21 de novembro de 2024
Quando os improváveis confiam em Deus
O confronto bíblico entre Davi e Golias, escrito em 1 Samuel 17, é uma das histórias mais conhecidas da Bíblia e destaca mas do que coragem de um jovem cheio de força física, mas a convicção de quem crê em fé em uma aliança com Deus. Somos inspirados a crer que o triunfo do improvável é concedido quando o Espírito da Fé mistura-se às convicções da fonte que você acredita que nunca falha.
Golias, um gigante filisteu de aproximadamente 3 metros de altura, desafiou o exército de Israel por 40 dias, aterrorizando e zombando do exército de Israel e do Deus deles. Nenhum dos homens de Israel teve coragem de enfrentá-lo, incluindo o seu próprio rei Saul.
Aprouve a Deus mudar o curso da história através de Davi, um jovem pastor, enviado por seu pai para levar provisões a seus irmãos que estavam no campo de batalha. Este, cheio de convicções de suas crenças e das experiências vividas protegendo as ovelhas de seu pai, ao ouvir as provocações de Golias e percebendo o medo do exército israelita, se ofereceu para enfrentá-lo, afirmando que o Senhor o livraria, assim como o havia livrado de leões e ursos enquanto cuidava das ovelhas.
O rei Saul tentou equipar Davi com sua armadura, mas ela era pesada e inadequada para ele. A arma que Davi conhecia era arcaica aos olhos de todos. Porém para Davi lutar com as mesmas armas do inimigo o deixaria em desvantagem. Decidiu lutar com o que estava acostumado: um cajado, cinco pedras lisas e uma funda, confiando plenamente no Deus de Israel.
Como era de se esperar, no campo de batalha, Davi foi desprezado por seus próprios irmãos e por Golias, que zombou de sua aparência jovem e frágil. Davi, no entanto, envolvido em suas convicções, respondeu em fé, declarando que que estava indo ao confronto em nome do Senhor dos Exércitos e que a vitória mostraria que Deus estava com Israel.
Bem. Sabemos o final dessa história. Davi usou sua funda para atirar uma pedra que atingiu Golias na testa, derrubando-o no chão. Correu, pegou a espada de Golias e cortou sua cabeça, completando a vitória. Os filisteus fugiram em pânico, e o exército de Israel os perseguiu.
Quais lições podemos tirar e aplicar em nossa vida hoje? A vitória de Davi sobre Golias não foi apenas uma luta física, mas também espiritual.
• Davi nos ensina que a confiança em Deus supera qualquer obstáculo, independentemente do tamanho ou da força do opressor.
• Reforçou que Deus pode usar os fracos e improváveis aos olhos dos homens para derrotar os fortes e confundir os orgulhosos.
• Em menos de dez minutos, Deus mudou a história de Davi e a história de Israel, porque esse feito marcou o início da ascensão de Davi como líder em Israel.
Fatos bíblicos como esse continuam sendo símbolos de fé e coragem diante de desafios aparentemente impossíveis, que todos nós enfrentamos no nosso dia a dia. O importante é saber que Deus é a nossa força e fortaleza, socorro bem presente sempre, hoje e eternamente, amém!