Jornalistas Livres @jornalistaslivres Channel on Telegram

Jornalistas Livres

@jornalistaslivres


Somos uma rede de coletivos originada na diversidade. Os valores que nos unem são a paixão pela democracia e a defesa radical dos direitos humanos.

Jornalistas Livres (Portuguese)

Jornalistas Livres é um canal no Telegram que reúne uma rede de coletivos originada na diversidade. Nossa missão é promover um jornalismo independente e comprometido com a verdade, valorizando a pluralidade de vozes e a liberdade de expressão. Aqui, os valores que nos unem são a paixão pela democracia e a defesa radical dos direitos humanos. Acreditamos no poder da informação para transformar realidades e lutamos diariamente para denunciar injustiças e dar voz às minorias. Se você busca notícias imparciais, análises aprofundadas e reportagens investigativas, o Jornalistas Livres é o lugar certo para você. Junte-se a nós e faça parte dessa comunidade engajada e comprometida com a verdade. Seja bem-vindo ao Jornalistas Livres, onde a liberdade de imprensa e o respeito pelos direitos humanos são prioridades absolutas.

Jornalistas Livres

11 Nov, 11:28


😢 O Escritório de Direitos Humanos da ONU disse nesta sexta-feira (8) que quase 70% das vítimas na guerra de Gaza eram mulheres e crianças, e condenou o que chamou de violação sistemática dos princípios fundamentais do direito humanitário internacional.

A contagem da ONU desde o início da guerra, na qual militares de Israel estão lutando contra os militantes do Hamas, inclui apenas as mortes verificadas com três fontes (como vizinhos, membros da família e ONGs locais) e a contagem continua.

Já as 8.119 vítimas checadas representam um número muito menor do que o dado de mais de 43 mil vítimas, fornecido pelas autoridades de saúde palestinas na guerra de 13 meses.

Fonte: ONU Notícias

Jornalistas Livres

10 Nov, 23:20


✊🏾 A Proposta de Emenda à Constituição (PEC), da deputada Erika Hilton (PSol-SP), que visa pôr fim à escalada de trabalho 6×1 ganhou tração nas redes sociais ao longo do fim de semana. Com a repercussão a respeito do tema, os deputados se viram obrigados a se posicionar contra ou a favor da proposta.

A escala 6×1 estabelece que o trabalhador atua por seis dias consecutivos e tenha apenas um descanso semanal. O Movimento “Vida Além do Trabalho” (VAT) luta contra esse tipo de jornada de trabalho e é tido como um dos parceiro da deputada para construção da proposta.

O movimento em relação ao tema aumentou nas redes sociais em busca de assinaturas para que a PEC tramitasse na Câmara dos Deputados. Para que o texto avance, é necessário o apoio de um terço dos membros da Casa Legislativa, ou seja, 171 deputados.

“A PEC ainda não bateu as 171 assinaturas e por isso não tem um relator, que trabalha o texto em diálogo com outros parlamentares. Se ele é a favor do fim da escala 6×1, mas acha que o texto podia ser melhor, o único caminho possível para isso é ele assinar”, argumenta Erika Hilton nas redes sociais.

A proposta é defendida, em especial, pelos parlamentares do PSol, PT e PSB. Depois de toda a repercussão nas redes sociais, os deputados passaram a explicar o motivo pelo qual são a favor ou contra a PEC.

Jornalistas Livres

10 Nov, 12:36


Jornalistas Livres pelo fim da Escala 6x1!

Jornalistas Livres

10 Nov, 09:49


Para quem não anda comemorando a vitória do Trump no Brasil, onde a lucidez ainda é soberana.

Charge Adnael

Jornalistas Livres

09 Nov, 10:06


A posse de Donald Trump, eleito presidente dos Estados Unidos ao derrotar Kamala Harris, marcada para 20 de janeiro em Washington, pode não ter a presença de Jair Bolsonaro (PL).  O passaporte retido e está proibido de deixar o País por determinação do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

Passaporte foi confiscado em fevereiro, durante operação que apura tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022; outros pedidos feitos por sua defesa ao Supremo foram negados.

Para recuperar o documento, a defesa deve pedi-lo ao STF, o que já foi tentado — e negado — em outras oportunidades. Em março, o ex-presidente pediu o documento para viajar a Israel, onde visitaria o primeiro-ministro Binyamin Netanyahu. Moraes argumentou que, como a investigação ainda está em curso, seria "absolutamente prematuro" flexibilizar a restrição.

Jornalistas Livres

08 Nov, 19:04


😢 O corpo do menino Ryan da Silva Andrade Santos, de 4 anos, foi enterrado na manhã desta quinta-feira (7/11) no cemitério da Areia Branca, na zona noroeste de Santos, no litoral de São Paulo. O garoto, assassinado durante uma ação policial no Morro do São Bento na madrugada dessa quarta-feira (6/11), brincava em uma rua perto de casa quando foi atingido. Ele foi socorrido mas não resistiu.

Familiares e moradores da comunidade acompanharam o cortejo fúnebre, que saiu do velório na Santa Casa de Santos. No cemitério, o corpo foi recebido com fogos de artifício e balões brancos.

A mãe de Ryan, Beatriz da Silva Rosa, precisou ser levada em uma cadeira de rodas durante o cortejo e o funeral. Arrasada, a mulher, que teve o marido morto pela PM em fevereiro também no Morro do São Bento, não conseguia falar ou se manter de pé.

Por Metrópoles

Jornalistas Livres

08 Nov, 17:51


🟢 Servidores públicos denunciam fim de repetição de lanche e baixa qualidade alimentar em creches da Prefeitura de São Paulo.

A imagem de bananas cortadas em potes é de uma unidade CEI (Centro de Educação Infantil) da região do Capão Redondo, que segundo funcionários que não querem se identificar por medo de punições, a Prefeitura de São Paulo teria trocado o fornecedor de refeições e proibida a repetição alimentar das crianças atendidas. A unidade da denúncia não será divulgada a pedido dos denunciantes, pois eles temem serem punidos pela gestão municipal. Em contato com profissionais de unidades de EMEI (Escolas Municipais de Educação Infantil) e EMEF (Escolas Municipais de Ensino Fundamental) a orientação segue a mesma para proibição de repetição alimentar das crianças.

via @capaoatento

Jornalistas Livres

08 Nov, 17:49


🟢 O combate à imigração ilegal é uma das promessas que Trump pretende iniciar logo no início do seu mandato e promete impactar muitos estrangeiros que vivem contra as leis do país. “Estima-se que a deportação em massa poderia impactar cerca de 1 milhão de pessoas ao ano”, afirma Talitha Krenk, advogada de imigração nos Estados Unidos no estado da Indiana.

As declarações de Trump, porém, deixam inseguros os brasileiros que trabalham ou que buscam entrar no mercado de trabalho dos Estados Unidos. Afinal, será possível imigrar e conseguir trabalho no país? O que muda para os imigrantes com a eleição do republicano?

Há dois tipos de imigração nos Estados Unidos: a legal e a ilegal. Fato é que a única que Donald Trump aceitará a partir de 2025 será a do estrangeiro que tiver documentação para estudar, trabalhar ou investir no país, afirma Krenk.

“Isso ficou evidenciado, por exemplo, quando ele declarou recentemente durante a campanha que estudantes estrangeiros que se graduam em faculdades americanas deveriam receber um Green Card automaticamente”, diz Krenk.

Já para quem trabalhar ilegalmente no país, o aviso de Trump é simples e direto: deportação para o país de origem.

Jornalistas Livres

08 Nov, 16:18


Nossa solidariedade à vereadora eleita @renatafalzoni "Truculência e crimes ambientais. Como cidadã e vereadora eleita fui impedida de me manifestar e de abraçar árvores pra tentar salvá-las. Que a justiça acorde, pois precisamos de uma liminar Já pra parar essa obra absurda. Não ao túnel da Sena Madureira!" Redes da Vereadora.

Lutar não é crime!

Jornalistas Livres

08 Nov, 14:44


A prefeitura de São Paulo (SP) retomou a obra “Complexo Sena Madureira” nos últimos dias. A obra vem sendo questionada pelo Ministério Público Estadual através das promotorias de Habitação e de Meio Ambiente que pediram a paralisação das obras.

Os movimentos concentram as informações através do perfil @salvemasenamadureira e o abaixo assinado se encontra no link: https://www.change.org/p/parem-a-obra-do-t%C3%BAnel-da-sena-madureira

Jornalistas Livres

06 Nov, 09:51


Esse texto poderia ter como título “Uma história muito absurda”. Ele fala da tentativa de se realizar um evento no Programa de Pós-graduação de Sociologia da Universidade Federal do Ceará e da sua interrupção por manifestantes que acusavam erroneamente os debatedores de defender o Apartheid e o genocídio que ora ocorre em Gaza, perpetrado pelas Forças de Defesa de Israel após os bárbaros massacres produzidos por Hamas e seus aliados em outubro de 2023. Mas para entendermos o absurdo da história, é bom começar pelos personagens envolvidos nela.

Por: Michel Gherman (UFRJ) e Jawdar El Haj (UFC)

https://jornalistaslivres.org/a-quem-interessa-calar-professores-na-universidad

Jornalistas Livres

03 Nov, 22:56


✊🏾🟢 Na valorização da herança africana no Brasil". O texto — de até 30 linhas — precisa ser dissertativo-argumentativo. Ou seja, as ideias precisam estar embasadas por explicações fundamentadas e por argumentações sobre o assunto. Os participantes contam com textos motivadores para desenvolverem os seus conceitos.

O Ministério da Educação (MEC), por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), aplica o Enem 2024 neste e no próximo domingo, 3 e 10 de novembro, para mais de 4,3 milhões de participantes, em todos os estados e no Distrito Federal.

Competências e critérios – As redações são avaliadas de acordo com cinco competências e a nota pode chegar a mil pontos. Por outro lado, há critérios que conferem nota zero, como fuga ao tema, extensão total de até sete linhas, trecho deliberadamente desconectado do tema proposto, não obediência à estrutura dissertativo-argumentativa e desrespeito à seriedade do exame.

Correção – O processo de correção é monitorado pelo Inep em todas as suas etapas e segue, rigorosamente, os parâmetros estabelecidos pelo Instituto. Os textos podem passar por até quatro correções para o cálculo da média final. Os profissionais selecionados para isso atendem a critérios de formação, como graduação em letras e linguística, e formação continuada, com exigência mínima de mestrado para as funções de supervisor e subcoordenador. Além disso, é exigida experiência comprovada em coordenação de correção de produção textual em avaliação educacional, exames ou concursos.

Enem – O Exame Nacional do Ensino Médio avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. Ao longo de mais de duas décadas de existência, o Enem se tornou a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (Prouni).

Jornalistas Livres

03 Nov, 19:12


LUTE COMO UMA GAROTA IRANIANA!

Ontem, 02/11, no Irã, uma jovem foi abordada com violência e truculência por oficiais da "Polícia da Moralidade", que a acusaram de não estar usando o hijab de forma adequada. Em resposta ela realizou um protesto contra a ditadura teocrática extremista islâmica do Irã: tirou a roupa em público.

O nome dela é Ahoo Daryaei.

Para desviar a atenção da indignação relativamente às regras do Hijab, o regime iraniano afirma que ela está mentalmente doente e foi enviado para um hospital psiquiátrico, o que se sabe até agora é que ela foi presa pelo regime e atualmente está detida em local desconhecido.

Jornalistas Livres

03 Nov, 10:10


Para que todo silêncio da mídia e dos países do mundo?

Milhares de palestinos, famintos e bombardeados há 400 dias, são alinhados e varridos pela gangue assassina de crianças do campo de refugiados de Jabalia, Gaza.

Após 17 dias de cerco e extermínio em Jabalia, a imprensa israelense divulgou essas imagens, feitas para o público de "israel", para projetar uma imagem de "vitória" sobre o maior campo de refugiados palestinos de Gaza e do mundo.

Porém, a quem resta um pingo de humanidade e decência, só é possível perceber as semelhanças com a Alemanha nazista dos anos 1940.

A diferença, porém, é que não será preciso "abrir os portões" de Gaza. Este Holocausto, o palestino, é transmitido ao vivo, com os perpetradores se vangloriando de promoverem a maior e mais obscena matança que o mundo já testemunhou.

Homens, mulheres e crianças sendo expulsos de um campo de concentração e extermínio apenas para vagar rumo ao próximo campo de extermínio, fome e morte enquanto o mundo assiste passivamente sua aniquilação.

Jornalistas Livres

02 Nov, 13:23


Braskem: PF conclui investigação sobre mineração de sal em Maceió e indicia 20

A Polícia Federal (PF) indiciou 20 pessoas foram por crimes relacionados à exploração de sal-gema pela petroquímica Braskem, em Maceió. A PF informou, nesta sexta-feira (1º), que o inquérito foi encaminhado para a 2ª Vara Federal de Alagoas para as "devidas providências". A extração nas minas de sal-gema na capital alagoana foi feita durante pouco mais de 40 anos e terminou em 2019, após o afundamento do solo em pelo menos cinco bairros e o colapso de uma das minas. Cerca de 60 mil pessoas foram atingidas.

Os nomes das pessoas indiciadas não foram informados pela PF. Em nota encaminhada à Agência Brasil, a assessoria da corporação explicou que “o caso encontra-se sob segredo de justiça decretado pela Justiça Federal”.

Caso a Justiça acolha o inquérito, os indiciados responderão por crimes como exploração de matéria-prima da União, em desacordo com a autorização concedida e com a legislação ambiental; dano qualificado praticado contra o patrimônio da União, Estado e Município; deterioração ou inutilização de bens alheios, crime ambiental com agravante de apresentação de dados falsos e omissão de informações. As penas variam entre reclusão e multas.

Leia: https://agenciabrasil.ebc.com.br/node/1617999

Jornalistas Livres

01 Nov, 10:12


Fuad veta projeto que retirava o nome de general da ditadura em avenida em Belo Horizonte. General Olimpio Mourão Filho (de capacete, à direita) participou ativamente do Golpe de 1964! A avenida fica na região da Pampulha.

Então comandante da 4ª Região Militar, de Juiz de Fora, o General Olímpio Mourão Filho foi o responsável por deslocar as tropas do Rio de Janeiro para depor o presidente do Brasil, João Goulart, em 1964. Por outro lado, o PL visa homenagear Antônio Oscar Pinheiro, ex-deputado estadual e ex-vereador, reconhecido pelo trabalho social na Associação dos Catadores de Papel, Papelão e Material Reaproveitável e pai do jornalista Chico Pinheiro.

Autor do projeto de lei, o vereador Pedro Patrus criticou o veto do prefeito de Belo Horizonte nas redes sociais. “A justificativa é que a mudança é contrária ao interesse público. A quem interessa manter homenagens a generais da ditadura militar em BH?”, disse o parlamentar nas redes sociais.

Leia: http://jornalistaslivres.org

Jornalistas Livres

31 Oct, 23:08


Assassinos de Marielle, Ronnie Lessa e Élcio Queiroz são condenados pelo Tribunal do Júri
Autor dos disparos, Lessa foi condenado a 78 anos e 9 meses de prisão; Élcio, que dirigiu o carro, foi condenado a 59 anos e 8 meses de prisão. Condenação provocou muita emoção de parentes e amigos da vereadora e do motorista. Acusados de serem mandantes ainda serão julgados, no STF.

Jornalistas Livres

31 Oct, 19:17


Depois da divulgação dos resultados oficiais da eleição, tem início uma nova fase da disputa. Vencedores e perdedores começam a interpretar a realidade que foi representada pelo voto. Autocrítica, depressão coletiva, cantos de vitória muitas vezes exagerados, lavagem pública de roupa suja. Estamos vendo de tudo, à direita e à esquerda. Meu objetivo neste texto é destacar aqueles que me parecem ser os seis principais recados que os eleitores dos mais de 5.500 municípios brasileiros deram à classe política.

Por RODRIGO PEREZ OLIVEIRA, professor de História na Universidade Federal da Bahia

https://jornalistaslivres.org/os-seis-recados-que-sairam-das-urnas-nessas-eleicoes/

Jornalistas Livres

29 Oct, 18:53


"Uma aposta sobre quem venceria o segundo turno nas eleições municipais de Fortaleza levou um homem a perder um apartamento. O acordo foi filmado e circula nas redes sociais.

Nas imagens, um eleitor apostou que André Fernandes (PL) venceria o segundo turno das eleições para prefeito contra Evandro Leitão (PT). Com a vitória do candidato do PT, ele perdeu o bem para o oponente.

No vídeo que circula nas redes sociais, o apoiador do candidato bolsonarista mostra o contrato do apartamento, enquanto seu oponente exibe o contrato de um lava jato, que perderia caso André Fernandes ganhasse.

No último domingo (28), o resultado foi revelado: Evandro Leitão foi eleito prefeito de Fortaleza com 50,37% dos votos válidos e o apoiador de André Fernandes perdeu seu apartamento.

A cena divertiu os internautas, gerando comentários irônicos. "Agora terá que entrar para o MTST para conseguir uma moradia." "Agora vai pedir casa no 'comunista' programa Minha Casa Minha Vida", escreveu outro."

Assista o vídeo.

Jornalistas Livres

29 Oct, 16:44


O Barômetro das Américas mede o apoio à democracia através da pergunta até que ponto os indivíduos concordam ou discordam da afirmação “democracy may have its problems, but it is better than any other form of government”. No último relatório do projeto em 2023, a resposta dos latino-americanos mostra que o suporte à democracia é hoje menor do que foi há duas décadas e sofreu erosão em quase todos os países da região. Ao mesmo tempo, a confiança nos tribunais superiores, nas legislaturas e nos executivos permaneceu em níveis baixos, ao passo que a confiança nas Forças Armadas e nas Igrejas conserva-se alta. Contudo, observa-se que o apoio de algumas confessionalidades ao regime democrático e a determinadas pautas dos direitos humanos tem decrescido na América Latina. A combinação de baixa adesão ao sistema e a baixa tolerância tem polarizado a região e põe em risco a democracia.

Por HELCIMARA TELLES, presidente da Associação Brasileira de Pesquisadores Eleitorais (Abrapel), doutora em Ciência Política (USP) e professora da UFMG

.https://jornalistaslivres.org/os-jovens-e-a-atracao-por-candidatos-radicais-nas-eleicoes-municipais/

Jornalistas Livres

29 Oct, 09:25


🟢 Bolsonarista Alexandre Garcia questiona resultado eleitoral do segundo turno em Fortaleza, única capital onde o PT venceu em 2024: "Recontagem manual de votos"

O jornalista e comentarista Alexandre Garcia usou o X, antigo Twitter, para questionar o resultado do segundo turno das eleições municipais na capital do Ceará. “Fortaleza: 50,35% x 49,65%. Num caso assim, que falta faz uma recontagem manual de votos…”, postou Garcia.

Vale lembrar que, entre as capitais do país, Fortaleza foi a que apresentou a menor diferença de votos entre os candidatos que disputaram o segundo turno. Evandro Leitão (PT) venceu a disputa com André Fernandes (PL) por uma diferença de apenas 10.838 votos: o vencedor, diretamente apoiado pelo Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, foi escolhido por 716.133 eleitores, enquanto o rival, alinhado a Jair Bolsonaro, contabilizou 705.295 votos.


Quarta maior cidade do Brasil, Fortaleza se tornará a única capital sob comando do PT, após o jejum do partido em 2020, quando ficou sem nenhuma. A vitória de Evandro Leitão sobre André Fernandes é especialmente simbólica não apenas pela disputa acirrada, decidida por uma diferença de menos de 1% dos votos, mas porque consolida o Ceará como um bastião petista no Brasil, com capital, governo do Estado e o maior número de cidades proporcionalmente governadas pelo partido.

Por Pragmatismo Político

Jornalistas Livres

28 Oct, 08:28


Evandro Leitão (PT) foi eleito prefeito de Fortaleza neste domingo (27) após uma acirrada disputa com André Fernandes (PL). Somente com 99% das seções apuradas, o petista foi declarado eleito pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Ao final da apuração, Leitão teve 50,38% dos votos válidos.

O candidato André Fernandes teve 49,62%. Ao todo, foram mais de 1.420.681 de votos válidos, sendo 2,92% de votos nulos e 1,64% de votos em branco. Fortaleza foi a capital com a disputa mais acirrada no 2° turno das Eleições 2024, com uma diferença de apenas 0,76 ponto percentual (p.p.) entre os candidatos.

Evandro Leitão virou a situação em relação ao primeiro turno. André Fernandes havia terminado na frente com 40,20% e Evandro com 34,33%.

A disputa foi voto a voto e, em certo momento, a diferença entre os candidatos era de apenas um voto. Com 100% das urnas apuradas, a diferença de votos entre eles foi de quase 11 mil.

Leia http://jornalistaslivres.org

Jornalistas Livres

27 Oct, 10:34


No domingo, não esqueça:

Do seu título;
Da sua origem;
Da sua Classe Social.

Jornalistas Livres

26 Oct, 21:49


Cuiabá vive um momento único, um daqueles pontos de virada que podem definir seu futuro por décadas. A cidade, há oito anos sob a mesma gestão, chega ao segundo turno de uma eleição com um forte desejo de mudança. Para muitos, o nome que simboliza essa esperança é o do médico sanitarista Lúdio Cabral (PT). Na última eleição para a prefeitura da capital do Mato Grosso, Emanuel Pinheiro (MDB) se reelegeu com vantagem mínima (51,15% a 48,85%) sobre o mesmo Abílio Brunini (PL) que agora disputa o segundo turno com o petista.

Por Letícia Corrêa

https://jornalistaslivres.org/petista-tem-chance-de-vitoria-historica-para-a-prefeitura-de-cuiaba

Jornalistas Livres

26 Oct, 15:43


Militares do exército bebendo e curtindo um pancadão dentro do quartel durante o expediente. O caso aconteceu no 26° batalhão de infantaria paraquedista do Rio, foi lá que Bolsonaro serviu no exército.

Jornalistas Livres

26 Oct, 13:05


É sobre a vida de crianças que lutamos contra as violências causadas pelo Gen0cídio provocado por I$rael e Estados Unidos.

Por Fepal Brasil

Jornalistas Livres

26 Oct, 01:27


Em um comunicado, segue nova fase do Genocídio do Governo dos EUA e Israel, que afirmou que está sendo atacado pelo Irã desde 7 de outubro de 2023, quando terroristas do Hamas invadiram o território israelense. Naquele dia, centenas de pessoas foram mortas e mais de 200 foram sequestradas. O Hamas e o Irã são aliados.

Além disso, no dia 1º de outubro deste ano, o Irã lançou cerca de 200 mísseis contra Israel. O ataque foi uma retaliação a mortes de aliados do governo iraniano, como Hassan Nasrallah, que era chefe do grupo extremista Hezbollah.

Ao anunciar que estava atacando o Irã nesta sexta-feira, Israel disse que estava exercendo o direito de se defender. O genocídio em curso, precisa ser parado.

http://jornalistaslivres.org

Jornalistas Livres

26 Oct, 01:16


A Unesco aprovou, em 1976, o Informe MacBride, elaborado por Sean MacBride, Prêmio Nobel da Paz e Prêmio Lenin da Paz, sobre o direito de todos os povos participarem equitativamente dos meios de informação e comunicação. Marshall McLuhan e Gabriel García Márquez o aplaudiram; Ronald Reagan vaiou…

Por Frei Beto

https://jornalistaslivres.org/revolucao-das-consciencias/

Jornalistas Livres

24 Oct, 22:31


Profundamente comovido e indignado com o brutal e macabro genocídio que o Estado de Israel sionista e colonialista segue cometendo com o heroico Povo Palestino, Libanês…, estou aqui para ecoar os gritos e os clamores ensurdecedores de um Povo que não se vergará jamais, pois com a fé e a mística dos mártires é e será sempre invencível.

Por frei Gilvander Moreira

https://jornalistaslivres.org/com-fe-e-mistica-dos-martires-o-povo-palestino-vencera/

Jornalistas Livres

22 Oct, 21:35


Grupos de direitos humanos documentaram o uso de fósforo branco por Israel no Líbano ao longo do ano passado. Seu uso é ilegal em áreas povoadas sob a lei internacional.

Os militares israelenses entraram à força em uma base da ONU claramente marcada e são suspeitos de usar o produto químico incendiário fósforo branco perto o suficiente para ferir 15 soldados da paz, de acordo com um relatório confidencial descrevendo uma dúzia de incidentes recentes nos quais as Forças de Defesa de Israel atacaram tropas internacionais no Líbano.

O relatório — preparado por um país que contribui com tropas e visto pelo Financial Times — ressalta como as tropas israelenses atacaram a Unifil, a força mandatada pela ONU implantada ao longo da fronteira de fato entre os países, em várias ocasiões. Eles danificaram várias instalações e causaram ferimentos em tropas estacionadas em postos de fronteira no sul do Líbano.

A Unifil chamou esses incidentes de “violação flagrante do direito internacional”.

Israel rejeitou as acusações de que deliberadamente atacou a Unifil desde que lançou sua invasão terrestre no sul do Líbano nas primeiras horas de 1º de outubro. O exército israelense não respondeu a um pedido de comentário até o momento da publicação.

Israel também disse que as forças da ONU estão sendo usadas como escudo humano pelos combatentes do Hezbollah, que estão lutando perto de vários postos da Unifil ao longo da fronteira. Exigiu que a ONU evacuasse seus mantenedores da paz do sul do Líbano para sua própria segurança. A Unifil e os 50 países que contribuem com tropas para suas fileiras recusaram por unanimidade.

Por Raya Jalabi, de Beirute, publicado no Financial Times

Jornalistas Livres

22 Oct, 21:18


À esquerda e à direita as universidades estão sob ataque. Os ataques têm dinâmicas e propósitos diferentes, apesar de estarem umbilicalmente conectados entre si. Principalmente nos cursos das ciências sociais e humanas, as universidades públicas foram dominadas por movimentos sociais da esquerda identitária, supostamente comprometidos com a agenda da equidade de raça e gênero.

Por RODRIGO PEREZ OLIVEIRA, professor de História na Universidade Federal da Bahia

https://jornalistaslivres.org/o-que-esta-acontecendo-nas-universidades-publicas-brasileiras/

Jornalistas Livres

22 Oct, 13:39


Israel está destruindo edifícios residenciais em Beirute no meio do dia, sem vergonha e sem restrições. De Gaza a Beirute, este é o mundo em que os líderes decidiram que agora vivemos - impunidade sem consequências, brutalidade sem justiça.

Por @juventude_sanaud

Jornalistas Livres

22 Oct, 01:13


Professores e pesquisadores de diversas universidades se chocaram com evento promovido por um grupo de pesquisa da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) que, pelo nome, se apresenta como capaz de discutir epistemologia. Tema não apenas nobre, mais do que isso, discute a base do conhecimento. Quem estuda epistemologia tem que fazê-lo com afinco por muitos anos, em geral só se sobressaem aqueles e aquelas que dedicam suas vidas a isso.

Por Helcimara Telles, doutora em Ciência Política, professora da UFMG e presidente da ABRAPEL – Associação Brasileira de Pesquisadores Eleitorais

https://jornalistaslivres.org/a-espetacularizacao-apolitica/

Jornalistas Livres

22 Oct, 00:05


Após 9 anos do rompimento da barragem do Fundão, que devastou a bacia do Rio Doce desde Mariana, MG, até o litoral do Espírito Santo, começa em Londres o tão esperado julgamento contra as mineradoras BHP, Samarco e Vale. A ação representa mais de 700 mil brasileiros que buscam justiça e reparação para o maior desastre ambiental ocorrido no Brasil.

https://jornalistaslivres.org/caso-mariana-comeca-o-maior-julgamento-da-justica-inglesa/

Jornalistas Livres

20 Oct, 15:49


Discurso histórico de José Mujica, na campanha presidencial de Yamandu Orsi - 19 de outubro de 2024.

Jornalistas Livres

20 Oct, 12:05


Em apenas um ano, os Estados Unidos gastaram pelo menos US$ 22,76 bilhões em ajuda militar a Israel e em operações relacionadas na região. A conta está em estudo do “Costs of War”, um projeto de pesquisa Brown University focado em gastos militares.

O montante é considerado conservador pelos responsáveis pelo estudo, uma vez que, embora inclua o financiamento aprovado para assistência de segurança desde 7 de outubro de 2023 – data do ataque do Hamas a Israel – bem como o financiamento suplementar para operações regionais e custos adicionais, não inclui nenhum outro custo econômico.

Por exemplo, não estão contemplados compromissos com gastos futuros que foram feitos este ano. Além disso, há outras categorias mais amplas de gastos que não estão inseridas nos cálculos, como o aumento da assistência de segurança dos EUA ao Egito, Arábia Saudita ou outros países, e custos para a indústria aérea comercial e para os consumidores dos EUA.

A primeira parte do relatório se concentra na ajuda militar dos Estados Unidos a Israel e aponta que o governo aprovou pelo menos US$ 17,9 bilhões em assistência de segurança desde 7 de outubro do ano passado.

Mas essa é apenas uma quantia parcial do apoio financeiro fornecido durante e para esta guerra. “Por exemplo, o governo Biden fez pelo menos 100 acordos de armas com Israel desde outubro de 2023 que ficaram abaixo do valor que teria acionado a exigência de notificar o Congresso dos detalhes”, destaca o estudo.

Fonte: Infomoney

Jornalistas Livres

19 Oct, 15:15


Os Ganem são uma família muito unida. Primeiro do grupo a se aventurar na política, o deputado federal Bruno Ganem (Podemos-SP) tem orgulho de ostentar nas redes sociais que elegeu quatro vereadores Brasil afora, todos com o “sobrenome” Ganem. A mãe do parlamentar, a deputada estadual paulista Clarice Ganem (Podemos), também comemora pelas redes a vitória da cunhada, Simone Ganem, do mesmo partido, que ocupará uma cadeira na Câmara Municipal de São Paulo a partir de janeiro. O filho de Simone foi outro a dar motivos para celebração. Lucas Ganem (Podemos) foi eleito vereador em Belo Horizonte depois de conquistar mais de 10 mil votos, mesmo morando em São Paulo e sem nunca ter vivido na capital mineira, conforme indicam os sistemas de informação de órgãos públicos dos dois estados, que não o associam a nenhum endereço em BH, mas sim à locais na capital paulista.

Por LUCAS RAGAZZI*, de O FATOR

https://jornalistaslivres.org/vereador-eleito-em-bh-mora-em-sao-paulo-e-e-de-familia-caca-mandato/

Jornalistas Livres

18 Oct, 20:07


Os BRICS vêm discutindo há algum tempo a possibilidade de construir arranjos alternativos ao dólar norte-americano e ao sistema de pagamentos ocidentais. A atual ordem – mais correto seria dizer desordem – monetária e financeira internacional, dominada pelos Estados Unidos e seus aliados, se mostra crescentemente disfuncional e insegura. O sistema foi transformado em arma geopolítica para aplicação de sanções, punições e confiscos.

por Paulo Nogueira Batista Jr.

https://jornalistaslivres.org/brics-nova-moeda-de-reserva-internacional/

Jornalistas Livres

18 Oct, 01:48


Israel interrompeu as importações de alimentos para a Faixa de Gaza. A medida resulta no fluxo mais baixo de mercadorias na região desde o início do conflito com o Hamas em 7 de outubro de 2023, segundo informações da Reuters. Desde a última 6ª feira (11.out), comerciantes relatam que perderam acesso à rota que fornecia os suprimentos e não obtiveram respostas do Cogat, órgão do governo israelense que supervisiona ajuda e remessas comerciais....

Leia mais no site poder360 https://www.poder360.com.br/poder-internacional/israel-interrompe-importacoes-de-alimentos-para-gaza/

Jornalistas Livres

17 Oct, 09:33


🟢 Uma série de atividades da sociedade civil serão realizadas pelo país nesta quarta-feira (16) em celebração ao Dia Mundial da Alimentação.

O chamado “banquetaço” é uma ação coletiva, protagonizada por um conjunto de militantes de movimentos populares, sociais, ativistas, nutricionistas e cozinheiros que lutam contra a fome e o desperdício de alimentos.

Em Belo Horizonte foram servidas mil refeições com um público diverso de militantes dos movimentos sociais, população da cidade e organizações que atuam no combate à fome e promoção da segurança alimentar e nutricional. Com destaque aos bancos de alimentos, cozinhas solidárias e pessoas da luta pela agricultura familiar e reforma agrária.

Informações: @conseamg

Jornalistas Livres

15 Oct, 15:23


EXPLOSÃO EM TREM DA VIA MOBILIDADE, PRIVATIZADA, GERA PÂNICO EM PASSAGEIROS

Um princípio de incêndio atingiu um trem da Linha 9-Esmeralda, operada pela concessionária ViaMobilidade, na estação Granja Julieta, Zona Sul de São Paulo, nesta segunda-feira (14). Apesar das chamas terem sido rapidamente controladas, o incidente expõe uma série de fragilidades no sistema de manutenção e segurança da linha, cujas operações são frequentemente marcadas por falhas técnicas. Os usuários foram evacuados em segurança, mas a ocorrência gerou interrupções no serviço, com a operação passando a ser feita em via única, causando atrasos e maiores intervalos entre os trens. A ViaMobilidade ainda não esclareceu as causas do incidente, afirmando que a situação será investigada.

O episódio reforça preocupações sobre a transparência e a qualidade do serviço desde a privatização da linha, com denúncias recorrentes de problemas estruturais e manutenção inadequada. A falta de informações detalhadas sobre o incidente e a demora em apresentar medidas corretivas alimentam o descontentamento da população que depende diariamente do transporte público. Casos como esse revelam uma negligência que compromete a segurança dos passageiros e levanta questionamentos sobre a capacidade da concessionária em oferecer um serviço de transporte digno e seguro.

Jornalistas Livres

15 Oct, 10:50


Antonieta de Barros foi excepcional. Está entre as três primeiras mulheres eleitas no Brasil. A única negra. Foi eleita em 1934 deputada estadual por Santa Catarina, mesmo ano que a médica Carlota Pereira de Queirós foi eleita deputada federal por São Paulo. Sete anos antes, Alzira Soriano havia sido eleita prefeita num pequeno município do Rio Grande do Norte, primeiro estado a permitir disputas femininas.

Expoente da ideia “anárquica” de que as mulheres deveriam ter direito ao voto, a bióloga Bertha Lutz trocou inúmeras cartas com Antonieta na década de 1930. Vale lembrar, Antonieta foi eleita menos de meio século após a abolição da escravatura e apenas dois do sufrágio —que deu às mulheres direito ao voto facultativo. Num país fortemente preconceituoso quanto à classe, cor e gênero tinha orgulho de sua história.

Nasceu em Desterro, como era chamada Florianópolis, no dia 11 de julho de 1901. No registro de batismo, na Cúria Metropolitana, realizado pelo Padre Francisco Topp, não aparece o nome do pai. A mãe era Catarina Waltrich, escrava liberta. No imaginário popular, a verdadeira paternidade estaria ligada à família Ramos, uma das mais tradicionais do Estado.

A bandeira política de Antonieta era o poder revolucionário e libertador da educação para todos. O analfabetismo em Santa Catarina, em 1922, época que começou a lecionar, era de 65%.

Leia na íntegra:
https://brasil.elpais.com/opiniao/2020-10-15/antonieta-de-barros-a-parlamentar-negra-pioneira-que-criou-o-dia-do-professor.html

Jornalistas Livres

13 Oct, 19:15


“Esse é o primeiro genocídio televisionado da história em que as pessoas comuns têm ele todo dia em sua tela de celular. E elas têm que decidir 'estou a favor' ou 'estou contra'. Esse genocídio é épico, é a maior matança de crianças da história, quase 10 mil por milhão de habitantes, quando em toda Segunda Guerra Mundial foi 2.813 por milhão de habitantes em seis anos.”

A afirmação é do presidente da Federação Árabe Palestina (Fepal), Ualid Rabah, ao Brasil de Fato RS, no debate “Um ano da atual fase do genocídio palestino e a resistência frente ao sionismo israelense: O que mudou?”, ocorrido nesta quinta-feira (10), no auditório da Faculdade de Educação (Faced), da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

De acordo com a revista The Lancet, as mortes diretas e indiretas em Gaza podem chegar a 186 mil. Além disso, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), há mais de 97 mil palestinos feridos em Gaza, sendo que pelo menos 25% deles sofreram lesões que mudarão suas vidas, incluindo cerca de 3,5 mil amputações.

Estima-se que 50 mil crianças precisem de tratamento para desnutrição aguda, enquanto 32 pessoas já morreram por desnutrição, incluindo 28 crianças de cinco anos.

“Não é apenas o maior genocídio da história. As pessoas compreenderam na prática o que é um genocídio não lendo em livros de história”, afirma Ualid Rabah. Ele pontua que Israel mata, em um ano, mais que o período do genocídio nazista, 3,5 vezes mais crianças palestinas. “Também na guerra Rússia e Ucrânia foram 2,5 por milhão e nós estamos falando de quase 10 mil em Gaza em um ano. Todas as guerras de 2019, segundo o Save the Children até 2022, registraram a morte de 1,4 crianças por milhão de habitantes.”

De acordo com a organização não governamental Save the Children, em relatório divulgado em julho deste ano, mais de 20 mil crianças palestinas foram mortas ou desaparecidas na Faixa de Gaza desde outubro de 2023, quando teve início o massacre aos residentes da região por parte do exército de Israel.

Leia na íntegra:
https://www.brasildefato.com.br/2024/10/11/genocidio-na-palestina-e-a-maior-matanca-de-criancas-da-historia-afirma-presidente-da-fepal

Jornalistas Livres

13 Oct, 10:58


Esse é André Fernandes de Moura. Ele disputa em segundo turno com Evandro Leitão, do PT, o cargo de prefeito de Fortaleza. Para comparar, Leitão ja foi eleito deputado estadual em 2014, 2018 e em 2022, e Economista e Servidor público concursado. O mocinho do vídeo é um YouTuber, foi deputado estadual e é federal agora, pelo PL, partido de Bolsonaro.

Assista e veja o nível dos bolsonaristas que eu querem governar capitais do Brasil.

Ah! Não podemos deixar de lembrar que o PDT, partido de Ciro Gomes, está apoiando (pasmem!) o desqualificado para prefeito de Fortaleza.

Jornalistas Livres

11 Oct, 22:33


Respire fundo. Passado o 1º turno das Eleições Municipais no Brasil dia 6 de outubro de 2024, já eleitos/as 5.417 prefeitos/as e os/as vereadores/as de 5.568 Câmaras Municipais, restando apenas em 50 municípios com mais de 200 mil eleitores – 15 capitais – onde terão 2º turno dia 27 de outubro, é hora de fazermos avaliação crítica, autocrítica e tirarmos todas as lições da campanha eleitoral e dos seus resultados. Alegramo-nos com as vitórias de lideranças populares eleitas em partidos de esquerda, mas que serão minoria nas Câmaras Municipais ou minoria entre os/as prefeitos/as.

Por frei Gilvander Moreira

https://jornalistaslivres.org/eleicoes-2024-e-agora-jose/