Estóico @estoico Channel on Telegram

Estóico

@estoico


Sabedoria, justiça, coragem e moderação.

Estóico (Portuguese)

Você já ouviu falar do canal Estóico? Se não, está na hora de conhecer! Este canal no Telegram, com o username @estoico, é dedicado à disseminação de sabedoria, justiça, coragem e moderação, valores essenciais para uma vida plena e equilibrada. Aqui você encontrará reflexões diárias, citações inspiradoras e dicas práticas para aplicar esses princípios no seu dia a dia. Quem é o Estóico? O Estóico é um canal criado por entusiastas da filosofia estóica, uma escola de pensamento antiga que valoriza a busca pela virtude, o autocontrole e a aceitação do que não podemos mudar. Através de textos e mensagens motivacionais, o Estóico busca incentivar seus seguidores a viverem de acordo com esses princípios, alcançando uma vida mais plena e significativa. O que é o Estóico? O Estóico é muito mais do que um simples canal no Telegram. É uma comunidade de pessoas interessadas em desenvolver uma mentalidade mais sólida, resiliente e compassiva. Aqui, você encontrará conteúdos exclusivos sobre filosofia, psicologia, autoajuda e muito mais, tudo com o objetivo de auxiliar você a se tornar a melhor versão de si mesmo. Por que seguir o Estóico? Seguir o Estóico é uma oportunidade única de receber doses diárias de inspiração e motivação para enfrentar os desafios da vida com mais serenidade e determinação. Além disso, ao fazer parte dessa comunidade, você terá a chance de interagir com outros seguidores, compartilhar suas experiências e aprender com as vivências de pessoas que também buscam o crescimento pessoal. Não perca mais tempo! Se você está em busca de autoconhecimento, crescimento pessoal e uma vida mais equilibrada, o Estóico é o canal perfeito para você. Siga-nos no Telegram, @estoico, e junte-se a essa jornada de transformação e evolução. A sabedoria, justiça, coragem e moderação estão ao seu alcance. Vamos em busca de uma vida mais estóica juntos!

Estóico

02 Dec, 10:18


“Ao amanhecer, quando de má vontade e de forma preguiçosa te despertas, recorra a este pensamento: 'desperto para cumprir uma tarefa própria de homem'. Irei, pois, continuar insatisfeito, se me encaminho para fazer aquela tarefa que justifica minha existência e para a qual nasci? Ou, por acaso, nasci para me esquentar, reclinado entre pequenos cobertores? 'Mas isso é mais agradável'. Nasci, pois, para desfrutar? E, em resumo, nasci para a passividade ou para a atividade? Não vês que os arbustos, os pássaros,as formigas, as aranhas, as abelhas, cumprem sua função própria, contribuindo por sua conta para a ordem do mundo? E tu, então, te recusas a fazer o que é próprio do homem? Não persegues com afinco o que está de acordo com a sua natureza?”

–Marco Aurélio

Estóico

30 Nov, 12:13


“Se alguém está devidamente fundamentado na vida, não deve procurar aprovação fora de si mesmo.”

–Epicteto

Estóico

30 Sep, 10:08


“Mas, o que é, afinal, a lembrança eterna? Vaidade total. O que é, então, o que deve impulsionar nosso afă? Tão somente isso: um pensamento justo, atividades consagradas ao bem comum, uma linguagem incapaz de enganar, disposição para abraçar tudo o que acontece como necessário, como fluente do mesmo princípio e da mesma fonte.”

–Marco Aurélio

Estóico

29 Sep, 10:59


“Um, sem túnica, vive como filósofo; o outro, sem livro; aquele outro, seminu, diz: 'Não tenho pão, mas preservo a razão'. E eu tenho os recursos que proporcionam os estudos e não persevero.”

–Marco Aurélio

Estóico

28 Sep, 11:19


“Desertor é o que foge da razão social. Cego o que tem fechados os olhos da inteligência. Mendigo o que tem necessidade de outro e não tem perto de si tudo o que é necessário para viver.”

–Marco Aurélio

Estóico

27 Sep, 09:32


“Viste aquilo? Vê também isso. Não te espantes. Mostra-te simples. Erra alguém? Erra consigo mesmo. Aconteceu algo contigo? Está bem. Tudo o que te sucede estava determinado pelo conjunto desde o princípio e estava tramado. Em resumo, breve é a vida. Devemos aproveitar o presente com bom juízo e justiça. Sê sóbrio ao relaxar-te.”

–Marco Aurélio

Estóico

26 Sep, 09:29


“É preciso questionar-se pessoalmente em cada coisa: 'não estará isso entre o que não é necessário?' E não somente é preciso eliminar as atividades desnecessárias, mas inclusive as fantasias. Assim, deixarão de acompanhá-las atividades supérfluas.”

–Marco Aurélio

Estóico

25 Sep, 09:24


“Não ajas na ideia de que viverás dez mil anos. A necessidade inevitável paira sobre ti. Enquanto vives, enquanto é possível, sê virtuoso.”

–Marco Aurélio

Estóico

24 Sep, 09:19


“Destrói a opinião e destruído estará o pensamento fui prejudicado. Destrói a queixa fui prejudicado e destruído estará o dano.”

–Marco Aurélio

Estóico

23 Sep, 09:26


“Porque, contra quem te aborrecerás? Contra a maldade dos homens? Lembra-te que os seres racionais nasceram uns para os outros, que a tolerância é parte da justiça, e que seus erros são involuntários. [...] Modera-te de uma vez.”

–Marco Aurélio

Estóico

22 Sep, 10:29


“As pessoas buscam retiros no campo, na costa e no monte. Tu também tens o costume de desejar tais retiros. Mas tudo isso é do mais vulgar, porque podes, no momento em que queiras, retirar-te em ti mesmo. Em nenhuma parte o homem se retira com maior tranquilidade e mais calma que em sua própria alma”

–Marco Aurélio

Estóico

21 Sep, 09:06


“Se nada esperas, nem evitas, mas te conformas com a atividade presente conforme a natureza e com a verdade heroica em tudo o que digas e comentes, viverás feliz. E ninguém será capaz de te impedir.”

–Marco Aurélio

Estóico

20 Sep, 09:06


“Cada um vive exclusivamente o presente, o instante fugaz. O restante, ou se viveu, ou é incerto.”

–Marco Aurélio

Estóico

19 Sep, 09:06


“Nunca estimes como útil para ti o que um dia te forçará a transgredir tua fé, a renunciar ao pudor, a odiar alguém, a mostrar-te receoso, a maldizer, a fingir, a desejar algo que precisa de paredes e cortinas.”

–Marco Aurélio

Estóico

18 Sep, 09:06


“O presente, de fato, é igual para todos; o que se perde também é igual, e o que se separa é, evidentemente, um simples instante. Assim, nem o passado nem o futuro podem ser perdidos, porque, o que não se tem, como alguém nos poderia tirar?”

–Marco Aurélio

Estóico

17 Sep, 09:06


“Na convicção de que podes sair da vida a qualquer momento, faça, fale e pense todas e cada uma das coisas em consonância com essa ideia”

–Marco Aurélio

Estóico

16 Sep, 09:06


“Em todas as horas, preocupa-se resolutamente, como romano e homem, em fazer o que tens nas mãos com pontual e não fingida gravidade, com amor, liberdade e justiça, e procura tempo livre para libertar-rede todas as demais distrações.”

–Marco Aurélio

Estóico

15 Sep, 10:33


“Lembra de quanto tempo faz que diferencias isso é quantas vezes recebestes avisos prévios dos deuses sem aproveitá-los. É preciso que a partir desse momento percebas de que mundo és parte e de que governante do mundo procedes como emanação, e compreenderás que tua vida está circunscrita em um período de tempo limitado. Caso não aproveites essa oportunidade para serenar-te, ela passará, e tu também passarás, e já não haverá outra.”

–Marco Aurélio

Estóico

14 Sep, 10:50


“Reflete assim: és velho; não o consintas por mais tempo que seja escravo, nem que siga ainda arrastando-se como marionete por instintos egoístas, nem que maldigas o destino presente ou tenhas receio do futuro.”

–Marco Aurélio

Estóico

13 Sep, 09:50


“Dominar a si mesmo e não deixar-se arrastar por nada; bom humor em todas as circunstâncias, especialmente nas enfermidades; a moderação de caráter, doce e, ao mesmo tempo, grave; a execução, sem teimar, das tarefas propostas;”

–Marco Aurélio

Estóico

01 May, 08:05


“É ridículo dizer: 'Sugira-me algo (diga-me o que fazer). O que eu deveria sugerir a você? Pois bem, molde a mente de modo que ela se adapte a qualquer coisa que venha a acontecer.”

–Epicteto

Estóico

30 Apr, 08:05


“Então. dizemos: 'Senhor Deus. como não ficarei ansioso” Tolo, você não tem mãos? Deus não as fez para você? Então sente-se agora e reze para que seu nariz não escorra com suas lágrimas. Limpe-se antes e não o culpe.”

–Epicteto