Geografia para ser Diplomata @joaofelipegeografia Channel on Telegram

Geografia para ser Diplomata

@joaofelipegeografia


Canal do Professor João Felipe com questões e dicas para a prova do CACD- Concurso de Admissão à Carreira Diplomática
Link para cursos de preparação para o CACD
https://linktr.ee/geografiaparaserdiplomata

Geografia para ser Diplomata (Portuguese)

Você sonha em se tornar um diplomata e seguir uma carreira de prestígio e importância internacional? O canal "Geografia para ser Diplomata", liderado pelo Professor João Felipe, é o lugar ideal para você encontrar questões e dicas para a prova do CACD - Concurso de Admissão à Carreira Diplomática. O Professor João Felipe, com sua vasta experiência na área, compartilha conteúdos exclusivos e estratégias de estudo para ajudá-lo a alcançar seu objetivo de ingressar no serviço diplomático brasileiro. Além disso, o canal disponibiliza um link para cursos de preparação para o CACD, garantindo que você tenha todo o suporte necessário para se preparar da melhor forma. Não perca a oportunidade de se tornar um diplomata de sucesso. Junte-se ao canal "Geografia para ser Diplomata" agora e inicie sua jornada rumo ao sucesso profissional e ao reconhecimento internacional.

Geografia para ser Diplomata

10 Jan, 14:46


https://www.gov.br/funai/pt-br/assuntos/noticias/2023/dados-do-censo-2022-revelam-que-o-brasil-tem-1-7-milhao-de-indigenas

Geografia para ser Diplomata

09 Jan, 11:11


https://youtu.be/McY_rwgkNCw

Geografia para ser Diplomata

09 Jan, 11:11


Para quem tem o hábito de ver os vídeos que faço, acabei de colocar mais um no canal.

Geografia para ser Diplomata

08 Jan, 12:51


✏️ Questão 213- O Censo 2022 revelou que quase 1,7 milhão de indígenas vivem no Brasil, correspondendo a 0,83% da população total do país. Esse número reflete um crescimento superior ao da média nacional quando comparado aos dados do censo de 2010. Outro ponto de destaque na comparação com o restante da população brasileira é o fato dos indígenas residirem majoritariamente em áreas definidas como não-urbanas.

Geografia para ser Diplomata

07 Jan, 13:49


https://youtu.be/DxW-lnT8XHk?si=Wp7Vkr_aubBfw06-

Geografia para ser Diplomata

06 Jan, 11:24


Questão 212- David Harvey esteve na vanguarda do neopositivismo da reflexão geográfica mas depois rompeu radicalmente com a perspectiva pragmática-quantitativa, escrevendo uma obra que traduz uma profunda autocrítica: A justiça social e a cidade. Neste livro, faz a crítica das teorias liberais sobre a cidade, e assume uma postura socialista. Realiza então uma leitura das colocações marxistas, tentando empregar a teoria da renda fundiária na análise da valorização do espaço urbano.

Geografia para ser Diplomata

06 Jan, 11:23


Pessoal, voltaremos hoje a nossa programação normal, com questões inéditas e o comentário no dia seguinte. Como a última questão na numeração normal no ano passado foi a 211, vou retomar com a 212. Como é reinício de trabalho, vamos de HPG (item 1 do programa) e daí vamos seguindo.

Geografia para ser Diplomata

20 Dec, 07:26


Questão 26.4- O crescimento de fluxos migratórios com origem em países do Sul em direção aos países do Norte global tem gerado políticas e medidas de restrição a livre circulação de pessoas e de controle de fronteira para barrar fluxos migratórios indesejáveis e dificultar/criminalizar a permanência dos migrantes em países como os Estados Unidos da América.

Geografia para ser Diplomata

20 Dec, 07:24


Questão 26.3- O bloco geoeconômico da UE é defensor da pauta política de abertura das fronteiras nacionais, dado o menor custo político e econômico desta estratégia em comparação com a estratégia
de fechamento das fronteiras externas do bloco.

Geografia para ser Diplomata

20 Dec, 07:22


Questão 26.2- A política de abertura de fronteiras tem garantido a livre circulação de mercadorias e pessoas, bem como favorecido o crescimento econômico, a reposição de mão de obra e a competitividade territorial em países-membros de blocos como o NAFTA, o MERCOSUL e a UE, constituindo, assim, importante pauta política global.

Geografia para ser Diplomata

20 Dec, 07:20


Questão 26- No que se refere às fronteiras e às formas de apropriação política do espaço geográfico, julgue (C ou E) os itens subsequentes.
1. Segundo a teoria da mundialização, defendida a partir dos anos noventa do século XX, a queda das fronteiras e barreiras internacionais contribui para a ampliação do mercado globalizado de produtos e a reorganização das cadeias de produção em escala mundial.

Geografia para ser Diplomata

18 Dec, 10:45


Video novo no canal com a matéria que vcs mais gostam: geografia física! Rs

Geografia para ser Diplomata

18 Dec, 10:45


https://youtu.be/MX158J2RUWo

Geografia para ser Diplomata

17 Dec, 18:19


Questão 25.4- Segundo a Constituição Federal de 1988, os terrenos de marinha podem ser públicos ou privados, garantindo o texto
constitucional que as propriedades privadas definidas como terrenos de marinha sejam passíveis de demarcação, escrituração, venda, aluguel, doação ou herança.

Geografia para ser Diplomata

12 Dec, 18:27


Questão 25.3- Os terrenos de marinha são extensões de terra ao longo da costa marítima ou próximas a rios, lagos e lagoas que sofrem a influência das marés oceânicas. No caso da costa marítima, esses terrenos correspondem a 33 metros contados a partir do mar em direção ao continente ou ao interior de ilhas costeiras.

Geografia para ser Diplomata

10 Dec, 19:30


Questão 25.2- As áreas definidas como terrenos de marinha são estratégicas
para a exploração de recursos naturais como o sal marinho, o
petróleo e o gás e, devido a sua fragilidade ambiental e aos
riscos de acidentes e desastres naturais a que estão sujeitas,
são consideradas áreas restritas, nas quais é proibida a
ocupação humana, como moradia, por exemplo.

Geografia para ser Diplomata

06 Dec, 14:26


Questão 25.1- No ano de 2024, intensificou-se o debate público sobre a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) n.º 3/2022, que visa modificar a Constituição Federal de 1988, estabelecendo novas diretrizes para a propriedade e gestão dos terrenos de marinha. O
debate começou com uma audiência pública no Senado Federal para debater a PEC, ocasião em que a Secretaria de Patrimônio da União do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços
Públicos se posicionou contra a proposta. Internet: <gov.br> (com adaptações).
Em relação aos terrenos de marinha no Brasil e à sua gestão ambiental, julgue (C ou E) os próximos itens.
1. Há diversos usos econômicos e ações de preservação
ambiental na costa brasileira e nos terrenos de marinha, como
a instalação de portos, usinas eólicas, indústrias, exploração
mineral, pesca, infraestruturas militares, unidades de
conservação, turismo e empreendimentos imobiliários, o que justifica o caráter estratégico do litoral para a defesa e desenvolvimento econômico do país.

Geografia para ser Diplomata

05 Dec, 17:14


Questão 23.4- Atualmente, Ucrânia e Taiwan constituem centros de tensão geopolítica que envolvem objetivos estratégicos de competição
entre as potências contemporâneas Estados Unidos da América,
Rússia e China.

Geografia para ser Diplomata

04 Dec, 12:47


Questão 24.3- Também conhecida como teoria do choque das civilizações, a
teoria do rimland, cuja proposta se concentra na estratégia de
conter a expansão de movimentos contrários ao Ocidente no Oriente Médio, norte da África, Cáucaso e Leste europeu, a partir da adoção de políticas de fomento à economia financiadas pelos Estados Unidos da América, dominou o debate geopolítico no período que sucedeu a Segunda Guerra Mundial.

Geografia para ser Diplomata

03 Dec, 10:26


Questão 24.2- Com o fim da União Soviética e a crise do socialismo real, os postulados da teoria do rimland ficaram ultrapassados, tendo a OTAN perdido sua influência como bloco militar em face da
emergência de blocos geoeconômicos como a União
Europeia (UE), a OCDE e o NAFTA.

Geografia para ser Diplomata

29 Nov, 10:39


Questão 24 (prova de 2024)- Na primeira metade do século XX, duas importantes teorias, a do heartland, proposta H. Mackinder, e a do rimland,
formulada por Nicholas John Spykman, ambas circunscritas na representação cartográfica precedente, influenciaram a
geopolítica.
No que se refere à teoria do rimland, julgue (C ou E) os itens a seguir.

1.A rápida ascensão econômica da China no cenário global a
transformou em novo Estado-pivô da Eurásia, o que fez com que os Estados Unidos da América buscassem estratégias para conter a expansão da influência chinesa tanto na bacia do Pacífico quanto em outras regiões de influência norte-americana.

Geografia para ser Diplomata

28 Nov, 09:55


Questão 23.4- Segundo o geógrafo Pierre George, o homem é o sujeito da
sociedade de um espaço organizado pelo trabalho e pela
cultura, o que denota a importância da civilização em suas diversas manifestações, pela reunião de hábitos e costumes.

Geografia para ser Diplomata

27 Nov, 14:04


Esse é o link para vcs acessarem os produtos: https://linktr.ee/geografiaparaserdiplomata?utm_source=linktree_profile_share&ltsid=59e6938f-404a-4bfc-9dd5-037fe5986b29

Geografia para ser Diplomata

20 Nov, 13:38


Questão 23- O espaço, por fim, é o conceito-matriz da identidade da própria Geografia. Embora entendido ora como extensão, ora como plano, ora como estrutura, o espaço é o conceito da totalização de todos os clássicos.
Ruy Moreira. O pensamento geográfico brasileiro: as matrizes clássicas originárias.
São Paulo: Editora Contexto, 2008.
Acerca da categoria espaço nas diferentes matrizes e ontologias da geografia clássica, especialmente nos séculos XIXe XX, julgue (C ou E) os itens a seguir.
1.O geógrafo francês Vidal de La Blache enfatiza em sua obra o
método regional e a criação de tipologias próprias à geografia,
como os gêneros de vida, para explicar a relação entre o ser humano e o meio.

Geografia para ser Diplomata

20 Nov, 13:37


Como disse no áudio anterior, a questão 22 era para "fechar"...questão para 4 acertos e compensar a tragédia que vem agora com a 23

Geografia para ser Diplomata

19 Nov, 14:40


Questão 22.4 (prova de 2024)- A consolidação do mercado internacional de produtos
agropecuários tem levado os países importadores a flexibilizar as exigências fitossanitárias e de sustentabilidade dos produtos
brasileiros, o que favorece o processo produtivo no Brasil.

Geografia para ser Diplomata

13 Nov, 18:14


Questão 22.3- A expansão do agronegócio no Brasil foi impulsionada por
investimentos governamentais na modernização da
agricultura, assim como pela reforma da política de crédito
rural nos anos 80 do século XX.

Geografia para ser Diplomata

12 Nov, 11:46


Questão 22.2: A criação da EMBRAPA, marco importante de avanços significativos no setor agrícola brasileiro, foi resultado de uma política pública que visava ao enfrentamento de problemas graves de abastecimento interno de produtos agrícolas, bem como à expansão e à diversificação das exportações.

Geografia para ser Diplomata

11 Nov, 10:26


Questão 22 (prova de 2024)- No que se refere à estruturação e ao funcionamento do
agronegócio no Brasil e no mundo, julgue (C ou E) os
próximos itens.
1. O fato de os saldos comerciais negativos relacionados às
importações de insumos necessários para a produção
agropecuária não serem considerados no cálculo das
exportações líquidas do agronegócio tem pouco impacto na avaliação das exportações de commodities agropecuárias.

Geografia para ser Diplomata

18 Oct, 11:10


Sobre o CACD 2025☝️

Geografia para ser Diplomata

30 Sep, 20:11


https://hotmart.com/pt-br/marketplace/produtos/brasil-e-suas-regioes/M92132231A

Geografia para ser Diplomata

20 Sep, 17:40


https://hotmart.com/pt-br/marketplace/produtos/geografia-para-ser-diplomata-questoes-discursivas-para-o-cacd/V86245954C

Geografia para ser Diplomata

18 Sep, 21:05


A parte do livro que o Milton fala da morte das fronteiras....pode ser o caminho para quem colocou errado nessa

Geografia para ser Diplomata

18 Sep, 20:50


Sobre recursos:

Geografia para ser Diplomata

17 Sep, 10:26


Naquela questão dos terrenos de marinha, a dos 33 metros, tb deve vir como certo e deve ter recurso sobre o ponto da medição....está escrito a partir do mar e se vcs olharem a evolução histórica disso eles falam em preamar (maré alta). Mesma coisa da anterior, deve vir como certo, não acho que vão mudar o gabarito mas, depois que mudaram a maneira de contar os séculos em 2022 (rs) tudo pode acontecer

Geografia para ser Diplomata

17 Sep, 10:24


Essa aqui, quem marca certo o faz pensando em momento como a crise imigratório de 2015 e as ações de alguns países para retomar o controle das suas fronteiras. Quem marca errado usa como base a própria criação do Acordo Schengen. Na dúvida no concurso, sempre acho melhor marcar certo (mas ano passado falhou no Willian Davis e Gaussen). Nessa eu iria de certo pq as tentativas de controle são notícias mais recentes...vamos ver

Geografia para ser Diplomata

17 Sep, 10:20


Acho que não vai colar mas nesse concurso já vimos de tudo. Ao longo do dia vou ver se coloco mais alguma coisa aqui. O gabarito vai vir com mais certas que erradas (uns 15 X 9) e ainda tenho dúvidas nas duas questões que falam de UE. Acho que com aquelas redações pode ser qualquer coisa.