Beleza, mas num cenário hipotético, seria possível eleger pessoas qualificadas para os cargos de poder do sistema democrático? Nesse caso faria sentido votar?
A democracia é um regime que parte de um princípio mal, que é colocar o poder nas mãos do povo, independente de sua qualificação para fazer tal escolha, o que leva sempre às piores escolhas possíveis, porque além da incapacidade de escolher, o povo sempre vai escolher aquilo que se assemelha a ele, e a maioria sempre vai ser má.
Ao abandonar a aristocracia, o governo da elite preparada, o mundo ocidental abraçou um sistema político que em sua essência SEMPRE vai colocar os piores no poder.
Sendo assim, nós poderíamos pensar em colocar nos altos postos da democracia os cultos, intelectuais, filósofos, virtuosos, etc? Não, porque a política moderna nunca vai dar lugar a essas pessoas, o sistema é feito em essência para dar lugar aos piores. Sem falar que essas pessoas já tem sua função, e é bem longe da política partidária, que é em si coisa baixa.
É da natureza do regime democrático que pessoas como Lula e Bolsonaro disputem uma eleição presidencial.
Entendam que a premissa básica da democracia é colocar os piores no poder, a natureza da democracia é essa e não há o que fazer a respeito a não ser abolir a democracia, coisa que não vai acontecer, e com a qual eu inclusive não me preocupo mais.
Sem falar que a democracia, que já seria ruim se funcionasse, não existe na prática, pois as elites (nem um pouco bem-intencionadas e virtuosas) que dominam o pensamento através da cultura de massa, já escolheram muito bem os vencedores de cada eleição.
Deixar de participar de um teatro aonde eu vou fingir que meu voto tem poder, não configura omissão nem nada parecido, pois não há do que eu me omitir, é simplesmente um circo aonde todos os eleitores são palhaços.
Então é its over? Perdemos totalmente? É claro que não! A não ser que você seja um materialistazinho que só olha para o que está neste mundo. Diante de todo esse cenário, é que nós devemos olhar pra cima e saber que a nossa Salvação está na eternidade.
Amanhã vocês têm uma obrigação muito importante a cumprir, ir à Missa.