RAPSÓDIA DE REALIDADES, QUARTA-FEIRA, 23 DE OUTUBRO
VOCÊ NÃO PRECISA DO TESTEMUNHO DE DEMÔNIOS
📖════════
Aconteceu que, indo nós para o lugar de oração, nos saiu ao encontro uma jovem possessa de espírito adivinhador, a qual, adivinhando, dava grande lucro aos seus senhores. Seguindo a Paulo e a nós, clamava, dizendo: Estes homens são servos do Deus Altíssimo e vos anunciam o caminho da salvação. Isto se repetia por muitos dias. Então, Paulo, já indignado, voltando-se, disse ao espírito: Em nome de Jesus Cristo, eu te mando: retira-te dela. E ele, na mesma hora, saiu (Atos 16:16-18).
Com base no que acabamos de ler, alguém pode se perguntar: por que Paulo ficou triste? A moça não estava dizendo a verdade? Paulo e seus companheiros eram de fato servos do Deus Altíssimo, e era isso que a moça estava proclamando. Bem, Paulo percebeu que ela estava falando por meio de um espírito maligno, por isso ele se entristeceu, voltou-se para a moça e ordenou que o espírito maligno saísse dela em Nome de Jesus, e ela foi libertada instantaneamente.
As palavras da garota podem ter sido factuais, mas não precisamos do testemunho de demônios para nos dizer quem somos. Isso nos traz à mente as palavras de Jesus em João 5:34: "Eu, porém, não aceito humano testemunho; digo-vos, entretanto, estas coisas para que sejais salvos" (João 5:34). O Senhor não precisava da aprovação humana, muito menos do testemunho de demônios. Marcos 1:23-25 diz: "Não tardou que aparecesse na sinagoga um homem possesso de espírito imundo, o qual bradou: Que temos nós contigo, Jesus Nazareno? Vieste para perder-nos? Bem sei quem és: o Santo de Deus! Mas Jesus o repreendeu, dizendo: Cala-te e sai desse homem" O Pai já havia testificado de Jesus, e Suas obras também davam testemunho de Sua missão divina (João 5:36-37).
Da mesma forma, Paulo entendia que nenhum testemunho de demônios, mesmo que fosse factual, era aceitável. Algumas pessoas podem sentir orgulho ou validação se um demônio reconhecer sua autoridade espiritual. No entanto, devemos entender que nossa validação vem de Cristo, não do reconhecimento de homens ou demônios.
Quando a moça declarou: "Estes homens são servos do Deus Altíssimo", não foi uma declaração piedosa, mas um ato enganoso do diabo escondido por trás da voz dela. A raiva de Paulo não era de um ponto de vista humano; em vez disso, ele estava espiritualmente perturbado. Por isso que ele ordenou que o espírito saísse dela. Você também deve rejeitar qualquer voz do diabo que pretenda falar em nome de Deus e expulsá-la quando ela se manifestar.
ORAÇÃO
Querido Pai, obrigado pela autoridade que temos em Cristo Jesus. Permaneço firme na verdade da tua Palavra, guiado pelo teu Espírito para sempre discernir toda voz enganosa e rejeitar qualquer coisa que não venha do Senhor. Minha validação vem somente de Cristo, e exerço Sua autoridade com ousadia e sabedoria, em nome de Jesus. Amém.
Pr. Chris Oyakhilome
VERSÍCULOS PARA MEDITAÇÃO
Marcos 1:23-25; Lucas 4:41; 1 João 4:1