Como resolver esse problema?
Depende da forma que você pergunta. Se por “problema” você se referir ao problema da cultura da má administração do próprio dinheiro pelos brasileiros, é necessário reforçar a educação financeira e os bons hábitos desde o ensino básico. Isso precisa ser feito não somente na escola, mas dentro de casa com bons exemplos dos pais.
Agora caso a sua dúvida seja sobre sua situação individual, o ideal é correr atrás do prejuízo. Se você não tem mais 25 anos e não começou a investir até hoje, invista! Se precisa organizar sua vida financeira antes de tudo, ou se não sabe nada sobre investimentos procure mais conteúdo sobre o tema na internet ou contrate a ajuda de um especialista, o importante é dar o primeiro passo o quanto antes.
E para finalizar, se você é um apostador habitual, convido você a assumir um compromisso consigo mesmo. Olhe para o gráfico acima novamente e pense sobre como você poderia estar lidando melhor com o seu dinheiro. Em seguida, prometa a si mesmo que você vai mudar seus hábitos. Certamente o seu futuro agradece!