Subsídios Juvenis.
A EVOLUÇÃO DO PENSAMENTO e a INVOLUÇÃO DA REFLEXÃO
(Reflexão e infográficos)
Uma das diferenças mais importantes que Deus nos fez em relação aos animais, foi a capacidade de RACIOCINAR, de Pensar, de REFLETIR. É interessante que, o pensamento e a cognição, nessa nossa capacidade de aprendizagem é progressiva e, à medida que o tempo vai passando, vamos aprendendo ainda mais. Isto tem relação direta com o MANDAMENTO CULTURALque Deus ordenou ao homem: Multiplicai, Povoai e Dominai a terra.
A PRESSA PELO CONHECIMENTO.
Ora, o homem e a mulher não deveriam se apressar para ter conhecimento quase "pleno". Certamente, (digo eu, não o Senhor) que o homem, com o tempo, também evoluiria em sua cognição e cresceria em conhecimento. Porém, eles não esperaram o tempo de Deus para alcançar esse conhecimento. Por outro lado, a serpente, traiçoeira como era e é, procurou adiantar esse conhecimento para o homem que assim, desobedecendo a Deus, caiu em desgraça e mergulhou na insipiência. Hoje, a ignorância, o obscurantismo do saber de Deus imperam nos filhos da desobediência, esperando que a LUZ de Jesus, brilhe em seus corações. Até lá, eles vivem nas trevas do desconhecimento de Deus.
RENASCENTISMO, HUMANISMO, ILUMINISMO E PÓS MODERNIDADE
o que esses movimentos tem em comum?
O USO DA RACIONALIDADE, o veneno daquela serpente que vem atravessando os séculos e chegando até nossos dias. Ela continua dizendo: USE A RAZÃO, USE SEU INTELECTO, você não precisa de Deus para isso. Seja dono de seu destino. Use a força propulsora da vida que existe em você para alcançar patamares nunca antes conquistados. Na época da idade média, esses movimentos surgiram como um contra-ataque à igreja dominante da época, que oprimia, dominava, castigava, perseguia e até MATAVA pessoas que tinham pensamento diferente do pensamento clerical eclesiástico. Houve uma busca dos intelectuais da época por LIBERDADE, RACIONALIDADE e CIENTIFICISMO. Vieram então o Renascimento, Humanismo e Iluminismo.
E nesta busca, chegamos então na MODERNIDADE. Porém, apesar de tanta evolução cientifica, artística, cultural, a verdade é que, segundo os teóricos da pós-modernidade, o que restou é o desencanto com o futuro, com uma redenção se esperava, mas não se concretizou. Por esse motivo, a MODERNIDADE, como dizia Sygmund Bauman, é líquida, é fluida, efêmera e sem consistência. Por tal motivo, está cada vez mais difícil ter RELACIONAMENTOS VERDADEIROS E DURADOURO hoje em dia. Tudo é muito passageiro, sem consistência. É assim nas amizades das redes sociais e nas presenciais. Valores dantes preservados, que mantinham certo equilíbrio moral na sociedade estão se perdendo. Que triste!
QUE NÃO ESFRIE O AMOR.
Enquanto caminhamos para uma HUMANIDADE SEM DEUS. Enquanto observamos a decadência moral, espiritual do ser humano, Deus continua nos alertando para que não se esfrie o amor, para que "Andemos na luz" e mantenhamos comunhão uns com os outros a fim de que, o sangue de Cristo continue a nos purificar de todo o mal.
LEMBRE-SE: A MODERNIDADE PODE SER LÍQUIDA, MAS O AMOR DURARÁ PARA SEMPRE!
Que Deus esteja contigo!
Enomir Santos