LEITURA BÍBLICA
Tiago 1
"Toda boa dádiva e todo dom perfeito vêm lá do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não pode existir variação ou sombra de mudança."
Tiago 1:17
No primeiro capítulo de sua carta, o apóstolo Tiago fala sobre as provações que testam a nossa fé a fim de tornar íntegras as nossas peregrinações espirituais nessa terra.
As provações são destinadas a produzir maturidade espiritual em nós e devem ser tidas como motivo de grande alegria! Não uma mera felicidade terrena e temporal, mas sim, uma alegria espiritual, completa e duradoura no Senhor que é Soberano sobre todas as coisas, até mesmo sobre as provações que desafiam a nossa fé.
Assim como Jesus foi provado no deserto, nós também somos provados com a intenção de tornar genuína a nossa fé resultando em uma perseverança, uma vida de persistência fiel em meio aos problemas e aflições.
Nós crescemos em santidade conforme persistimos diante das dificuldades nos fazendo ter uma fé completa!
O apóstolo se dirige ao cristão que necessita de sabedoria para lidar com as provações.
Sabedoria é um discernimento sobre as questões práticas da vida, um discernimento dado por Deus e nele centrado. Essa sabedoria vem da oração pelo auxílio de Deus e Ele nos dá com generosidade e sem reprovações.
Confiança e segurança estabelecidas em Deus com base em seu caráter e em suas promessas reveladas na Escritura. Não devemos vacilar entre confiar em Deus e confiar no mundo ou em nossas próprias capacidades naturais. Quando duvidamos da bondade de Deus, nós O desonramos!
Uma pessoa dividida entre Deus e o mundo é uma pessoa inconstante em todos os seus caminhos e isso afasta a bênção de Deus!
Tiago fala então que há uma recompensa para aqueles que perseveram: a coroa da vida! A recompensa a perseverança fiel é a vida eterna com todas as suas abundantes bênçãos!
Deus prova o seu povo para que o caráter seja fortalecido, porém Ele nunca tenta seus servos, isto é, atrai as pessoas ao pecado, pois Ele é sinceramente bom e nunca iria induzir seus servos ao pecado. Deus traz provações a fim de fortalecer a fé do cristão, contudo ele nunca tenta, pois jamais deseja que seus servos pequem! Satanás é quem coloca armadilhas a fim de nos fazer pecar!
Nas provações que enfrentamos, Deus não está nos tentando ao pecado, antes, as dificuldades da vida tem a intenção de nos fortalecer, de nos aperfeiçoar e nos tornar mais semelhantes a Deus. As intenções do Senhor para nós são sempre boas! Não há nada neste mundo, verdadeiramente bom, que não tenha outra origem senão do alto.
Deus é imutável em seu caráter e, consequentemente, na doação das suas boas dádivas, ao contrário da variação da noite, que muda para o dia, ou do deslocamento da sombra, causado pela luz.
Tiago nos encoraja a sermos diligentes em ouvir a palavra de Deus, guardá-la no coração, evitar a fala apressada e a ira injusta.
O não ouvir, combinado com a falta de controle ao falar, leva a ação destemperada! A ira egoísta e irritadiça do mundo denuncia a falta de confiança em Deus e a falta de amor pelos outros.
A autossuficiente ira humana, mesmo quando dirigida a algo de grande delito, deixa de reconhecer que a mera repreensão humana não pode mudar o coração de outra pessoa e, portanto, não produz a justiça de Deus.
💡Nossa vida deve ser conduzida pela vontade de Deus de acordo com os padrões Dele!
Em vez do comportamento impuro, o que deve enraizar-se em nós é a palavra implantada, a verdade revelada! Ouvir a palavra sem praticá-la é autoengano, pois ouvir e praticar resulta em bênção para nossas vidas!
...