Reflexões diárias
21 de novembro.
Baleia 52 hertz
Ela é o ser mais solitário do mundo - sem qualquer dúvida. Absolutamenta solitária, vagueia por aí enquanto lhe restar vida. Seu nome? “52 hertz" Peso? 130 toneladas. Comprimento? 33 metros.
Das profundezas abissais do Oceano Pacífico, uma única baleia-azul bate dois recordes: ela é o maior animal vivo do planeta - com o peso de 200 pianos de cauda em uma quadra maior que a de basquete! Ela também é a criatura mais solitária da Terra. Por quê? A ciência não consegue explicar, mas, misteriosamente, essa baleia emite seus sons numa frequência diferente.
É um canto único e isolado. Vem daí o seu nome, 52 hertz, já que todas as demais baleias utilizam de 18 a 35 hertz. O resultado é que nenhum companheiro dos mares pode escutar a sua voz. Com isso, ela não é vista, não é notada, nem convidada para acasalar. Segue perambulando pelos mares infinitos sem nunca encontrar um parceiro.
Eu confesso que o meu coração sofreu ao ler sobre a baleia 52 hertz. Qual é o problema dela? Absolutamente nenhum. Ela apenas se comunica em outra dimensão sonora, produzindo seus sons nostálgicos e melancólicos para ouvidos que não existem.
Você já se sentiu assim? Um descompasso entre as suas intenções e as reações dos outros? Com o seu peito aberto para amar alguém, mas se deparando com muralhas humanas fechadas para sua voz? Dói quando há voz sem timpanos alheios - ou desejos sem boas-vindas.
Com Jesus também foi assim. Seus ensinos rasgaram a sociedade em outra frequência. “Veio para o que era Seu, mas os Seus não O receberam” (Jo 1:11). Já pensou? Ser ignorado por quem veio especialmente salvar e abençoar? Até o grito final na cruz foi na frequência diferente do Seu próprio Pai: “Por que Me abandonaste?” (Mt 27:46). Ele sabe como é, e como sabe!
Portanto, acredite: você nunca estará só enquanto houver voz na sua alma. Fale em Deus, para Deus, com Deus, ou até contra Deus. Só não ouse falar sem Deus. Ele entende as suas angústias mais inimagináveis. “Aquele que não poupou Seu próprio Filho, mas O entregou por todos nós, como não nos dará com Ele, e de graça, todas as coisas?” (Rm 8:32). Sim, Ele fez tudo isso pela sua vida. Um dia, tudo se explicará e você estará muito bem acompanhado por todo o sempre, e na mesma frequência do Céu.
Odailson Fonseca