https://www.instagram.com/p/C01qARVLFcq/?utm_source=ig_web_copy_link&igshid=MzRlODBiNWFlZA==
Sobre o novo cronograma do CNU (e, consequentemente, do concurso p/ AFT), deixei minhas impressões no Instagram (ver link).
Desenvolvendo um pouco mais a ideia aqui, onde tenho mais espaço, considero que o atraso é, em regra, ótimo para todo mundo:
a) Para quem vinha estudando de forma consistente, o generoso prazo entre o edital e as provas assegurará tempo mais que suficiente para o estudo das disciplinas novas que aparecerão no edital (sempre aparecem, mas agora, por ser CNU e a banca praticamente desconhecida, a chance é ainda maior). Não vejo sentido no receio de "perder" a vaga para quem chegar agora, que também terá algum tempo para estudar... O risco de alguém "furar a fila" e tomar a vaga de quem vinha estudando me parece menor do que o risco que a pessoa correria de não ir tão bem quanto poderia no concurso por não ter tido tempo suficiente para estudar as matérias secundárias, as quais só se conhece com a publicação do edital. Quem está estudando de forma consistente, por exemplo, desde a autorização, já tem aproximadamente 1.000h de estudo acumuladas... é uma vantagem enorme em relação a quem está chegando agora, salvo, é claro, se a pessoa não acredita no próprio potencial. Se for o caso, seria difícil em qualquer outro cenário...
b) Quem chegar agora, por sua vez, terá uma oportunidade ímpar de ter chances num concurso deste tamanho, ainda que estudando somente a partir do edital. É claro que aqueles que começaram antes terão vantagem, como mencionado anteriormente, mas, para aqueles que já têm alguma base de outros concursos, me parece factível sonhar com a aprovação num concurso de 900 vagas tendo quatro meses para estudar depois do edital. É bastante tempo, principalmente considerando que a pessoa já estudará exatamente conforme o edital, sem perder tempo tentando montar estratégia ou fazer estudo seletivo no escuro, bem como sem ter qualquer incerteza sobre cronograma, banca e regras. Tudo estará definido, o que potencializará o rendimento nos estudos.
Para os dois grupos, penso que será essencial cuidar da parte mental. Quem já está estudando terá que reprogramar a rota mais uma vez, o que exigirá alguma resiliência e muito foco. O desafio, num universo de muitas centenas de vagas, é individual, é de superação dos próprios limites (no caso, para permanecer, para continuar estudando com bom rendimento, para continuar evoluindo até a prova). Quem estiver começando agora terá que assumir os riscos e colocar toda a energia possível nesses próximos quatro meses. Não vejo prejuízo nenhum no adiamento. Se você o vê e seu caso não é muito específico (há pessoas que podem ter problema com a data das provas, por exemplo, por alguma circunstância específica), considere a possibilidade de adotar práticas que possam lhe fortalecer mentalmente. Acabar logo com o "problema" quando você ainda não está suficientemente preparado(a) para enfrentá-lo é a melhor solução? Penso que não, então qualquer adiamento ajuda! Bateu o cansaço extremo? Pare um pouquinho, descanse e depois volte "soltando fogo pelas ventas" até o dia da prova...
Bons estudos!