Evangelho de Lucas
“Jesus, cheio do Espírito Santo, voltou do Jordão e foi levado pelo Espírito ao deserto, onde, durante quarenta dias, foi tentado pelo Diabo. Não comeu nada durante esses dias e, ao fim deles, teve fome.” (Lucas 4:1-2 NVI)
“Após seu batismo, Jesus deixou a vizinhança do Jordão, impulsionado pelo Espírito Santo, de onde partiu para o deserto da Judeia. A palavra nos diz que Ele estava cheio do Espírito Santo e que, durante quarenta dias jejuou.
O deserto da Judéia, onde Jesus provavelmente foi tentado, era o mais árido, a região mais desolada de toda Israel. Marcado por penhascos íngremes e ravinas profundas, tratava-se de uma região tão árida que os animais pastoris sequer podiam encontrar abrigo no local.
A maior parte dessa região era desabitada, inóspita e remota. Mas a companhia de Jesus no deserto era a pior possível: o diabo. Satanás estava lá para tentar Jesus na esperança de frustrar o plano de redenção de Deus.
Jesus provavelmente estava enfraquecido corporalmente, tendo em vista seu jejum de 40 dias. Jesus de forma didática está nos ensinando que não se resiste ao diabo com a força do braço. Nossa luta é por meio do Espírito.
Precisamos nos consagrar, para que não façamos as vontades da carne, mas vivamos pelo Espírito. “Pois a carne deseja o que é contrário ao Espírito; o Espírito, o que é contrário à carne.
Eles estão em conflito um com o outro, de modo que vocês não fazem o que desejam” (Gl 5.17).”