COMPARTILHE A VERDADE!
"O Senado conta com 14 comissões permanentes, cada uma composta por um número específico de membros. Na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), por exemplo, há 27 integrantes. A distribuição das vagas nas comissões segue a proporção das bancadas partidárias, ou seja, partidos com mais senadores conseguem mais cadeiras, conforme prevê o regimento.
A escolha de quais partidos irão presidir cada comissão é feita pelos líderes partidários, e, embora não esteja formalmente no regimento, a prática é que o líder do maior partido escolha primeiro as comissões que deseja presidir. Os presidentes das comissões são definidos pelos líderes, respeitando a proporcionalidade entre as bancadas, e, embora a eleição para esses cargos seja, em teoria, secreta, na prática os nomes são decididos por consenso entre as lideranças.
Partidos que não fazem parte do bloco vencedor, responsável por eleger o presidente do Senado, geralmente são deixados de fora dessas negociações e perdem espaço nas comissões. Foi exatamente isso que aconteceu com o PL na última eleição no Senado, quando acabou ficando de fora de todas as mínimas decisões, proposições e prioridades."