SUPERIOR AOS ANJOS
📖════════
“Por acaso vocês não sabem que havemos de julgar os próprios anjos? Quanto mais as coisas desta vida!” (1 Coríntios 6:3).
Esse versículo indica que os cristãos de fato julgarão os anjos. Estaremos sentados junto com Cristo em tronos e julgaremos o mundo e os anjos de acordo com as Escrituras.
Isso implica que os cristãos são superiores aos anjos de Deus? Sim, e nossa superioridade é o resultado de nossa identidade, nossa unidade com Cristo. Somos coerdeiros com Cristo, nascidos do Espírito de Deus. Ao contrário dos anjos, que são servos de Deus, somos filhos de Deus: “O próprio Espírito confirma ao nosso espírito que somos filhos de Deus. E, se somos filhos, somos também herdeiros; herdeiros de Deus e coerdeiros com Cristo...” (Romanos 8:16-17).
A Bíblia diz: “O servo não fica sempre na casa; o filho, sim, fica para sempre” (João 8:35). E 1 João 3:2 diz: “Amados, agora somos filhos de Deus...”; temos os direitos e privilégios da filiação; somos um com Cristo e Ele nos deu Sua autoridade; vivemos e atuamos em Seu Nome.
Alguns pedem esclarecimentos com relação a Mateus 22:30, que indica que na ressurreição seremos como anjos. É preciso entender o contexto: ele diz: “Porque, na ressurreição, nem casam, nem se dão em casamento, mas são como os anjos no céu”. Aqui, Jesus estava respondendo a uma pergunta sobre o casamento após a ressurreição, mas esclareceu que, na ressurreição, não estaremos presos a instituições terrenas como o casamento. Em vez disso, seremos como os anjos, sem gênero, e não nos envolveremos em casamento.
Isso não significa que “desceremos” na hierarquia para o status de anjos, mas que transcenderemos as distinções terrenas. Na ressurreição, seremos como Deus, que não é homem nem mulher. Atualmente, os anjos são enviados para nos servir: “Ora, a qual dos anjos Deus em algum momento disse: “Sente-se à minha direita, até que eu ponha os seus inimigos por estrado dos seus pés”? Não são todos eles espíritos ministradores, enviados para serviço a favor dos que hão de herdar a salvação?” (Hebreus 1:13-14).
ORAÇÃO
Querido Pai, eu agradeço por me tornares coerdeiro de Cristo, assentado nos lugares celestiais com Ele, vivendo e andando na autoridade em Seu Nome. Eu ando na consciência de minha natureza divina e vivo vitoriosamente, reinando em vida por meio de Cristo. Obrigado pela conexão divina que compartilho contigo, minha posição, autoridade e herança em Cristo, em nome de Jesus. Amém.
Pr. Chris Oyakhilome
VERSÍCULOS PARA MEDITAÇÃO
1 João 3:2; Romanos 8:16-17; Efésios 2:6