🍁🍁🍁
✨✨✨
TEXTO DO AUDIO
Comenta a equipe do Evangelho nos Lares
Iniciemos nosso comentaria lembrando qual o significado de MONTURO.
- Monte de lixo; aglomeração de coisas velhas e descartadas; lugar onde se deposita o lixo.
Como Emanuel ressaltou no seu comentário, Jesus deu valor a algo que muitos simplesmente desprezam.
Quantas vezes tem pessoas que chegam ao ponto de desqualificar tudo até as pessoas que a cercam, principalmente se forem diferentes, ou não se enquadrarem nas suas crenças, padrões de beleza, posição social, raça, cor, enfim qualquer escolha que não seja iguais as suas próprias.
Temos também, para mim tão grave quanto, os que se acham verdadeiros derrotados e não aceitam a si mesmo ou as suas vidas.
Ao mesmo tempo que Jesus emprestou significado ao monturo, Ele nos diz que tem coisas que realmente não presta, e que devemos jogar fora.
Um dos convites desta noite é olharmos dentro de nós e nas nossas atitudes para descobrir quais seriam estas coisas.
Emanuel na continuidade do seu comentário ressalta as virtudes de José da Galileia e Maria de Nazaré como terras férteis e ao mesmo tempo nos lembra das fraquezas e remorsos dos apóstolos, típico de homens que estão com seus corações empobrecidos. Recordemos que periodicamente os apóstolos voltavam ao Cristo perguntando por que não conseguiam realizar as curas que Ele empreendia. Porém ao longo das suas JORNADAS e de outros que os procederam, como Paulo de Tarso conseguiram transformar o monturo em adubo.
Por fim Emanuel nos convida a transformarmos nossas misérias em lições e transformarmos nosso lixo em adubo da nossa TERRA INTIMA.
Aí vem o TEXTO usado na prece de hoje que nos traz um mergulho ao CORAÇÃO. Uma experiencia de aceitação de crescimento da autoestima, e tenhamos a certeza de que não conseguiremos evoluir como SER e TRANSITAR nos CAMINHOS de LUZ com AMOR do lado de fora, ou para o outro, mas dentro de nós e para nós mesmos.
Vamos rever alguns trechos do texto.
Havia um espacinho em branco no meu coração - vivemos achando que só seremos plenos quando este espaço for preenchido por algo que venha de fora.
Passei anos olhando minhas cicatrizes; procurando beleza no meu olhar; na minha pele; em todos os meus defeitos - se não tivermos cuidado é o que fazemos todos o tempo e muitas vezes comparando com padrões falsos e inadequados para nós mesmos. Vivemos atolados nos ressentimentos qualificando as atitudes negativas dos outros sobre nós, como se fossem verdades. Podemos também ocupar aquele lugar que só eu sei o que é certo para mim e para o outro, e no fundo só aumentamos, sem perceber, o espaço em branco do nosso coração e a sensação de vazio pode nos levar ao adoecimento físico, e dependências diversas.
Até que um dia resolvi me visitar - é quando resolvermos olhar para dentro de nós, que abrimos a possibilidade de transformar nosso MONTURO em TERRA FÉRTIL. Imagine que nós somos aquelas gavetas dos nossos armários, nas quais fomos colocando cartas, discos, objetos de estimação, ressentimentos, dúvidas, medos, frustações, inseguranças, bem como alegrias, boas lembranças, fotos de momentos especiais, e assim vai.
Voltando ao texto;
E ali, aprendi sozinho sobre aceitação. No espelho, vi a pessoa mais linda do mundo. Vulnerável, carregado de sonhos e com as melhores intenções em meio ao temporal. Então assumi o risco de morar em mim, e meu coração angustiado aquietou-se. Hoje eu ainda choro por coisas humanas e só minhas. A diferença é que não dói tanto.
Encontrei o amor que sempre sonhei, não nos outros, nem nos livros – mas em mim. E depois de anos lutando contra meu reflexo, eu estou em paz. Com meus pensamentos. Com as minhas escolhas. Comigo mesmo.
Então meus amigos mergulhemos nos nossos corações, visitemos nossa alma sem medo, enfrentemos nossos fantasmas, porque só assim estaremos conectados com a luz e com o amor do nosso Pai maior e do nosso querido e amado Jesus.
Que assim seja.
✨✨✨
🍁🍁🍁
🎼🎼🎼
🎼🎼🎼
LETRA DA MÚSICA PARA QUEM QUISER ACOMPANHAR
Deus me proteja de mim - Chico Cézar