Homo Universalis Academy @homouniversalisacademy Channel on Telegram

Homo Universalis Academy

@homouniversalisacademy


https://t.me/c/1568197682/5

Homo Universalis Academy (English)

Welcome to Homo Universalis Academy, where lifelong learning meets personal development! This Telegram channel is dedicated to helping individuals become well-rounded, versatile, and knowledgeable individuals. Whether you are interested in expanding your skills, exploring new topics, or simply looking to cultivate a curious mind, Homo Universalis Academy is the place for you. nnWho is Homo Universalis Academy? We are a community of learners, thinkers, and achievers who believe in the power of continuous education and growth. Our goal is to provide our members with a diverse range of educational content, resources, and opportunities to elevate their personal and professional lives. We believe that learning should be a lifelong journey that enriches and empowers individuals to reach their full potential.nnWhat is Homo Universalis Academy? It is a platform where you can access a wide variety of learning materials, including articles, videos, podcasts, webinars, and more. Our topics cover everything from personal development and career advancement to arts and culture, science and technology, and health and wellness. Whatever your interests may be, you will find valuable information and inspiration to expand your horizons and become a Homo Universalis - a well-rounded individual with a thirst for knowledge and a passion for growth.nnJoin us on this exciting educational journey and unlock your full potential with Homo Universalis Academy. Subscribe to our channel, engage with our community, and take the first step towards becoming the best version of yourself. Remember, the power of knowledge is limitless, and the possibilities are endless. Welcome to Homo Universalis Academy - where learning never stops and growth knows no bounds!

Homo Universalis Academy

23 Mar, 16:27


Justiça é dar a todos aquilo que lhe é devido. Aqui não vou tentar explicar e nem definir conceitos complexos como: o que é o bem e mal, dentre outros, mas apenas explicar as implicâncias práticas do reconhecimento de mérito, e o porquê é um ato de justiça e uma atitude honrosa. Esse texto visa apenas agraciar os leitores com os benefícios práticos da virtuosidade, mostrando apenas uma das facetas da justiça no que diz respeito ao reconhecimento do mérito alheio: o que todos nós temos a ganhar com isso nos relacionamentos, além de com o nosso próprio caráter. Não é só um ato de maximização de virtudes, mas também um ato de inteligência social.

Tolo aquele que despreza a virtude alheia. Tolo aquele que deixa de ganhar duplamente por ser plenamente justo no reconhecimento do mérito de uma conquista ou qualidade de outra pessoa. As pessoas estão o tempo todo demonstrando qualidades e conquistas, por mínimas que sejam. Até as piores pessoas.

Prestar honra é o ato de reconhecer as qualidades e/ou conquistas de uma pessoa, demonstrando reverência através de palavras, gestos, ações, atitudes, comportamentos. Prestar honra aqueles que demonstram qualidades como honestidade, compaixão, integridade é um ato de justiça em si mesmo. É reconhecer que tais virtudes são essenciais para a formação de um círculo social desejável. É estimular que tais virtudes sejam a fundamentação do próprio círculo social.

Tudo isso gera sentimentos positivos nas pessoas, é positivo pras pessoas, faz as pessoas gostarem mais de você, e você mais delas. A manipulação é uma palavra frequentemente usada de forma tendenciosa, como se fosse uma ferramenta usada para intuitos egoístas, mas o que é o dia a dia senão todos manipulando uns aos outros? Manipule o seu ambiente em direção positiva, e de forma inteligente. Todos nós temos na nossa mão o poder do reforço positivo e do reforço negativo, e vale lembrar que deixar de dar um reforço positivo já é um reforço negativo por si só.

O desprezo da virtude alheia, por inveja, ressentimento, ou até por ignorância, é tolice. É permitir, por falta de reforços positivos, que as coisas piorem, ou, no mínimo, deixem de melhorar. Quer ser mais carismático? Mais sedutor? Mais apreciado? Mais bem visto? Elogie justa e genuinamente.

Justiça envolve o reconhecimento do valor de outros, especialmente através da expressão da devida consideração pelos seus feitos, qualidades individuais, virtudes, sentimentos, desejos e direitos individuais. Honrar, reconhecer e celebrar a virtude é um ato de justiça que beneficia a todos. Por mais elogios, e menos críticas.

Homo Universalis, #11.

Homo Universalis Academy

23 Mar, 16:27


Da justiça e do carisma - tolo aquele que despreza a virtude alheia

Justiça é dar a todos aquilo que lhe é devido. Aqui não vou tentar explicar e nem definir conceitos complexos como: o que é o bem e mal, dentre outros, mas apenas explicar as implicâncias práticas do reconhecimento de mérito, e o porquê é um ato de justiça e uma atitude honrosa. Esse texto visa apenas agraciar os leitores com os benefícios práticos da virtuosidade, mostrando apenas uma das facetas da justiça no que diz respeito ao reconhecimento do mérito alheio: o que todos nós temos a ganhar com isso nos relacionamentos, além de com o nosso próprio caráter. Não é só um ato de maximização de virtudes, mas também um ato de inteligência social.

#virtue_maxxing
#sociallis_intelligentia

Homo Universalis, #11.

Homo Universalis Academy

19 Mar, 01:35


O poder da reflexão crítica e as virtudes em verdade e no coração - melhorando seus filtros e seu mapa na prática para adquirir a sabedoria, o entendimento, a clareza e a perspicácia

A reflexão crítica é o ato de voltar a atenção de forma ativa e diligente para algo, questionando, analisando e interpretando de forma prudente, profunda, minuciosa, humilde e honesta em busca da verdade e do mais puro discernimento. Perceba como a reflexão crítica e a evolução da inteligência se escoram em virtudes.

As virtudes, para direcionarem o nosso caminho à sabedoria, ao entendimento, a clareza e a perspicácia, devem ser verdadeiras e de coração. Isso significa que devemos ser genuinamente honestos além de com os outros, com nós mesmos, isso requer coragem para enfrentar nossos sentimentos negativos, humildade para reconhecer nossas falhas, nossas falsas crenças, nossos enganos, além disso, prudência para além de pensar meticulosamente, agir de forma correspondente aos nossos novos conhecimentos, perseverança e esperança para continuar buscando a verdade, mesmo quando parece que a gente só é muito burro e não vamos conseguir, dentre outras.

Reconhecer os próprios vieses é algo que requer auto-consciência (prestar atenção aos próprios pensamentos e sentimentos nas variadas situações), reflexão crítica (crie o hábito de questionar suas próprias crenças, suposições, sentimentos, pensamentos, etc..), e a criação e/ou cultivo de muitas virtudes.

Questione honestamente e refine suas crenças e valores mais profundos. Transforme os ladrões do seu mapa em paladinos que usam belas armaduras douradas que exalam majestosidade e o protegem de todo o mal.

Exercício para alcançar a maestria no que diz respeito ao reconhecimento de vieses: busque na internet por "cognitive biases charts", "cognitive biases sheets", "tabela vieses cognitivos" em imagens, ou até mesmo por "cognitive biases list" ou "lista de vieses cognitivos", e dê uma boa lida no que achar. Se habitue (pratique) a reconhecer seus próprios vieses e os vieses das outras pessoas nas coisas que acontecem no dia a dia.

Homo Universalis Academy

19 Mar, 01:35


Você acha que seu mapa é bom - o porquê você está equivocado e as mentiras que sua mente te conta (como ela rouba os tesouros do seu mapa)

Uma parte crucial sobre melhorar o seu próprio mapa é desenvolver e usar do seu autoconhecimento para literalmente se permitir alcançar os conhecimentos importantes. Conhecimentos importantes para alcançar a verdade, para a evolução pessoal, de caráter, de personalidade, etc...

O mapa bom é aquele que enxerga a verdade, e enxerga a verdade mais importante, isto é, a verdade com maior aplicabilidade prática. Vieses cognitivos são atalhos que nossa mente usa para entender as coisas, um exemplo comum do nosso dia a dia é a tendência que as pessoas possuem de buscar somente informações que validem seus próprios pontos de vista. Todos temos vieses.

Idealmente, uma pessoa inteligente deve filtrar as informações da realidade com excelência e usar o topo da hierarquia do conhecimento para construir o mapa - definir no que a atenção estará voltada. Vieses cognitivos podem ser entendidos como um dos tipos de "filtros" que nosso cérebro usa para filtrar o que entra no nosso mapa, ou seja, funcionam como filtros para decidir o que a gente enxerga da realidade - são os guardas/ladrões.

Os vieses cognitivos são formas distorcidas de ver as coisas, são atalhos que nossa mente usa para validar rapidamente algum ponto de vista. Acontecem automaticamente.

Alguns dos vieses mais facilmente observados no dia a dia incluem:

Viés de confirmação:
- A pessoa acredita que um determinado candidato político é o melhor para o cargo, e só busca notícias e informações que confirmem essa crença, ignorando qualquer informação que a contradiga;
- A pessoa acredita que uma determinada hipótese científica é verdade, buscando validá-la mesmo com artigos mal feitos e com métodos incompletos.

Viés do autor-observador:
- A pessoa chega atrasada para um encontro e culpa o trânsito ou o seu despertador, enquanto ignora o fato de que não se organizou com antecedência;
- A pessoa tem um problema de saúde e culpa a genética, a sociedade, as industrias, ignorando o fato de que se manteve sedentária, sem fazer dieta, sem tomar Sol e dormindo mal por anos.

Viés do otimismo ilusório:
- A pessoa anda com o carro a altas velocidades, não usa cinto, vira na contramão, e acha que dificilmente vai acontecer um acidente com ela, que com ela é diferente, mesmo acidentes de carro sendo algo comum, especialmente para quem dirige de forma imprudente;
- A pessoa começa a academia com treinos pesados e técnicas mal executadas, mesmo sem ter experiência prévia e tendo noção que geralmente quem faz isso sem experiência prévia se machuca, achando que com ela vai ser diferente.

Não se apegue aos nomes dos vieses, eles existem em abundância, e cada um deles pode ter dezenas de variáveis. O seu objetivo aqui é aprender a reconhecer quando algo é um viés, um atalho, quando um ladrão (um viés) roubou uma informação valiosa do seu mapa, ou não, a partir daí não importa lembrar esses nomes.

Homo Universalis Academy

19 Mar, 01:35


O mapa não é o território - e como sua mente rouba lugares do seu mapa

"O mapa não é o território." - Você já deve ter ouvido essa frase em algum lugar. Essa frase é uma metáfora para explicar que aquilo que passa pelas nossas portas da percepção, aquilo que a gente enxerga da realidade, não é de fato a realidade. A realidade nunca é enxergada em sua totalidade, nós filtramos a realidade e transformamos em um mapa que possui apenas informações que entraram de acordo com nossos filtros. Então o máximo que podemos fazer é refinar nosso mapa a ponto de mostrar todos os tesouros, e deixar as coisas menos importantes de fora.

Existe a realidade em si, que é tudo - o território. E existe aquilo que a gente percebe da realidade, o nosso mapa. O ponto crucial aqui é que nosso mapa pode ser moldado com excelência para enxergamos somente o mais importante, para enxergarmos aquilo que vai guiar nossos passos em direção ao sucesso, independente do que for. Ou seja, as coisas que entram no nosso mapa devem ser filtradas, para que nosso mapa sirva como um filtro sobre o que a gente deve enxergar da realidade.

Todo conhecimento tem um nível de aplicação prática, e os conhecimentos com maior importância são os que possuem maior aplicação prática. Esses que possuem maior aplicação prática podem ser colocados no topo da hierarquia do conhecimento. São os "filtros" que devem ser colocados no nosso mapa, são os que vão definir o sucesso. São os conhecimentos que vão definir no que nossa atenção deve estar.

Para compreender isso na prática, imagine, por exemplo, que você quer cozinhar um ovo: o mais importante que você vai precisar saber e ter em mente quando for cozinhar, para ter sucesso, são coisas como "preciso deixar o ovo na água fervente por aproximadamente X minutos para alcançar Y ponto de cozimento", "se eu tocar na água quente, vou me queimar"; por outro lado, coisas menos importantes que você poderia saber seriam coisas como "o ovo tem um tamanho acima da média", "é de cor branca", "o ovo médio contém cerca de 0,26 miligramas de vitamina B2".

Isso tudo parece muito simples, certo? E realmente é. O problema é que nem sempre buscar o "conhecimento mais importante" é algo que está no filtro para o nosso mapa. E além disso, mesmo que esteja, pode ser complicado encontrar o que é o topo da hierarquia naquela área, ou sequer o que é verdadeiro, especialmente se estivermos sendo roubados pela nossa própria mente.

Esse texto visa te apresentar o caminho do que é a base do que o seu mapa precisa ser, para poder começar a ser construído de forma verdadeira e funcional. Muito da nossa inteligência depende do nosso autoconhecimento. Através destes você pode iluminar cada vez mais seus caminhos da escuridão.

A sua representação da realidade - o seu mapa - só é montado de acordo com aquilo que sua mente permite entrar para o mapa. E isso inclui a mente consciente e inconsciente. Imagine que o seu mapa é um local físico, e ao redor dele existem guardas que o tempo todo definem o que pode entrar dentro desse mapa ou não. Esses guardas podem se tornar ladrões se as coisas que você filtra de entrar no mapa são coisas positivas.

Homo Universalis Academy

19 Mar, 01:32


O mapa não é o território - e como sua mente rouba lugares do seu mapa

"O mapa não é o território." - Você já deve ter ouvido essa frase em algum lugar. Essa frase é uma metáfora para explicar que aquilo que passa pelas nossas portas da percepção, aquilo que a gente enxerga da realidade, não é de fato a realidade. A realidade nunca é enxergada em sua totalidade, nós filtramos a realidade e transformamos em um mapa que possui apenas informações que entraram de acordo com nossos filtros. Então o máximo que podemos fazer é refinar nosso mapa a ponto de mostrar todos os tesouros, e deixar as coisas menos importantes de fora.

#inteligência #sociallis_intelligentia #virtue_maxxing

Homo Universalis Academy

01 Oct, 16:24


Transforme-se na Sua Melhor Versão seguindo a

🔤⌨️⌨️⌨️⌨️⌨️⌨️
🔤🔤🔤🔤🔤🔤
🚩🚩🚩🚩🚩🚩🚩🔤

V
ocê já se perguntou como é viver uma vida de melhoria contínua, significado, autenticidade e virtude? O Projeto Frente pela Virtude está aqui para guiá-lo nessa jornada de autodescoberta e crescimento pessoal. Não perca a oportunidade de se tornar a melhor versão de si mesmo!

🏆 Desenvolvimento Pessoal
Explore todas as facetas do seu ser, desde a inteligência emocional até o propósito de vida, e alcance seu potencial máximo.

🌐 Comunidade de Apoio
Junte-se a uma comunidade calorosa e solidária, onde compartilhamos experiências, aprendemos uns com os outros e crescemos juntos.

⭐️ Recursos Valiosos
Tenha acesso a conteúdo exclusivo, incluindo e-books, vídeos inspiradores, webinars e artigos elaborados por especialistas em desenvolvimento pessoal.

😵 Metas e Desafios Motivadores
Participe de desafios que o ajudarão a definir metas significativas e a acompanhá-las.

🏛 Arte e Alta Cultura
Canais profissionais do melhor da arte de forma acessível. Aprecie a beleza em suas nobres formas.

Agora é o momento de dar o primeiro passo em direção à sua transformação pessoal.

👼 Conheça a Frente pela Virtude agora e faça parte de uma comunidade comprometida em viver com autenticidade, propósito e virtude. Abrace esta oportunidade única de crescimento pessoal e seja inspirado todos os dias enquanto busca uma vida significativa e realizada.

🔽 Toque agora no botão "Quero Seguir" ou no link abaixo e inicie sua jornada de desenvolvimento pessoal conosco. Juntos, exploraremos o potencial infinito que existe dentro de você!

https://t.me/addlist/gdXqBO3L9oNlMzAx

Homo Universalis Academy

17 Sep, 17:15


A verdade é que você pode obter controle sobre coisas na sua vida que você nem imagina. A verdade é que há coisas que você pensa estar fora do seu controle, mas com os conhecimentos certos, você pode ter um maior poder, e agir com inteligência para direcionar essa parte da sua vida para o caminho desejado. Essencialmente é sobre isso que se trata esse canal, com uma mistura de busca pela melhora pessoal e virtudes.

Em todas as coisas existe uma pequena porcentagem do conhecimento que é responsável pela maior parte dos resultados. Esse é um princípio conhecido como princípio de Pareto. Eu o aplico na vida e na realidade, e busco compreender e explicar aquela pequena porcentagem dos conhecimentos de qualidade que são responsáveis por dar as maiores mudanças práticas.

O que determina se alguém vai obter resultados absurdos de hipertrofia e força? Ou melhor, quais dessas determinantes estão ao nosso controle, e como exatamente colocar em prática? O que determina se um relacionamento vai dar certo? O que determina se alguém vai gostar de você? O que determina se você vai conseguir persuadir alguém? O que determina a saúde de uma pessoa? Essas e muitas outras perguntas tem suas respostas buscadas, estruturadas, organizadas e postadas aqui por mim, da forma mais simples e didática possível.

Nem sempre as respostas são absolutas, mas busco sempre encontrar os princípios e pilares de forma sistematizada que te guiam de uma forma que nada visto em qualquer outro lugar poderia guiar para obter maior poder e agir com inteligência em qualquer que seja o território que você esteja pisando.

O que é inteligência? Inteligência é a profundidade e velocidade de compreensão da realidade. É o quão profundo e rápido você consegue compreender as estruturas implícitas que compõe a realidade, e daí então utilizar esse conhecimento para a prática, muitas vezes o simplificando de uma forma quase ridícula.

O que é poder? É o controle que você tem sobre as coisas. Quanto mais poder, mais controle você tem sobre as coisas.

Com a inteligência, você compreende a estruturação das coisas, e pode colocar em prática ações que irão te dar um maior poder sobre.

Os posts no Homo Universalis Academy não são frequentes, porque são muito pensados e organizados para trazer os 2% responsáveis por 95% dos resultados, de forma simples, em cada assunto, por isso, cada um tem o potencial de mudar a sua vida em algum aspecto, se você tiver sabedoria e estiver disposto para isso.

Homo Universalis Academy

17 Sep, 17:14


A verdade é que você pode obter controle sobre coisas na sua vida que você nem imagina. A verdade é que há coisas que você pensa estar fora do seu controle, mas com os conhecimentos certos, você pode ter um maior poder, e agir com inteligência para direcionar essa parte da sua vida para o caminho desejado. Essencialmente é sobre isso que se trata esse canal, com uma mistura de busca pela melhora pessoal e virtudes.

Homo Universalis Academy

03 Sep, 15:39


🔤🚩🚩🚩🚩🚩🚩
🔤🔤🚩🚩🚩🚩👀👀
🚩🚩🚩🚩🚩🚩🚩🚩

Já pensou em um grupo de pessoas que unem as melhores comunidades de desenvolvimento pessoal? Uma união que te dá acesso aos melhores conteúdos relacionados a curar efermidades com a saúde tradicional, finanças, relacionamentos, autocuidado, trabalho, construir uma essência masculina, filosofia, catolicismo, estilo de vida, artes marciais, espiritualidade, luta contra pornografia, e a ter um maior poder e inteligência sobre si e sobre sua própria vida?

A Frente Pela Virtude é um conglomerado dos melhores canais de desenvolvimento pessoal do Telegram, selecionados a dedo. Você quer conteúdos de melhor qualidade para aderir, melhorar a si mesmo e aprender cada vez mais, e também quer alcançar suas metas e objetivos? Pensar em um grupo que une tudo isso, imediatamente pode trazer à mente um sentimento de euforia e ambição. É exatamente nisso que a Frente Pela Virtude vai te ajudar.

É aqui onde cada participante encontra inspiração para traçar metas ousadas e superar cada vez mais as próprias limitações com aquele sentimento de coragem e confiança. Ajudamos a tornar seus objetivos e sonhos alcançáveis, ajudamos a tornar VOCÊ uma pessoa melhor. Nossa jornada é rumo ao melhoramento contínuo.

🔽Clique abaixo e siga-nos!🔽
https://t.me/addlist/gdXqBO3L9oNlMzAx

Homo Universalis Academy

26 Jun, 02:59


Primeiramente, o que significa hipertrofia mediada por alongamento? Significa que a hipertrofia está sendo influenciada, melhorada, pelo alongamento do músculo. Para compreender como isso funciona, é preciso entender os conceitos de tensão ativa e tensão passiva.

Tensão ativa refere-se a contração ativa do músculo, ou seja, quando você de maneira intencional contrai o seu músculo só por contrair, ou para fazer algum tipo de força: quando você pega algum objeto, por exemplo. Por outro lado, a tensão passiva ocorre mais como um reflexo: quando você estica demais o seu músculo, o corpo tem sensores que sentem isso, e então ativam automaticamente uma contração - passiva - do músculo. A tensão passiva dos músculos é uma propriedade intrínseca do tecido muscular e dos tecidos conjuntivos circundantes, e acontece de forma não intencional. Faça um alongamento e coloque a mão no músculo que está sendo alongado, você sentirá uma certa tensão.

Então, antes de prosseguir, um pequeno trecho de outro texto já postado para entender o que é tensão mecânica: "A tensão mecânica no treinamento físico refere-se ao estresse aplicado ao sistema musculoesquelético durante o exercício. É a carga mecânica imposta aos músculos, ossos, tendões e ligamentos durante a atividade física. A tensão mecânica pode ser maior ou menor a depender de vários fatores, como carga, ângulo, alongamento, velocidade de contração, etc..."

Isoladas, tanto a tensão passiva, quando a ativa, geram respostas de adaptação, pois ambas geram tensão mecânica. O ponto chave aqui é: a tensão passiva e a tensão ativa geram tensões mecânicas que se somam. Ou seja, se você consegue uma quantia de tensão mecânica apenas com tensão ativa, você pode aumentar a tensão mecânica total adicionando tensão passiva, mesmo que a carga diminua um pouco. E sim, isso é real.

Na prática isso pode significar: implementar exercícios que sejam executados com o músculo alongado (como por exemplo para bíceps fazer bíceps curl inclinado, ou para atingir peito crucifixo com halteres); atingir uma amplitude de movimento que alongue o músculo (o movimento não precisa ocorrer todo com alongamento: só de alongar em alguma parte do movimento já aumenta a tensão mecânica, e quanto mais se alonga, mais tensão passiva é adicionada, mas cuidado, respeite seus limites de mobilidade e flexibilidade); adicionar movimentos de outras modalidades de exercícios.

Na pratica isso NÃO significa: alongar entre as séries (aqui estamos falando de somar as tensões ao mesmo tempo, não de usar das duas em momentos distintos); colocar elástico para realizar o exercício (isso nem é tensão passiva do músculo); ou fazer alongamentos/yoga (embora seja ótimo e eu recomendo, inclusive começar antes de executar qualquer movimento complexo, não é do que o texto se trata).

Esse tipo de resultado para hipertrofia pode ser observado em várias formas: Arnold fazia muito supino aberto a focando nos primeiros 2/3 do movimento, e flyes (crucifixo) esticando MUITO, dentre outros; ginastas de argola fazem inúmeros movimentos que requerem que o bíceps alongue, e costumam ter bíceps muito bons; Tom Platz fazia muitos exercícios que alongam o quadríceps, inclusive a perna dele tem um aspecto mais "full", etc..

Um alerta é que exercícios que colocam muita tensão passiva no músculo, por aumentar bastante a tensão colocada, também é mais comum que lesões ocorram, como rompimento de tendão. Portanto, vá com calma, faça com sabedoria.

Ademais, esta é uma dica para hipertrofia, sempre leve em conta o contexto e os objetivos. E como Arnold dizia: "a coisa mais importante é conseguir o 'stretch' e o 'flex' durante o exercício". Bons treinos a todos.

Homo Universalis Academy

26 Jun, 02:58


Hipertrofia Mediada pelo Alongamento - A chave para ganhos absurdos?

#sanitas_plenitudnem

Homo Universalis Academy

19 Jun, 04:20


Todas as interações sociais são compostas de posições implícitas ou explícitas. O seu frame nas interações é a sua posição, seu status. Esse é um jogo de poder, essas posições são determinadas de acordo com as ações e reações dos que estão interagindo, salvo algumas exceções com hierarquias bem definidas: família, militar, emprego, que são majoritariamente definidos pela própria hierarquia. Em interações, os frames estão sempre sendo definidos, sendo assim, se você não define o seu frame da forma que lhe é melhor, ele será definido por outros. Quando falamos do meio social, tudo depende de como você age e reage. Você pode ter o maior valor do mundo, se não agir e reagir condizente, não terá valor socialmente.

Um frame é mantido por intenção e congruência: se você almeja manter um frame de líder, não faria o menor sentido que você deixasse que alguém te mandasse imitar um cachorro. Você tem a intenção, e deve ser congruente com isso. Sendo assim, preste atenção: suas ações condizem (são congruentes) com sua intenção? Se sim, você deve saber o porquê de estar fazendo o que está fazendo. E, segundamente: suas reações são congruentes com sua intenção? Voltando ao exemplo anterior: se você obedece alguém em um nível trivial destes, você retira o seu valor, você está se colocando como inferior. Lembre-se que você precisa colocar um valor a si mesmo, e não há nada de errado nisso. Além disso, claro, é necessário ter as qualidades de um líder, para que suas ações sejam congruentes: você não pode esperar que agir de uma forma, sem demonstrar resultados, virtudes ou dar exemplos irá te colocar no determinado frame.

Se você tem dificuldade e acaba agindo por impulso, sem pensar duas vezes, lembre-se: a congruência é mantida com uma intenção clara, e com um foco no momento presente.

A autoridade e valor são muito interligados. O ponto central das implicações práticas é que você precisa ter autoridade sobre si mesmo (controlando suas ações e reações), para depois ter autoridade sobre os outros. E quando isso acontece, é uma retroalimentação direta de três coisas: atração, autoridade (junto com a liderança) e valor. Tudo gira em torno do seu valor, o seu valor demonstrado.

Atração e/ou autoridade não existem sem valor, mas valor existe sem ambos, e pode gerar ambos. Então, como na prática colocar seu valor no alto e criar autoridade ao mesmo tempo? Isso inclui, mas não se limita a:
- Reconhecer o seu valor, e não fazer coisas de baixo valor, por exemplo: ficar com qualquer mulher, comer lixo;
- Conduta e honra íntegras - ser um homem de boa conduta, ter integridade e e honra em suas ações, por exemplo: não trapacear, cumprir promessas;
- Cortesia;
- Linguagem formal (sem exageros e adequados a ocasião);
- Etiqueta;
- Postura e linguagem corporal;
- Pedir pequenas coisas para as pessoas, e recompensar devidamente aquilo. Com o tempo essa pessoa vai se tornar mais aberta a fazer coisas cada vez maiores;
- Respeitar e não tolerar desrespeito;
- Não bostejar sobre o que não sabe, e falar sério em momentos chaves;
- etc....

Ademais, para criar frame em coisas mais específicas, o princípio é o mesmo. Imagine que você entende muito de um assunto, mas as pessoas não sabem disso, mas você, por algum motivo, quer que as pessoas te vejam como alguém entendido daquele assunto: nessa situação, você manteria sua intenção e com congruência daria exemplos e demonstraria resultados, seja se a área fosse física ou pescaria. Por esses motivos é tão fácil "endeusar" um médico, ou muito difícil acreditar em alguém que não tem shape falando sobre treino, e tão fácil acreditar em alguém que tem shape falando sobre treino, embora a situação real possa ser que o sem shape sabe dez vez mais que o com shape: o que tem shape mostra resultados, e o médico tem um valor social extremamente alto na sociedade. Ou seja, você precisa compreender as características do papel que quer assumir, antes de tentar assumir.

Homo Universalis Academy

19 Jun, 04:17


Frame - poder e valor social

texto repostado com algumas modificações e um novo parágrafo
#inteligência_social

Homo Universalis Academy

18 Jun, 19:49


Há bem estabelecida a falsa crença de que substâncias químicas por si só são responsáveis pela dependência química/vício, no entanto, na realidade as coisas são um pouco diferentes: o ambiente em que você vive influencia muito mais nos seus vícios, do que a substância em si.

Mecanismo de coping/enfrentamento e "válvula de escape"

O estudo A conduzido com ratos, foi feito da seguinte forma: colocados individualmente em suas jaulas, tiveram a sua disposição duas fontes de água, a água normal, e a água com alguma droga para gerar vício. Em praticamente todos os casos, os ratos escolheram a água com droga, e eventualmente morreram por overdose. Por outro lado, o estudo B, também conduzido com ratos demonstrou um resultado diferente: eles foram colocados juntos em um grande "parque de diversões" para ratos: um ambiente com estimulação social e múltiplos brinquedos, e também com disposição aos dois tipos de água (a água normal, e a água com drogas). O resultado é que no estudo B, os ratos escolhiam praticamente só a água normal, e mesmo os que escolhiam a água com drogas, o fazia apenas ocasionalmente, sem alcançar a overdose.

Vícios e péssimos hábitos não são sobre dependência química, são sobre o péssimo ambiente que você está inserido, ou que você se inseriu. Você já se perguntou quais diversões tem o seu "parque de diversões"? A ideia é que você preencha a sua vida com hobbies e lazeres que você gosta e que te fazem bem e elimine coisas ruins, dessa forma, o seu foco estará longe dos vícios e hábitos ruins.

Mecanismo de coping, ou mecanismo de enfrentamento é o nome dado as estratégias comportamentais e psicológicas que acontecem sem que as pessoas percebam como uma forma de "válvula de escape" do estresse do dia a dia. Esse mecanismo é inerente ao ser humano, e todos temos nossos próprios mecanismos. O problema se dá quando esses mecanismos são maléficos para nós, que é a maioria das vezes.

Para exemplificar, com uma situação real: imagine que um homem tem um trabalho que não gosta, mas no momento ele não tem escolha, todos os dias ele chega em casa estressado do trabalho, e então para enfrentar todo esse estresse e relaxar, ele toma cerveja. Dessa forma, ele consegue lidar com mais facilidade. O problema é que isso está destruindo ainda mais a saúde dele, então o ponto central que quero trazer aqui é: reconheça seus mecanismos de cope, e troque-os por coisas boas, ou no mínimo, por coisas menos piores. Por exemplo: ao invés de comer uma pizza no final de semana, aprenda receitas cetogênicas na internet e faça e com isso você já vai estar alimentando um novo hobbie (culinária).

Melhorando, na prática

Na prática melhorar o seu ambiente pode significar muitas coisas, então para facilitar a escolha de caminhos do leitor, uma lista de coisas: desfazer ou fazer amizades (seus amigos devem ter os mesmo valores e qualidades que você); aprender coisas artísticas (instrumentos musicas, esculpir, pinturas, desenhos, dançar, poesia, artes cênicas, mestrar rpg, origami); aprender a filtrar qualquer tipo de mídia, e consumir apenas as boas (isso inclui desde séries, internet e jogos, até livros, pornografia e palestras); descobrir habilidades para aprender (e isso pode ser realmente qualquer coisa que te interesse, não tem regras: handstand, estilingue, cardtrick, beatbox, etc..); melhorar a alimentação; fazer atividades físicas (atletismo, luta, academia, etc..); pescaria, caça, acampar, fazer trilha, montar cavalo; observação ativa do ambiente (animais na natureza, pessoas na cidade, pessoas em algum lugar, utilizar binóculo, telescópio, etc..); atividades em grupo, com organização e liderança/competição; frequentar a igreja e ter práticas que te aproximem do transcendental.

É interessante pesquisar sobre os mais variados tipos de hobbies para abrir sua mente sobre os diferentes tipos de diversão que existem, e que você está perdendo. Ademais, não é preciso fazer tantas coisas, mas se não fizer muitas, faça pelo menos alguma que te foque muito e que você se torne muito bom.

Homo Universalis Academy

18 Jun, 19:49


Traçando o paralelo ao estudo dos ratos, aos poucos sua vontade de ver pornografia, comer bolo, beber, vai diminuir. O segredo é ir substituindo as coisas, aos poucos. Se você não se separar de suas distrações, suas distrações irão te separar de suas missões. Escape do cativeiro moderno.

Então, contribua nos comentários: o que você tem ou inseriu no seu parque de diversões? Quais seus hobbies e lazeres ou coisas que costuma fazer para melhorar seu ambiente?

Homo Universalis Academy

18 Jun, 19:49


Ambiente vs vícios/dependência química

#sanitas_plenitudnem #mente #nofap_vícios #inteligência #disciplina #meditação

Homo Universalis Academy

07 Jun, 03:09


Se você está enfrentando quaisquer tipos de problemas mentais ou físicos, os primeiros passos para a cura e restauração são:

- (Re)estabelecer uma alimentação que segue princípios ancestrais, tendo uma base carnívora e priorizando alimentos de origem animal e sem qualquer tipo de processamento moderno; retirando o máximo possível de alimentos inflamatórios como: soja, açúcar, glúten grãos e farinhas.
- Criar e manter consistência em uma rotina de treinamento físico, e isso pode ser absolutamente qualquer atividade física que você goste.
- Criar o hábito de tomar sol, ao menos 30 minutos, todos os dias, dando preferência ao sol do amanhecer, pôr do sol, do meio dia e horários mais quentes.
- Manter consistência no hábito de dormir cedo, e a noite, com o mínimo de luzes e o máximo de silêncio possível, evitando redes sociais e contato com coisas artificiais uma hora antes de dormir. No mínimo 7 horas de sono, recomendável de 7 a 9.
- Desenvolver sua religiosidade e se aproximar de seus ideais transcendentais. Autotranscendência e individuação.
- Diminuir o máximo possível práticas e elementos modernos que pioram a saúde (principalmente mental), como mídia social, excesso de informações e notícias, contato com quaisquer mídias que sejam prejudiciais, como jogos ou séries. Além disso, quaisquer outras "coisas" que você sentir que é prejudicial.
- Cultivar hobbies e atividades de lazer orgânicas.

Cada um dos pontos acima, tem por trás, efeitos extremamente poderosos na saúde. Poderia ter um livro inteiro para cada um dos pontos, mas foram simplificados e reduzidos para maior compreensão e adesão (ainda pretendo aprofundar cada um dos "pilares" com textos, mas por ora serve como um quebra galho.). Você pode mergulhar profundamente em cada um, e estabelecer como parte da sua vida. A depender de como você está, será melhor aderir primeiro a algum específico, depois os outros.

Se você não mantém consistência em todos (ou pelo menos grande parte) acima, não espere que seu problema se resolva, ou que você ir a uma terapia ou qualquer coisa do tipo irá te ajudar com seus problemas. É bem possível, que simplesmente ordenando todos esses pilares, sua mente e corpo entrem em harmonia. Quaisquer recomendações de terapia nesse chat, sem antes recomendar os pilares mais básicos da saúde mental e física serão descartados por um moderador, e o usuário será punido, por motivos óbvios.

Não sou anti-terapias (até porque existem métodos e sistemas bons por aí), mas terapia convencional é igual nutricionista. O primeiro passo é tentar alcançar a plenitude física e mental através de bons hábitos, isso faz toda a diferença.

Homo Universalis Academy

07 Jun, 03:08


Comentário sobre terapias

#sanitas_plenitudnem #disciplina #nofap_vícios #meditação #mente

Homo Universalis Academy

06 Jun, 01:28


O que é e outros estímulos

A tensão mecânica no treinamento físico refere-se ao estresse aplicado ao sistema musculoesquelético durante o exercício. É a carga mecânica imposta aos músculos, ossos, tendões e ligamentos durante a atividade física. A tensão mecânica pode ser maior ou menor a depender de vários fatores, como carga, ângulo, alongamento, velocidade de contração, etc...

Outros estímulos conhecidos são: estresse metabólico e dano muscular. O dano muscular é muitas vezes apontado como o estímulo primário e mais importante, como se "machucar" o músculo fosse a coisa mais importante para fazer ele crescer, e que ele iria se recuperar maior. Isso é, em parte, verdade, mas dano muscular não é nem de perto o estímulo mais importante. O estresse metabólico refere-se ao acúmulo de metabólitos (basicamente substância produzidas no músculo para dar energia) durante o exercício. Estresse metabólico e dano muscular, para hipertrofia, não são nada sem a tensão mecânica.

Progressive Overload

Progressive overload, ou sobrecarga progressiva é o princípio de aumentar progressivamente o estresse demandado ao corpo. O corpo se adapta ao estresse imposto, e para continuar progredindo você precisa aumentar esse estresse, e então o corpo seguirá se adaptando, e se adaptando. O princípio diz especialmente a respeito da carga, mas também é usado com outras coisas, como volume de treinamento.

Repetition continuum

A tensão mecânica varia a depender de quanto o músculo está cansado, e além disso, é aplicada em cada fibra muscular. A variação de tensão ocorre porque conforme as fibras de contração lenta são fadigadas, as fibras de contração rápidas (que são as mais fortes e com maior potencial para hipertrofia) são ativadas. Sim, isso significa que é possível atingir bons resultados para hipertrofia fadigando o músculo com cargas mais baixas, no entanto, exercícios de resistência também significam fadiga no sistema nervoso central, ou seja, as fibras mais fortes seriam ativadas com muita dificuldade (se forem). Poucas repetições e muita carga, também não é o ideal para hipertrofia, embora as fibras de contração rápidas sejam muito bem ativadas, e a tensão mecânica seja enorme, o tempo de contração é muito baixo: isso faz com que a hipertrofia seja pouca, e o aumento na força ótimo.

Vale ressaltar que variar o tipo de estímulo pode ser benéfico para a hipertrofia em si: treinar com muita carga e poucas repetições resultará em mais força, ou seja, mais tensão mecânica durante os treinos de hipertrofia; treinar com pouca carga e muitas repetições melhorará a vascularização da área, resultando em melhor eficiência do músculo.

Formas de aumentar a tensão mecânica

As principais formas de aumentar tensão mecânica são: para quem faz academia, aumentar a carga (progressive overload); para quem treina sem peso, progredir o exercício para uma posição mais difícil; executar a fase concêntrica o mais rápido que conseguir; executar movimentos que deixam o músculo em uma posição mais alongada; em exercícios que não alongam, executar full ROM (Range Of Motion/Amplitude de Movimento); aumentar o volume; chegar próximo a falha, e alcançar a falha em uma das séries (se falhar logo no início não dá tempo das fibras mais fortes serem ativadas).

Ou seja, a coisa mais importante para hipertrofia é causar o máximo de tensão mecânica por um tempo considerável; você quer ativar o máximo de fibras musculares, porque isso significaria mais hipertrofia, e você também quer cansar o músculo, porque isso significa que as fibras mais fortes serão ativadas conforme o músculo cansa. Focar nos movimentos compostos principais, como supino, agachamento, terra e barra, focar em progressão de carga, somente, e somente se, o movimento estiver com uma execução ótima e com um ROM invejável, ao mesmo tempo que se desafia com volume suficiente e no mínimo quase alcança a falha em cada exercício é o básico-ideal para priorizar a hipertrofia.