QUEM É O PRIMEIRO, MINHA MÃE OU MINHA ESPOSA?
Certa ocasião, um jovem me perguntou:
- Pai, quem devo colocar em primeiro lugar, minha mãe ou minha esposa? -Eu disse a ele:-
_Por que você me pergunta isso? -Ele me disse:-
- Estou casado há cinco anos e minha esposa e minha mãe nunca se deram bem, às vezes minha mãe até tratou mal minha esposa, por isso ela nem quer vê-la, então muitas vezes fico em um dilema, porque minha esposa me pede para não ir ver minha mãe e minha mãe me pede para ir vê-la; Minha esposa me diz para não ajudar financeiramente minha mãe, mas minha mãe me pede para ajudá-la; Minha esposa não quer que eu leve minha mãe para lugar nenhum, mas minha mãe me pede para fazer isso; Minha esposa não quer nem que eu fale com minha mãe ao telefone, mas minha mãe me pede para ligar para ela; Não quero ignorar minha esposa, mas sinto que tenho a obrigação de cuidar de minha mãe, por isso me pergunto: quem devo colocar em primeiro lugar, minha mãe ou minha esposa? -Eu respondi a ele:-
_ A família de onde se vem é importante e não se deve romper os laços que a ela prendem mesmo casando-se, além da observância do quarto mandamento da lei de Deus 'Honrarás teu pai e tua mãe ', Não tem prazo de validade, ou seja, é vinculativo para toda a vida, embora de formas diferentes, dependendo da idade e das diferentes circunstâncias em que se encontra; Agora, quando uma pessoa se casa, ela forma uma nova família, e essa nova família é mais importante para ela do que a família de onde ela vem, portanto, na dúvida sobre a quem ela deve servir, pense primeiro que a família que ela tem formado tem prioridade sobre a família de onde provém, que fica em segundo plano; portanto, sem descuidar ou faltar a caridade para com sua mãe, ele deve prestar atenção primeiro à sua esposa antes de sua mãe.
A Bíblia diz: "Por isso deixará o homem o seu pai e a sua mãe. E se unirá à sua mulher. E os dois se tornarão uma só carne" (Gênesis 2:24), esta passagem fala da prioridade que o família tem. se forma sobre a família da qual se descende. Este comando simples que encontramos no Gênesis é uma fonte contínua de problemas entre os cônjuges se eles não tiverem clareza sobre as prioridades do seu relacionamento.
Quando alguém se casa, a prioridade para ele ou ela é a esposa ou o marido. Esta prioridade vem antes dos filhos e, claro, dos pais. O problema é quando você não tem prioridades definidas, ou quando está sujeito a certa coerção ou dependência de qualquer espécie, por parte da família de origem, principalmente dependência emocional.
Isso significa que quando o filho ou filha não dá uma resposta imediata aos pais, eles se sentem culpados. E para não se sentir culpado, você ouve os pedidos dos pais. É claro que isso geralmente acarreta um conflito com o cônjuge que se sente deixado para trás ou adiado.
Os maridos devem ter em mente que o amor à mãe e à esposa são igualmente importantes: a mãe deles sempre será sua mãe e eles sempre lhe deverão respeito e amor. Ela os formou e foi a primeira mulher que os amou e continuará a amá-los incondicionalmente.
Mas eles devem à sua esposa total devoção, cuidado, fervor, proteção, etc. São amores tão diferentes e grandes ao mesmo tempo que não precisam entrar em conflito. Não deveria nem haver comparação.
Você pode e deve amar ambos. Sua mãe sempre será sua mãe, mas ela nunca deve ser motivo para sua esposa ser rebaixada. Vamos entender, não se trata de competição ou rivalidade, mas sim de colocar cada pessoa no lugar que lhe pertence por direito.
Maridos e esposas devem se esforçar para ter um bom casamento e um bom relacionamento com os pais, mas sempre lembrando que o casamento vem em primeiro lugar. O marido e a mulher devem estar em primeiro lugar, acima até dos filhos.
Os dois prometeram livremente diante de Deus amar, respeitar, proteger e cuidar um do outro todos os dias de suas vidas. Espero que eles sempre cumpram.