov, 13:57


Hoje, os Arcos da Lapa amanheceram em defesa da Palestina!

Palestina Livre

Contrapoder

10 Nov, 23:31


"Globalize a intifada"
"Palestina Libre Já!

Cartaz de @dee_x_gee
#DoRioAoMar

Contrapoder

07 Nov, 23:40


145 anos do nascimento de Leon Trotsky

Neste dia, em 1879, nasceu na Ucrânia Leon Trotsky, um dos principais dirigentes da Revolução Russa de 1917 e um dos maiores quadros políticos da história do pensamento comunista. Após a derrubada do capitalismo na Rússia, Trotsky desempenhou importantes tarefas no Partido Bolchevique, na Internacional Comunista e no governo soviético. Como Comissário da Guerra, organizou o Exército Vermelho, desempenhando um papel decisivo na vitória das forças revolucionárias na Guerra Civil.

Ao combater a degeneração da Revolução Russa e do Movimento Comunista Internacional, simbolizada pela ascensão de Stálin ao poder, tornou-se o inimigo número um do regime burocrático. Expulso da URSS em 1929, passou por vários países até se estabelecer como exilado no México, em janeiro de 1937. Seus partidários e familiares foram perseguidos, confinados em campos de concentração e assassinados, como foi o caso de seu filho mais velho e colaborador, Leon Sedov.

Em agosto de 1940, Trotsky foi atacado com um golpe mortal na cabeça por Ramón Mercader, agente do serviço secreto soviético infiltrado no círculo próximo do comunista russo. Seu assassinato foi um duro golpe para a IV Internacional, fundada em setembro de 1938, da qual Trotsky era o principal dirigente. Apesar das inúmeras dificuldades, seus partidários conseguiram manter viva sua memória e seu legado. Ainda hoje, ele inspira milhares de comunistas ao redor do globo.

"Se o capitalismo é incapaz de satisfazer as reivindicações que surgem infalivelmente dos males que ele mesmo engendrou, então que morra!"
— Leon Trotsky

Contrapoder

07 Nov, 14:16


#Coluna Rodolfo Salm
"A nova onda da alta burguesia brasileira é se reunir no que eles chamam de think tank para fazer lobby com nomes importantes da política nacional. É uma oportunidade para vomitar seus discursos mais baixos e ouvir outros ainda mais deploráveis. Mas isso é só o que se vê na superfície; a trama política nos bastidores é ainda mais profunda. É ali que se planejam os próximos golpes contra a natureza e o povo brasileiro, em favor do mercado financeiro e das velhas famílias que mandam em tudo."
Assista: https://x.gd/dKhRW

Contrapoder

06 Nov, 22:26


Seis
por
meia duzia!

Contrapoder

06 Nov, 14:12


Charge de Mauro Iasi

Contrapoder

03 Nov, 19:14


Neste dia, em 1970, Salvador Allende tomava posse e mudava a história chilena.
Seu governo e a revolução chilena foram interrompidos por um brutal golpe de Estado, que ceifou dezenas de milhares de vidas, incluindo a de Allende.
O povo chileno ainda luta por seu momento de virada.

Contrapoder

31 Oct, 14:35


Hoje é dia do Saci!

Em tempos de colonialismo cultural, subdesenvolvimento, dependência e imperialismo, é mais que necessário reafirmarmos nossa identidade e nossos protetores. Para alguns, o Saci é o guardião das florestas; para outros, é quem detém a sabedoria das ervas e das plantas. Há também quem o veja apenas como um pequeno demônio que veio para atazanar.

O Saci pode ser entendido como uma mistura de tudo isso: um sábio protetor, que não larga seu cachimbo de ervas, adora brincar e perturbar a vida de todos — especialmente daqueles que glorificam a abóbora do norte!

O Saci é uma lenda que desafia mitos.

Viva o Saci, viva o povo brasileiro!

Contrapoder

29 Oct, 00:34


#Coluna Mario Maesti

"Pouco sabemos sobre a origem e a morte de Wallace D. Fard, fundador da Nação do Islã. Ele teria nascido, em 26 de fevereiro de 1877, no Egito, em Nova Zelândia ou, mesmo, nos Estados Unidos."

Leia: https://x.gd/XBkqf

Contrapoder

27 Oct, 21:08


#Coluna Sergio Granja
"Marx não deixa brecha para a ilusão: “A violência é a parteira de toda sociedade velha que está prenhe de uma sociedade nova. Ela mesma é uma potência econômica.”"
Leia: https://contrapoder.net/colunas/a-acumulacao-primitiva/

Contrapoder

27 Oct, 15:07


Neste dia, em 1892, nasceu na pequena cidade alagoana de Quebrangulo, Graciliano Ramos, um dos maiores escritores de nossa história.

A vida de Graciliano é intimamente ligada à política nacional. Foi prefeito de Palmeira dos Índios/AL em 1927 e, preso em 1936, logo após a Intentona Comunista, passou 11 meses na prisão sem julgamento, acusado de ser comunista. Esse período foi retratado em uma de suas obras mais geniais: Memórias do Cárcere. Em 1938, publica Vidas Secas, uma obra que se tornou um divisor de águas na literatura brasileira, provavelmente o mais autêntico retrato da vida dos retirantes sertanejos da época.

Em 1945, filia-se ao PCB por influência de Prestes.

Publicou, ao todo, mais de 25 obras, destacando-se Caetés, São Bernardo e Angústia, além das já citadas. Morreu no Rio de Janeiro, em 20 de março de 1953, em decorrência de um câncer de pulmão.

“A primeira coisa que nos diz uma obra de arte é que o mundo da liberdade é possível, e isso nos dá força para lutar contra o mundo da opressão.”

Contrapoder

26 Oct, 23:19


"Todos os sentimentos me tocam a alma": assim pode se definir a música que vem de Minas, atemporal, e vai para o mundo.
Milton Nascimento - MiNas, suas iniciais que dão nome ao fabuloso disco de 1975 -, nosso aniversariante do dia, eternizado desde já, fez da vida de todos nós, tocados na alma, uma grande Festa.

Todos os sentimentos tocam a alma: a alegria da vida; a simplicidade que emana das melodias pelas quais se pode visualizar as cidadezinhas, quase provincianas, das Minas Gerais; a tristeza, a melancolia, a angústia que, por bem ou por mal, são também fundamentos da vida, da sensibilidade; o amor - melhor, amores, em suas variadas formas de manifestação: paixão e fé, amor amigo, amor mais vigoroso da e pela vida, todos profundos.

Milton faz 82. A Festa é de todos, do mundo. Mesmo aposentado dos palcos, neste ano, para nossa surpresa e deleite, foi para o estúdio e nos legou mais um belo disco com Esperanza Spalding.

Há figuras no Brasil que são universais e devem ser reverenciadas para sempre. Milton Nascimento tem garantido, sem dúvida alguma, lugar nesse panteão.

Viva MiNas, viva a música entranhada na alma brasileira. É Festa.

Notas:
1. Festa: https://youtu.be/itA-Wq6JPKc?si=CmkQF9egNM2rwFIJ

2. Disco com Esperanza Spalding: https://youtube.com/playlist?list=PLDhajrZgo0TJnkXZ3uy6drjWcQwPeFZPq&si=Q9dPcRRw-T3ZEGZu

Contrapoder

26 Oct, 17:26


Boletim Semanal do Contrapoder
Número 52
Outubro de 2024

📢 Se preferir, visualize este boletim em nosso site: https://contrapoder.net/clipping/52/

🌎 Internacional:
🇵🇸 Sinwar, chefe militar do Hamas, tomba em combate: https://x.gd/WMKGQ e https://x.gd/3RkGN

🇺🇦 Entrada da OTAN na guerra é a última cartada de Zelensky: https://x.gd/Upk4F, https://x.gd/KDDoZ e https://x.gd/gNAoX

🇱🇧 Em meio à escalada dos bombardeios ao Líbano, Turquia pede à ONU que determine embargo de venda de armas a Israel: https://x.gd/ooa8D

🗺 BRICS anuncia novo sistema de pagamento internacional: https://x.gd/OlsaI, https://x.gd/Reigi e https://x.gd/9xoGm

🇨🇳 Exercícios militares no estreito de Taiwan aumentam tensão entre China e EUA: https://x.gd/nn9VC e https://x.gd/LgVJL

🇦🇷 Quase 3/4 dos argentinos vivem na pobreza: https://x.gd/bed8m

🇧🇷 Nacional:
🚩 Apagão ideológico impede Boulos de capitalizar eleitoralmente apagão de energia na cidade de São Paulo: https://x.gd/WdxYo, https://x.gd/JGB5m e https://x.gd/VMZkV

✂️ Governo Federal prepara corte de gastos públicos e novos ataques aos direitos dos trabalhadores: https://x.gd/0uBNG

🇻🇪 Brasil acena com veto à entrada da Venezuela no BRICS: https://x.gd/Tv49F

🌳 Meio Ambiente:
🇨🇺 Furacão deixa Cuba sem energia: https://x.gd/1kZqw

🛢 Garoto-propaganda da Shell: o triste fim de Átila Iamarino: https://x.gd/gc6p1
--
💰 Apoie o Contrapoder: https://www.catarse.me/contrapoderbr, ou pelo pix cel: 11951771614

📲 Recebeu esta mensagem de um amigo? Assine nosso boletim e receba nosso conteúdo: http://www.contrapoder.net/whatsapp

Contrapoder

26 Oct, 00:03


Neste dia, em 1881, nascia um dos maiores artistas da história da humanidade: Pablo Picasso.
Picasso desenhou, pintou, esculpiu e escreveu diversas obras, proporcionando uma nova interpretação da realidade que viveu e a que o cercou. Pacifista, recusou-se a participar de todas as guerras de seu tempo, mas é inegável que tomou partido.
Ele era antifascista e antifranquista, sendo filiado ao partido comunista, tanto espanhol quanto francês. Pintou sua obra-prima, Guernica, abordando as aflições da guerra e do fascismo.

Contrapoder

25 Oct, 21:50


107 anos da Revolução de Outubro
A Revolução de Outubro representa um marco significativo para nós, comunistas. Os bolcheviques, liderados por Lênin, encerraram a revolução liberal dos mencheviques e iniciaram a experiência soviética.
Os bolcheviques revolucionários nacionalizaram bancos, ferrovias e indústrias, confiscaram propriedades da burguesia e redistribuíram as terras da nobreza e da Igreja entre os camponeses. Eles também transferiram o poder político para os sovietes, criando conselhos verdadeiramente democráticos para permitir que o povo, incluindo operários e camponeses, participasse diretamente das decisões revolucionárias.
No entanto, a oposição contrarrevolucionária, apoiada pela burguesia europeia, e a subsequente guerra civil causaram um retrocesso na revolução. Mesmo assim, a faísca revolucionária que foi acesa naquele outubro de 1917 ainda brilha diante de todos aqueles que desejam um mundo justo e igualitário!

Contrapoder

22 Oct, 14:07


Charge de Mauro Iasi.

Contrapoder

22 Oct, 00:38


#Clipping
51º edição do nosso resumo semanal com as principais notícias e análises da nossa equipe editorial. Leia nosso resumo semanal aqui: https://contrapoder.net/clipping/51/

Ainda não está recebendo em nosso WhatsApp? É só clicar aqui: https://contrapoder.net/whatsapp

Contrapoder

16 Oct, 23:52


#Coluna GEFF
"Ainda que a economia mundial tenha evitado um mergulho recessivo, as contradições que bloqueiam a acumulação de capital permanecem presentes, sem que se vislumbre a mínima possibilidade de uma recuperação sustentável do crescimento."
Leia: https://x.gd/7bj2M

Contrapoder

16 Oct, 15:01


Charge de Mauro Iasi!

Contrapoder

15 Oct, 21:54


Coluna Silvia Adoue:
"Os prognósticos de aumento da temperatura do planeta podem não ser percebidos imediatamente, com a chegada das chuvas de primavera em nossa região. É difícil explicar isso a Reinaldo, que vive as urgências de hoje e não tem tempo nem de olhar para o lado."

Leia: https://x.gd/KtL3B

Contrapoder

14 Oct, 19:08


*Boletim Semanal do Contrapoder*
Número 50
Outubro de 2024

📢 Se preferir, visualize este boletim em nosso site: https://contrapoder.net/clipping/50/

🌎 *Internacional:*
🇵🇸 Israel assassina o líder máximo do Hezbollah e inicia a invasão do Líbano: https://encurtador.com.br/EytGH e https://encurtador.com.br/PVSuE

🇮🇷 Irã bombardeia Israel: https://encurtador.com.br/L9xeq

🇺🇸 EUA acena com possibilidade de guerra total e Rússia muda estratégia nuclear: https://encurtador.com.br/cNQW5 e https://x.gd/IX7rP

🇦🇹 Extrema direita vence eleições na Áustria com 29% dos votos: https://x.gd/PBf7I

🇷🇺 Rússia adverte Ocidente para o risco de guerra entre potências nucleares: https://x.gd/nuqKG

🇺🇦 Ofensiva russa na Ucrânia avança: https://x.gd/wk8AR

🇵🇸 Meio Oriente à beira da guerra total: https://x.gd/JuqmD

🇮🇷 EUA e Israel cogitam utilizar bombas nucleares táticas contra o Irã: https://x.gd/u48Bi

🇺🇸 Chefe do Comando Central dos EUA viaja a Israel para coordenar resposta de Israel ao Irã: https://x.gd/6U5zP

🇧🇷 *Nacional:*
👔 O desemprego segue em queda: https://x.gd/CZLex e https://x.gd/jB4zP

⚖️ STF sela acordo entre Guaranis Kaiowá e fazendeiros no Mato Grosso do Sul: https://x.gd/MAD46

↘️ Direita e ultradireita ampliam significativamente votação nas eleições municipais: https://x.gd/T7um5 e https://x.gd/C3twG

🧥 Marçal provoca cisão na ultradireita: https://x.gd/gqnCk e https://x.gd/zpv5a

Esquerda da ordem dividida sobre significado da eleição municipal: https://x.gd/p0lx7, https://x.gd/jDmy4 e https://x.gd/kZzOv

🌳 *Meio Ambiente:*
💧 Inundações deixam mais de 200 mortos no Nepal: https://x.gd/aeTkMz

🌎 Estudo mostra que América do Sul está ficando mais quente: https://x.gd/NuiDe

🌀 Furacão Helen mata mais de 200 pessoas nos EUA: https://x.gd/ptPG2

🍃 Tufões voltam a ameaçar a Ásia: https://x.gd/Rf1mD e https://x.gd/URb2A

🌪 Furacão Milton provoca destruição nos EUA e aponta para o colapso climático: https://x.gd/yfBXf e https://x.gd/B4PKf

Chuvas recordes mudam paisagem do Deserto do Saara: https://x.gd/3r6fa

☂️ Coalizão pelo Clima do Rio de Janeiro fará reunião presencial dia 16 de outubro, às 18 horas, na Rua da Lapa 107 (Partisan): https://x.gd/b7dXi
--
💰 *Apoie o Contrapoder:* https://www.catarse.me/contrapoderbr, ou pelo pix cel: 11951771614

📲 Recebeu esta mensagem de um amigo? *Assine nosso boletim e receba nosso conteúdo:* http://www.contrapoder.net/whatsapp

Contrapoder

27 Sep, 13:54


🟡 NOW: UN member states lead a mass walkout as Netanyahu takes the stage at the UN General Assembly. The hall is almost empty now.

Contrapoder

26 Sep, 20:42


Boletim Semanal do Contrapoder
Número 48
Setembro de 2024

📢 Se preferir, visualize este boletim em nosso site: https://curt.link/wzTq

🌎 Internacional:
🇱🇧 Israel e Hezbollah na iminência de guerra aberta: https://encurtador.com.br/Rf7g3 e https://encurtador.com.br/9Hxxl

🇷🇺 Putin considera ataques ucranianos com armas ocidentais ao território russo como ato de guerra da OTAN: https://encurtador.com.br/Xhnlm e https://encurtador.com.br/syh3S

🇺🇸 Após atingir nível mais alto em 23 anos, FED inicia redução da taxa de juros: https://encurtador.com.br/uUOaW

🇧🇴 Em desafio aberto a Arce, Evo Morales lidera marcha a La Paz para reconquistar o direito à elegibilidade nas eleições presidenciais: https://abrir.link/yVZOf

🇧🇷 Nacional:
💰 Em decisão unânime, BC eleva taxa Selic a 10,75%: https://abrir.link/hSJDF

🌐 Em NY, na Assembleia Geral da ONU, Lula cobra dos países ricos "ambição e ousadia" (que falta a seu governo) no combate à crise da ordem econômica internacional: https://abrir.link/saoAT

🪑 Marçal perde apoio após cadeirada de Datena: https://abrir.link/JbxJy

📚 Estudantes mobilizam-se contra iniciativa do governador Tarcísio de Freitas de cobrar mensalidade nas universidades públicas paulistas: https://abrir.link/QxnCj e https://abrir.link/qUDCy

📖 Em iniciativa inusitada, reitoria "progressista" chama tropa de choque da PM para desocupar reitoria tomada por estudantes que protestavam contra retirada de auxílio estudantil: https://abrir.link/SebBM

🌳 Meio Ambiente:
🇧🇷 Brasil registra maiores focos de incêndio desde 2010: https://abrir.link/PQcmp, https://abrir.link/WmoFt e https://abrir.link/rpKuZ

🚣🏼‍♀️ Trechos do rio Solimões, na região de Tefé, encontram-se totalmente secos: https://abrir.link/vfsna

🦗 Levar a crise ambiental às ruas é a única esperança de deter a catástrofe ambiental: https://abrir.link/SjPnu e https://abrir.link/ehMUe

🦑 Hipocrisia foi a marca do discurso de Lula na ONU: https://abrir.link/hZyIE

🌲 Vídeo que você não pode perder sobre a questão ambiental: Philippe Layrargues no Encontro Aberto do GEEM: https://abrir.link/nNdyh
--
💰 Apoie o Contrapoder: https://www.catarse.me/contrapoderbr, ou pelo pix cel: 11951771614

📲 Recebeu esta mensagem de um amigo? Assine nosso boletim e receba nosso conteúdo: http://www.contrapoder.net/whatsapp

Contrapoder

20 Sep, 00:04


Neste dia, em 1921, nasceu Paulo Freire. São 103 anos de um dos mais importantes intelectuais brasileiros.
Freire sistematizou a ideia de educação como um processo ativo de troca de saberes, histórias e culturas, sempre levando em conta o contexto social e político de cada indivíduo.
Além de patrono da educação nacional e o autor brasileiro mais citado na academia, Freire é símbolo da luta daqueles que são privados até do direito de compreender o mundo, contra os que se beneficiam da miséria e do sofrimento alheio.

"A leitura do mundo precede a leitura da palavra."
Paulo Freire

Contrapoder

19 Sep, 00:40


Boletim Semanal do Contrapoder
Número 48
Setembro de 2024

📢 Se preferir, visualize este boletim em nosso site: https://bit.ly/clippingcp48

🌎 Internacional:
🇷🇺 Zelensky parte para o tudo ou nada e Putin ameaça com guerra total: https://encurtador.com.br/tV36e e https://encurtador.com.br/9hFPf

🇵🇸 Homem imola-se na frente do consulado de Israel em Boston em protesto contra o genocídio em Gaza: https://encurtador.com.br/I9lAw

🇵🇸 Houthis lançam mísseis contra Israel: https://encurtador.com.br/sXKf4

🇺🇸 Após sucesso em debate com Trump, Kamala Harris aumenta probabilidade de vitória nas eleições presidenciais dos EUA: https://encurtador.com.br/h90WU

🇫🇷 Esquerda convoca manifestação nacional contra Macron na França: https://bit.ly/3B8AWCp

🇧🇴 Mobilizações indígenas pedem a renúncia de Arce e a convocação de novas eleições na Bolívia: https://l1nq.com/fm66y

🇭🇳 Manifestações populares reagem à tentativa de golpe de Estado contra Ximena Castro em Honduras: https://acesse.dev/0SKrZ

🇮🇷 Embaixador do Irã no Líbano é ferido por ataque terrorista de Israel. Dezenas de pessoas morreram e milhares ficaram feridas: https://l1nq.com/zx8I0, https://l1nk.dev/5tDsR e https://acesse.dev/tbgrs

🇧🇷 Nacional:
🔥 Impotente para deter queimadas, governo Lula recorre a soluções "formais" contra crise ambiental: https://l1nk.dev/uj0vU

🔥 Flávio Dino autoriza que gastos em combate às queimadas fiquem fora do Arcabouço Fiscal: https://l1nq.com/Ge9sl

🗳 Absoluta degradação dos debates eleitorais é expressão da falência definitiva do pacto democrático: https://encr.pw/QKvRD

🌀 "Marcha pelo Clima" procura colocar combate à crise ambiental nas ruas: https://acesse.one/dhKrw

📺 Cortes do Contrapoder: Luiz Marques e Eduardo Sá Barreto: https://l1nk.dev/yDBjU e https://acesse.one/svddW

🌳 Meio Ambiente:
♨️ Queimadas deixam grande parte do território brasileiro com ar irrespirável: https://encr.pw/Lkdk9

🌪 Tufão Yagi deixa mais de 113 mortos em Mianmar: https://l1nk.dev/Bgfbn

🌍 Enchentes abalam Europa Oriental: https://acesse.dev/SrLfK

Contrapoder

18 Sep, 21:03


Charge de Mauro Iasi

Contrapoder

14 Sep, 22:17


Boletim Semanal do Contrapoder
Número 47
Setembro de 2024

📢 Se preferir, visualize este boletim em nosso site: https://bit.ly/clippingcp47

🌎 Internacional:
🇷🇺 Com governo de Zelenski em crise aberta, Rússia intensifica ofensiva sobre territórios estratégicos do Donbass: https://bit.ly/4e4Am6Y, https://bit.ly/3TpBvhq, https://bit.ly/4gANCCe e https://bit.ly/4gpR6aj

🇵🇸 Grandes protestos em Tel Aviv contra Netanyahu: https://bit.ly/4gsITCC

🇫🇷 Macron nomeia político da direita, Michel Barnier, para primeiro-ministro e protestos vão às ruas contra desrespeito ao resultado eleitoral: https://bit.ly/3Tvy4pd e https://bit.ly/4enknAL

🇽🇪 Manifestação gigante em Londres contra genocídio dos palestinos: https://bit.ly/3N5YTwV

🇹🇷 Turquia movimenta-se para aderir aos BRICs: https://bit.ly/3XttmcG

🇻🇪 Edmundo G. Urrutia exila-se na Espanha: https://bit.ly/3MKSpTN

🇧🇷 Nacional:
⚖️ Em protesto pela anistia aos presos pelo vandalismo de 7 de janeiro e contra o STF, Bolsonaro leva 45 mil pessoas à Paulista: https://bit.ly/3XJJo3Q

👨🏼‍⚖️ Moraes suspende operação do X no Brasil e ganha primeira rodada da disputa contra Musk: https://bit.ly/3zgPDTe

🇻🇪 Governo Maduro ordena que Brasil deixe a custódia sobre embaixada da Argentina: https://bit.ly/3XIWoXi

🍽 Crescimento do PIB brasileiro fica acima do inicialmente esperado: https://bit.ly/3zl11O0 e https://bit.ly/3XsTwfW

Em negociação pela sucessão dos presidentes das duas casas do Congresso, Lula movimenta-se para incorporar Lira e Pacheco a seu ministério: https://bit.ly/47sbUdm

🤬 Escândalo de assédio sexual que derruba Silvio Almeida atrasa luta contra crimes da ditadura militar: https://bit.ly/4efmk2o

🥕 Lula desconvida MST do desfile de 7 de setembro: https://bit.ly/3MKvx6V

🌳 Meio Ambiente:
♨️ Com 1400 municípios atingidos, seca recorde atinge território brasileiro: http://glo.bo/3z9gu3F

🌪 O Supertufão Yagi matou pelo menos 35 pessoas no Vietnã: http://glo.bo/3Zlsz0h

💨 São Paulo é a cidade com o pior ar do mundo: https://bit.ly/4d5Nh7q e https://bit.ly/4gmGGZh

🌀 Relatório semanal de eventos climáticos extremos: https://bit.ly/4gj9Jgl
--
💰 Apoie o Contrapoder: https://www.catarse.me/contrapoderbr, ou pelo pix cel: 11951771614

📲 Recebeu esta mensagem de um amigo? Assine nosso boletim e receba nosso conteúdo: http://www.contrapoder.net/whatsapp

Contrapoder

12 Sep, 23:05


#Coluna Mário Maestri
"Marcus Mosiah Garvey nasceu, em 17 agosto de 1887, em Saint Ann’s Bay, no litoral da Jamaica, ilha de uns 240 km de extensão por, no máximo, oitenta de largura. Seu pequeno povoado nativo teria uns dois mil habitantes e, toda a colônia inglesa, uns oitocentos mil habitantes."
Leia: https://bit.ly/cmaestri_0924

Contrapoder

11 Sep, 19:13


51 anos do golpe imperialista no Chile.
O que seria do mundo se nós tivéssemos triunfado naquele 11 de setembro, e não eles?
Viva Chile!
Viva Allende!

Contrapoder

10 Sep, 00:17


Boletim Semanal do Contrapoder
Número 46
Setembro de 2024

📢 Se preferir, visualize este boletim em nosso site: https://bit.ly/clipping46cp

🌎 Internacional:
🇷🇺 Aumenta a violência da guerra entre a Rússia e a Ucrânia:https://bit.ly/3z2x9px e https://bit.ly/4dTXyop

🇵🇸 Greve geral e manifestações multitudinárias pedem a renúncia de Netanyahu: https://bit.ly/3TlN9JY

🇫🇷 Macron bloqueia nomeação de primeiro-ministro da Nova Frente Popular e agrava crise política na França:
https://bit.ly/3To1RQV e https://bit.ly/4dZcguC

🇩🇪 Eleição alemã registra fortalecimento de partidos da ultradireita e da esquerda radical:
https://bit.ly/4dUswg5 e https://bit.ly/4dWXSmj

🇧🇷 Nacional:
💰 Em decisão negociada com o mercado, Lula nomeia Galípolo para a presidência do BC:https://bit.ly/3ZBqf5x e https://bit.ly/3z2ojIl

✊🏽 Acampamento Marielle Franco é incendiado e invadido pela PM de São Paulo: https://bit.ly/4giHuhG

⚖️ Disputa sobre controle das informações está no centro do braço de ferro entre STF e Elon Musk:https://bit.ly/3B6Ay76 e https://bit.ly/3XdYQUe

🤡 Ao submeter a política à lógica mercantil das redes sociais, Pablo Marçal sacode as eleições municipais de São Paulo e explicita a extrema fragilidade das instituições: https://bit.ly/4ghe4AC

🌳 Meio Ambiente:
🚱 Área equivalente a 70% do território nacional enfrenta seca severa: https://bit.ly/4dXs5lg

🔥 Relatório semanal de eventos climáticos extremos - Clima Info: https://bit.ly/3AUDy6B
--
💰 Apoie o Contrapoder: https://www.catarse.me/contrapoderbr, ou pelo pix: cel: 11 95177-1614

📲 Recebeu esta mensagem de um amigo? Assine nosso boletim e receba nosso conteúdo: http://www.contrapoder.net/whatsapp

Contrapoder

06 Sep, 13:47


Sextou com o Dia do Pix do Contrapoder!

Ajude nossa ferramenta a continuar fortalecendo a luta pelo comunismo. O Contrapoder é uma revista socialista dedicada a aprofundar a análise e o debate sobre a revolução. Precisamos da sua ajuda para manter nossa plataforma funcionando. Temos muitos planos: retomar os cursos, entrevistas, vídeos, mas tudo isso depende de você!

Faça um PIX para: 11 95177-1614 (PIX na conta do Marino Mondek) e apoie a construção da sua revista socialista!

Contrapoder

05 Sep, 22:15


5 de setembro, Dia Nacional da Amazônia.

A situação da floresta amazônica está mais crítica do que nunca. A gravidade pode ser sentida no ar, no cheiro de fumaça que já atingiu a maioria das principais cidades brasileiras, e no céu, carregado de fumaça ao amanhecer e intensamente vermelho ao anoitecer. Estamos destruindo deliberadamente o ecossistema mais rico em biodiversidade do planeta, com consequências desastrosas para o presente e futuro da humanidade e para a história da vida na Terra. Os setores que se beneficiam deste colapso visam apenas encher seus bolsos, a qualquer custo.
Apesar de se destacar no discurso, o governo atual, eleito com a promessa de reestruturar os mecanismos de defesa ambiental e dos povos da floresta, na prática mostra-se quase tão descomprometido quanto o anterior, corroborando e colaborando para o fim da floresta.
Viva a Amazônia, seus povos e seus saberes!

Contrapoder

05 Sep, 00:05


#Coluna de vídeo Rodolfo Salm:
Neste vídeo, o biólogo e professor Rodolfo Salm analisa a reação do presidente Lula com a morte de Delfim Neto, com a política econômica e social do atual governo do PT.

Leia: https://bit.ly/crodolfo_0924

Contrapoder

02 Sep, 20:06


Boletim Semanal do Contrapoder
Número 45
Setembro de 2024

📢 Se preferir, visualize este boletim em nosso site: https://bit.ly/clippingcp45

🌎 Internacional:
🇵🇸 Em ações relativamente contidas para evitar escalada da guerra, Israel e Hezbollah trocam ataques de grande intensidade: https://bit.ly/3Xc9Zon

🇷🇺 Rússia faz ataque maciço à infraestrutura energética e estoque de armas na Ucrânia: https://bit.ly/4g7PMJg

🇺🇸 Candidatura Trump é revigorada pela adesão de R. Kennedy e ex-presidente volta a liderar favoritismo no Colégio Eleitoral: https://bit.ly/4cPgfIA e https://bit.ly/4cNQNTR

🇻🇪 Sem apresentar atas, Tribunal Supremo de Justiça decreta vitória de Maduro nas eleições venezuelanas: https://bit.ly/3TgKtgS

🇧🇷 Nacional:
🇻🇪 Governos brasileiro e colombiano reafirmam que Maduro não será reconhecido até a apresentação das atas eleitorais: https://bit.ly/3Td7SQ4

⚖️ No esforço de conter avanço do Legislativo sobre o orçamento federal, acordo entre Executivo, Legislativo e Judiciário “regulamenta” Emendas Pix: https://bit.ly/47dN3K3

🧐 Marçal sobe nas pesquisas e expõe a extrema fragilidade da ordem política diante do oportunismo predatório da ultradireita: https://bit.ly/47be0y2 e https://bit.ly/3AKim3g

🌳 Meio Ambiente:
♨️ Em cenário apocalíptico, fumaça toma conta de boa parte do território brasileiro: https://bit.ly/3TcrgwC

🔥 Os três poderes firmam pacto em prol do meio ambiente: https://bit.ly/3MskvmL
--
💰 Apoie o Contrapoder: https://www.catarse.me/contrapoderbr, ou pelo pix: cel: 11 95177-1614

📲 Recebeu esta mensagem de um amigo? Assine nosso boletim e receba nosso conteúdo: http://www.contrapoder.net/whatsapp

Contrapoder

02 Sep, 13:53


O pseudo-Estado de Israel e os Estados Unidos, seu guarda-costas, estão batendo recordes de genocídio e limpeza étnica contra o povo palestino.

#PalestinaLivre #DoRioaoMar