Evangelho de Lucas
“Jesus olhou fixamente para eles e perguntou: “Então, qual é o significado do que está escrito? “ ‘A pedra que os construtores rejeitaram tornou-se a pedra angular.’” (Lucas 20:17 NVI)
A pedra principal ou a pedra angular era a parte mais importante de um edifício. Ela era escolhida com muito cuidado, pois seu posicionamento influenciava todos os lados da edificação. Sem pilares absolutamente perfeitos, todo o edifício ficaria fora de prumo.
Naquele período era comum celebrar o início de uma construção com um festejo, sendo que o marco inicial da celebração era o estabelecimento da pedra angular. Os fariseus estavam acostumados a lerem o Salmo 118, e interpretarem a pedra que os construtores rejeitaram representado Israel, ignorada e agredida pelas nações e impérios do mundo.
Mas naquele momento, Jesus afirmou que Ele era a pedra angular, o messias e redentor rejeitado, a pedra em que muitos tropeçariam. A pedra rejeitada pela liderança judaica e pela nação de Israel tornou-se a pedra mais importante no reino eterno de Deus, apoiando toda a estrutura e simetria do glorioso reino de salvação do Pai.
A pergunta que precisamos responder é quem é o nosso alicerce existencial? Muitos vivem orbitando no consumismo, em governos, em pessoas, em coisas. Mas tudo isso é abalável e invariavelmente vão falhar.
Mas existe uma rocha inabalável, um rochedo forte onde podemos lançar nossos alicerces, firmar nossa vida. Jesus é a rocha eterna inabalável.