CANAL PR. ISAÍAS FERNANDES @isaiasfernandespr Channel on Telegram

CANAL PR. ISAÍAS FERNANDES

@isaiasfernandespr


Receba todos os dias úteis devocionais, links de pregações, estudos bíblicos, artigos e muito mais.

Sola Gratia ❤️🔥

CANAL PR. ISAÍAS FERNANDES (Portuguese)

Seja bem-vindo ao Canal do Pr. Isaías Fernandes, onde você poderá receber todos os dias úteis devocionais, links de pregações, estudos bíblicos, artigos e muito mais para fortalecer a sua fé e conhecimento espiritual. O Pr. Isaías Fernandes compartilha diariamente mensagens inspiradoras e conteúdos enriquecedores para edificar a sua vida espiritual. Este canal é dedicado a todos aqueles que buscam crescimento e aprofundamento na sua caminhada de fé. Receba o melhor conteúdo cristão diretamente no seu dispositivo e seja abençoado com materiais que irão alimentar a sua alma e fortalecer a sua relação com Deus. Junte-se a nós e faça parte desta comunidade de fé que busca crescer na graça e no conhecimento do Senhor. Sola Gratia. ❤️🔥

CANAL PR. ISAÍAS FERNANDES

14 Jan, 22:40


LIVE 🔴 PR. ISAÍAS FERNANDES

“É com você que Deus está falando”

https://www.youtube.com/live/xGfxj2bXI-c?si=KZb7OuLu8ITbx3Do

CANAL PR. ISAÍAS FERNANDES

14 Jan, 10:07


Devocional (14/Jan)

Evangelho de Lucas

“Pois todo o que se exalta será humilhado, e o que se humilha será exaltado”.” (Lucas 14:11 NVI)

Tratava-se de um sábado e Jesus estava comendo na casa de um fariseu muito importante. Os convidados para aquela refeição estavam procurando os locais de honra para se assentarem à mesa (Lc 14.7), e foi neste momento que Jesus passou a repreendê-los por meio de parábolas.

No reino de Deus não há espaço para os orgulhosos, mas para os humildes. Segundo John MacArthur “aqueles que estão inchados com o edema do orgulho, não vão passar pela porta estreita que conduz à salvação”. Ninguém é capaz de entrar no reino de Deus por mérito, boas obras, auto-promoção ou orgulho espiritual.

A salvação vem somente para aqueles que se humilham, os quebrantados e contritos que recebem a salvação apenas por misericórdia e graça, e nada mais. O caminho para o reino não é pelo orgulho e auto-promoção, mas através discrição e humildade, reconhecendo-se como pecador miserável, com a necessidade de salvação graciosa por Deus fornecida através de Jesus Cristo.

Neste sentido, não podemos buscar os lugares de honra, a visibilidade dos homens. Na verdade a humildade deve ser a marca do cristão, pois nosso modelo, o Senhor Jesus Cristo foi “manso e humilde de coração” (Mt 11.29).

CANAL PR. ISAÍAS FERNANDES

13 Jan, 16:39


Devocional (13/Jan)

Evangelho de Lucas

“Indignado porque Jesus havia curado no sábado, o dirigente da sinagoga disse ao povo: “Há seis dias em que se deve trabalhar. Venham para ser curados nesses dias, e não no sábado”.” (Lucas 13:14 NVI)

Uma mulher que há dezoito anos sofria com a doença provocada por um espírito, estava em um sábado na sinagoga no momento em que Jesus ensinava. Ao vê-la, Jesus lhe impôs a mão e a curou. O chefe da sinagoga, extremamente legalista, muito mais preocupado com as minúcias dos rituais e regulamentos, questionou o motivo daquela cura ser realizada no sábado.

Tal atitude demonstra claramente o perigo da religiosidade. Os fariseus e líderes judeus, pouco se importavam com as pessoas, e visavam unicamente a obediência da tradição a qualquer custo.

As dezenas de restrições e regulamentos tinham transformado o sábado, um dia de descanso, para o dia mais pesado da semana. A crítica do líder da sinagoga era equivocada. Jesus apenas falou com a mulher e pôs as mãos sobre ela, a curando.

Não tratou-se de trabalho, mas de um ato de Graça e misericórdia. No entanto, adoecido pelo rigor da religião, ao invés de se deleitar no milagre, ele preferiu condenar a mulher e Jesus. Precisamos analisar o nosso coração, e notar se a religiosidade não o dominou por completo.

Quando priorizamos ritos ao invés de pessoas, priorizamos a estética ao invés da essência, priorizamos programações ao invés da compaixão, certamente a religião já nós cegou. Que sejamos como Jesus.

CANAL PR. ISAÍAS FERNANDES

12 Jan, 14:53


LIVE 🔴 PR ISAÍAS FERNANDES | Culto 11:30

“Não deixe ninguém roubar sua alegria”

https://www.youtube.com/live/DzZ5z9pHoI4?si=t9x_P-chWcIYTO-K

CANAL PR. ISAÍAS FERNANDES

12 Jan, 11:37


LIVE 🔴 PR ISAÍAS FERNANDES | Culto 09:00

“Sofismas”

https://www.youtube.com/live/XMfRPzpsYo4?si=JfTPEYcVsd1rJDtM

CANAL PR. ISAÍAS FERNANDES

10 Jan, 14:34


JÁ LEU SUA BÍBLIA HOJE?

10/365

Vamos juntos nessa jornada em 2025? Me acompanhe no APP YouVersion:

https://www.bible.com/pt/reading-plans/42961

CANAL PR. ISAÍAS FERNANDES

10 Jan, 11:24


Devocional (10/Jan)

Evangelho de Lucas

“Estejam prontos para servir e conservem acesas as suas candeias,” (Lucas 12:35 NVI)

Jesus exortava os seus ouvintes para estarem pronto para seu retorno, prontos para o serviço. Essas palavras são um chamado a prontidão. As lâmpadas tem apenas uma função: fornecer luz.

Os judeus extraíam o azeite, colocando as azeitonas dentro de sacos feitos de pano e amassando-as com a prensa. O resultado da primeira prensa era um óleo puro, usado em grande parte nas lâmpadas para luz.

As lâmpadas por sua vez eram comumente feitas de argila em forma oval e achatada. Uma lâmpada sem uso estava pronta somente pela metade.

O ato de usar a lâmpada, ou seja, colocar o azeite e queimá-lo para obtenção de luz, terminava o processo de impermeabilizar a argila, uma vez que a combustão solidificava o barro. O constante uso da lâmpada era o que a fortalecia para manter o puro azeite trazendo a luz necessária para iluminar o lar ou o caminho.

Ao contrário das virgens prudentes, as néscias (Mt 25.1-12) deixaram as lâmpadas se apagarem. É na obra de Deus que somos prensados e o azeite é extraído para fornecer luz.

É no serviço ao próximo que nosso coração é forjado para o amor. Não deixe de servir, não deixe o azeite se esgotar. Precisamos ter prontidão no serviço e no amor.

CANAL PR. ISAÍAS FERNANDES

09 Jan, 11:18


JÁ LEU SUA BÍBLIA HOJE?

9/365

Vamos juntos nessa jornada em 2025? Me acompanhe no APP YouVersion:

https://www.bible.com/pt/reading-plans/42961

CANAL PR. ISAÍAS FERNANDES

09 Jan, 10:28


Devocional (09/Jan)

Evangelho de Lucas

“Então o Senhor lhe disse: “Vocês, fariseus, limpam o exterior do copo e do prato, mas interiormente estão cheios de ganância e de maldade.” (Lucas 11:39 NVI)

Um fariseu convidou Jesus para uma refeição. Quando Jesus tomou o lugar na mesa, ele não se lavou cerimonialmente antes da refeição. Do contrário que muitos pensam, isso nada tinha a ver com a higiene.

Isto porque a indignação do fariseu não se deu em razão das mãos sujas e sem higienização, mas sim porque Jesus não tinha cumprido o ritual de purificação, o que tornava-o inapto para comer com outras pessoas. Essa era uma tradição extra-bíblica. Ela simbolizava santidade e um desejo de ser limpo de todas as corrupções do mundo.

Mas este foi apenas mais um ato vazio de simbolismo que não poderia lidar com a corrupção do coração. E Jesus ignorou essa tradição, o que surpreendeu o fariseu. Imediatamente, percebendo a surpresa do fariseu, Jesus confrontou a superficialidade desses ritos vazios. Do que adianta ter pratos e copos limpos, e um coração sujo.

O ponto é que, apesar de sua devoção para fora, para rituais, no interior estavam cheios de maldade. Não podemos usar a religião para esconder o pecado do coração. O mal não vem de fora, mas de dentro.

O mal não está no ambiente, mas no coração. O evangelho trabalha de dentro para fora, provendo a motivação interna necessária para mudar nosso caráter.

CANAL PR. ISAÍAS FERNANDES

08 Jan, 11:30


JÁ LEU SUA BÍBLIA HOJE?

8/365

Vamos juntos nessa jornada em 2025? Me acompanhe no APP YouVersion:

https://www.bible.com/pt/reading-plans/42961

CANAL PR. ISAÍAS FERNANDES

08 Jan, 11:08


Devocional (08/Jan)

Evangelho de Lucas

“Maria, sua irmã, ficou sentada aos pés do Senhor, ouvindo a sua palavra. Marta, porém, estava ocupada com muito serviço.” (Lucas 10:39-40 NVI)

Jesus se direcionou a casa de Marta e Maria. Depois de entrar na casa, Maria estava sentada aos pés do Senhor, ouvindo a sua palavra.

Segundo John Stott, sentar-se aos pés de alguém era uma posição típica para estudantes de um rabino, embora no judaísmo do primeiro século rabinos não aceitassem mulheres como estudantes.

Lado outro, Marta estava ocupada com o serviço, principalmente com a preparação da refeição e arrumação do local para que os convidados passassem a noite. Certamente não há nada de errado em mostrar hospitalidade.

Mas, no processo de fazer isso, Marta teve suas prioridades distorcidas. Ela se preocupou tanto com as atividades que estava envolvida, que sequer conseguiu tirar proveito de uma rara e inestimável oportunidade para ouvir pessoalmente Jesus. Suas prioridades equivocadas a fizeram perder a alegria de servir.

Precisamos nos acautelar para evitar que o servir não se torne um fim em si mesmo. Servimos a Cristo, não para julgar os que não estão em serviço, porque o melhor lugar sempre será aos pés do salvador.

Marta estava preocupado com o pão que alimenta o corpo, enquanto o foco de Maria era sobre o Pão da Vida que alimenta a alma. Que tenhamos discernimento.

CANAL PR. ISAÍAS FERNANDES

07 Jan, 11:45


JÁ LEU SUA BÍBLIA HOJE?

7/365

Vamos juntos nessa jornada em 2025? Me acompanhe no APP YouVersion:

https://www.bible.com/pt/reading-plans/42961

CANAL PR. ISAÍAS FERNANDES

07 Jan, 10:51


Devocional (07/Jan)

Evangelho de Lucas

“Mas ele, querendo justificar-se, perguntou a Jesus: “E quem é o meu próximo?”” (Lucas 10:29 NVI)

Um perito da Lei perguntou a Jesus o que era necessário para que ele herdasse a vida eterna. Jesus fez outro questionamento, indagando o que a Lei dizia, afinal tratava-se de um estudioso especialista.

Logo ele respondeu o maior e principal mandamento: “Ame o Senhor, o seu Deus, de todo o seu coração, de toda a sua alma, de todas as suas forças e de todo o seu entendimento e ame o seu próximo como a si mesmo”.

Neste ponto da discussão, provavelmente este homem reconheceu sua incapacidade de amar, e logo passou a justificar-se. Segundo John MacArthur “ele estava apoiado no seu orgulho e auto-justiça e por isso não confessou que não sabia, de fato, amar.

Ele se recusou a confessar a realidade do seu coração pecador”. Após isto, esse homem questionou “quem é o meu próximo?”. A desculpa para não amar como deveria era criar uma espécie de amor seletivo.

Não podemos ser como esse perito da Lei, selecionando aqueles que vamos amar e desprezando outros. Nosso chamado é para amar, e não somente nossos amigos e parentes, mas até mesmo nossos inimigos.

O padrão de amor é o padrão deixado por Jesus, e só conseguiremos atingir esse padrão pelo poder do Espírito Santo.

CANAL PR. ISAÍAS FERNANDES

06 Jan, 15:03


Devocional (06/Jan)

Evangelho de Lucas

“Contudo, alegrem-se, não porque os espíritos se submetem a vocês, mas porque seus nomes estão escritos nos céus”.” (Lucas 10:20 NVI)

A comissão de setenta discípulos tinham voltado a Jesus celebrando os feitos que tinham realizado. Demônios foram expulsos, enfermos curados e outro sinais e maravilhas tinham acontecido, tudo na autoridade do nome de Jesus.

Mas Cristo os advertiu que não se alegrassem nas suas próprias obras, mas na obra da salvação. Jesus é nossa alegria e não aquilo que fazemos para Ele. Corremos o risco de nos alegrar na obra de Deus e não no Deus da obra.

Quando retiramos os olhos de Cristo e nos voltamos para aquilo que fazemos para Ele, perdemos a alegria da salvação e o fardo leve e suave, logo se torna um peso esmagador. Neste sentido, o Rev. Hernandes Dias Lopes nos alerta: “Vida com Deus precede trabalho para Deus.

Motivação é mais importante do que realização. Nossa maior prioridade não é fazer a obra de Deus, mas ter intimidade com o Deus da obra. O Deus da obra é mais importante que a obra de Deus”.

É um privilégio servir ao corpo de Cristo, em amor e devoção, mas não podemos deixar que isso tire os nossos olhos de Jesus. Deus sempre trabalha em nós antes de trabalhar através de nós.

Isso prova que Ele está mais interessado em nossa vida do que em nosso trabalho para Ele. Se regozije no Senhor e somente nEle.

CANAL PR. ISAÍAS FERNANDES

05 Jan, 23:32


LIVE 🔴 PR. ISAÍAS FERNANDES | Culto 20:30

“O Deus da providência”

https://www.youtube.com/live/tlAg91rJQ2c?si=8PcXmrIr2_S6WDl3

CANAL PR. ISAÍAS FERNANDES

03 Jan, 13:20


JÁ LEU SUA BÍBLIA HOJE?

3/365

Vamos juntos nessa jornada em 2025? Me acompanhe no APP YouVersion:

https://www.bible.com/pt/reading-plans/42961

CANAL PR. ISAÍAS FERNANDES

03 Jan, 11:45


Devocional (03/Jan)

Evangelho de Lucas

“E lhes disse: “A colheita é grande, mas os trabalhadores são poucos. Portanto, peçam ao Senhor da colheita que mande trabalhadores para a sua colheita.” (Lucas 9:23 NVI)

A maioria dos seguidores de Cristo foram motivados por segundas intenções e com o decorrer da caminhada acabaram por abandoná-lo. Havia, por outro lado, os verdadeiros discípulos que se recusaram a deixá-lo (Jo 6.67-69).

No texto, Lucas narra que 72 discípulos foram designados para pregar o evangelho. Mas já naquela época Jesus os alertou que o trabalho seria árduo, com poucos trabalhadores.

A fé cristã, desde os primórdios da igreja do primeiro século só tem uma mensagem: o evangelho. Nas palavras de John MacArthur “a massa da humanidade caminha inexoravelmente em direção ao julgamento divino e inferno eterno, enquanto apenas alguns estão trabalhando para alcançá-los com a verdade e salvadora mensagem do evangelho”.

À luz da colheita iminente, somos ordenados a orar pela salvação dos não regenerados (Rm 10.1). A vida é curta demais para nos dedicarmos a discussões tolas.

Existe pessoas demais nesse mundo para gastarmos nossos diálogos com conversas improdutivas. Pregue o evangelho, em tempo e fora de tempo (2 Tm 4.2).

Existe um trabalho enorme a ser feito, pessoas precisam ouvir o Jesus verdadeiro. Não podemos nos acomodar. Precisamos anunciar as boas notícias.

CANAL PR. ISAÍAS FERNANDES

02 Jan, 14:02


JÁ LEU SUA BÍBLIA HOJE?

2/365

Vamos juntos nessa jornada em 2025? Me acompanhe no APP YouVersion:

https://www.bible.com/pt/reading-plans/42961

CANAL PR. ISAÍAS FERNANDES

02 Jan, 11:23


Devocional (02/Jan)

Evangelho de Lucas

”Jesus respondeu: "Ninguém que põe a mão no arado e olha para trás é apto para o Reino de Deus".” (Lucas 9:62 NVI)

Muitas pessoas queriam seguir Jesus, mas com segundas intenções ou com o coração dividido. No último exemplo de alguém que queria segui-lo, Jesus respondeu adaptando um provérbio popular que remonta ao século VIII a. C, do poeta grego Hesíodo: "Ninguém, depois de colocar a mão no arado deve olhar para trás”.

Dificilmente se poderia arar a terra realizando um sulco reto ao olhar para trás. De igual forma é impossível seguir a Cristo com um coração dividido, olhando para trás e para frente. Jesus reprovou este homem pois ele estava segurando o reino deste mundo e não olhando para o reino dos Céus.

É impossível vivermos uma vida dúbia, com um olho no reino e outro no mundo. “Vocês não sabem que a amizade com o mundo é inimizade com Deus?” (Tg 4.4). Deixemos o passado para trás, que apenas a eternidade esteja em nosso olhar.

Precisamos renovar nossa mentalidade e pensarmos como Paulo: “esquecendo-me das coisas que ficaram para trás e avançando para as que estão adiante, prossigo para o alvo, a fim de ganhar o prêmio do chamado celestial de Deus em Cristo Jesus” (Fl 3.13-14). Que nada além do evangelho crie raizes em nosso coração.

CANAL PR. ISAÍAS FERNANDES

01 Jan, 20:56


VAMOS LER A BÍBLIA TODA EM 2025?

Hoje começo meu plano de leitura anual, para 2025. Quer me acompanhar nessa jornada?

Vamos juntos no app YouVersion:

https://www.bible.com/pt/reading-plans/42961

CANAL PR. ISAÍAS FERNANDES

01 Jan, 16:26


Devocional (01/Jan)

Evangelho de Lucas

“Ao verem isso, os discípulos Tiago e João perguntaram: “Senhor, queres que façamos cair fogo do céu para destruí-los?”” (Lucas 9:54 NVI)

Os judeus e os samaritanos viviam em estado de constante animosidade. Os líderes judeus da época de Jesus tinham um enorme preconceito contra os samaritanos.

Lado outro, os samaritanos, de igual forma, retribuíam a hostilidade dos judeus. É com esse plano de fundo que Jesus enviou algumas pessoas à frente para obter um local para passarem a noite.

No entanto, a aldeia samaritana não recebeu Jesus. Enfurecido com este insulto flagrante ao seu Mestre, Tiago e João questionaram se poderiam pedir para fogo consumir aquela cidade. Os irmãos, filhos do trovão (Mc 3.17) queriam incinerar a aldeia samaritana.

No entanto, Jesus repreendeu-os por sua atitude impiedosa. O convite de Jesus é para que analisemos nosso coração. Não podemos deixar o ódio e a vingança encontrar morada em nossos sentimentos.

O ressentimento pode contaminar nossas orações, viciar nossa leitura da Palavra e destruir nossa adoração. Somos chamados ao amor, primeiro amamos a Deus sobre todas as coisas, depois o próximo como a nós mesmos.

Não podemos errar como Tiago e João, desejando a destruição de pessoas. Que o Espírito Santo nos ensine todos os dias a amarmos nossos inimigos e lhes abençoar e não amaldiçoar.

CANAL PR. ISAÍAS FERNANDES

01 Jan, 15:04


FELIZ ANO NOVO | 2025

“…Eis que se fizeram novas coisas” (2 Co 5.17 NAA)

Uma nova oportunidade é nos dada por Deus. Um novo ano, uma nova porta.

Que não nos falte o vinho da alegria; Que não nos falte o trigo da provisão; Que não nos falte o azeite da unção (Sl 104.15)

Mas, acima de tudo, que não nos falte o zelo pela presença de Deus (1Cr 16.11).

Adeus 2024, a Deus 2025.

CANAL PR. ISAÍAS FERNANDES

30 Dec, 11:21


Devocional (30/Dez)

Evangelho de Lucas

“Jesus dizia a todos: “Se alguém quiser acompanhar-me, negue-se a si mesmo, tome diariamente a sua cruz e siga-me.” (Lucas 9:23 NVI)

Jesus tinha acabado de inquirir seus discípulos a respeito de quem Ele era. Pedro respondeu acertadamente, impelido pelo Espírito Santo, que Jesus era o Cristo.

Logo após esse diálogo, Jesus alertou os discípulos sobre o custo do discipulado. Acompanhar Jesus requer negar-se a si mesmo diariamente. Na vida cristã não há espaço para o velho homem.

Nosso caráter é forjado pelo Espírito Santo para que tenhamos o caráter de Cristo. Seguir Jesus envolve renunciar quem somos, de modo que não seja “eu quem vivo, mas Cristo vive em mim” (Gl 2.20).

Mas não basta negar-se, é preciso que tome a sua cruz diariamente. Em termos mais simples, Jesus estava convidando seus discípulos para uma disposição de suportar o ódio, a hostilidade, a rejeição, censura, perseguição, vergonha, até mesmo a morte. Um sacrifício pequeno quando comparado com o dom da vida eterna.

Tomar a cruz diariamente é rejeitar as reações e ações da nossa própria natureza e agir e reagir como Jesus. Nas palavras de Billy Graham: “A Salvação é de graça, mas o discipulado custa tudo o que temos”.

Discipulado é submeter-se irrestritamente a Cristo, entregar a Ele todo o controle de nossa vida. Não mais “eu”, mas Ele em nós pelo Espírito Santo. Que Ele cresça.

CANAL PR. ISAÍAS FERNANDES

29 Dec, 19:59


LIVE 🔴 PR. ISAÍAS FERNANDES | Escola Bíblica Dominical

“Profecia contra os montes”

https://www.youtube.com/live/nXGEhF986bM?si=wHp-_AzUnIA7drAN

CANAL PR. ISAÍAS FERNANDES

28 Dec, 22:05


LIVE 🔴 PR ISAÍAS FERNANDES | Culto Legacy

“Vivendo o novo sem ilusões”

https://www.youtube.com/live/Km-azj2lX7I?si=0NCnLW1VTFoYJUH5

CANAL PR. ISAÍAS FERNANDES

27 Dec, 11:17


Devocional (27/Dez)

Evangelho de Lucas

“Tomando os cinco pães e os dois peixes e, olhando para o céu, deu graças e os partiu. Em seguida, entregou-os aos discípulos para que os servissem ao povo.” (Lucas 9:16 NVI)

Jesus estava pregando a uma multidão por bastante tempo e os discípulos ficaram preocupados com a alimentação dos que estavam presentes.

Já era fim da tarde quando questionaram sobre a alimentação dos cercas de 5.000 (cinco mil) homens. Eles queriam que a multidão fosse dispersada pois estavam em um local desabitado, a noite se aproximava, e não havia nenhum lugar para a multidão adquirir alimentos.

Jesus ordenou que fossem alimentados, mas só tinham cinco pães e dois peixes. Quando todos estavam sentados, o Senhor tomou os cinco pães e os dois peixes, deu graças a Deus, em seguida, partiu os pães e os peixes e alimentou todos os discípulos e a multidão.

Estamos diante do milagre da multiplicação. Muitas vezes estamos aflitos quanto ao nosso sustento, assim como os discípulos estavam.

Mas Jesus tem poder para suprir todas as nossas necessidades. O próprio Cristo afirmou: “[...] não se preocupem, dizendo: ‘Que vamos comer?’ ou ‘Que vamos beber? [...]” (Mt6.31).

Neste sentido, Timothy Keller bem nos elucida: “Deus olha para o ansioso e diz: Eu rasguei meu Filho por você, e você tem medo que eu não lhe dê o que você precisa?”.

Nossa provisão vem de Deus, por isso precisamos descansar e confiar.

CANAL PR. ISAÍAS FERNANDES

26 Dec, 10:01


Devocional (26/Dez)

Evangelho de Lucas

“Mas ele a tomou pela mão e disse: “Menina, levante-se!” O espírito dela voltou, e ela se levantou imediatamente. Então Jesus lhes ordenou que dessem de comer a ela.” (Lucas 8:54-55 NVI)

Jesus encontrou a filha de Jairo morta. Marcos registra as palavras em aramaico pronunciadas por Cristo: “Talita Cumi" (Mc 5.41), o que significa: "Menina, levanta-te."

Usando o poder pelo qual Ele criou tudo (Jo 1.1-3; Cl 1.15-16), Jesus ordenou a vida dentro daquela menina. A prisão da Morte foi quebrada e seu espírito voltou. A vida voltou ao seu corpo.

Jesus falou e ela foi imediatamente e totalmente foi restaurada à vida. Depois que a criança levantou-se, Jesus deu ordens para que algo de comer fosse dado a ela. Isto revela o terno e compassivo cuidados dele e nos afirma que ela realmente estava viva.

Muitas vezes nos encontramos como essa criança, paralisados, sem reações, aprisionados pela morte. Mas a Palavra de Jesus diz: “Levanta-te”. Jesus tem poder para nos devolver o prazer pela vida, o prazer pela existência.

Assim como Ele deu ordem ao caos na criação, assim como Ele trouxe essa criança das garras da morte, Ele pode mudar a nossa vida.

Nas palavras de John Stott: “Podemos falar sobre Alexandre, o grande, Charles, o grande, Napoleão, o grande, mas não Jesus, o grande. Ele não é o grande – ele é único.

Não existe ninguém como ele. Ele não tem rival nem sucessor”.

CANAL PR. ISAÍAS FERNANDES

25 Dec, 15:48


Devocional (25/Dez)

Evangelho de Lucas

“Não chorem”, disse Jesus. “Ela não está morta, mas dorme.” Todos começaram a rir dele, pois sabiam que ela estava morta.” (Lucas 8:52-53 NVI)

Depois de um atraso significativo, Jesus finalmente chegou a casa de Jairo. No momento da chegada, o funeral estava em andamento, pois conforme anunciado anteriormente, a filha do líder da sinagoga estava morta.

Provavelmente o choro já tinha tomado conta de todos na casa de Jairo. As carpideiras (mulheres contratadas para chorar em velórios), os amigos e familiares deviam está chorando e rasgando suas roupas em sinal de luto intenso.

Quando Jesus chegou à casa, ele não permitiu que ninguém entrasse com ele, a não ser Pedro, João e Tiago e o pai e a mãe da menina. Dentro da casa, Jesus afirmou que ninguém devia chorar, pois a jovem estava dormindo.

No entanto, todos começaram a rir em sinal de zombaria. Ainda hoje em nossos dias as falas de Jesus tem sido ridicularizadas.

Muitas pessoas conseguem compreender Jesus como um homem que era legal, um grande sábio, um mestre do seu tempo, mas não o Senhor e Salvador.

Mas conforme bem nos elucida Timothy Keller: “É impossível ter conhecido o verdadeiro Jesus e ser indiferente. Você ou se curva em maravilha ou vai embora ofendido”.

Que não ignoremos as palavras de Jesus, que creiamos sem reservas naquele que se entregou para nos dar vida.

CANAL PR. ISAÍAS FERNANDES

25 Dec, 14:09


PARTICIPO AGORA DO PROGRAMA RÁDIO VIVO NA ITATIAIA:

https://www.youtube.com/live/LgbWH7TavbM?si=N5c8a0_OtEeGos5I

CANAL PR. ISAÍAS FERNANDES

23 Dec, 10:37


Devocional (23/Dez)

Evangelho de Lucas

“Ela chegou por trás dele, tocou na borda de seu manto, e imediatamente cessou sua hemorragia.” (Lucas 8:44 NVI)

Depois de ouvir Jairo e se dispõe a ir em sua casa, Jesus precisou atravessar uma grande multidão que lhe comprimia. De um lado temos Jairo ansioso e frustrado com a demora de Jesus para ir a sua casa.

Do outro lado, uma multidão clamando pela atenção de Cristo. Nesse momento, uma mulher que sofria com hemorragia há doze anos, e já tinha tentado todos os tratamentos possíveis sem sucesso, veio por trás de Jesus e tocou na orla do seu manto.

Esta mulher vivia com um problema de saúde grave. Sua condição produzia efeitos físicos degradantes. Mas os efeitos sociais eram ainda mais grave.

Na cultura judaica, uma mulher com um problema de sangramento como o dela era impura (Lv 15.19-27), enquanto a condição persistisse. Isso significava que ela não poderia ir ao templo, ou frequentar à sinagoga.

Ninguém na sua família poderia toca-la ou qualquer coisa que ela tocasse se tornaria impura. Mas essa mulher ousou tocar em Jesus. O verbo grego traduzido por tocou sugere que a mulher não se limitou a tocar, mas sim agarrar com todas forças.

Essa mulher nos lembra que Jesus jamais nos abandona. Amigos, família e religiosos podem nos desprezar, mas Jesus está disponível e sensível ao nosso clamor.

CANAL PR. ISAÍAS FERNANDES

22 Dec, 23:26


LIVE 🔴 PR. ISAÍAS FERNANDES - CULTO:

“Boas novas de grande alegria”

https://www.youtube.com/live/zoYTJS3VvAI?si=yGbbcwgQA2MwITsT

CANAL PR. ISAÍAS FERNANDES

22 Dec, 20:00


LIVE 🔴 PR ISAÍAS FERNANDES - EBD:

“Jerusalém sitiada”

https://www.youtube.com/live/FhoqtK2Ej-I?si=8R-xpH7YgM4O5LWw

CANAL PR. ISAÍAS FERNANDES

20 Dec, 10:58


Devocional (20/Dez)

Evangelho de Lucas

“Então um homem chamado Jairo, dirigente da sinagoga, veio e prostrou-se aos pés de Jesus, implorando-lhe que fosse à sua casa” (Lucas 8:41 NVI)

Após ser recebido pela multidão, um homem chamado Jairo, funcionário da sinagoga daquela região se prostrou aos pés de Jesus. A sinagoga era o ponto principal de ensino na cidade e Jairo era o líder, sendo encarregado pela supervisão de todas as atividades do local.

Este homem era uma figura importante em Cafarnaum. Jairo convivia diariamente com escribas, fariseus e saduceus, partidos dentro judaísmo que odiavam Jesus. Portanto, o fato de Jairo cair aos pés de Jesus e implorar para ir a sua casa era um ato impressionante.

Jairo não foi a Jesus como um representante da elite religiosa, mas como um pai aflito, sendo Jesus sua única esperança. Ele não estava preocupado com o que seus colegas líderes na sinagoga ou os escribas e fariseus podiam pensar.

Tudo o que importava era Jesus. Ao contrário do jovem rico, Jairo chegou a Jesus humilhado pela realidade de sua própria indignidade, enquanto procurava desesperadamente ajuda para sua filha.

Precisamos nos despir de nossos títulos, nossa aparência e mérito. Diante de Jesus, precisamos nos humilhar, reconhecendo que Ele é a única saída possível.

Que façamos como Jairo, em constrangedora humildade, convidemos Jesus para nossa casa.

CANAL PR. ISAÍAS FERNANDES

21 Nov, 11:25


Devocional (21/Nov)

Evangelho de Lucas

“Jesus, cheio do Espírito Santo, voltou do Jordão e foi levado pelo Espírito ao deserto, onde, durante quarenta dias, foi tentado pelo Diabo. Não comeu nada durante esses dias e, ao fim deles, teve fome.” (Lucas 4:1-2 NVI)

“Após seu batismo, Jesus deixou a vizinhança do Jordão, impulsionado pelo Espírito Santo, de onde partiu para o deserto da Judeia. A palavra nos diz que Ele estava cheio do Espírito Santo e que, durante quarenta dias jejuou.

O deserto da Judéia, onde Jesus provavelmente foi tentado, era o mais árido, a região mais desolada de toda Israel. Marcado por penhascos íngremes e ravinas profundas, tratava-se de uma região tão árida que os animais pastoris sequer podiam encontrar abrigo no local.

A maior parte dessa região era desabitada, inóspita e remota. Mas a companhia de Jesus no deserto era a pior possível: o diabo. Satanás estava lá para tentar Jesus na esperança de frustrar o plano de redenção de Deus.

Jesus provavelmente estava enfraquecido corporalmente, tendo em vista seu jejum de 40 dias. Jesus de forma didática está nos ensinando que não se resiste ao diabo com a força do braço. Nossa luta é por meio do Espírito.

Precisamos nos consagrar, para que não façamos as vontades da carne, mas vivamos pelo Espírito. “Pois a carne deseja o que é contrário ao Espírito; o Espírito, o que é contrário à carne.

Eles estão em conflito um com o outro, de modo que vocês não fazem o que desejam” (Gl 5.17).”

CANAL PR. ISAÍAS FERNANDES

20 Nov, 12:32


Devocional (20/Nov)

Evangelho de Lucas

“[...] quando João repreendeu Herodes, o tetrarca, por causa de Herodias, mulher do próprio irmão de Herodes, e por todas as outras coisas más que ele tinha feito, Herodes acrescentou a todas elas a de colocar João na prisão.”(Lucas 3:19-20 NVI)

“A pregação ousada do João não só foi direcionada as grandes audiências, mas também para indivíduos específicos, como Herodes, o Antipas.

Esse Herodes não era um judeu, seu pai era um edomita e sua mãe, Maltace. De todos os pecados de Herodes, um flagrante se destacou publicamente: seu casamento ilícito com a mulher de seu irmão.

Em uma viagem a Roma, Antipas visitou seu meio-irmão Filipe, onde apaixonou-se com a sua esposa. Depois de uma guerra familiar, Herodes conseguiu casar-se com a esposa de seu irmão.

Esse casal Herodes Antipas e Herodias era uma nova versão de outro casal malfadado, Acabe e Jezabel. Agora, o pregador muito popular João Batista estava denunciando o pecado do rei.

Assim, movendo-se para silenciar o pregador ousado, Herodes trancou João na prisão. Mais tarde João seria executado. Precisamos ter em nossa mente a firmeza de João Batista.

Ele foi ousadamente chamado para pregar o arrependimento, não importando o que isso lhe custou. João não se corrompeu com as relações monárquicas, ao contrário, anunciou o evangelho colocando em risco sua própria vida.

Em uma geração relativista, a igreja mais uma vez precisa da humildade, simplicidade e coragem, virtudes encontradas no Batista.”

CANAL PR. ISAÍAS FERNANDES

19 Nov, 11:35


Devocional (19/Nov)

Evangelho de Lucas

“Depois de três dias o encontraram no templo, sentado entre os mestres, ouvindo-os e fazendo-lhes perguntas. Todos os que o ouviam ficavam maravilhados com o seu entendimento e com as suas respostas.” (lucas 2:46-47 NVI)

“Jesus, mesmo criança, já possuía uma compreensão completa de Sua natureza e missão; Ele era o Filho de Deus e veio fazer a vontade do Pai. José e Maria foram a Jerusalém para a festa da Páscoa, como costume.

Pela tradição, todo homem judeu deveria participar das três grandes festas judaicas (Ex 23.17; 34.22-23, Dt 16.16). Como muitos judeus já não moravam em Jerusalém e a cidade ficava extremamente lotada, a Páscoa foi prolongada para sete dias, oportunizando os judeus de fora de Jerusalém participarem da festa.

As crianças participavam pois os rabinos ensinavam que a Páscoa deveria ser uma festa de família (Ex 12.26-27). Depois da celebração da Páscoa, eles estavam retornando a Nazaré, mas sem Jesus que ficou em Jerusalém.

Somente depois de três dias, encontraram Jesus no templo. Incrivelmente, Ele estava sentado no meio dos doutores, ouvindo-os e interrogando-os.

Jesus desde sua infância sempre foi comprometido pela Palavra de Deus. De igual forma, precisamos ter esse compromisso com a Bíblia. Segundo o A. W. Tozer: “nunca vi um cristão útil que não seja estudante da Bíblia.

Não existem atalhos para a santidade”. Leia a Palavra. Não deixe-a de lado.”

CANAL PR. ISAÍAS FERNANDES

18 Nov, 12:46


Devocional (18/Nov)

Evangelho de Lucas

“e ela deu à luz o seu primogênito. Envolveu-o em panos e o colocou numa manjedoura, porque não havia lugar para eles na hospedaria.” (Lucas 2:7 NVI)

“Enquanto José e Maria estavam em Belém, os dias para ela dar à luz se completaram. O evangelista Lucas não narra quanto tempo eles estavam em Belém, mas apenas que não havia espaço para eles nas hospedarias locais.

Diante disso, Jesus nasceu em uma manjedoura, simples e comum. Naquele momento não havia anjos aparecendo, não houve trombetas tocando nos céus, não se ouviu a voz estrondosa do alto narrando o fato. Jesus nasceu longe do glamour de um rei, com a companhia de sua jovem mãe Maria e seu pai José.

A encarnação é o milagre da eternidade tornando-se temporal, do infinito experimentando limites, do verbo se fazendo carne. Segundo John MacArthur “Jesus veio ao mundo pela encarnação.

Ele nasceu na mais desconfortável das condições em um local sujo, frio, provavelmente cercado por animais”. O mundo não abriu espaço para receber o Filho de Deus. Isso demonstra que não fomos nós que buscamos Deus, mas foi Ele quem nos buscou.

Ainda hoje, muitos tem deixado Jesus às margens. Muitos não permitem que Cristo assuma o trono de sua existência, mantendo-no em uma manjedoura marginalizada na seu coração.

Qual o lugar de Jesus em nossas vidas? Que Ele seja o centro.

CANAL PR. ISAÍAS FERNANDES

17 Nov, 23:47


LIVE 🔴 PR ISAÍAS FERNANDES

https://www.youtube.com/live/qEzfOuZxkYg?si=Y2Y2SCczuOfF2a-M

CANAL PR. ISAÍAS FERNANDES

15 Nov, 12:19


Devocional (15/Nov)

Evangelho de Lucas

“Então disse Maria: “Minha alma engrandece ao Senhor, e o meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador,” (lucas 1:78-79 NVI)

“O sacerdote Zacarias, conhecedor do Antigo Testamento, em seu cântico de adoração ao Senhor apresenta-nos um conceito que vem desde o profeta Isaías: “Contudo, não haverá mais escuridão para os que estavam aflitos.

[...] O povo que caminhava em trevas viu uma grande luz; sobre os que viviam na terra da sombra da morte raiou uma luz” (Is 9.1-2). Para o povo Hebreu, a palavra "escuridão/trevas" carrega uma idéia de penumbra, tristeza, melancolia. Essa penumbra é o descaso ou ignorância sobre Deus.

Mas mesmo em meio a nossa ignorância, desconhecimento, resplandeceu a luz, Cristo. Jesus, o Filho de Deus, habitou entre nós e morreu por nós, para nos libertar das trevas e nos levar ao reino da luz (Cl 1.13). O sol que resplandece decidiu nascer em nosso dia nublado para nos dar vida.

A luz chegou na sua casa, e diante de sua claridade, as trevas precisam fugir. Jesus é o sol da justiça que se levantou com cura em suas asas (Ml 4.2) e que brilha na escuridão profunda do pecado.

Jesus é a luz para abrir os olhos dos cegos, para tirar da prisão e do calabouço aqueles que moram nas trevas e em prisão. Não precisamos andar nas trevas, pois a luz já raiou para aqueles que creem.”

CANAL PR. ISAÍAS FERNANDES

14 Nov, 22:59


AULÃO ON-LINE 🔴 SOBRE MISSÕES COM O TIME DA MISSÃO MAIS (Missão de Auxílio a Igreja Sofredora):

https://us02web.zoom.us/j/85675403108

Participe ❤️🔥🙏🏻

CANAL PR. ISAÍAS FERNANDES

14 Nov, 11:15


Devocional (14/Nov)

Evangelho de Lucas

“Seu pai, Zacarias, foi cheio do Espírito Santo e profetizou: “Louvado seja o Senhor, o Deus de Israel, porque visitou e redimiu o seu povo.” (lucas 1:67-68 NVI)

“A explosão de louvor e adoração de Zacarias foi motivada pelos acontecimentos surpreendentes que tinham acabado de ocorrer. Resumidamente, cerca de nove meses antes, o anjo Gabriel apareceu a ele enquanto estava ministrando no templo e lhe anunciou que Isabel, ficaria grávida.

Não obstante, Zacarias respondeu com incredulidade e por isso perdeu a fala. Isabel então, de fato, engravidou, como o anjo havia dito e o filho nasceu, com a promessa de ser o precursor do messias. Milagrosamente Zacarias recuperou a fala e em seguida louvou ao Senhor.

A canção de Zacarias não é meramente um reflexo de sua alegria compreensível em se tornar um pai e recuperar a fala. Ele expressou uma verdade muito mais importante: a redenção que seria realizada por Deus.

Zacarias sabia que Deus visitou o seu povo por meio de Jesus e que Ele redimiria-nos de nossos pecados. A alegria e adoração do sacerdote era a alegria da salvação.

Uma expressão da alegria que marca os remidos. Não podemos deixar nossos desafios e dores do presente furtar dos nossos olhos a alegria da salvação.

Não fomos nós que buscamos Deus, foi Ele quem nos buscou. Se alegre, pois a salvação foi nos dada pelo Filho de Deus.”

CANAL PR. ISAÍAS FERNANDES

13 Nov, 11:00


Devocional (13/Nov)

Evangelho de Lucas

“Então disse Maria: “Minha alma engrandece ao Senhor, e o meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador,” (lucas 1:46-47 NVI)

“Maria, depois de visitar Zacarias e Isabel, e depois das crianças se agitarem no ventre de ambas (João Batista e Jesus), ela recitou esse rico louvor (Lc 1.46-47).

Os teólogos afirmam que Maria devia ter entre 13 a 16 anos de idade. Maria, provavelmente tinha aprendido as referências do Antigo Testamento durante a leitura pública da Lei, dos Escritos e dos Profetas nas sinagogas aos sábados.

Estamos falando de uma jovem extremamente devota ao Senhor. Mesmo em uma situação complicada, esperando um filho do Espírito Santo, algo completamente inimaginável até então, ela decidiu não murmurar e reclamar, mas louvar e engrandecer ao Senhor.

Todo o seu corpo estava devoto ao Senhor, sua alma engrandeceu ao Senhor e o seu Espírito se alegrou no Senhor. Deus nos criou para devoção a Ele. Todas as pessoas são adoradores por natureza. O objeto de sua adoração determina sua devoção.

Esta jovem mulher comum, noiva de um jovem comum, sem grandes capacidades financeiras e condições de luxo. Embora José e Maria, fossem da linhagem de Davi, eles eram apenas cidadãos simples, com diversos motivos para reclamar.

O que poderia ser um cântico de lamento, se tornou um alegre e agradecido louvor a misericórdia de Deus.”

CANAL PR. ISAÍAS FERNANDES

12 Nov, 10:09


Devocional (12/Nov)

Evangelho de Lucas

“Respondeu Maria: “Sou serva do Senhor; que aconteça comigo conforme a tua palavra”. Então o anjo a deixou.” (lucas 1:38 NVI)

“Maria recebeu a boa notícia do anjo do Senhor que anunciou que ela ficaria grávida do Espírito Santo e que seu filho seria Filho de Deus.

Maria estava familiarizada com a história de Abraão e Sara e dos outros patriarcas, assim como a história de Ana e do profeta Samuel. Mas até então, nunca nenhuma virgem tinha engravidado pelo poder de Deus.

Esse era um milagre nunca acontecido antes na história. A resposta humilde de Maria demonstrou sua submissão voluntária ao propósito de Deus. Sem levar em conta as implicações e riscos potenciais, Maria descansou fielmente no propósito soberano divino.

Percebendo a reação de Maria, compreendemos o quanto ainda estamos distantes de reagirmos como ela reagiu ao propósito divino. Não podemos tentar inserir Deus em nossa agenda, somos nós que devemos nos inserir na agenda dEle.

A vontade de Deus é boa, perfeita e agradável (Rm 12.2), e cumprir Sua vontade é sempre melhor do que cumprir nossa própria vontade. Que possamos buscar conhecer a vontade revelada de Deus. Sejamos diligentes em obedecê-la.

Confie em Deus, em sua providencia, pois Ele está operando em todas as coisas e aquilo que está oculto atualmente, um dia será revelado e tudo fará sentido.”

CANAL PR. ISAÍAS FERNANDES

11 Nov, 17:42


Devocional (11/Nov)

Evangelho de Lucas

“Agora você ficará mudo. Não poderá falar até o dia em que isso acontecer, porque não acreditou em minhas palavras, que se cumprirão no tempo oportuno”.”
(lucas 1:20 NVI)

“O anjo Gabriel apareceu ao sacerdote Zacarias para lhe entregar um recado da parte de Deus. De acordo com o relato se Lucas, Zacarias já era um homem idoso e sua mulher, Isabel era estéril (Lc 1.7).

A boa nova era que eles ficariam grávidos e teriam um bebê cheio do Espírito Santo: João Batista. O ponto interessante é que Zacarias, ao ver o anjo enquanto oferecia incenso no templo e todo o povo o esperava ao lado de fora, sentiu medo.

Devido a isso, seu coração foi dominado pela incredulidade. A partir daí, o resultado da ausência de fé foi a perda da fala até o nascimento da criança.

Zacarias não foi capaz de descrever para os outros sua experiência sobrenatural no templo e também de anunciar a maravilhosa notícia de que ele e Isabel estavam grávidos. As palavras finais do anjo Gabriel destacam a falta de fé de Zacarias e enfatiza a soberania de Deus. Por vezes agimos como Zacarias.

Nosso medo e incredulidade tem nos impedido de anunciarmos as boas novas. Por falta de fé perdemos a capacidade de falar aos outros do amor de Deus. Segundo C. H. Spurgeon: “a fé sobe pelas escadas que o amor construiu, e olha pelas janelas que a esperança abriu”.

Não deixe que o medo e incredulidade esmague a fé. Anunciemos as boas novas.

CANAL PR. ISAÍAS FERNANDES

10 Nov, 23:22


LIVE 🔴 PR. ISAÍAS FERNANDES

“Um Deus transformador

https://www.youtube.com/live/rqPsFt1GkoM?si=TkznbMJN-3YmWC2b

CANAL PR. ISAÍAS FERNANDES

10 Nov, 11:59


LIVE 🔴 PR. ISAÍAS FERNANDES

“Um certo dia”

https://www.youtube.com/live/sHE4hh7aTig?si=_bcSCmoidV4_fpOi

CANAL PR. ISAÍAS FERNANDES

25 Oct, 11:06


DEVOCIONAL

“Quando já estavam para terminar os sete dias, alguns judeus da província da Ásia, vendo Paulo no templo, agitaram toda a multidão e o agarraram, gritando: “Israelitas, ajudem-nos! Este é o homem que ensina a todos em toda parte contra o nosso povo, contra a nossa lei e contra este lugar. Além disso, ele fez entrar gregos no templo e profanou este santo lugar”.” (Atos 21:27-28 NVI)

A ida de Paulo a Jerusalém coincidiu com a Festa da Pentecostes. A cidade estava empapuçada com milhares de judeus de todas as partes do mundo, como de praxe. Os judeus que vieram da Ásia, ao verem Paulo no templo, tomados pelo preconceito e pelo fanatismo, começaram a incitar outros judeus contra o apóstolo.

Eles o prenderam com o uso da violência, provocando um grande tumulto. Esses judeus asiáticos, movidos pelo fanatismo religioso e pelo preconceito contra Paulo, espalharam boatos sobre o apóstolo. Os boatos, mais conhecidos atualmente como fofoca, não se baseiam na verdade sincera, mas em meias verdades.

Os oponentes de Paulo, em suma, levantaram três acusações contra ele:

A) o ensino contra o povo judeu;
B) o ensino contra a Lei de Deus;
C) o ensino contra o templo;

No entanto, essas acusações não passavam de boatos. Mas mesmo assim, as ilações foram tidas como verdadeiras e a multidão se arremeteu contra Paulo com violência, não o matando por intervenção dos soldados romanos que desfizeram o tumulto. Precisamos ter cuidado com as conversas maledicentes. Precisamos nos acautelar com os boatos de origem vingativa. Os judeus, manipularam a opinião popular com um boato e iriam, sem remorço algum, matar Paulo, espancando-lhe. Precisamos tomar cuidado com nossas motivações ao falarmos de alguém. Não sejamos disseminadores de boatos e maledicência. Que tenhamos compromisso com a verdade.

SOLA GRATIA

CANAL PR. ISAÍAS FERNANDES

24 Oct, 08:15


DEVOCIONAL

“Então Paulo respondeu: “Por que vocês estão chorando e partindo o meu coração? Estou pronto não apenas para ser amarrado, mas também para morrer em Jerusalém pelo nome do Senhor Jesus”.” (Atos 21:13 NVI)

Paulo estava convicto de que precisava voltar em Jerusalem ao fim da sua segunda viagem missionária. Em Tiro um discípulo recomendou Paulo a não ir para Jerusalém, mas ele não desistiu de sua convicção. De Tiro, foram para Cesareia, onde mais uma vez foi recomendado a não voltar em Jerusalém. No entanto, novamente Paulo permaneceu incólume em seu plano.

De Cesareia, desceu para Judeia, onde encontrou Ágabo, que pela terceira vez alertou Paulo dos perigos que envolveria sua estadia na santa cidade. Mas Paulo irresoluto manteve-se em sua posição. Mesmo diante da preocupação de seus amigos bem intencionado, Paulo não desviou-se de seu objetivo. O apóstolo tinha convicção que sua chegada em Jerusalém envolveria prisão, sofrimento e possivelmente a morte.

Mas mesmo diante dos diversos alertas de sofrimento, ele manteve-se firme no propósito. Sua perseverança e coragem foram inspiradoras. Muitas vezes o evangelho nos levará para lugares onde não estaremos confortáveis. O que Paulo entendeu e que muitos cristãos precisam entender é que o sofrimento não é incompatível com a vida cristã.

Vivemos em um mundo hostil. Vivemos cercados de hostes espirituais. Vivemos assediados pelo pecado. Mas não podemos desistir. Sejamos perseverantes. Mantenha-se no propósito. As circunstâncias adversas não podem nos desanimar. Os cisnes cantam mais docemente quando sofrem. Nesse momento de dificuldade, permaneça firme.

SOLA GRATIA

CANAL PR. ISAÍAS FERNANDES

23 Oct, 10:25


DEVOCIONAL

“Tendo dito isso, ajoelhou-se com todos eles e orou. Todos choraram muito e, abraçando-o, o beijavam.” (Atos 20:36-37 NVI)

Ao final do discurso em Mileto, Paulo e os presbíteros de Éfeso oraram juntos, e depois, demonstraram todo o afeto que nutriam mutuamente. Os presbíteros de Éfeso abraçaram e beijaram Paulo no porto de Mileto, em um lugar público, muito movimentado. Eles não esconderam suas emoções, o contrário, demonstraram seus afetos publicamente.

Esse episódio nos evidência que o amor precisa ser demonstrado e verbalizado. Na era da tecnologia, em tempos de virtualização, nossos afetos não podem ser robotizados. Na era dos relacionamentos virtuais, da extrema exposição de crimes e violência nas mídias, estamos ficando secos como um deserto. Já não conseguimos mais chorar e muitas vezes não conseguimos sequer demonstrar o mínimo de nossas emoções.

O distanciamento social provocado pela pandemia da COVID-19 agravou ainda mais essa situação. Não somos máquinas frias, lógicas e pragmáticas. Somos seres emocionais que precisam expressar as emoções quando necessário. Há momentos em que palavras não são efetivas, pois um abraço caloroso se mostra mais assertivo. Há momentos em que o discurso lógico é inócuo, pois apenas a afirmação do amor bastaria.

Paulo e os presbíteros de Éfeso demonstraram exatamente isso. Lágrimas, abraços, beijos e toda a demonstração de afeto possível. Precisamos aprender a demonstrar nosso apreço pelas pessoas que amamos. Não esconda seus afetos por aqueles que ama. O amor é o elo de perfeição que nos une. Fale do seu amor, abrace e chore, se necessário.

SOLA GRATIA

CANAL PR. ISAÍAS FERNANDES

22 Oct, 18:26


https://www.instagram.com/p/DBb6_MCRbKc/?igsh=bGp4NnZ5cDBydDBs

CANAL PR. ISAÍAS FERNANDES

22 Oct, 18:24


NO PODER DO ESPÍRITO 🕊️🔥

“Esta é a palavra do Senhor para Zorobabel: ‘Não por força nem por violência, mas pelo meu Espírito’, diz o Senhor dos Exércitos.” (Zc 4.6)

Zorobabel tinha a incumbência de reconstruir Jerusalém. Mas 20 anos já haviam se passado e as coisas pareciam não avançar. Diante dessa realidade, Deus o promete força espiritual.

Hoje também, muitos estão cansados por usar a força do próprio braço, no que deveria a força do Espírito.

A. AVIVAMENTO OU SEPULTAMENTO ⭕️

- Existe um limite que conseguimos ir pelo esforço do nosso braço. Talvez comecemos bem, mas logo o cansaço bate à porta e o desânimo toma conta.
- Precisamos parar de buscar em cisternas rotas o que só o Espírito Santo pode nos dar: poder!

B.  AOS CANSADOS: PODER DO ESPÍRITO ⭕️

- Zorobabel estava cansado, exausto e sobrecarregado. Esse é o nosso destino se insistirmos na vida cristã sem o Espírito Santo.
- O Espírito Santo não é uma opção para a igreja. É uma questão de sobrevivência. 

C. NÃO HÁ VIDA ESPIRITUAL SEM O ESPÍRITO SANTO ⭕️

- Precisamos clamar pelo poder do Espírito Santo. Sem a ação dEle, nossos cultos serão somente estética.
- É tempo de nos arrependermos e clamarmos por vida espiritual que só vem do Espírito Santo.

CANAL PR. ISAÍAS FERNANDES

22 Oct, 12:28


DEVOCIONAL

“Não cobicei a prata, nem o ouro, nem as roupas de ninguém. Vocês mesmos sabem que estas minhas mãos supriram minhas necessidades e as de meus companheiros. Em tudo o que fiz, mostrei a vocês que mediante trabalho árduo devemos ajudar os fracos, lembrando as palavras do próprio Senhor Jesus, que disse: ‘Há maior felicidade em dar do que em receber’ ”.” (Atos 20:33-35s NVI)

Caminhando para o final do seu discurso em Mileto direcionado aos líderes de Éfeso, Paulo adentra em um assunto muito específico e desafiador: o dinheiro. Uma questão muito delicada já naquele tempo. Um campo escorregadio no qual muitos já tinham caído.

Antes de tudo, precisamos ressaltar que o dinheiro é uma bênção. No entanto, o amor a ele é como uma raiz que gera muitos males (1Tm 6.10). Nas palavras do Rev. Hernandes Dias Lopes: “O dinheiro é um bom servo, mas um péssimo patrão. O problema não é possuir dinheiro, mas ser possuído por ele. O problema não é ter dinheiro, mas o dinheiro nos ter.

O problema não é guardar dinheiro no bolso, mas armazená-lo no coração”. O alerta de Paulo era para que aqueles irmãos não servissem a Deus movidos pelo dinheiro. Se fizessem isso, estariam servindo ao dinheiro e não a Deus. E como sabemos, é impossível servir a Deus e ao dinheiro ao mesmo tempo (Mt 6.24).

Se em nosso coração estiver o dinheiro como prioridade, Deus já não será o centro de nossas ações. Assim também, se colocarmos Deus como nossa prioridade, o dinheiro não será nossa principal motivação. Infelizmente hoje, o dinheiro é um dos ídolos mais adorado.

Em seu altar tem sido sacrificado casamentos, famílias, amizades, ministérios e muitas outras coisas. Por amor ao dinheiro, muitas pessoas vivem, morrem e matam. A nossa visão não deve ser de um egoísta e avarento. Precisamos de um coração generoso e mãos dadivosas. O dinheiro não pode nos controlar. Que sejamos movidos pela generosidade, sabendo que é melhor dar do que receber.

SOLA GRATIA

CANAL PR. ISAÍAS FERNANDES

21 Oct, 11:54


DEVOCIONAL

“Cuidem de vocês mesmos e de todo o rebanho sobre o qual o Espírito Santo os designou como bispos, para pastorearem a igreja de Deus, que ele comprou com o seu próprio sangue.” (Atos 20:28 NVI)

Ainda no discurso para os líderes da igreja de Éfeso, em Mileto, Paulo alerta para o compromisso dos líderes com a igreja. Existe um padrão bíblico de liderança. É exatamente sobre isso que Paulo agora passa a afirmar é que vamos nos ater.

1.O VOCACIONADO TAMBÉM É PASTOREADO

“Cuidem de vocês mesmos”
Paulo instrui aos líderes de Éfeso a não se furtarem de também serem cuidados. Pastor também deve ser pastoreado. Líder também deve ser liderado. Em suma, todos somos ovelhas. O líder não cuidado é um líder em desacordo com o padrão bíblico de liderança.

2.A VOCAÇÃO EXIGE CUIDADO COM O TODO

“e de todo o rebanho”
Há ovelhas dóceis e selvagens. Mas o pastor e líder precisa cuidar dos dois tipos. Precisamos cuidar do rebanho como um todo. Não podemos cair no perigo de cuidar apenas das ovelhas dóceis e deixar as demais de lado. A ordem divina é que o pastor cuide de todo o rebanho.

3.A VOCAÇÃO VEM DE DEUS

“sobre o qual o Espírito Santo os designou como bispos”
A autoridade da vocação pastoral não pode ser conquistada com um diploma. Muito menos repassada pelas mãos de algum homem. A vocação vem do Espírito Santo, quem nos constituiu servos para pastorear o rebanho de Cristo. Sem a vocação do Espírito, seremos esmagados pelo peso de liderar as ovelhas pelo nosso próprio braço.

4.ÀS OVELHAS JÁ TEM DONO

“para pastorearem a igreja de Deus”
A igreja e as ovelhas são de Deus, e não do pastor. O ministério não pertence ao líder. Jesus é o único dono da igreja. Na igreja de Deus não existem chefes, pois todos somos nivelados no mesmo patamar: somos servos. Precisamos ser mordomos zelosos e não donos autoritários.

5.A VOCAÇÃO É VALOROSO

“que ele comprou com o seu próprio sangue”
A igreja é a noiva do Cordeiro, Ele a comprou com o seu próprio sangue. Não existe preço monetário na vocação. Existe valor! A vocação não deve ser exercida por dinheiro ou visando obter lucro. A vocação possui valores imateriais e espirituais. O sangue de Jesus comprou a igreja e Ele mesmo levantou pastores e líderes para cuidar do Seu rebanho.

SOLA GRATIA

CANAL PR. ISAÍAS FERNANDES

20 Oct, 23:40


LIVE 🔴 PR ISAÍAS FERNANDES

“O amanhã”

https://www.youtube.com/live/SVg8X0z4Zds?si=5Ue8hOOsj3PVptj5

CANAL PR. ISAÍAS FERNANDES

20 Oct, 21:05


LIVE 🔴 PR ISAÍAS FERNANDES

“No poder do Espírito”

https://www.youtube.com/live/BK3LaOjEyug?si=DriKLJTtXe3WZHX6

CANAL PR. ISAÍAS FERNANDES

20 Oct, 20:52


https://www.instagram.com/p/DBXCiYvhW8-/?igsh=MXc2Zmc1NGVtbWFzNA==

CANAL PR. ISAÍAS FERNANDES

20 Oct, 20:52


UMA OVELHA 🐑

O amor de Jesus é constrangedor. Em uma conversa com os líderes religiosos, Jesus conta uma parábola cheia de significados (Lc 15.1-7).

Enquanto pecadores vinham de toda parte para ouvir Jesus, os religiosos recusavam-se ao ouvi-lo. Religiosos nunca ouvem Jesus. Mas aonde a religião não deseja ir, Jesus está disposto a ir.

A. JESUS TEM UM REBANHO: A IGREJA ⭕️
ser um pastor no primeiro século, era uma profissão desonrosa diante de toda a liderança religiosa. Pois bem, Jesus se tornou um pastor. Não um pastor comum, mas o Bom Pastor.
E as ovelhas que seguem a Cristo, são o seu rebanho. A Igreja é o rebanho de Cristo. Não a igreja institucional, mas a Igreja espiritual. Todos os que creem, em todos os lugares, em todo o tempo, ao longo da história, São o rebanho de Cristo.

B. O AMOR DE JESUS É INCANSÁVEL ⭕️
Jesus, como nosso pastor, é incansável em insistir em nós. Muitas vezes as pessoas ao nosso redor desistem de nós; muitas vezes nós mesmos desistimos de nós. Mas o bom pastor continua insistindo em nós.
Jesus é incansável, insistente, avassalador, ousado, pródigo em nos amar.
Ele é capaz de amar aqueles que não foram amados. Acolher quem não foi acolhido.

C. EXISTE DESCANSO NOS OMBROS DE JESUS ⭕️
Quando Jesus nos encontra, ele não nos julga nos apontando o dedo da culpa e o peso da lei. Pelo contrário, o texto bíblico diz que o pastor colocou a ovelha em seus ombros e caminhou com ela de volta para o aprisco.
Se você é ovelha de Cristo, você está no seus ombros, lugar de descanso no meio de uma caminhada de retorno até a nova.
Aos cansados, aos perdidos, aos desorientados, nada melhor do que ser encontrado por Jesus e encontrar descanso em seus ombros de justiça.

D. ALEGRE-SE POR ESTAR INDO PARA A CASA
Em apocalipse temos uma promessa: “pois o Cordeiro que está no centro do trono será o seu PASTOR; ele os guiará às fontes de água viva. E Deus enxugará dos seus olhos toda lágrima” (Ap 7:17)
Em Cristo, estamos voltando para a casa. Em breve Ele vira. E participaremos juntos da maior festa de todas: as bodas do Cordeiro.

Só quem foi encontrado por Jesus sabe a alegria. Nada resume melhor do que as palavras de Agostinho:

Tu me chamaste, gritaste por mim, e venceste minha surdez. Brilhaste, e teu esplendor pôs em fuga minha cegueira. Exalaste teu perfume, respirei-o, e agora suspiro por ti. Eu te saboreei, e agora sinto fome e sede. Tocaste-me, e o desejo de tua paz me inflama.

CANAL PR. ISAÍAS FERNANDES

20 Oct, 12:11


LIVE 🔴 PR. ISAÍAS FERNANDES

“Uma ovelha”

https://www.youtube.com/live/UcOnpeXtkwE?si=AzeKsfkt33ME4ew_

CANAL PR. ISAÍAS FERNANDES

18 Oct, 10:43


DEVOCIONAL

“Todavia, não me importo, nem considero a minha vida de valor algum para mim mesmo, se tão somente puder terminar a corrida e completar o ministério que o Senhor Jesus me confiou, de testemunhar do evangelho da graça de Deus.”
(Atos 20:24 NVI)

No encontro em Mileto, Paulo se despede dos presbíteros de Éfeso, pois pretendia encerrar sua estadia na província da Ásia e voltar para Jerusalém. No discurso de despedida, o apóstolo empregou algumas lições que todos discípulos de Cristo precisam ter em mente, senão vejamos.

I. ENTREGA ABNEGADA

“Todavia, não me importo, nem considero a minha vida de valor algum para mim mesmo […]”
Paulo não considerava a sua vida preciosa. Seu coração não estava nas vantagens que o ministério poderia proporcionar. Ele estava pronto para sofrer toda sorte de perseguição e privação, inclusive disposto a dar sua própria vida para cumprir cabalmente o ministério a ele confiado. Muitos se entregam a Deus, desde que isso implique em benefícios individuais. Muitos não querem os ônus ministeriais, apenas o bônus. Que possamos ter o coração abnegado e entregue a Deus.

II. COMPROMISSO DE IR ATÉ O FIM

“se tão somente puder terminar a corrida e completar o ministério que o Senhor Jesus me confiou […]”
Paulo sabia que não seria fácil a caminhada. Ele sabia que enfrentaria prisões, apedrejamento, perseguição e possivelmente a morte. Mas seus compromisso era ir até o fim. Ele estava empenhado em terminar a corrida. Muitos começam bem, mas logo que as coisas complicam, desistem invariavelmente. Lhes falta constância e consistência. Estão dispostos a iniciar, mas não tem estrutura para continuar até o fim. Que possamos permanecer, mesmo nas adversidades.

III. FIDELIDADE A MENSAGEM

“[…] testemunhar do evangelho da graça de Deus.”
Paulo só tinha uma mensagem, um testemunho: o evangelho da graça de Deus. Ele sabia que o evangelho é o poder de Deus para a salvação de todo o que crê. Por tal razão, sua mente estava totalmente voltada para a pregação do evangelho. Em nossos dias, falta cada vez mais compromisso com o evangelho. Outras mensagens tem sido anunciada prioritariamente. O evangelho da graça de Deus parece não mais empolgar aqueles que vorazmente buscam novidades no mercado da fé. Voltemos ao evangelho. Voltemos a graça de Deus.

SOLA GRATIA

CANAL PR. ISAÍAS FERNANDES

17 Oct, 11:36


DEVOCIONAL

“Paulo desceu, inclinou-se sobre o rapaz e o abraçou, dizendo: “Não fiquem alarmados! Ele está vivo!” Então subiu novamente, partiu o pão e comeu. Depois, continuou a falar até o amanhecer e foi embora.” (Atos 20:10-11 NVI)

Em Trôade, após Êutico cair da janela do terceiro andar, Paulo interrompe o culto momentaneamente, desce do cenáculo e ressuscita o jovem, devolvendo-o à igreja.

Depois disso, ele voltou ao cenáculo e deu prosseguimento ao culto, ministrando a Ceia e a Palavra até o amanhecer do dia. A atitude de Paulo nos ensina algumas realidades a respeito de nosso comportamento frente aos desafios da vida.

I. O CORAÇÃO SENSÍVEL

Paulo após a queda de Êutico, fez questão de interromper a pregação e tomar duas atitudes. A primeira, foi ir até o jovem para orar por ele. Paulo não tripudiou sobre ele, não buscou culpados, mas apenas se empenhou em ser parte da solução do problema. A segunda, foi o consolo a comunidade. Paulo rogou por calma e tranquilizou os irmãos, evitando um desespero coletivo. Isso nos revela a sensibilidade do homem de Deus com a dor dos outros.

II. O AMOR AO OUTRO NOS LEVA A COMUNHÃO

Paulo e os cristãos, após o milagre, retornaram e continuaram sua adoração. O milagre da ressurreição de Êutico causou-lhes grande conforto, mas não foi motivo para se vangloriarem nem para abandonarem a adoração a Deus. A própria vida da igreja e a presença de Deus em sua vida comum e no partir do pão também é era um milagre poderoso. Os milagres nos ensinam cultuar a Deus em comunhão.

SOLA GRATIA

CANAL PR. ISAÍAS FERNANDES

16 Oct, 11:22


DEVOCIONAL

“Um jovem chamado Êutico, que estava sentado numa janela, adormeceu profundamente durante o longo discurso de Paulo. Vencido pelo sono, caiu do terceiro andar. Quando o levantaram, estava morto.” (Atos 20:9 NVI)

Depois de sair de Éfeso, Paulo passou pela Macedônia e Grécia. Em Trôade, no primeiro dia da semana, Os missionários realizaram um culto ao Senhor. Como não havia templos cristãos, eles estavam reunidos no terceiro andar do cenáculo.

Essa é a primeira referência ao culto cristão no domingo no Novo Testamento. Naquela noite Paulo ensinava os irmãos em Trôade e estendeu o discurso até meia-noite. O jovem Êutico estava sentado à janela, onde dormiu e caiu do terceiro andar e faleceu. O que aconteceu com Êutico, na janela, nos trás ensinamentos preciosos, senão vejamos.

I. Na janela encontramos distrações.
A janela não é um lugar para se participar de um culto. Através da janela, quem está dentro olha para fora e quem está fora bisbilhota o lado de dentro. Ficar à janela é estar dentro, mas observando o que se passa lá fora.

II. Na janela existe tédio e sonolência.
Ficar na janela, mantendo a atenção dividida, encherá nosso coração de tédio e impaciência com as coisas de Deus. Dormir espiritualmente é um perigo que os que estão na janela correm diariamente.

III. Na janela o coração é dividido.
Êutico estava no cenáculo, mas seus olhos não. A janela rouba a nossa atenção, nos distraí o coração e ameniza nosso apetite pelas coisas de Deus, assim como fez com aquele jovem.

IV. Na janela quedas acontece.
Êutico caiu do terceiro andar e morreu. Quando estamos na janela, entre Deus e o mundo, estamos prestes a cair. O coração dividido nos leva a queda. Não basta estar na igreja, é preciso sair da janela.

SOLA GRATIA

CANAL PR. ISAÍAS FERNANDES

15 Oct, 10:04


DEVOCIONAL

“Ao ouvirem isso, eles ficaram furiosos e começaram a gritar: “Grande é a Ártemis dos efésios!” Em pouco tempo a cidade toda estava em tumulto. O povo foi às pressas para o teatro, arrastando os companheiros de viagem de Paulo, os macedônios Gaio e Aristarco.” (Atos 19:28-29 NVI)

Ao final da estadia de Paulo em Éfeso, um grande tumulto se desencadeia. A razão da confusão não foi a doutrina apresentada por Paulo, muito menos a ética e moralidade, mas sim questões econômicas. Demétrio, provavelmente uma espécie de presidente da sociedade dos artífices de prata, chamou a atenção dos outros artesãos para o trabalho de Paulo em convencer o povo com sua pregação, afirmando que os objetos feitos por mãos humanas não eram deuses (At. 19.24-26).

O resultado da conversão dos Efésios provocou a queda nas vendas dos nichos de Diana (pequenos modelos do templo ou imagens da deusa), ameaçando os lucros de todos os artífices. Demétrio estava obviamente preocupado com sua vida financeira, mas ele não apelou diretamente à cobiça dos companheiros.

Ele foi sutil, desenvolvendo três pontos de preocupação:

1. O perigo de seu ofício perder a fama;

2. O perigo do seu templo perder o prestígio;

3. O perigo de sua deusa perder a majestade divina;

Assim, o interesse econômico foi disfarçado de patriotismo local, sob o manto do zelo religioso. Muitas vezes hoje, os interesses econômicos, a cobiça, tem afastado muitos cristãos da fé verdadeira.

Alguns tem se aproximado do sagrado, apenas no intuito de realizar suas concupiscências. Mas a fé cristã é mais do que um meio pelo qual alcançamos nossos objetivos, a fé cristã é a morte do “eu” e não a sua promoção.

SOLA GRATIA

CANAL PR. ISAÍAS FERNANDES

14 Oct, 12:00


DEVOCIONAL

“Muitos dos que creram vinham, e confessavam, e declaravam abertamente suas más obras. Grande número dos que tinham praticado ocultismo reuniram seus livros e os queimaram publicamente. Calculado o valor total, este chegou a cinquenta mil dracmas.” (Atos 19:18-19 NVI)

Os filhos de Cevas tentaram expulsar um espirito imundo de um endemoniado, mas sem sucesso. Esse episódio marca claramente a tentativa do diabo em envergonhar a igreja e a pregação do evangelho. No entanto, mais uma vez, os planos de Satanás foram frustrados.

Na verdade, o tiro saiu pela culatra e só trouxe maior convicção entre os Efésios do poder do nome de Jesus. Os Efésios foram tomados de temor e reconheceram que ninguém deve brincar com o nome de Jesus.

A magia pagã foi reconhecida como ineficaz na luta contra o poder das trevas. Arrependimento, confissão de pecado e abandono das más práticas, marcaram o avivamento em Éfeso.

Eles destruíram todos os seus apetrechos mágicos publicamente. Lucas faz questão de registrar o valor impressionante de cerca de 50.000 (cinquenta mil) dracmas, onde cada uma correspondia a um dia de salário para um trabalhador médio. Isso nos mostra que é impossível ser tocado pela palavra, pelo poder do evangelho, e permanecer da mesma forma.

O evangelho transforma. Não interessa prejuízo, apego ou afeição, pelo poder do Espírito Santo, sempre abandonaremos nossas práticas de pecado para vivermos em santidade. O fato dos convertidos estarem dispostos a jogar seus livros no fogo, em vez de vendendo-los, era uma evidência notável da sinceridade de suas conversões.

A narrativa nos evidência que o impacto do evangelho é tão grande que supera qualquer interesse econômico. Seja radical com aquilo que te afasta do evangelho. Não negocie os valores do reino.

SOLA GRATIA

CANAL PR. ISAÍAS FERNANDES

14 Oct, 02:10


LIVE 🔴 PR ISAÍAS FERNANDES

“Está consumado”

https://www.youtube.com/live/oV8Y-g99W3I?si=29ANxmVA4V6EmJOR

CANAL PR. ISAÍAS FERNANDES

13 Oct, 20:56


LIVE 🔴 PR ISAÍAS FERNANDES

“Perceba o agir de Deus”

https://www.youtube.com/live/WNXK5viJYlY?si=JrsRljVYFluvYvgJ

CANAL PR. ISAÍAS FERNANDES

13 Oct, 19:59


LIVE 🔴 PR ISAÍAS FERNANDES

“Um convite à perseverança”

https://www.youtube.com/live/qgFklGkCA5g?si=tXRraQ9xslNajcUR