Cristian Derosa @cristianderosajornalismo Channel on Telegram

Cristian Derosa

@cristianderosajornalismo


Ipsa conteret caput tuum (ela te esmagará a cabeça). Estudosnacionais.com

cristianderosajornalismo (Portuguese)

O canal Telegram 'cristianderosajornalismo' é uma plataforma imperdível para os amantes de jornalismo e notícias de qualidade. Sob a liderança de Cristian Derosa, renomado jornalista e escritor, este canal oferece uma visão aprofundada e perspicaz dos principais acontecimentos nacionais e internacionais. Com o lema 'Ipsa conteret caput tuum (ela te esmagará a cabeça)', a missão deste canal é fornecer informações precisas e relevantes para seus seguidores. Quer se trate de política, economia, cultura ou esportes, cristianaderosajornalismo garante uma cobertura completa e imparcial. Se você está em busca de conteúdo jornalístico confiável e esclarecedor, não deixe de se juntar a esta comunidade ativa e engajada. Siga cristianaderosajornalismo para se manter atualizado sobre as notícias que realmente importam!

Cristian Derosa

12 Feb, 14:10


Nacionalismo x internacionalismo

O questionamento sobre o uso do dinheiro da USAID pelo mundo, assim como a sugestão da sua extinção, marcam o fim da fase internacionalista revolucionária, abrindo espaço para uma fase nacionalista. Ao contrário do que muitos pensam, isso nada tem a ver com uma ascensão conservadora ou de direita, tampouco uma vitória contra-revolucionária. Trata-se de um velho debate entre comunistas e revolucionários em geral, dialética permanente entre o nacionalismo e o internacionalismo, o que na história política se manifestou pelo comunismo e fascismo. Se os socialistas internacionais já criaram problemas suficientes com o seu globalismo, imaginemos o problema do retorno de nacional-socialistas para a política e a geopolítica. Em certo sentido, já conhecemos essa história.

Cristian Derosa

12 Feb, 13:19


https://www.estudosnacionais.com/42071/nod-musk-e-os-riscos-de-uma-nova-ordem-digital/

Cristian Derosa

11 Feb, 00:26


Última atualização sobre Tiba Camargos:

Segundo o médico a cirurgia correu muito bem e agora é aguardar a reação dele nas próximas 48 horas. O médico está otimista.
Continuemos rezando. Nossa Senhora de Lourdes, rogai por nós!

Cristian Derosa

10 Feb, 17:14


Um grande equívoco do olavismo

Um dos maiores equívocos sobre os quais pretendo publicar, em breve, um artigo maior no Substack e no Observatório, é certa interpretação das 12 camadas da personalidade, do professor Olavo, que julgo bastante problemática e que tem sido, ainda que inconscientemente por alguns, a tônica da vida para questões morais. Trata-se de uma das "novidades" da camada 10, na qual aparece pela primeira vez o termo "responsabilidade moral" e livre-arbítrio. Isto levou muitos a acreditar que toda vida moral antes de se alcançar a respectiva camada não passaria de artificialismo e fingimento, sendo detestável (e até imperdoável ignorância) cumprir preceitos morais básicos a partir de uma "motivação imperfeita", e por isso vista como ilegítima para um "intelectual" que pretende ser digno do nome. Falo por experiência de mais de 15 anos circulando entre alunos do professor: não são poucos os que vivem e viveram uma vida completamente indigna de um católico, justificados por essa premissa errada, como se o professor tivesse em algum momento dito que toda preocupação com moralidade na vida deve, por dever intelectual, esperar até o sujeito alcançar a camada 10. Este equívoco, que enumero aqui de forma sintética, ainda tem levado a outros erros, mais profundos e de natureza mais intelectual, impedem profundamente os católicos egressos do olavismo aderirem a certas ideias mais radicais do catolicismo por sua aparente simplicidade. AInda assim, parece que não impediu, ao longo das últimas décadas, que esses mesmos alunos aderissem a partidos políticos muitas vezes incentivados por uma sede de ação e ou promoção pessoal.

Cristian Derosa

10 Feb, 12:10


Sobre o estado de Tiba Camargos

Caros irmãos, segundo informações repassadas por @deacamargos compartilhados em páginas do Instagram, segue as últimas atualizações sobre o estado de saúde de Tiba Camargos

✓ Tiba sofreu traumatismo craniano em decorrência de uma forte pancada em uma pedra ao mergulhar no rio
✓ No momento do ocorrido, a @drajulianasanchez estava presente e orientou os primeiros socorros
✓ Tiba está, nesse momento, sem os movimentos do pescoço para baixo
✓ Foram realizados exames preliminares e estão aguardando o resultado, assim como foram administrados medicamentos para as dores
✓ Ele provavelmente passará por uma cirurgia, pois houve uma lesão na coluna
✓ Ele já foi transferido, nesta madrugada, para um hospital em Porto Alegre, em vista dos recursos para os procedimentos e cuidados que serão necessários.
✓ O Sacramento da unção dos enfermos foi administrado, graças a Deus.

Cristian Derosa

09 Feb, 11:50


https://www.instagram.com/reel/DF2KZCLP3K4/?igsh=MWdsNnFiZ2Z6MXNhcg==

Uma boa homilia para hoje

Cristian Derosa

09 Feb, 01:37


Gostaria de agradecer imensamente a generosidade dos amigos membros deste canal. De agora em diante, mais pessoas encontram-se nas minhas orações e de minha família. Que Nossa Senhora os pague com grandes graças!

Cristian Derosa

08 Feb, 13:11


Amigos

Sabemos que como diz o Livro de Jó, a vida nesta terra é uma luta. Por mais que lutemos, nosso esforço é sempre insuficiente e necessitamos diariamente da graça de Deus, que nos mantém de formas milagrosas, mas também pela generosidade dos seus filhos. Aos que valorizam o trabalho deste canal, peço especialmente neste momento de dificuldade as orações de todos, além de doações (pix:
[email protected]).

Que Deus abençoe e Nossa Senhora lhes pague em muitas graças.

Cristian Derosa

06 Feb, 19:19


Todos sabemos o papel da USAID nas políticas progressistas e seu histórico no financiamento do controle populacional, aborto etc. A sua extinção, em tese, é uma causa conservadora. Mas, neste momento, sabemos também que a agência tem sido canal de ajuda à Ucrânia, alvo da Rússia.

Cristian Derosa

06 Feb, 19:17


Como explicado no artigo, há alguns tópicos de especial interesse dos militantes pró-Rússia, no Brasil, sobre os quais tenho alertado há bastante tempo. Entre eles está Olavo de Carvalho, que no debate com o guru russo, publicado em livro, saiu não apenas vencedor como descreveu e denunciou todas as fontes ocultistas e anticristãs por trás dos projetos russos. Este debate é uma bomba para eles, razão pela qual precisam desfazer a figura de Olavo antes que os seus novos seguidores deem com o debate em mãos e o leiam. O outro tópico de interesse é um resgate do antiamericanismo clássico. Não se trata de defender aqui alguma "cultura norte-americana", pois sabemos que o que veio de lá faz parte da nossa grande mazela. No entanto, foi produto da subversão soviética que desde a metade do século passado conduz a política norte-americana. Essa influência, como temos visto ainda hoje, não tem hora para acabar. Trump está aí para provar.

Cristian Derosa

06 Feb, 12:48


https://www.estudosnacionais.com/42043/popular-na-direita-kim-paim-minimiza-influencia-sovietica-no-brasil-e-critica-olavo-de-carvalho/

Cristian Derosa

04 Feb, 18:50


A principal tarefa da maioria dos alunos de Olavo de Carvalho tem sido, infelizmente, aprender os métodos de análise da realidade e cultuá-los em si mesmos, dando cursos de como parecer erudito, pedante, mas, é claro, sem perder o estilo modernoso e irreverente para não ser excluído da turma. Se a filosofia de Olavo servirá para seduzir alunas ou as meninas do grupo de estudos, ganhar dinheiro fácil com marketing digital ou fazer moral do os machos mesmo, não importa. O que vale é pegar as 12 camadas, os quatro discursos e ficar explicando, explicando indefinidamente e sem saber aplicar a absolutamente nada da realidade, pois isso garantirá a paz e a sociabilidade. Obviamente, se você aprende a aplicar para a realidade e vê que o legado de Olavo serve mesmo para isso, não terá muito tempo para explicar essas teorias e, por isso, corre o risco de ser tachado de chato ou inconveniente, um imensa estraga prazeres. As funcionalidades reais do legado de Olavo, seja na vida pessoal ou na malfadada "vida intelectual" que muitos ambicionam, parecem gozar da mais profunda e bovina indiferença.

Cristian Derosa

03 Feb, 16:15


Como explicava Yuri Bezmenov, a primeira fase revolucionária é a destruição dos valores e geração do caos. Depois vêm a "normalizacao", etapa em que se perseguem criminosos e se aperta a punição.

Cristian Derosa

03 Feb, 14:59


O youtuber popular da direita, Kim Paim, está dizendo que denunciar a subversão soviética é "conversa mole". O problema mesmo é a influência norte-americana. Ele diz isso favorecido pela olímpica decadência intelectual da direita, diante da qual poucos anos atrás ele teria virado motivo de piada ou imediatamente repudiado como um comunista enrustido. O ataque ao anticomunismo sempre foi item valioso da propaganda soviética. Ele faz isso pela amizade com os duguinistas do NR e os "olavistas" do 5º Elemento, cuja plataforma principal é a propaganda russo-chinesa e mais nada. Logo mais, publicarei um artigo no EN a respeito disso.

Cristian Derosa

03 Feb, 14:06


Por razões que pretendo explicar num artigo em breve, ser contra-revolucionário atualmente é ofender e prejudicar a direita brasileira, que cada vez mais flerta, não mais só com as premissas, mas com os projetos revolucionários.

Cristian Derosa

03 Feb, 12:34


Fogo no parquinho

Os conservadores atuais são como uma pequena gangue de crianças brincando de guerrinha numa favela em que facções perigosas de gente grande lutam pelo controle do território. Como crianças, acreditam que têm habilidades que não tem, que suas armas de brinquedo causam dano e que os inimigos adultos e perigosos temem as suas investidas de crianças. Por muito tempo, os adultos que brigam de verdade ignoram as turminhas que brincam em torno deles. Mas em alguns momentos uma das facções vê a oportunidade de usar as crianças contra seus adversários, que serão presas fáceis e idiotas úteis. Outra vezes, preferirão tirar as crianças da sala. As crianças ficam atordoadas quando observam que seu parquinho pega fogo por uma das bombas dos adultos e embora so as crianças estejam preocupadas com isso, eles pensam que o fogo no seu parquinho é a pior coisa que pode acontecer. Ainda assim, continuam brincando e rindo, acreditando numa falsa guerra da sua brincadeira, indiferentes à crueza da realidade de que os adultos os eliminariam em um segundo caso se tornem uma ameaça ao avanço dos seus homens ao território do inimigo.

Cristian Derosa

03 Feb, 11:51


Homilia de hoje

https://www.instagram.com/reel/DFmtlnrstvn/?igsh=b3NwMjl1MXpubjZ1

Cristian Derosa

31 Jan, 21:10


Com discurso de direita, globalistas vão alavancar agenda de controle
https://www.estudosnacionais.com/42035/com-discurso-de-direita-globalistas-vao-alavancar-agenda-de-controle/

Cristian Derosa

24 Jan, 15:03


https://cristianderosa.substack.com/p/as-ideias-de-direita-parte-iv

Cristian Derosa

24 Jan, 12:50


O texto acima é um trecho do próximo episódio da série de textos no Substack, As ideias da direita no Brasil, que logo será publicado. Uma das maneiras que tenho buscado esclarecer uma estrutura mais ampla para a compreensão do contexto histórico e geopolítico das ideias revolucionárias é o curso A Estrutura das Revoluções, que levou à redação do livro O Demônio e a Revolução. No curso, ficam claras as etapas revolucionárias dos últimos séculos e evidente o caminho que foi trilhado, possibilitando antever passos e confirmar as previsões feitas neste canal conforme muitos têm observado: a infiltração das ideias duguinistas, a força sutil, mas permanente, do tradicionalismo perenialista entre intelectuais conservadores, o crescimento do islamismo sob a forma de uma revolta metafísica contra o mundo moderno pela via da cultura pop etc.

Cristian Derosa

24 Jan, 12:44


Os conservadores se organizaram no Brasil em torno da figura de Olavo de Carvalho, a quem devem a existência de um campo de combate à esquerda e à mentalidade revolucionária. Uma das obrigações iniciais dos alunos sempre foi a análise da história das próprias ideias para, com isso, compreender a origem das ideias comuns, das crenças e opiniões que circulam a nosso redor. Esse trabalho, porém, foi abandonado logo de início, por um acidente de percurso: a entrada prematura na política, que contrariando todas as expectativas, absorveu e atraiu um grande número de alunos do filósofo que haviam se comprometido com o permanente estudo e observação rigorosa da circulação das ideias como forma de orientação própria e de outros. Não existe militância político-partidária (ainda que no campo jornalístico) paralela aos estudos aprofundados por uma razão muito simples e óbvia: o campo da narrativa (próprio ao discurso retórico), exige decisões que muitas vezes contrariam ou abstraem, ainda que provisoriamente, a compreensão mais profunda da situação. O problema é que essa compreensão muitas vezes determina a conexão ou não das premissas com o contexto em que pretendem agir e obter sucesso. O resultado é uma progressiva alienação, afastamento do objeto de estudo sobre o qual, paradoxalmente, pretendem agir e determinar. Esta é uma maneira de explicar a tão grosseira e escandalosa conduta de incompreensão da direita brasileira sobre os males reais do drama geopolítico e cultural.

Cristian Derosa

24 Jan, 00:59


Nos próximos anos, a melhor ou a única maneira de não ser um idiota útil será conhecer bem a base verdadeira dos nossos valores, tradições e costumes. Pois eles se tornarão moda por razões até opostas à verdade.

Cristian Derosa

23 Jan, 20:05


Não esqueçam! Aqui está o link para o e-book

Cristian Derosa

22 Jan, 19:22


https://www.estudosnacionais.com/41891/o-que-significa-o-meme-do-sapo-que-virou-criptomoeda-e-nome-de-elon-musk/

Um artigo para quem ainda não leu e ficou na dúvida se o gesto feito pelo Elon Musk pode ser um gesto nazista, como a mídia de esquerda está dizendo, ou se é apenas mais uma "lacração" da esquerda. Não é preciso afirmar nem negar: bastam as informações e uma reflexão.

Cristian Derosa

22 Jan, 13:59


Amigos, como todos já devem saber, a assinatura do Observatório garante acesso ao e-book recém lançado O Demônio e a Revolução. Quem ainda não assinou esta é a oportunidade. Lá há também o curso A Estrutura das Revoluções, que é uma detalhada explicação do processo explicado no livro. Com isso, você compreende mais sobre os próximos passos geopolíticos e no campo das narrativas e ajuda a manter este trabalho, que é um espaço de estudos e também uma forma de apostolado. Quem ainda não assinou o Observatório, basta clicar aqui.

Cristian Derosa

22 Jan, 10:41


A superação da agenda woke, símbolo do globalismo para a opinião pública, já é uma questão de tempo. A clara divisão entre globalistas ficou evidente com a vitória de Trump, que só venceu por causa dessa necessidade dos globaliatas em conceder um tipo de aparente recuo. Resta saber, agora, o que virá a substituir essas agendas, uma vez que os mesmos nomes manterão suas posições no cenário. Trump, que nunca foi exemplo de conservador, foi a peça perfeita para essa nova conjuntura. Como exímio negociador, fez a troca que podia fazer para voltar ao poder. Elon Musk se consagra como o globalista dessa nova geração, sucessora da fase anterior, que trará uma agenda mais conciliadora com conservadores políticos. As chamadas pautas de costume parecem ser a próxima aposta, nas quais militam os evangélicos e, em muito breve, também os muçulmanos terão o protagonismo junto dos russos eurasianos. Católicos só terão voz se aceitarem um conservadorismo utilitarista, isto é, conectado ao ideal humanista para conter os novos desafios globais, entre eles o colapso populacional.

Cristian Derosa

20 Jan, 17:08


PRONTO! Lançado!

Adquira já o e-book O Demônio e a Revolução pelo link de compra.

Cristian Derosa

19 Jan, 23:41


Amigos, estou fazendo uma série de reflexões no Substack sobre as ideias da direita no Brasil. No EN, como sempre, mostramos as informações, ligações históricas e correntes de ideias, apontando a sua base e refletindo sobre seus efeitos. Já na Coluna EN, do Substack, que é apenas para assinantes, procuro apontar a reflexão mais pessoal das conclusões dessas ligações, sem tantas fontes e bibliografia, mas com base na observação mais profunda e experimental. Na série em questão, que já está na segunda parte, analiso as razões e premissas da nova direita no Brasil.

Cristian Derosa

18 Jan, 20:57


Este artigo do André Figueiredo mostra um "ecossistema" financeiro dos oligarcas russos que alimenta uma rede de interesses no crescimento do conservadorismo católico. Isso não quer dizer que as pautas desse conservadorismo estejam erradas em si mesmas, mas dá força para que elas sejam direcionadas contra a própria hierarquia da Igreja, o que talvez não fosse assim sem esse alinhamento. Afinal, nenhum conservadorismo é ameaçador à esquerda ou ao projeto russo, exceto se ele quiser estar alinhado à Igreja Católica. Isso tamnbém não quer dizer que esse conservadorismo esteja despreocupado com a crise na Igreja que se alastra até seus mais altos graus hierárquicos. A questão que precisa ser posta é, assim como a subversão soviética na guerra fria criou antipatias com todo o cristianismo, usando o expediente progressista e modernista, agora essa mesma subversão não é invertida, mas especificada contra a Igreja Católica e para gerar uma aversão massiva dos próprios católicos. Afinal, um dos itens caros à agenda do Kremlin é o uso da Igreja Russa, braço estatal, como instrumento do expansionismo russo. E essa igreja possui em sua intenção o estabelecimento da Terceira Roma, utopia que necessita da destruição de Roma como centro do cristianismo universal.

Cristian Derosa

18 Jan, 18:53


Rastreio do Pix ou Criptomoeda? Qual o perigo maior?
https://www.estudosnacionais.com/41965/rastreio-do-pix-ou-criptomoeda-qual-o-perigo-maior/

Cristian Derosa

18 Jan, 18:53


O que realmente está por trás dos ataques ao Papa Francisco por grupos católicos
https://www.estudosnacionais.com/41960/o-que-realmente-esta-por-tras-dos-ataques-ao-papa-francisco-por-grupos-catolicos/

Cristian Derosa

18 Jan, 11:50


Teaser do livro

Cristian Derosa

18 Jan, 11:44


Atenção:

Os assinantes do Observatório e do curso A estrutura das revoluções JÁ POSSUEM acesso ao e-book O Demônio e a Revolução, que será lançado oficialmente nos próximos dias pelo Instituto Estudos Nacionais. A razão disso é que o livro é baseado no curso e poderá ser de grande auxílio para quem fez o curso e deseja ter o material para consulta. Como sabem, o ambiente do Observatório possui vários cursos (para saber quais são os cursos acesse este link).

Cristian Derosa

17 Jan, 13:47


COMUNICADO

O livro O Demônio e a Revolução será disponibilizado exclusivamente em formato digital (kindle). A grande novidade é que ele será oferecido GRATUITAMENTE APENAS para quem estiver associado ao Observatório ou tiver adquirido o curso A Estrutura das Revoluções. Os links para a assinatura ou adesão ao curso específico estão fixados neste canal.

Cristian Derosa

17 Jan, 01:27


Depois das enchentes no RS, começaram a chegar em SC, iniciando por cidades como Florianópolis e Balneário Camboriú. Os ambientalistas não terão qualquer pudor em acusar os governos de não preservarem o meio ambiente causando a fúria da natureza. Os católicos certamente não dirão que é castigo divino pelos nossos pecados, mesmo que os locais primeiramente afetados sejam os mais associados à difusão revolucionária ou a costumes ofensivos a Deus. Não, isso é coisa de carola. Claro. Vamos então apelar para a ciência, até que toda ela esteja convencida das narrativas ambientalistas e sejam os católicos isentões também tragados pelo incêndio das crenças diabólicas. Não nos enganemos. O castigo virá para todos.

Cristian Derosa

16 Jan, 19:11


O demônio e a revolução

Cristian Derosa

07 Jan, 20:54


Como mostrou o estudo da World Values Survey, apenas 8% dos católicos brasileiros obedecem ao preceito dominical. Isso quer dizer que cerca de 92% dos católicos brasileiros vivem em estado de pecado mortal. Quando comungam do Corpo de Cristo, cometem sacrilégios e, como ensina a Igreja, comungam, na verdade, Satanás para dentro de si. Muitos exorcistas alertam que a comunhão sacrílega é uma das causas mais comuns de possessões demoníacas. Santa Tereza Dávila dizia que a alma em pecado mortal é obscurecida totalmente da graça de Deus. Imaginemos o efeito espiritual de um país em que quase a totalidade dos batizados se encontram nesta situação de inimizade com Deus através da violação nominal do seu Primeiro Mandamento, além da comunhão sacrílega quando ocorre. Este fato em si mesmo já nos deveria pôr de joelhos em oração e penitências diárias para reparação de tão grande ofensa. O castigo há de vir e não se pode duvidar disso. Mas, ao contrário, muitos acreditam que, “no tempo de cada um”, Deus chamará da maneira como a pessoa melhor entende e que Ele será benevolente com a tibieza e com a preguiça de tantos. A misericórdia de Deus age na vida de todos por meio das palavras de apostolado que são dirigidas a milhares de pessoas todos os dias por variados meios. A reação a elas define do destino eterno de cada um. Se forem ditas de maneira dúbia, a reforçarem o estado de pecado, o efeito é negativo não apenas pela sua lógica anti-persuasiva, mas por prescindir da graça de fidelidade e integridade por parte do apóstolo. Não acreditemos na técnica do "terreno comum" que tanto se utiliza por aí. Não há como misturar bem e mal numa "alquimia" caótica de suposta boa vontade e sensibilidade. Deve-se obviamamente ser persuasivo e compreensivo, mas não a custo da verdade, sob pena de termos um discurso falso e na prática contrário à misericórdia de Deus.

Cristian Derosa

07 Jan, 18:52


É preciso compreender e se preparar para uma mudança no método dos globalistas. Trata-se de um tipo de renovação das suas metas, acrescentando uma nova roupagem numa conciliação com conservadores. A Rússia se aproveita disso, mas os conservadores serão os maiores perdedores.

Cristian Derosa

07 Jan, 16:06


https://cristianderosa.medium.com/brics-e-o-neoigualitarismo-geopol%C3%ADtico-69a44521fb2d

Fazia tempo que não escrevia para o Medium. Aí está um texto para não deixar de pontuar.

Cristian Derosa

06 Jan, 01:30


A onda conservadora que teve seu primeiro impacto um tanto espontâneo até 2018, verá seu desempenho melhorar significativamente nos próximos anos, assim como já pudemos observar. Tudo graças ao aproveitamento estratégico da Rússia, que já articulou para sair como a mais beneficiada por isso. Em toda a parte, o velho anticomunismo vai sendo ressignificado e repaginado no nem tão novo antiamericanismo, antiocidentalismo, agora com a contribuição islâmica ao fascismo em seu antimodernismo pseudotradicional. Tudo isso que já ganhou as direitas de todo o mundo vai crescendo no Brasil sob a excelente militância partidária pós bolsonarista e pós olavista. A memória seletiva do legado de Olavo de Carvalho será gasolina nesta fogueira de vaidades exacerbadas com oferta e demanda reprimidas por atenção, pai ausente e mães de Instagram, tias de pet, marketing digital em chatgpt de lançamento para curso de vida intelectual ou prosperidade imediata macho alfa. Tudo o que há de mais útil no liberalismo para o indivíduo é combustível privativo da subversão soviética da nova Rússia, do duguinismo tupiniquim com camiseta do saci perere no brasão imperial com Getúlio Vargas montado num jumento, símbolo da brasilidade originária dos que tem sede de originalidade e carência afetiva. Esperemos pelo melhor do xadrez 4d que enaltece o inimigo para torná-lo vaidoso, deixá-lo vencer para provar. Etc etc

Cristian Derosa

04 Jan, 13:40


HOJE É O PRIMEIRO SÁBADO DO MÊS

Como praticar a devoção dos Cinco Primeiros Sábados

Na terceira aparição, em Fátima, a 13/7/1917, a SSma. Virgem anunciou que viria pedir a comunhão reparadora nos primeiros sábados. Mais tarde, a 10/12/1925, quando a Irmã Lúcia já estava na Casa das Dorotéias, em Pontevedra, na Espanha, Nossa Senhora apareceu-lhe de novo. A Seu lado via-se o Menino Jesus, em cima de uma nuvem luminosa:

“Olha, minha filha – disse-lhe a Virgem Maria – o meu Coração cercado de espinhos que os homens ingratos a todos os momentos Me cravam com blasfêmias e ingratidões. Tu, ao menos, vê de Me consolar, e dize que todos aqueles que durante cinco meses, no primeiro sábado:

* se confessarem;
* receberem a Sagrada Comunhão;
* rezarem um terço e;
* Me fizerem quinze minutos de companhia meditando nos vinte mistérios do Rosário com o fim de Me desagravar.

Eu prometo assisti-los na hora da morte com todas as graças necessárias para a salvação dessas almas.”

Cristian Derosa

04 Jan, 13:39


Oração composta por Plinio Corrêa de Oliveira para pedir a restauração da inocência e do amor a Nossa Senhora.

Há momentos, minha Mãe, em que minha alma se sente, no que tem de mais fundo, tocada por uma saudade indizível. Tenho saudades da época em que eu Vos amava, e Vós me amáveis, na atmosfera primaveril de minha vida espiritual. Tenho saudades de Vós, Senhora, e do paraíso que punha em mim a grande comunicação que tinha convosco.

Não tendes também Vós, Senhora, saudades desse tempo? Não tendes saudades da bondade que havia naquele filho que fui?

Vinde, pois, ó melhor de todas as mães, e por amor ao que desabrochava em mim, restaurai-me: recomponde em mim o amor a Vós, e fazei de mim a plena realização daquele filho sem mancha que eu teria sido, se não fosse tanta miséria.

Dai-me, ó Mãe, um coração arrependido e humilhado, e fazei luzir novamente aos meus olhos aquilo que, pelo esplendor de vossa graça, eu começara a amar tanto e tanto!…

Lembrai-Vos, Senhora, deste David e de toda a doçura que nele púnheis. Assim seja!

Cristian Derosa

04 Jan, 13:06


Como ficou claro neste artigo, o crescimento de movimentos neonazistas vem de uma aplicação de um "novo ocultismo" viabilizado pelas redes sociais através de uma teoria dos memes para este tipo de uso "mágico", uma espécie de subterrâneo da manipulação em massa da mídia. Esta face pouco conhecida ou estudada por conservadores, porém, é a que tem sido responsável pela mais perigosa influência sutil nos conservadores americanos, europeus, mas também os brasileiros que acostumaram-se a imitar o que vem de fora. No entanto, mais do que isso: o Brasil é um dos alvos principais deste movimento irracionalista de fundo ocultista conhecido como "iluminismo das trevas", cujo representante máximo são grupos que flertam com o neonazismo de maneira discreta mas não menos relevante.

Cristian Derosa

04 Jan, 12:28


A tática fracassada que ainda domina o catolicismo
https://www.estudosnacionais.com/41897/a-tatica-fracassada-que-ainda-domina-o-catolicismo/

Cristian Derosa

03 Jan, 17:21


O que significa o meme do sapo que virou criptomoeda e nome de Elon Musk
https://www.estudosnacionais.com/41891/o-que-significa-o-meme-do-sapo-que-virou-criptomoeda-e-nome-de-elon-musk/

Cristian Derosa

02 Jan, 14:20


O tema do eurasianismo, em breve, vai acabar ocupando algum espaço no interesse de parte da direita influenciadora. Mas infelizmente já é tarde para evitar a infiltração dessas ideias e o crescimento de uma espécie de "apêndice" do conservadorismo que se tornará maior que ele e seu definidor e controlador. Como um vírus que toma conta e passa a dar os passos no lugar do hospedeiro, as ideologias de terceira posição e o tradicionalismo indiferentista do perenialismo sepultará de vez o conservadorismo, deixando apenas espaço para quem for muito liberal ou muito personalista (ver posts sobre o erro do personalismo de Mounier e Maritain na direita). Muitos ainda hoje se justificam de que acompanham o meu trabalho, de longe mas com interesse, ainda que não julguem possível utilizar este conteúdo para suas publicações ou projetos, já que ele não é gourmetizável ou comercializável pelo público conservador atual, mais afeito às tramas políticas de Brasília ou, quando é o caso, análises vazias sobre a geopolítica baseada no noticiário ou em resposta a ele. O máximo que será permitido é a tentativa, infrutífera, de misturar os alertas ao "perigo russo" à narrativa anticomunista do século passado ou à militância católica popularizada pela estratégia fracassada do "terreno comum". Ambos os caminhos já nascem derrotados pela própria amplitude da narrativa pagão-eurasiano-islâmica dispersa em fóruns na internet e que se vale de uma multipliicidade de linguagem que é desconhecida pela direita e sobre a qual grande parte dela é até indiferente.

Cristian Derosa

01 Jan, 17:27


Disso não se concluiria tratar-se de uma injustiça com os coitadinhos dos pecadores, mas que o clero progressista obviamente não é expressão alguma de misericórdia de Deus, mas sim da Sua Justiça.

Cristian Derosa

01 Jan, 17:20


Por que o clero atual é o castigo pelos nossos pecados?

Uma das maneiras de compreender como o clero progressista, evocador da misericórdia divina, representa na verdade muito mais o castigo do que a misericórdia, é entender a promessa de Cristo quando diz "o que ligares na Terra será ligado no céu ". Significa que o clero, o Papa e o Magistério, literalmente possuem o poder de mover a ação de Deus no mundo. Isso significa que, se o clero se ocupasse de admoestar os fiéis alertando para o castigo por seus pecados, facilmente muitos se converteriam e evitariam o castigo. Ao contrário, quanto mais evocam a misericórdia, mais aprofundam o pecado no mundo, clamando por um castigo maior e com maiores consequências.

Cristian Derosa

01 Jan, 16:50


https://www.estudosnacionais.com/41869/kremlin-igreja-ortodoxa-russa-e-o-sufismo/

Cristian Derosa

31 Dec, 19:33


"...Não hesitamos em afirmar que, acima de tudo, se deve desejar a santificação e
perseverança dos que são bons; em segundo lugar, a santificação dos católicos afastados da prática
da Religião; finalmente, e em último lugar, da conversão dos que não são católicos."

Plinio Corrêa de Oliveira, Em defesa da ação católica

Cristian Derosa

31 Dec, 16:49


Isso porque o grande mal do aborto é menos a eliminação das vidas e muito mais a ofensa a Deus. É menos a prática do assassinato do que a escandalosa defesa dele na sociedade, levando à normalização e redução dos pecados contra os direitos de Deus sobre a vida e a morte à condicao de ato banal e de.liberdade de opinião. Portanto, seria mais virtuoso e eficaz.atacar publicamente os abortistas, refelando sua face diabólica ao mundo, do que salvar vidas silenciosamente.

Cristian Derosa

31 Dec, 16:46


Felizmente, como todos já sabem, foi cancelada a minuta do aborto, graças à iniciativa da evangélica Damares. Os católicos que residem com suas carreiras no Judiciário, se fizeram alguma coisa foi sorrateiramente, sem aparecer, numa omissão travestida de humildade. Pelo menos mantiveram suas carreiras intactas da fama de fanáticos, deixando aos evangélicos essa fama tão temida pelos apóstolos do respeito humano. É grave a omissão dos católicos na opinião pública, pois da espaço aos hereges que, mais cedo ou mais tarde, vão mirar sua pontaria para a Santa Igreja.

Cristian Derosa

29 Dec, 21:51


Há uma espécie de ideologia parasita na direita, que abrange tanto os meios conservadores intelectuais e círculos (pseudo) literários, o meio católico tradicionalista, quanto a direita política, para conduzi-la a um caminho de interesse da agenda islâmica através do eurasianismo e do tradicionalismo perenialista. Nesta agenda, são úteis todas as iniciativas que promovam um anticatolicismo sob um véu de zelo tradicional. Para os perenialistas, a "verdadeira tradição ", pode ser encontrada em qualquer uma das grandes religiões tradicionais. Embora não admitam, os sedevacantistas como a FSSPX trabalham para esta agenda, ainda que entre eles haja muitos críticos e inimigos nominais do perenialismo e da Rússia ou do Islã. Com isso, toda a iniciativa ou grupo que defenda simultaneamente a tradição católica e a obediência à Santa Igreja, una e catolica de Roma, crucificada hoje pelos poderes deste mundo mas jamais morta, será atacado e perseguido por forças, muitas vezes discretas e às vezes nem tanto, de qualquer reduto da direita conservadora. Esta é uma das razões pelas quais, há algum tempo, vem surgindo ataques a movimentos como os Arautos, em geral indiretamente por meio de críticas a Plinio Corrêa de Olveira, inclusive oriundos de grupos que levam o nome dele, com o objetivo de ampliar, às vezes desavisadamente,.a apostasia formal com Roma por parte de católicos. Em breve, em toda a direita, crescerá (se é que já não explodiu) os católicos "desigrejados", sem comunhão com Roma, fenômeno comum no meio protestante. Isto se dá pelo trabalho muitas vezes até bem intencionado de católicos preocupados, mas cujo desconhecimento das agendas maiores, vai sendo útil a forças que não se conhece e que possuem muito mais organização e infiltração nos meios culturais e políticos para poder conduzir os efeitos das ações dos desavisados.

Cristian Derosa

28 Dec, 00:20


O poder do Rosário pelo Papa São João Paulo II a um Guarda-Suíço

Fonte: gabiafterhours
Legendas: Confraria Salvatorianos Servos de Maria


Sou o que sou diante de Deus! C.S.S.M. | @freisalvadorpinzetta_cssm

Cristian Derosa

27 Dec, 15:37


Alguém aqui citou os católicos japoneses, que ficaram séculos sem padres e mantiveram firmes a fé católica, como uma analogia ao momento atual, em que estaríamos sem missas e sem clero válido, já que a imensa maioria seria modernista e, portanto, inválida. Mas tenho a ligeira impressão de que aqueles japoneses católicos fiéis que foram privados de clero, fariam de tudo para frequentar os Sacramentos ditos inválidos apenas por teólogos de redes sociais e parte de um clero com má vontade com a Igreja e o Papa.

Cristian Derosa

24 Dec, 15:25


No Natal, a natureza divina desce dos céus e passa finalmente a habitar a Terra. Benditos os que aceitam a Sua Misericórdia com a humildade do Menino Jesus. Que Nossa Senhora, mãe de Nosso Senhor, conceda a cada um de nós a graça eficaz desta Santa Natividade em nossas vidas!

Cristian Derosa

24 Dec, 14:37


Quando é útil ou proveitoso realmente usar a linguagem revolucionária do inimigo?

Há, sim, situações em que se possa lançar mão da linguagem do erro, mas é algo incrivelmente distante do modo como a grande maioria dos conservadores têm feito. É possível, e até fortemente útil, usar isso para fins de vexação pública dos maus, mostrando o quanto o discurso deles possui contradições e escondem profunda maldade, um tecido de mentiras por trás de aparentes belas palavras. Por exemplo, quando perseguem cristãos enquanto defendem valores como "pluralidade" etc. Então, caberia ao católico, sim, num ativismo violento e sem piedade, enumerar os conceitos e demonstrar connhecer bem a língua bifurcada destes ativistas, para demonstrar a um público variado e mais amplo o tamanho do engodo em que estão metidos ao acreditarem e repetirem tais conceitos.

Mas nunca, jamais, o católico deveria propor ou fomentar política ou projetos que tragam esses conceitos como base como num fingimento de que acredita neles (ou, o que é pior, acreditando mesmo neles), sob pena de fazer avançar a agenda das mentiras enfeitadas e promover o erro e a malícia entre os próprios católicos. Mostrar, por exemplo, a violação aos direitos à vida humana é uma coisa. Outra coisa é colocar este direito individual acima dos direitos de Deus, omitindo-o com o fim de "não chocar" demais aqueles que estariam longe de entender ou aderir às verdades da fé. Não nos cabe julgar a distância que alguém esteja da Verdade, mas sim saber a que distância NÓS estamos dela, pois se não nos salvarmos e nos santificarmos pelas obras e pela lealdade radical à Igreja, seremos estéreis nas nossas ações, como têm sido os conservadores até mesmo dos movimentos "pró vida" como temos visto. DIzer-se "pró vida", no fundo, é evitar o uso de palavras negativas como de ser CONTRA o aborto, CONTRA o massacre de inocentes. Faz parte de um arranjo perigoso que apenas em outras épocas menos violentas e de avanço revolucionário se justificavam (se é que se justificavam).

Cristian Derosa

23 Dec, 20:13


A resolução Massacre dos Inocentes, do Conanda, foi aprovada neste Natal. O documento libera o assassinato de bebês até os 9 meses de gestação em meninas sem o consentimento de seus pais.

Com informações de: educarparaoceu (instagram)

Por 15 votos a 13, a resolução foi aprovada mesmo com uma esmagadora maioria se manifestando contra a votação nas redes sociais.

O CONANDA - Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente - ainda recomendou, que deveria ser retirado do texto a possibilidade de ADOÇÃO, com o argumento de que seria "manter uma gravidez indesejada".

Não basta sermos "à favor da vida", é preciso sermos CONTRA O ABORTO, contra a morte de inocentes que é uma ofensa ao Criador. Os católicos precisam ter a coragem de colocar as coisas como são, sob pena de serem vomitados como mornos ou castigados como maus.

Cristian Derosa

23 Dec, 20:06


Ó Senhora nossa Maria Santíssima! Carregados de imperfeições, pecados e vícios, ousamos comparecer diante do vosso trono de bênçãos. Não vimos aqui para pedir-vos nem ouro nem prata, nem riqueza alguma. Nem sequer vimos falar de nossas necessidades espirituais.

Viemos, tão somente, para apresentar-vos a nossa súplica em favor daqueles a quem é negado o direito sagrado de nascer, em favor dos que têm a vida ameaçada por aqueles que a deveriam defender.

Senhora, iluminai as mulheres que têm o poder de gerar, mostrai-lhes o quanto é maravilhoso ser mãe. Despertai a consciência dos médicos, para que jamais cortem essas flores em botão, sob o falso pretexto de proteção à vida das mães.

Ó vencedora das grandes batalhas de Deus! Fazei compreender aos homens que não é a fecundidade humana que torna o mundo pequeno, e sim as injustiças e a ambição desenfreada.

Ó Senhora Protetora dos nascituros, fazei valer Vossa onipotência suplicante diante do trono do Divino Salvador, a quem protegeste contra a perseguição de Herodes, fugindo para o Egito.

Finalmente, vos pedimos, Senhora: multiplicai os apóstolos da Vida, como as estrelas do céu e as areias das praias, para que os partidários do aborto e as mães e pais indignos deste nome, se sintam confundidos e arrependidos. Reconhecendo a sua crueldade, se voltem a Deus, fonte da Vida. Fazei que, quanto antes, seja proclamada a vitória da vida sobre a morte, e o sorriso das crianças seja a alegria de todos os lares.

Nossa Senhora de Guadalupe, protetora dos nascituros, rogai por nós!

Cristian Derosa

22 Dec, 22:14


Qualquer site, movimento ou grupo que se alia ao termo "tradição" e não enfatizar a exclusividade da tradição católica é imediatamente um propagandista do perenialismo gnóstico, comunicado por neofascismos e escatologias políticas neofascistas, mas cujo fim último é a islamizacao do Ocidente. O Islã é o próprio reino do Anticristo. Mesmo quem se diz cristão, hoje, e não confessa a Santa Igreja Católica Romana como una e autêntica verdade, comunga do corpo místico de Satanás. E que ninguém diga que não foi avisado, pois toda a história o confirma. Só a malícia, o cinismo dos vaidosos nega essa verdade.

Cristian Derosa

20 Dec, 17:47


Sabemos o quanto este tipo de declaração influencia o direitista médio. O problema é que o AfD é o partido da Rússia na Alemanha. O alerta sobre isso está no conteúdo do Instituto Estudos Nacionais. Onde mais?

Cristian Derosa

19 Dec, 23:51


O histórico papel da “russofobia” e suas versões
https://www.estudosnacionais.com/41842/a-invencao-da-russofobia/

Cristian Derosa

17 Dec, 21:37


A narrativa é a potencialidade do efeito do discurso. Para muitos conservadores, essa percepção se confunde com análise política. É claro que isso seria mais útil, e lícito, para prever e observar os movimentos do adversário, mas não como critério de escolha de linguagens e palavras a serem usadas. Porque a efetividade delas não depende do sujeito que as emite. Exceto para mitômanos e megalomaníacos.

Cristian Derosa

17 Dec, 20:58


A direita brasileira está tão viciada em notícias políticas que não sabe mais ler seu significado político, mas apenas sentir seu efeito emocional ativado pela narrativa.

Cristian Derosa

17 Dec, 18:10


"Segundo o filósofo Aleksandr Dugin o ano de 2025 será marcado por incertezas de todos os tipos, as quais definirão os processos globais do futuro", diz o site Geopolitica. Não seria mais fácil o russo dizer que não tem a menor ideia de como será o ano de 2025? Ser guru tem os seus incômodos, ter que opinar sobre o futuro o tempo todo sem ter certeza de nada. Mas há quem veja na afirmação da incerteza uma genialidade misteriosa. E assim o alquimista russo vai frutificando seu pomar de imbecis em torno de si.

Cristian Derosa

17 Dec, 17:02


Não há pecador que não possa se converter. Mais do que isso, o pior pecador do mundo pode se converter a partir da visão real das coisas mais facilmente do que um catolico que pensa ter a sabedoria por meio da teologia.

Cristian Derosa

17 Dec, 13:24


Ministério dos Direitos Humanos e o Massacre dos Inocentes
https://www.estudosnacionais.com/41846/ministerio-dos-direitos-humanos-e-o-massacre-dos-inocentes/

Cristian Derosa

16 Dec, 14:54


Façam um teste. Procurem no Google notícias sobre Dugin e o Brasil. Em primeiro lugar são as notícias escritas pela grande mídia sobre a influência dele no país. Os poucos conteúdos conservadores se restringem aos textos do Estudos Nacionais. Quem vocês acham que vai definir quem são os neofascistas quando eles começarem a agir? A esquerda, como sempre, está na frente. Então, ou a esquerda dará as cartas ou serão os próprios duguinistas que farão isso. E quem sairá perdendo? Os "experts do silêncio estratégico "..exceto os que virarem duguinistas ou esquerdistas preventivamente

Cristian Derosa

16 Dec, 13:38


O silêncio de conservadores brasileiros sobre a ameaça ideológica russa e sua expansão é escandalosa. Mas se ela é fruto do desconhecimento sobre o tema, muita gente deveria "pedir seu dinheiro de volta", pois essa direita que se diz olavista cresceu usando os méritos e acertos do professor Olavo para angariar seguidores e confiança deles. Agora, quando a maior ameaça cresce a olhos vistos, o máximo que sabem fazer é repetir chavões anticomunistas do século passado, acreditando que isso irá prevenir alguém do problema que bem sabem. Sim, eles sabem do problema, mas não tem meios intelectuais nem linguísticos para lidar com ele. Isso porque perderam anos de vida buscando ganhos políticos ou meramente narrativos. O problema, como sempre alertava o professor Olavo, se é cognitivo é também moral da parte dos que não têm desculpas para ignorar. A quem muito é dado muito será cobrado. E a cobrança vem a cavalo, como estamos vendo. Grandes influenciadores estão, pouso a pouco, se convertendo em influenciados e idiotas úteis daquilo que justamente pensam dominar. A linguagem é um reduto do demônio e engana facilmente os que entram nos seus domínios com presunção e vaidade intelectuais.

Cristian Derosa

15 Dec, 19:34


Propaganda russa.

No Ocidente, fomos convencidos de que toda informação é neutra, importando apenas que seja correspondente aos fatos. As agências estatais russas, desde o tempo em que o patriarca Kiril trabalhava na KGB, sempre souberam usar a ingenuidade ocidental a seu favor. Quantos católicos se tornarão simpáticos a uma igreja cismática que trabalha para Putin depois dessa notícia?

Cristian Derosa

15 Dec, 17:23


https://www.instagram.com/reel/DDmkF8Ep2KK/?igsh=MWdmeWhranV4eWg0MA==

Cristian Derosa

12 Dec, 17:42


Salve Maria, amigos

O curso A Educação Católica está avançando muito! Embora nesta semana as aulas tenham dado uma pausa, a razão para isso é nobre. Um dos materiais mais relevantes sobre o assunto está sendo analisado para preparar uma aula (ou aulas) aprofundadas sobre a educação na Idade Média, período no qual nos concentraremos bastante durante o curso, já que representa o momento histórico mais profundamente cristão. Por meio desse estudo, ficará bastante claro para todos como se deu e qual o motivo da grande decadência educacional e civilizacional que deu origem, nos séculos seguintes, ao processo revolucionário que hoje vivemos. Nas próximas aulas, pretendo elucidar a forma, o molde, da educação medieval e seus aspectos associados ao período da Antiguidade, a influência do contexto histórico referente ao fim do Império Romano, mas também teremos a oportunidade de conhecermos em detalhes alguns típicos materiais didáticos da época. Uma das coisas mais interessantes é observar esses materiais em sua premissa, em sua justificativa, que está na cosmovisão cristã. Foi a perda progressiva dessa cosmovisão que levou às mudanças educacionais posteriores e levaram ao processo final de degradação. O que pode parecer, porém, um tipo de idealismo do passado ou tentativa artificiosa de reconstruir a Idade Média, veremos que se trata, na verdade, de uma obrigação de todo católico: restaurar em si o que foi perdido em matéria de lealdade e, tanto quando for possível, na busca pela integridade que dão sentido tanto à prática quanto à doutrina católica de sempre. Não se trata, portanto, de um resgate meramente histórico ou hobbie "medievalista". É, na verdade, a busca pela autêntica forma pela qual a grande maioria dos santos foi educada e guiada, um universo que não é nem nunca foi restrito ao período medieval, mas está acessível a qualquer pessoa, bastando apenas que o seu amor a Deus e à Igreja não esteja na triste escala da mediocridade.

Para ter acesso ao curso A Educação Católica, basta assinar o Observatório clicando aqui, obtendo acesso aos demais cursos que costumamos anunciar neste canal. Mas para quem quiser apenas ter acesso a este curso, também é possível adquiri-lo individualmente clicando aqui.

Cristian Derosa

12 Dec, 16:58


https://www.estudosnacionais.com/41819/sao-bonifacio-o-inimigo-de-thor-que-cristianizou-a-alemanha-e-criou-a-arvore-de-natal/

Cristian Derosa

12 Dec, 01:26


https://www.estudosnacionais.com/41826/concerto-de-natal-dos-arautos-do-evangelho-em-joinville-ocorre-neste-sabado-14/

Cristian Derosa

04 Dec, 19:41


Já temos disponíveis DUAS novas aulas do curso A educação católica, também disponível para assinantes do Observatório.

Cristian Derosa

04 Dec, 19:40


A grande presunção

A prepotência moderna que mais frequentemente norteou as justificativas para injustificados diálogos com o mundo foi o projeto geralmente não confessado de construção de uma cristandade metahistórica, um metacristianismo. Trata-se da presunção de "instrumentalizar" heresias e erros modernos como se eles, no fundo, fossem novas versões de verdades universais sempre apresentadas pela Igreja Católica. Desde a teoria da evolução, o Big Bang ou todas as novidades trazidas pelo existencialismo ateu e até o marxismo, esta tentativa trouxe tantos erros que é impossível contá-los. Um dos pressupostos mais perigosos dessa abordagem é o chamado erro do concordismo, isto é, o que busca nas ciências e nas filosofias modernas verdades que supostamente confirmariam ou estariam em concordância, prática ou teórica, com a fé ou doutrina católica, tirando daí possível argumento para validá-las ao homem moderno, visto como insensível e incapaz de qualquer outra abordagem. Disso resulta que, dada a natureza errônea e mutável das premissas modernas, basta que tais teorias ou hipóteses científicas sejam invalidadas pela sua próxima versão, e estaria impugnada toda a doutrina católica que se apoiava nela para ganhar a simpatia do mundo atual. É muito comum, hoje, entre conservadores católicos, buscar estudar as ciências para encontrar nelas confirmações da sua fé. Mesmo que estes católicos estejam firmes nela e saibam que não é a ciência humana que sustenta a verdade sobrenatural, mas o contrário, ainda assim o risco de gerar em alunos ou ouvintes essa premissa errônea traz prejuízos gigantescos à alma humana e à Igreja como autoridade espiritual.

Cristian Derosa

03 Dec, 13:11


Saturação revolucionária e a docilidade dos conservadores
https://www.estudosnacionais.com/41772/saturacao-revolucionaria-e-a-docilidade-dos-conservadores/

Cristian Derosa

02 Dec, 14:50


Capa da terceira edição, em breve disponível por e-mail. Quem ainda não se inscreveu para receber, faça isso agora mesmo pelo link: estudosnacionais.com/reginamilites.

Cristian Derosa

02 Dec, 14:50


Salve Maria Santíssima!

Em breve será disponibilizada a terceira edição da revista Regina Milites, enviada para os e-mails dos inscritos gratuitamente, como sempre. O tema desta edição é o Advento, iniciado neste domingo, mas com alguns artigos sobre temas diversos. Um deles é uma pequena biografia e reflexão sobre o beato conhecido como Fra Angelico, o grande pintor medieval responsável por grande parte do imaginário que temos daquela era profundamente católica. Há também um presente aos assinantes: uma versão da Acta Martyrum, os relatos dos primeiros mártires feitos pelos primeiros cristãos, um texto que era lido para crianças como parte da educação daqueles cristãos que viviam na marginalidade de um império pagão. O documento é uma das fontes usadas no curso A educação católica, recentemente iniciado na plataforma Observatório, do Instituto Estudos Nacionais (informações e inscrições do curso no canal Cristian Derosa). Há também um importante texto extraído de uma revista tomista brasileira sobre a relação entre promessas de Nossa Senhora e o possível milenarismo, mostrando como se pode obter os melhores critérios sobre determinados tópicos das revelações privadas. A revista católica Regina Milites procura oferecer o melhor conteúdo que prepare os católicos para os grandes acontecimentos na alma, no mundo e na cristandade.

Cristian Derosa

29 Nov, 18:02


Muitos pensam poder usar os mitos gregos e latinos, assim como um culto pela leitura de clássicos da literatura ficcional, para remover magicamente do imaginário juvenil disponível atualmente os males das modas do entretenimento, como ETs, super-heróis, ficção científica, que hoje estão quase onipresentes em toda a cultura de massa. Acontece que essas modas são frutos maduros do processo de secularização aprofundado pelo Romantismo e com o adereço violento da cultura de massa contemporânea. Tudo isso, que tem origem justamente no divórcio artificial entre fé e razão, entre a vida espiritual e uma ideia de vida secular, apartada de Deus, tornou verossímil e assimilável um ideal de homem bifurcado que, na prática, se torna pagão. E qual é o modelo preferido dos produtores de Hollywood e escritores de ficção científica? A mitologia grega e nórdica, isto é, o paganismo. E para onde você acha que está conduzindo o seu filho ao substituir o culto ao Super-Homem pelo de Hércules? Não é ao cristianismo, mas talvez a um ideal de vida culta e erudita apartado da religião que, assim que chegar a idade certa, florescerá na alma um anseio pelas glórias do paganismo, já devidamente glorificado desde a arte humanista até o cinema, contra a chatice irreal de um cristianismo reservado a uma mera obrigação social e familiar.

Cristian Derosa

28 Nov, 16:27


É a fragmentação da personalidade, resultado de uma profunda divisão da alma entre o aspecto secular e espiritual, que impede a aceitação de que uma educação católica seja necessária num sentido radical do termo. Acredita-se que o homem assume papéis diversos em lugares diversos, e quando se compreende este equívoco, ainda se pensa numa integridade meramente individualista e subjetivista. Tudo isso são obstáculos à aquisição de uma cosmovisao realmente cristã, possível e necessária, assim como acessível a cada um que queira. Basta renunciar às vaidades que o mundo nos propõe como afagos de personalidade baseados numa suposta identidade pessoal. Basta entendermos que somos servos inúteis disponíveis à ação de Deus neste mundo e nada mais.

Cristian Derosa

26 Nov, 18:42


Vendo o vídeo do Centro Dom Bosco sobre a perseguição ao clero, creio que muita justiça a grandes membros do clero foi feita ali. No entanto, percebi que não houve menção ao caso recente dos Arautos do Evangelho. Então quero deixar aqui um fato histórico para que reflitam.

Na década de 1980, após uma série de denúncias e ataques jornalísticos contra a TFP devido ao seu rápido crescimento entre os jovens, o dr Plinio Corrêa de Oliveira montou uma equipe para redigir respostas a cada uma das denúncias. Sem entrar em causa cada uma dessas denúncias, o fato relevante aqui é que a TFP publicou dois grandes volumes respondendo a todas elas a partir da mais ortodoxa doutrina católica, história e ensinamento dos maiores santos e práticas das mais célebres congregações da história da Igreja, mostrando de uma vez por todas, ao menos aos católicos de boa fé, que tudo não passava de intriga a partir de pressupostos modernistas e totalmente avessos ao catolicismo. Pois bem, além disso, um dos mais célebres canonistas da Igreja saiu em defesa da TFP, o frei Royo Marin. Quem lê aqueles volumes históricos de defesa da TFP, poderá, porém, se surpreender com uma coisa: as denúncias e críticas são EXATAMENTE as mesmas feitas contra os Arautos do Evangelho atualmente. Exatamente as mesmas. De que lado estaria o CDB no tempo da TFP?

Cristian Derosa

24 Nov, 16:47


"... Fiel e arduamente você deve resistir aos Hereges em defesa da Única Fé Verdadeira e Vivificante, que a Igreja recebeu - os Apóstolos e transmitiu a seus filhos. Pois o Senhor de todos deu aos Seus Apóstolos o Poder do Evangelho, por meio dos quais também conhecemos a Verdade, isto é, a Doutrina do Filho de Deus: a quem também o Senhor declarou: 'Quem vos ouve, a mim ouve; e quem vos despreza, a mim despreza, e àquele que me enviou' (Lc. 10:16).

São Clemente I, Papa

Cristian Derosa

24 Nov, 16:12


A educação católica 2

A primeira aula depois da introdução, como mencionamos, relaciona algumas leituras usadas pelas famílias para educar seus filhos em meio ao ambiente hostil das perseguições. Falamos, por exemplo, dos famosos Atos dos Mártires, cuja leitura acabou sendo esquecida em nossos tempos e relegada a um tipo de "arqueologia". Muito mais do que coisa do passado, a leitura da vida dos Mártires produz grandes graças de inspiração e entusiasmo em meio à adversidade também destes nossos tempos. Na próxima aula, faremos a leitura de uma delas para bem exemplificar, dando a oportunidade de observar por si mesmo o bem que transmitiram aos primeiros cristãos.

Se ainda não se inscreveu, ainda há tempo:

Link:


https://lastlink.com/p/C1A0EAB74/

Cristian Derosa

23 Nov, 21:27


A chamada "crise na Igreja" nada mais é que a desistência prática da santidade. Por toda a parte, todos querem obter permissões, autorizações teológicas para estar no mundo, para fazer o que se quer. Depois, é claro, a culpa parece recair sobre a Igreja, o clero, o progressismo. Nada disso teria sido possível se os católicos não tivessem optado pelo caminho da facilidade. Homens fracos farão tempos difíceis. Antes de culpar o clero, lembremos de que o fiel tem o clero que merece. Merecemos as tribulações e castigos porque fomos tíbios, lentos e moles diante da dificuldade. Ouvimos facilmente o eco do mundo que diz não ser tão necessário isto ou aquilo, que "Deus entende", que Deus é misericordioso. E nesta crença, dizemos "não" a todo tipo de graça que recebemos por ato de misericórdia. A ignorância invencível, nos tempos de internet, não nos servirá de desculpa, pois lemos e ouvimos a verdade, mas desdenhamos, fazemos piada, ridicularizamos. A culpa nos arrasta a cada minuto para as trevas enquanto dormimos acordados acreditando que a morte não nos pegará de surpresa.

Cristian Derosa

23 Nov, 21:17


Literatura pagã e educação católica

Uma das grandes confusões feitas por educadores que se dedicam aos chamados estudos clássicos é confundir a educação primária com a educação dos jovens e adultos. São Basílio, no século IV, de fato incentivou o estudo dos textos gregos e latinos, dizendo que deles se poderia tirar grande proveito para os católicos. Mas frequentemente se menciona isso esquecendo-se de que, só muito recentemente e sob as bênçãos do humanismo renascentista, é que se colocou estes textos nas mãos de adolescentes e crianças. A decadência experimentada na Universidade medieval acabou abrangendo os estudos secundários graças ao Radio Studiorum, dos Jesuítas, que sob o pretexto de acompanhar os "avanços" humanistas, levou o problema do paganismo na educação também à juventude que ainda estava imune do problema que assolava a universidade.

Ouvi por aí que Santa Terezinha teria sido uma vocação de extrema exceção por ser muito precoce, mas o fato é que isso se deve, não à uma anedótica situação promovida pelo acaso, mas à educação piedosa dos pais, que repetiu, em grande parte, o que era feito na Idade Média. Santa Teresinha do Menino Jesus queria ser mártir, queria ir à guerra como Joana D'Arc, que ainda nem canonizada era, e isso não se deve a um sopro insondável do Espírito Santo apenas, mas à cooperação com a graça por parte de seus pais, algo acessível em qualquer época e lugar em que existam pais que anseiam mais pela santidade dos filhos do que por demonstrar ao mundo a erudição de seus "projetos educacionais" privados ou domésticos. Muito mais do que povoar o mundo de cristãos, numa pretensiosa "ocupação de espaços", qualquer vantagem civilizacional só terá efeito por meio da ocupação dos Céus, de onde virão as graças necessárias a tudo o que a Igreja necessita neste mundo. Porque sem a Igreja nada será feito e tudo fracassa.

Cristian Derosa

23 Nov, 14:24


https://www.youtube.com/watch?v=vMaKD_KG7GM

Importante aviso do prof. Daniel Ferraz!

Cristian Derosa

21 Nov, 11:40


Bom dia

Se tudo der certo, hoje gravarei a primeira aula do curso A educação católica, sobre como era a educação dos primeiros cristãos, repassando alguns textos arcaicos usados para a instrução das crianças e qual era a necessidade deles comparada com nossos dias.

Cristian Derosa

18 Nov, 17:48


A aproximação dos conservadores com os esquerdistas da velha guarda é evidência de um processo natural que decorre da conciliação progressiva dos conservadores, do amolecimento e medo frente às agendas revolucionárias vistas como inevitáveis e humanamente fatais. Ou seja, também decorre disso um profundo materialismo que não crê em nenhuma outra realidade que não seja a política e cultural. Essa aproximação se vê manifesta na força do valor da liberdade, que passa a ser a única moralidade possível pelo fato dela ser também a da esquerda. Nisso os conservadores veem uma "vitória" ao "desarmarem" as críticas da mesma esquerda e seu libertarianismo moral, cultural e religioso. Defendem, no máximo, um direito à liberdade religiosa para Deus, uma migalha que mais ofende o Criador do que o honra. O mal que isso cria trará não apenas a ineficácia de todas as agendas e projetos dos conservadores, como os converterá em algozes do próprio cristianismo, da Igreja Católica. Aos que dirão o contrário, desafio a dizer quais aspectos da Igreja seriam permitidos ou defendidos por esse conservadorismo. A resposta viria apenas naquilo que se pode traduzir em linguagem moderna ou até pós-moderna. Quando muito, um aval tradicionalista que apela à Unidade Indiferentistas das Religiões, ou a anseio por autodeterminação espiritual, uma tese que pode travestir-se de muito católica, mas não deixará de ser a tese luciferiana por excelência. A Igreja, aquela que não é apenas "uma fé", mas a única verdade possível, vai sendo a cada dia mais restrita e perseguida. Basta olhar para ver.

Cristian Derosa

18 Nov, 12:17


A introdução do paganismo como "molde" da educação europeia, produto do resgate dos estudos clássicos pelos humanistas, produziu o secularismo e o ateísmo moderno, que deu origem às revoluções. Nos últimos séculos, esse esvaziamento do catolicismo na educação produziu seus frutos na literatura, na ciência e na arte, culminando numa "sopa" cultural de sentimentalismos espiritualistas, todos igualmente avessos à Igreja naquilo que ela tem de essencial. Isso transformou a noção de fé e deixou o católico em geral indiferentista. Tudo isso trouxe não apenas o paganismo de volta, mas um certo impulso à adoração do próprio demônio. Mas como era a educação católica antes de todo esse processo e qual a sua relevância para o momento atual de hegemonia revolucionária? É isto o que busca responder o curso A educação católica.

Cristian Derosa

16 Nov, 12:24


Uma direita que vê como vitória o afago à esquerda e orgulha-se de atender às suas demandas melhor do que a expectativa de seus inimigos, obviamente já é um instrumento do avanço revolucionário e não tardará a ser um algoz ainda pior para o mundo. Pois ela parece desejar superar a esquerda nas metas revolucionárias. Aqui não me refiro evidentemente às nomeações de latinos ou mulheres, o que em si mesmo não poderia ser um problema, mas o anseio de mostrar-se alinhado às expectativas revolucionárias. A direita libertária, como tenho dito, logo estará perseguindo católicos (que não sejam indifentistas)

Cristian Derosa

14 Nov, 21:13


Atenção, a inscrição já está disponível. Clique para se inscrever e adquirir.

https://lastlink.com/p/C1A0EAB74/

Cristian Derosa

14 Nov, 18:37


Responda a enquete acima. Lembrando que a aula introdutória, com mais de 40 minutos, já está disponível para ser assistida, com dicas de bibliografia sobre o tema e toda a explicação da necessidade de uma educação católica atualmente. As demais aulas terão início na semana que vem.

Cristian Derosa

14 Nov, 13:39


A verdadeira e única finalidade da educação, dizia Hugo de São Vitor, é a santidade. A ideia de uma separação entre a ascese da vida religiosa e o ensino do conhecimento, mais ainda do ensino de uma profissão, é uma característica moderna, cujo resultado final se vê na educação contemporânea, da qual professores católicos, alunos e suas famílias, buscam fugir a todo o custo a fim de proteger seus filhos da influência terrível dos maus costumes proporcionados por essa separação. Preparado para a santidade, seja na vida religiosa ou secular, qualquer criança ou adolescente estará pronto para exercer o seu dever de estado e ofício em qualquer sociedade, não importando onde e quando esteja, época ou conjuntura social. De que adiantaria um bom conhecimento técnico se não houver a bondade e a virtude como suporte da sua execução? Se a realidade espiritual estiver acima e coordenando todo o ensino, o aluno será apto a qualquer trabalho. Com a vantagem de que também será apto à santidade. A preocupação moderna com a profissão, com o trabalho ou a mera aquisição de alta cultura, é apenas um meio, que quando desviado da sua finalidade, torna-se facilmente obstáculo àquela finalidade que é a santificação da alma. Por que, então, não focar com entusiasmo naquele dever gravíssimo depositado sobre os pais e professores, o de não escandalizar a inocência, de não omitir-se a ensinar a amar a Deus e a conhecer a Sua Lei tão cedo quanto possa construir nas almas um hábito vital, uma segunda natureza? Não há nada tão importante aos pais e professores do que aquela paz de saber que deram tudo de si para que seu filho ou aluno goze da eterna sabedoria e felicidade. E estes professores e pais talvez não imaginem, mas este foco no âmbito espiritual, quase exclusivo, representa um anseio tão ávido da alma humana, que verão seus filhos facilmente se animarem como nunca antes pelo estudo, a disciplina e até mesmo a oração.

Ao contrário, os que põem sua atenção unicamente nas coisas do mundo, na preparação para uma vida terrena, não poderão justificar-se perante Deus, mas apenas perante os homens e ao mundo. Dizem por aí que "fazemos filhos para o mundo, não para nós". O correto é dizer que os filhos são dados por Deus e, por isso, feitos para Ele. Os que se preocupam com o mundo e suas míseras riquezas terão neste mundo alguma migalha, mas talvez nenhuma depois dele. Que preço pagaremos se tivermos essa preocupação acima daquela que é matéria de grave obrigação a pais e professores. O mal que se faz aos pequenos será cobrado.

Para isso, precisamos compreender a gravidade e a profundidade dos males que o mundo contemporâneo tem lançado a infância, a adolescência e, com isso, a vida adulta das futuras gerações. Podemos ter como parâmetro a nossa vida e dificuldades que tivemos para assimilar novamente uma relação com Deus. Queremos isso para nossos filhos? Se pudéssemos dar a nós mesmos uma educação dentro da cosmovisão cristã, estritamente! O que poucos se dão conta é que a inocência, causa da pureza da alma, dá às almas uma capacidade muito maior para o conhecimento do que a malícia do mundo, na qual muitos pais e professores preferem entregar seus filhos para que "não sejam enganados pelo mundo". Ao protegerem contra os enganos do mundo, os deixam livres para serem enganados pelos vícios capitais, instrumentos do demônio para a condenação eterna.

Cristian Derosa

14 Nov, 12:56


A Educação Católica

Estes são os tópicos inicialmente considerados do curso que terá em breve o link de inscrição disponibilizado (este esquema ainda pode sofrer alterações):

Introdução: O contexto da revolução e a necessidade da educação católica
Aula 1 - A tradição judaica dos apóstolos e a educação grega e romana
Aula 2 - Leituras dos primeiros cristãos, objetivos e perigos
Aula 3 - Hugo de São Vitor e a educação na Idade Média
Aula 4 - A decadência educacional da Idade Média - As universidades
Aula 5 - Protestantes, Jesuítas e os humanistas - A educação moderna.

Cristian Derosa

13 Nov, 13:06


A educação católica

Cristian Derosa

13 Nov, 00:27


Atenção

Até o final de semana, publicarei aqui o link para a inscrição no curso A educação católica, junto de um áudio com mais algumas informações. Esta pode ser a chance de alguns enviarem perguntas nos comentários para tirarem as dúvidas que ainda existam sobre o curso.

Cristian Derosa

12 Nov, 18:18


Em um dos episódios mais dramáticos da história da educação católica, a Companhia de Jesus foi designada pela Igreja para combater o avanço do protestantismo, o que fez com maestria nas Universidades, terminando por criar uma verdadeira hegemonia intelectual católica. Mas, como tudo tem um custo e um preço, por medo de contrariar a opinião pública da época, aquele modelo educacional era totalmente apoiado no mesmo imaginário clássico resgatado pelos humanistas do Renascimento, baseado nos clássicos do paganismo que haviam preparado o terreno para a Reforma. Este episódio bem serve de exemplo do que escrevi no post anterior sobre conciliar com as ideias do mundo e o resultado limitado disso. Quantas ordens religiosas se foram esterilizando aos poucos por respeito humano, por medo de contrariar as ideias correntes e baseados num tipo de pedido de desculpas ao mundo pela existência da Igreja. O curso A educação católica trará detalhes dessa história e razões de sobra para aprofundarmos numa verdadeira e corajosa educação católica, sem nenhum medo de cara feia do mundo materialista e secularista que flerta com todo tipo de crença esotérica, pagã, protestante, para limitar a verdadeira e única cosmovisão que leva ao resgate do imaginário que possibilitará às futuras gerações uma vida de autêntica santidade. Deixemos que os secularistas e neoiluministas do conservadorismo clássico insinuem que isso é "gnose" ou uma utópica era cristã. Se os primeiros cristãos tivessem tido este medo, eles que enfrentaram os gnósticos, estaríamos ainda sob o império romano tentando insinuar um metacristianismo através de bezerros de ouro.

Cristian Derosa

12 Nov, 16:49


Tudo o que a maioria dos católicos conciliadores fazem com a ajuda das técnicas e modas deste mundo pode alcançar grandes efeitos sociais, culturais e até políticos. Mas nenhum efeito sobrenatural permanente.

Cristian Derosa

11 Nov, 19:55


Nesta semana, gravarei um áudio para os interessados no curso de Educação Católica, explicando os motivos do interesse que me motivaram a pesquisar sobre o assunto e adiantar algumas das premissas fundamentais sobre a necessidade de se estudar o tema. Quem tiver dúvidas específicas sobre o tema pode deixar a pergunta nos comentários que buscarei responder.

Cristian Derosa

11 Nov, 15:58


Há hoje muita gente ensinando sobre educação católica. Não desejo oferecer algo melhor, até porque a minha formação não é em educação. Mas acredito que a minha abordagem pode ajudar muito aqueles cuja mensagem desses especialistas talvez soe demasiado complexa ou técnica, podendo ser explicada através de uma história raramente contada sobre o que foi experimentado pela Igreja para fazer frente às ameaças às almas através da educação.

Cristian Derosa

11 Nov, 14:37


Nos últimos 10 anos, publiquei detalhadas pesquisas sobre os efeitos da comunicação de massa nas consciências, na cultura e na história recente das ideias. Tendo isso como pressuposto, devemos nos questionar qual é o real desafio do educador católico, que inclui obviamente uma decisão consciente dos pais e mães de família. Afinal, a formação profissional é tão importante quanto a salvação da alma? Será que é possível, dada a atual conjuntura, dizer que "uma coisa não exclui a outra"? No entanto, perceberemos claramente que quando optamos pela salvação da alma, tendo como fim proporcionar os meios de santificação das crianças e adolescentes, isso a tornará capaz de muito mais do que se imagina e daquilo que promete a educação contemporânea, seja ela clássica ou modernista.

Cristian Derosa

11 Nov, 14:32


Educação católica

Uma das primeiras concepções que pretendo esclarecer antes de contar a história da educação católica, é a semelhança ou diferença fundamental entre os períodos de maior perseguição aos cristãos e a atualidade. Como era a educação durante o Império Romano, por exemplo, nos primórdios do cristianismo? Isso nos deve servir de orientação. No entanto, apenas essa comparação não seria suficiente se não compreendêssemos que há, na atualidade, inúmeros agravantes que fazem do nosso tempo algo muito mais perigoso e esterilizante para a fé católica. Se naquele tempo a ameaça era o paganismo, disperso em toda uma cultura greco-romana, o mesmo paganismo retornou no Renascimento, sob a forma do humanismo, que deu todo o abrigo para as ideias e costumes revolucionários que moldaram e construíram a modernidade. Há ainda católicos que acreditam, baseados numa ingenuidade culpada, que o católico precisa conciliar sua fé com tais ideias. Os pais de família, porém, assim como religiosos devotados à educação dos menores, têm em suas costas o peso de uma responsabilidade que lhes será cobrada no dia do Juízo. É preciso compreender a natureza da Revolução, como ela foi descrita por santos e leigos da história, para então assimilarmos essa semelhança com o ambiente hostil em que viviam os primeiros cristãos. Só assim poderemos extrair lições importantes do modelo de educação que se praticou e que deu origem aos maiores santos do início do cristianismo. Assim, também poderemos compreender melhor os erros cometidos ao longo da história naquilo que se chamou de educação católica, o problema por trás da educação clássica e o fundo moral e espiritual da nossa missão de pais de família ou educadores em geral.

Cristian Derosa

11 Nov, 11:41


Bom dia. Não esqueçam de responder a enquete quem ainda não respondeu. Nesta semana, farei um áudio, ou série de áudios, falando mais a respeito do curso.

Cristian Derosa

10 Nov, 20:04


As filhas indesejadas da China cresceram — e agora rejeitam a maternidade | InvestNews
https://search.app?link=https%3A%2F%2Finvestnews.com.br%2Fwsj%2Fas-filhas-indesejadas-da-china-cresceram-e-agora-rejeitam-a-maternidade%2F&utm_campaign=aga&utm_source=agsadl1%2Csh%2Fx%2Fgs%2Fm2%2F4

Cristian Derosa

09 Nov, 21:58


A educação católica

O que chamaremos de curso, é na verdade o compartilhamento dos resultados da minhas pesquisas recentes, somados a uma prática sobre a qual falarei aos interessados. É ao mesmo tempo uma sequência dos estudos que começaram na comunicação, buscando soluções para o desafio do contexto atual no qual vivem muitas famílias. Mas também se trata de uma justificativa histórica para a proposta de uma educação nos moldes tradicionais, observados os riscos e prejuízos visíveis de alguns modelos atuais. Não irei apresentar nada novo, evidentemente, mas a história da educação católica precisa ser resgatada para compreendermos como ela respondeu aos problemas de cada época, proporcionando que façamos a nossa devida analogia com o tempo atual. Adianto que, ao contrário do que muitos pensam e dizem, embora a modernidade tenha algo de completamente inédito na história humana em matéria de influência da cultura no imaginário e na moral, ela faz parte de uma reedição de um mesmo problema que se apresentou em diversos outros momentos históricos, para os quais a Igreja teve resposta, algumas vezes eficaz, outras nem tanto. Evitar os erros do passado também faz parte da educação — algo pelo qual nossos filhos agradecerão!

Cristian Derosa

09 Nov, 17:28


Amigos

Tenho em mente um curso inteiro sobre a educação católica, passando pela história e as ideias que ao longo da história da Igreja foram praticadas e que tiveram os melhores e mais desejados frutos pelos católicos, com uma bibliografia específica que poderá ajudar muitos em suas famílias, grupos de estudo ou até escolas que desejam acrescentar ao seu repertório alguns elementos úteis que talvez abram portas para aquilo que estão procurando dentro de uma visão estritamente católica (e não meramente humanística ou de educação clássica).

Eis o problema: disponho de pouco tempo e recursos para gravar esse curso. Isso significa que ele se tornará mais viável quanto maior for o interesse por seu conteúdo. Portanto, gostaria de saber quantos estariam dispostos a pagar por esse curso, que teria em torno de 6 ou 7 grandes aulas. Em breve, farei uma enquete para saber em números o grau de interesse pelo tema. Enquanto isso, quem quiser pode manifestar-se aqui ou tirar dúvidas a respeito.

Cristian Derosa

28 Oct, 17:34


De dentro do fosso da gnose moderna muito bem diagnosticada por Voegelin, e que até agora se traduziu na esquerda progressista e revolucionária, cavalga com velocidade um processo de satanizacao violento que nos próximos anos será muito mais associado a um pseudo-tradicionalismo altamente politizante, que unirá jovens com tendências suicidas e satomasoquistas ao conservadorismo liberal e até aparentemente cristão. Tudo canalizado por vias de entretenimento vis, leituras de fantasia, consumos hedonistas, presunções intelectualistas e uma sede espiritualista desordenada. No meio disso tudo, só quem buscar viver na graça que só há na Santa Igreja poderá, com relativa segurança, orientar-se. Ainda assim, como antes da oração vem a vigilância (vigiai e orai), as ameaças espirituais serão cada vez mais poderosas e os que estiverem fora da Igreja por vaidade perecerão. Basta ter olhos para ver e qualquer um conclui essas coisas.

Cristian Derosa

28 Oct, 10:57


Bom dia, amigos, queria agradecer a bondade de todos os que ajudaram nestes últimos dias. Saibam que continuam nas nossas orações e que Nossa Senhora, mãe do bom remédio e do bom conselho, possa lhes guiar como Esposa do Espírito Santo, que é guia dos cristãos e da Igreja militante nesta guerra continua pela salvação de nossas almas. Salve Maria Santíssima!

Cristian Derosa

28 Oct, 01:35


Um cavalo de Troia no conservadorismo na política
https://www.gazetadopovo.com.br/opiniao/artigos/conservador-politica-tradicao-ou-tradicoes/

Cristian Derosa

25 Oct, 19:17


Salve Maria, amigos.

Recentemente, tive que me mudar, pois a proprietária da casa em que alugávamos vendeu o imóvel. Como não contávamos com essa mudança, muitas despesas surgiram principalmente decorrente da entrega do imóvel, o que de fato não temos como arcar no momento. Gostaria de pedir a ajuda de quem puder para dar conta de algumas delas. Agradeço imensamente os que ajudarem e os incluirei nas orações de toda a família. Abaixo segue o pix. Que Nossa Senhora os retribua imensamente!
chavepix
[email protected]

Cristian Derosa

25 Oct, 10:41


Concedei-nos, Mãe e Senhora nossa, que assim como o guerreiro não escolhe o teatro de batalha e está disposto a fazer, em qualquer campo, o holocausto de sua vida, assim também saibamos lutar contra os inimigos -- velados ou declarados -- de vosso Nome e da Santa Igreja, onde quer que sejamos mandados: tanto no anonimato quanto na glória, tanto no heroísmo invisível e como que impalpável da existência prosaica de todos os dias, quanto nos lances trágicos dos acontecimentos que vossa mensagem de Fátima prenuncia.

Essa graça nos Vo-la imploramos como favor do qual não somos dignos; e se não estremecemos diante de tudo o que ela significa, é que sabemos poder confiar, com confiança sem limites, no vosso Coração Imaculado, força dos fracos, esperança dos desvalidos, refúgio e consolação dulcíssima dos humildes. Amém.

(Oração composta por Plinio Corrêa de Oliveira)

Cristian Derosa

24 Oct, 11:45


Bom dia, amigos, salve Maria!

Como sabem, os primeiros áudios sobre a primeira edição da Regina Milites já estão disponíveis no canal do Telegram do Observatório. Quem é assinante pode acessar facilmente na plataforma, que direciona ao telegram. O tema destes áudios são os pressupostos e princípios que orientam a revista. Falamos de artigos específicos, sempre alinhando-os a esses princípios que acredito serem urgentes para o momento em que vivemos. Além disso, esses áudios antecipam e preparam para a continuidade dos temas que será exposta na próxima edição, já bastante avançada, cujo tema principal será a infiltração espiritualista e gnóstica no catolicismo e na Igreja, algo pouco falado. Poucos sabem, por exemplo, que já no século XIX, o Magistério da Igreja precisou condenar certo tipo de tradicionalismo filosófico, que ainda não era o perenialismo do qual tratamos atualmente, mas o antecipava assim como antecipava a ligação com as atuais defesas da tradição ou tradições.

Para ter acesso a este e outros conteúdos, assine o Observatório no link abaixo.

https://lastlink.com/p/C64D40298/

Cristian Derosa

22 Oct, 20:35


Muitos interpretam a negação do mundo no sentido da tradição católica como se fosse reflexo de um medo do mundo. Mas enfrentar o mundo demanda coragem. Quem tem medo do mundo são os que anseiam por uma colaboração, uma conciliação. Estes só não têm medo do Juízo e do inferno.

Cristian Derosa

21 Oct, 13:57


Existe uma linhagem espiritual dentro da Igreja Católica que corresponde à devoção mais radical à Santíssima Virgem. Esta linhagem tem origem antes de Cristo, na pessoa de Santo Elias, considerado pela tradição mariana como o primeiro carmelita e primeiro devoto de Nossa Senhora. Dele vieram outros muitos, como São Bernardo, Santo Domingos, São Francisco, entre muitos outros, expressão dos maiores santos da Igreja. Nos últimos séculos, à medida que avançava a ação demoníaca sobre o mundo, muitos escritores católicos viram no fenômeno revolucionário a marca dessa permissão de Deus para uma nova onda de provações e purificação da Igreja. Há diversos nomes proeminentes desta linhagem que buscou exatamente resgatar a devoção mariana na sua radicalidade como único remédio contra os males do nosso tempo. Entre eles estão o Monsenhor de Segür, Joseph de Maistre, Beato Pio IX, Donoso Cortés, Mons. Gaume, Leão XIII, Louis Veillout, São Pio X, Mons. Delassus, G. Lenotre, Pe. León Dehon e Plinio Corrêa de Oliveira. O método para isso ficou expresso na Verdadeira Devoção, de São Luis Maria Grignion de Monfort. Podemos dizer que esta linhagem mariana foi a única que permaneceu intacta contra os males revolucionários (e por isso também é chamada de "escola contra-revolucionária). Outras linhagens se tornaram populares, mas sofreram diversos tipos de infiltração. Este é um dos temas da próxima edição da revista católica Regina Milites.

Cristian Derosa

20 Oct, 17:03


Olá, amigos, por questão de tempo e disponibilidade, a aula prometida sobre a edição do Regina Milites será inserida apenas em áudio, no canal do telegram do próprio Observatório. Mais tarde ela será disponibilizada na plataforma diretamente. A aula tratará dos temas relativos aos artigos da primeira edição e a proposta da revista.

Cristian Derosa

16 Oct, 03:18


A grande maioria dos que se dizem conservadores no Brasil, ainda os que se declaram católicos, no fundo praticam um ativismo que equivale ao abandono do catolicismo como linguagem ou discurso, restando dele apenas uma casca de conteúdo ou posicionamento ambíguo em relação a um mundo que deseja ver a Igreja Católica totalmente aniquilada, perseguida e criminalizada. Tamanha é a alquimia que anseiam fazer entre a doutrina verdadeira e elementos culturais modernos, achando-os muito inofensivos, que já não poderão nem mesmo reconhecer o próprio Nosso Senhor diante deles. Tampouco o Juiz verdadeiro os reconhecerá quando desejam confundir-se com o mundo e as suas mundanidades.

Cristian Derosa

14 Oct, 12:07


Não tenho escrito muito sobre geopolítica, nem me concentrado nas notícias diárias a respeito, pois não são elas que acompanham de fato os acontecimentos, mas as metas por trás do efeito de muitas informações. Pensando, porém, sobre a questão da Rússia, vejo como mais provável não um ataque nuclear russo à Ucrânia ou à Europa, mas um ataque repentino e exagerado da Otan contra a Rússia. Isso porque uma das agendas menos óbvias dos globalistas é ampliar a força da ideologia eurasiana por meio de chances de vitimizacao, da mesma forma como a mídia tem trabalhado a questão de Israel.

Cristian Derosa

12 Oct, 16:35


https://bibliotecacatolica.com.br/blog/devocao/a-historia-de-nossa-senhora-aparecida/#:~:text=A%20Princesa%20Isabel%20possu%C3%ADa%20o,um%20manto%20%C3%A0%20Nossa%20Senhora.

Cristian Derosa

09 Oct, 17:04


O que esses humanistas buscavam era um "lastro" moral e ético alternativo ao cristianismo. Isso era o que os guiava na busca por obras obscuras da Antiguidade grega e romana, da retórica e dos grandes discursos. E foram eles os responsáveis por grande parte da tradução dessas obras. Para os monges medievais, essas obras não tinham grande importância, afinal, eram de uma mera ética ou filosofia natural, de valor discutível uma vez que a Revelação já havia ocorrido e a Boa Nova, o Advento de Nosso Senhor, deu o sentido da história e da vida humanas. Mas não é exatamente este interesse por um "direito natural" e uma ética humanista, mediante instrumentos estéticos e teóricos da modernidade e pós-modernidade, que tem guiado tantos conservadores ao apostarem na Educação Clássica? Assim como os humanistas, eles querem resgatar o "pensamento crítico" das profundezas de uma era de trevas, que saltando pela Idade Média e fazendo dela uma analogia com a atual decadência educacional, termina por excluir uma vez mais toda a possibilidade do cristianismo voltar ao centro da cultura. O cristianismo que eles eventualmente defendem é a priori manchado pelo indiferentismo religioso e o relativismo cultural pós-moderno, disfarçado de erudição.

Cristian Derosa

09 Oct, 16:40


O humanismo renascentista foi o resultado de um projeto de substituição da classe letrada eclesiástica por uma elite intelectual leiga. Essa meta esteve em cada passo dado por eles, desde a nomeação do período cristão como "idade média", isto é, período intermediário entre algo bom — a Antiguidade pagã — e a sua restauração, a Renascença, até a ideia que substituia o ensino da teologia e o estudo das Sagradas Escrituras por disciplinas meramente retóricas ligadas à oratória, como a poesia, literatura etc. Tudo isso era fruto de uma classe profundamente superficial e de homens fúteis mais interessados numa estética (e depois ética) do que na realidade espiritual profunda que só era acessada mediante a vida contemplativa. Assim como os protestantes, essa nova elite intelectual viu na Idade Média e no clero uma "desigualdade" injusta em que só eles poderiam falar sobre temas que os novos experts também queriam falar e debater, mas sem a vida contemplativa e a graça santificante. Sem isso, eles buscaram outro lastro para a vida social, nao mais a prática do Primeiro Mandamento, mas um apêgo cada vez mais desordenado pela criação sem Deus, o que culminou naturalmente no culto ao homem. Este é o humanismo com o qual muitos católicos querem reatar relações, adequar e adaptar, fazendo do seu produto mais radical, a Revolução, como se fosse um mero percurso histórico neutro. A ingenuidade culposa costuma ser punida com severidade, na vida ou na Eternidade.

Cristian Derosa

09 Oct, 13:31


Outro erro comum na ideia de um apostolado é o de oferecer versões católicas daquilo que o mundo consome, como uma forma de autorizar os fiéis a permanecerem num mesmo modo de vida apenas um pouco melhorado. Um exemplo disso são os métodos "naturais" de contracepção, que a pretexto de obedecerem a Igreja e evitarem abortos ocultos, mantém-se na mesma mentalidade contraceptiva. O mesmo se dá no chamado "jornalismo católico", que apenas oferece conteúdo católico à sede informativa por novidades que é o real perigo da comunicação social atual, mantendo muitos católicos numa prontidão ansiosa e curiosa sobre as novas tretas ou fatos que em nada os ajudam no caminho da santidade, exceto numa distante e às vezes infrutífera defesa da Igreja nos moldes modernos. Isso mantém as pessoas na vida moderna sem grandes incômodos que lhes são inerentes se comparados à verdadeira vida espiritual. O mesmo se pode dizer das narrativas conservadoras, que no fundo são emprestadas da esquerda, sobre defesas da liberdade, da vida e do ser humano, numa óbvia repetição dos discursos revolucionários. Muitos acreditam que isso constitui um "retorno seguro" a uma visão de virtudes sociais pela via do humanismo, canal mais próximo temporalmente que, por exemplo, a Idade Média. No entanto, tudo isso apenas reforça o discurso revolucionário cuja premissa igualitária e de exclusão do discurso católico é a base e a meta. Dizer-se a favor da vida é uma forma de apelar à boa fé de uma ideologia que, em nome do mesmo discurso, produziu banhos de sangue contra cristãos. Esta expectativa de boa fé, por medo de rejeitar e odiar claramente o mal, atrairá fatalmente muito mais agressividade do inimigo, com a diferença que os bons estarão fracos e amolecidos moralmente demais para lidar com a violência revolucionária que em breve tomará corpo.

Cristian Derosa

07 Oct, 23:51


“A prática do Santo Rosário é verdadeiramente grande, sublime, divina. Foi o Céu que vo-la deu para converter os pecadores mais endurecidos e os hereges mais obstinados”.

São Luís Maria Grignion de Montfort

Cristian Derosa

07 Oct, 11:21


A Mãe de Deus deu ao mundo o santo Rosario como arma contra as heresias numa época em que a Igreja era ameaçada pela heresia dos cátaros, chamados também de "puros". Era uma doutrina gnóstica que crescia pela Europa, mas terminou derrotada após a introdução do Rosário na prática católica. Hoje vivemos a ameaça da Revolução, muito pior e mais abrangente que o catarismo. Vivemos, portanto, a época mais do que oportuna para um compromisso radical com Nossa Senhora através da devoção do Rosário, recitado diariamente. Não podemos mais nos contentar com apenas o terço, pois foi a nossa tibieza que alimentou a Revolução nos últimos séculos.

Cristian Derosa

05 Oct, 01:55


"Onde quer, quando quer, como quer que morra o homem em pecado mortal, sem penitência e satisfação, se pode satisfazer e não satisfaz, o diabo arrebata sua alma de seu corpo com tanta angústia e tribulação, que ninguém pode saber senão quem as sofre." São Francisco de Assis.

Cristian Derosa

01 Oct, 02:11


"Cristo carregando a Cruz entre os Santos Agostinho e Jerônimo"
Por Bernardo Parentino, 1502


"O Martírio não consiste somente em morrer pela Fé. O Martírio consiste também em Servir a Deus com Amor e pureza de coração todos os dias da vida."

São Jerônimo, Eremita; Confessor; Doutor da Igreja

Cristian Derosa

30 Sep, 19:17


Agora que saiu a revista Regina Milites, os assinantes da revista que também assinam o Observatório estão convidados a uma aula especial, que será disponibilizada nos próximos dias, sobre o conteúdo da revista. Serão comentários aprofundados que levam em conta a razão para a escolha dos temas e uma reflexão sobre a situação da Igreja no contexto da ameaça gnóstica e perenialista, além dos demais inimigos muitas vezes deixados de lado por muitos conservadores. Trata-se de uma espécie de edição extra da revista em formato de vídeo aula. Como falei da outra vez, esta é mais uma oportunidade para assinar o Observatório, onde constam vários cursos e agora com essa novidade para os assinantes.

Quem apoiar o Regina Milites pelo Lastlink também receberá o acesso conjunto ao Observatório. Os links de assinatura estão fixados no canal e o apoio à revista consta no próprio site do Instituto Estudos Nacionais.

Cristian Derosa

30 Sep, 00:21


Apostolado ou "apostatado"?

O que se convencionou a chamar de apostolado nas redes sociais vem se tornando a cada dia um tipo de atividade de comunicação social e marketing pessoal, mais voltado à figura do "influencer", mas que apelidado com o jargão católico ganha um status espiritualmente correto. O problema disso não é tanto a confusão propriamente entre apostolado e ativismo de influencer ou marketing digital, mas a confusão que passa a existir entre apostolado e difusão da fé. Afinal, o apostolado publicizado ou público é apenas um dos tipos de apostolado, apenas o mais difusivo no sentido da informação. Mas o verdadeiro apostolado deveria se definir pela participação ativa na luta espiritual, o que só em alguns casos ocorre à luz do dia e visando dar um "testemunho" público. A maior parte, e mais relevante, do apostolado é feita no total anonimato. Uma dona de casa que varre a casa com humildade, sem nenhum espírito de revolta dentro de si, no total abandono alegre de si mesmo, produz mais dano ao inimigo do que um ativista que difunde a Palavra de Deus e aparece em mil e um canais, mostrando seu rosto e sua vida. O mesmo serve para o chamado campo da "vida intelectual", que parece necessitar cada vez mais de uma construção imaginária da personalidade, sendo este um terreno fértil para a ação diabólica na alma que anseia por associar-se a essa bela imagem, justificada por um suposto anseio de difundir a fé ou uma "verdade" genérica e abstrata.

Cristian Derosa

28 Sep, 17:05


https://www.estudosnacionais.com/41446/rene-guenon-um-iniciado-na-tradicao-do-diabo/

Cristian Derosa

27 Sep, 15:21


A premissa dessa retórica é que "o bem merece ser tolerado". Não precisamos explicar muito para entendermos o quão errado está este pressuposto. Se o bem deve ser apenas tolerado, é porque já não o desejamos em nós mesmos. Ao contrário, nem o mal deve ser tolerado, tampouco o bem pode tolerar.