🗓️Dia 8 (Qui)
📝Nova Criatura
A Natureza Terrena (o velho homem)
No início de tudo, Deus fez toda a natureza, animais e, por último, criou o homem e a mulher. Ele nos deu alguns privilégios, como a comunhão com Deus, o livre arbítrio e a autoridade sobre toda a criação (Gn. 1 e 2).
Porém, algo nos separou de Deus. O PECADO interrompeu nosso relacionamento com Deus (Gn. 3). Todo aquele que pratica o pecado transgrede a Lei; de fato, o pecado é a transgressão da Lei (1ª João 3:4), pois o salário do pecado é a morte (Romanos 6:23a).
Como o pecado nos separou de Deus, começamos a viver uma vida cheia de práticas que não agradam a Deus. Adotamos uma natureza terrena.
Assim, façam morrer tudo o que pertence à natureza terrena de vocês: imoralidade sexual, impureza, paixão, desejos maus e a ganância, que é idolatria. É por causa dessas coisas que vem a ira de Deus sobre os que vivem na desobediência, as quais vocês praticaram no passado, quando costumavam viver nelas (Colossenses 3:5-6).
A Bíblia chama as práticas terrenas de obras da carne:
Ora, as obras da carne são manifestas: imoralidade sexual, impureza e libertinagem; idolatria e feitiçaria; ódio, discórdia, ciúmes, ira, egoísmo, dissensões, facções e inveja; embriaguez, orgias e coisas semelhantes. Eu os advirto, como antes já os adverti, que os que praticam essas coisas não herdarão o Reino de Deus (Gálatas 5:19-21).
Com essas práticas separamo-nos cada vez mais do Criador e estamos mortos, espiritualmente. Qual é a solução para voltarmos a viver? O que podemos fazer para nos aproximarmos de Deus novamente?
📕Leitura:
Colossenses 3:1-17 NAA
[1] Portanto, se vocês foram ressuscitados juntamente com Cristo, busquem as coisas lá do alto, onde Cristo vive, assentado à direita de Deus. [2] Pensem nas coisas lá do alto, e não nas que são aqui da terra. [3] Porque vocês morreram, e a vida de vocês está oculta juntamente com Cristo, em Deus. [4] Quando Cristo, que é a vida de vocês, se manifestar, então vocês também serão manifestados com ele, em glória. [5] Portanto, façam morrer tudo o que pertence à natureza terrena: imoralidade sexual, impureza, paixões, maus desejos e a avareza, que é idolatria; [6] por causa destas coisas é que vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência. [7] Vocês também andaram nessas mesmas coisas, no passado, quando viviam nelas. [8] Agora, porém, abandonem igualmente todas estas coisas: ira, indignação, maldade, blasfêmia, linguagem obscena no falar. [9] Não mintam uns aos outros, uma vez que vocês se despiram da velha natureza com as suas práticas [10] e se revestiram da nova natureza que se renova para o pleno conhecimento, segundo a imagem daquele que a criou. [11] Aqui não pode haver mais grego e judeu, circuncisão e incircuncisão, bárbaro, cita, escravo, livre, mas Cristo é tudo e está em todos. [12] Portanto, como eleitos de Deus, santos e amados, revistam-se de profunda compaixão, de bondade, de humildade, de mansidão, de paciência. [13] Suportem-se uns aos outros e perdoem-se mutuamente, caso alguém tenha motivo de queixa contra outra pessoa. Assim como o Senhor perdoou vocês, perdoem também uns aos outros. [14] Acima de tudo isto, porém, esteja o amor, que é o vínculo da perfeição. [15] Que a paz de Cristo seja o árbitro no coração de vocês, pois foi para essa paz que vocês foram chamados em um só corpo. E sejam agradecidos. [16] Que a palavra de Cristo habite ricamente em vocês. Instruam e aconselhem-se mutuamente em toda a sabedoria, louvando a Deus com salmos, hinos e cânticos espirituais, com gratidão no coração. [17] E tudo o que fizerem, seja em palavra, seja em ação, façam em nome do Senhor Jesus, dando por ele graças a Deus Pai.
Gálatas 5:16-26 NAA
[16] Digo, porém, o seguinte: vivam no Espírito e vocês jamais satisfarão os desejos da carne. [17] Porque a carne luta contra o Espírito, e o Espírito luta contra a carne, porque são opostos entre si, para que vocês não façam o que querem. [18] Mas, se são guiados pelo Espírito, vocês não estão debaixo da lei.