Português CACD - Claudia Simionato @portuguescacd Channel on Telegram

Português CACD - Claudia Simionato

@portuguescacd


Cursos: https://linktr.ee/clausimionato

Canal da Professora Claudia Simionato, professora de Português (1ª e 2ª fase) para o CACD - IRBr desde 2002.
Questões e comentários semanais para todos os interessados na prova de admissão à carreira diplomática.

Português CACD - Claudia Simionato (Portuguese)

O canal "Português CACD - Claudia Simionato" é gerido pela renomada Professora Claudia Simionato, especialista em Português (1ª e 2ª fase) para o Concurso de Admissão à Carreira Diplomática (CACD) - Instituto Rio Branco (IRBr) desde 2002. Com uma vasta experiência no ensino da língua portuguesa e no acompanhamento de candidatos aprovados no CACD, a Professora Claudia Simionato oferece aos seguidores do canal cursos exclusivos, questões e comentários semanais, além de dicas valiosas para aqueles que almejam ingressar na carreira diplomática. Os cursos disponíveis podem ser acessados através do link: https://linktr.ee/clausimionato. Se você é um candidato ao CACD ou simplesmente tem interesse na prova de admissão à carreira diplomática, não deixe de seguir o canal "Português CACD - Claudia Simionato" para ficar por dentro de todo o conteúdo relevante e atualizado sobre o exame e a preparação para ele.

Português CACD - Claudia Simionato

19 Dec, 16:11


Pessoal, alguns avisos de fim de ano!

Parei por um tempo as questões aqui no canal, para descanso e preparação de novidades para o ano que vem! E já aviso: abrirei em fevereiro as matrículas para a próxima turma do Curso de Redação, a turma 8, com início das aulas em março! Quem ainda não deixou o nome na lista de espera deixe, que as vagas são sempre limitadas: https://linktr.ee/clausimionato

Para os que seguem estudando as questões objetivas, durante o recesso do canal, lembrem-se de que, além dos cursos que podem ser contratados, tenho a apostila gratuita com as 250 questões comentadas aqui no Telegram: https://t.me/portuguescacd/934

Bom Natal e boa entrada de ano a todos! E bom descanso!!!
Agradeço, como sempre, as interações no decorrer deste ano — e seguimos em 2025!

Até lá!🎄🎅🏽🎊

Português CACD - Claudia Simionato

13 Dec, 13:59


Pessoal, agora que já temos o edital com a homologação, segue já o primeiro depoimento de um aluno aprovado no novo concurso! Foram muitos alunos, e vou subindo conforme eles forem podendo enviar!

João Henrique M Goulart nasceu no Rio de Janeiro, mas sua preparação foi em São Paulo, onde se formou em Direito (USP), e depois em Brasília, onde sua família mora. Ele estudou para o CACD por 5 anos (de 2020 até a aprovação este ano). Durante a preparação, ele trabalhou por 3 anos e 4 meses em um escritório de advocacia e depois saiu para se dedicar aos estudos até ser aprovado agora, em 5º lugar! Parabéns, João!!!

Português CACD - Claudia Simionato

02 Dec, 19:08


E, quem ficou por pouco, de novo... não é pouco ter chegado até aqui! Espero que tomem um tempo pra decidir o rumo e, se desejarem e puderem, torço pra que insistam! É um percurso ingrato, lá dentro depois existe mais um monte de problemas, mas aos poucos o pessoal vai mudando o que pode ser mudado! Torço pela decisão de cada um!

Português CACD - Claudia Simionato

02 Dec, 18:59


🔺Parabéns aos aprovados!!!! Muitos nomes de alunos e ex-alunos, fiquei feliz! E já contei 16 mulheres! Que venha mais uma excelente turma!
Logo trago os depoimentos aqui no canal :) 🎉

https://docs.google.com/spreadsheets/d/1ecL3Sb3c30jaD42m04nep0UAtyq_MtzGvvxQXvCywtc/edit?gid=0#gid=0

Português CACD - Claudia Simionato

27 Nov, 22:24


Justificativa do item 262 ✍🏽

Português CACD - Claudia Simionato

21 Nov, 21:31


Q.262: Estariam preservados o sentido original e a correção gramatical do primeiro período do terceiro parágrafo caso se deslocasse o termo “ainda”, com as vírgulas que o isolam, para imediatamente depois da forma verbal “podem”.

Português CACD - Claudia Simionato

21 Nov, 21:29


Justificativa da questão 261 ✍🏽

Português CACD - Claudia Simionato

19 Nov, 11:06


Q.261: No trecho “em relação às distorções que podem incorporar e exacerbar” (primeiro período do segundo parágrafo), a forma verbal “podem” está flexionada na terceira pessoa do plural porque concorda com o termo “distorções”, que é o referente do sujeito das orações presentes no segmento “que podem incorporar e exacerbar”.

Português CACD - Claudia Simionato

18 Nov, 22:18


Justificativa do item 260 ✍🏽

Português CACD - Claudia Simionato

16 Nov, 15:51


Para recursos: pessoal, se alguém aqui for tentar justificar a escrita de "floresta amazônica" em minúsculo, segue uma nota da SECOM, que um aluno encontrou: https://www.gov.br/inpe/pt-br/assuntos/ultimas-noticias/carlos-nobre-e-o-1o-brasileiro-201cguardiao-planetario201d

E tem mais nos comentários:

Português CACD - Claudia Simionato

14 Nov, 18:14


Português CACD - Claudia Simionato pinned «🔺Pessoal, boa tarde! Aviso geral sobre curso de redação: a próxima turma de redação será apenas ano que vem — para ser comunicado sobre a abertura de matrícula, temos a lista de espera neste link: https://linktr.ee/clausimionato Se, no entanto, alguém já…»

Português CACD - Claudia Simionato

12 Nov, 20:55


🔺Pessoal, o resultado ainda pode mudar, mas parabéns para todas e todos que já estão aqui na lista! E ânimo agora para os recursos!🙌🏾 🎉☕️

Segue aqui uma tabela feita gentilmente pelo Marcelo Kariri. Ele separou por ampla, PNP e PCS, destacando o número de vagas e quem pode mudar de categoria.

Português CACD - Claudia Simionato

12 Nov, 17:34


Pessoal, e falando em recursos, olha o e-mail que recebi hoje, em resposta à questão do Antropoceno no TPS:

Português CACD - Claudia Simionato

11 Nov, 22:21


🔺Atenção!

Para orientações sobre os recursos na 2ª fase de Português: encaminhem os espelhos para meu e-mail ([email protected]) com seu nome no assunto do e-mail e também sua nota. Eu não redijo os recursos, como sabem, mas oriento no que e como fazer.

Minha prioridade são os alunos e, depois, caso haja tempo, vejo por ordem de chegada, ou de grande necessidade, os espelhos dos demais. Como de praxe, esse trabalho não é cobrado!

Falta pouco! 🍀

Português CACD - Claudia Simionato

11 Nov, 22:14


Justificativa do item 259 ✍🏽

Português CACD - Claudia Simionato

08 Nov, 21:13


Q.259: A correção gramatical do texto e a coerência de suas ideias seriam mantidas caso o segundo período do terceiro parágrafo fosse reescrito da seguinte forma: A Conferência reconhece as variadas circunstâncias de diferentes países; ademais, respeita o desejo que algumas pessoas têm de não participar de todos os desenvolvimentos tecnológicos.

Português CACD - Claudia Simionato

08 Nov, 21:04


Justificativa do item 258 ✍🏽
(lousa no comentário)

Português CACD - Claudia Simionato

06 Nov, 22:35


Justificativa do item 257 ✍🏽

Português CACD - Claudia Simionato

04 Nov, 22:34


🔺Boa noite, pessoal!
Espero que estejam bem!
Após uma breve pausa depois da 2ª fase de Português, retomo hoje as questões semanais para a 1ª fase aqui no canal!


📑 Segue já o texto para as questões 257 a 262:

A Conferência Geral da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), em sua 41.ª sessão, reconhece os impactos profundos e dinâmicos, positivos e negativos da inteligência artificial (IA) nas sociedades, no meio ambiente, nos ecossistemas e nas vidas humanas, inclusive na mente humana, em parte devido às novas formas como seu uso influencia o pensamento, a interação e a tomada de decisões e afeta a educação, as ciências humanas, sociais e naturais, a cultura, a comunicação e a informação.

A Conferência considera que as tecnologias de IA podem ser de grande utilidade para a humanidade e podem beneficiar todos os países, mas também suscitam questões éticas fundamentais, por exemplo, em relação às distorções que podem
incorporar e exacerbar, o que resultaria potencialmente em discriminação, desigualdade, exclusão digital, exclusão em geral e ameaça à diversidade cultural, social e biológica, além de divisões sociais ou econômicas. Suscitam, ainda, questões relativas à necessidade de transparência e compreensibilidade do funcionamento dos algoritmos e dos dados com que eles foram
alimentados, além de seu potencial impacto sobre, entre outros aspectos, a dignidade humana; os direitos humanos e as liberdades fundamentais; a igualdade de gênero; a democracia; os processos sociais, econômicos, políticos e culturais; as práticas científicas e de engenharia; o bem-estar dos animais; o meio ambiente e os ecossistemas.

A Conferência reconhece, ainda, que as tecnologias de IA podem aprofundar as divisões e as desigualdades existentes no
mundo, dentro dos países e entre eles, e que a justiça, a confiança e a equidade devem ser defendidas para que nenhum país e nenhum indivíduo sejam deixados para trás, seja em razão do acesso justo às tecnologias de IA e de seus benefícios, seja em razão de medidas de proteção contra suas implicações negativas. Reconhecem-se as diferentes circunstâncias de diferentes países e respeita-se o desejo de algumas pessoas de não participar de todos os desenvolvimentos tecnológicos.

Com base nas considerações acima, entre outras, a UNESCO aprova a presente Recomendação sobre a Ética da Inteligência Artificial.

UNESCO. Recomendação sobre a Ética da Inteligência Artificial (com adaptações)

Português CACD - Claudia Simionato

21 Oct, 16:47


🔺Pessoal, boa tarde!

Aviso geral sobre curso de redação: a próxima turma de redação será apenas ano que vem — para ser comunicado sobre a abertura de matrícula, temos a lista de espera neste link: https://linktr.ee/clausimionato

Se, no entanto, alguém já quiser ir estudando resumo e redação, ver espelhos dos alunos com as melhoras notas e entender a escrita da prova e os critérios de correção e, claro, os possíveis temas, é possível adquirir, na modalidade ouvinte, o último curso que dei este ano, pois ficou gravado. Quem tiver interesse em saber mais pode enviar um e-mail para: [email protected]

E, claro, quem fizer este terá desconto de já aluno no próximo curso, em maio do ano que vem! Já vai ser meio caminho andado! ✍🏽✍🏽✍🏽

Português CACD - Claudia Simionato

13 Oct, 16:21


Pessoal, olá!
Enquanto não volto com as questões no canal, vou deixar uma sugestão de podcast. Havia recomendado pros alunos o podcast da Ilustríssima, com uma entrevista com João Moreira Salles sobre a devastação da Amazônia e o não reconhecimento do seu valor (e fica a sugestão da leitura de Arrabalde, pra quem quiser atualizar-se mais). O podcast foi sugestão de um diplomata e ex-aluno, Gabriel Joaquim, que tá lotado agora na Secretaria de Clima, Energia e Meio Ambiente (comentei com ele que queria dar o tema e pedi indicação de fontes). Foi daí que tirei os textos pra proposta do simulado, cujo tema veio na prova também. Quero deixá-lo aqui, então, como sugestão para vocês escutarem, porque, mesmo já tendo caído ontem, o podcast é muito bom - e é um tema que, infelizmente, não vai encerrar-se tão cedo: https://open.spotify.com/episode/5vHfEZoyNUGmVUsnN30rPQ?si=R4oOTGRZSl-nQbN_ASRgpg

Português CACD - Claudia Simionato

12 Oct, 16:15


Gente, e caiu o tema que dei no simulado 1 agora no pré-segunda fase: responsabilidade da diplomacia brasileira diante das devastações ambientais, com atenção especial pra clima e Amazônia! 😱 Tema super atual e fundamental! Espero que tenha ajudado (vou deixar o simulado abaixo)!

E resumo de texto longo, da M. Chauí, mostrando que a atividade ficou pra evidenciar que capacidade de síntese é a meta!

Estou aliviada, espero que vocês também. E descansem, que ainda precisarão escrever muito!
🙌🏾🙌🏾🙌🏾🙌🏾🙌🏾

Português CACD - Claudia Simionato

11 Oct, 23:01


Aos que farão a prova de Português amanhã: boa prova!!!

Não se deixem atrapalhar pelo imaginário de que “querem uma pessoa erudita”. Façam uma prova com base no que vocês sabem, que não é pouco, com boa leitura do comando, articulação entre as ideias e coesão! A prova de Português é, principalmente, para avaliar a leitura (interpretação) e escrita de cada um e se as ideias têm começo, meio e fim, com boa capacidade de síntese!

Confiem no que sabem: uma vez que vocês passaram pela 1ª fase, é impossível aparecer um tema sobre o qual vocês não tenham absolutamente nenhuma ideia a respeito para escrever! Lembrem-se de que vocês estão escrevendo para cumprir o que está sendo pedido, e não para fazer uma tese original sobre nada.

Estou na torcida por vocês! 🙌🏾

Português CACD - Claudia Simionato

07 Oct, 18:30


Parabéns aos aprovados!!!
Sei que o clima foi tenso, e essa nota de corte muito acima do esperado (foram 17 anulações!), mas agora retomem o foco e confiem! Que venha a 2ª fase! 💪🏽

E, para os que ficaram de fora, tomem um tempo para repensar o caminho e logo ter condições de decidir se e como seguirão! Sei que não é fácil, e todo ano há muitas reviravoltas… mas a carreira diplomática está longe de ser a única opção na vida. Tenho muitos ex-alunos realizados em outros lugares (às vezes nem tão distantes da carreira). E também tenho ex-alunos que, em um ano ficaram de fora do TPS, e, no outro (ou outros…), foram aprovados. Enfim, não tem manual pronto. Cada um é um e cada percurso é um, e cada um com suas condições e sua realidade, não adianta comparar. É muita gente boa dentro e fora da carreira. Torço apenas para que cada um se realize, contanto que haja decisão aí!

Português CACD - Claudia Simionato

07 Oct, 17:10


Saiu o resultado: https://cdn.cebraspe.org.br/concursos/IRBR_24_DIPLOMACIA/arquivos/ED_4_IRBR_24_RES_FINAL_OBJ_CONV_ESCRITAS.PDF

Ampla: 47.38 (bem alta!)
Mulheres: 45.88
PCD: 42
CN: 39.88

Português CACD - Claudia Simionato

23 Sep, 17:55


Pessoal, o novo guia já está circulando nos grupos, e deixo também aqui no canal! Parece que o lançamento oficial ainda não era hoje, mas agora foi! rs Bom proveito!

Português CACD - Claudia Simionato

19 Sep, 12:26


Pessoal, em tempo: para a questão do “se”, é válido citar o TPS de 2003, questão 4, item 2, pois caiu uma pergunta sobre o “se” também em uso contrastivo. Perguntavam se era condicional, e a resposta era errada: http://www.cespe.unb.br/concursos/_antigos/2003/DIPLOMACIA2003/arquivos/OBJ_PRI_FAS_PRE_SEL.PDF

Português CACD - Claudia Simionato

18 Sep, 16:24


🔺Sobre a preparação para 2ª fase: hoje será enviado o primeiro simulado (serão 2 simulados + 2 aulas). As informações seguem abaixo, e peço que os interessados preencham o formulário, pois as vagas são limitadas (e depende da possibilidade de haver vagas remanescentes em relação às turmas atuais): https://forms.gle/1ZwBn4bhd4uoJ52p8 . *vagas esgotadas*

🔺
Aproveito também para lembrá-los do curso de repertório para a 2ª fase do professor Leandro Pasini, disponível aqui: https://portugues-com-claudia.notion.site/Curso-de-repert-rio-2-fase-CACD-2024-1108628501ee473eb2afb84be84eb737


🔺Sobre o corte: é cedo ainda pra dizer, mas recebi muitas notas entre 44 e 46,5.

Acredito que, na ampla para os homens, quem está nos 44,5 - 46 está no limbo (a nota de corte pode estar aí ou daí pra cima).
Para as mulheres, entre 44-45.
Dos cotistas, o limbo está nos 38-39,5.

Português CACD - Claudia Simionato

18 Sep, 16:18


Pessoal, boa tarde!

A live de correção da prova lotou, agradeço as participações! Quem quiser vê-la gravada escreva pro e-mail: [email protected] , que encaminhamos!

Conforme combinado, seguem aqui os itens a respeito dos quais defendo a possibilidade de recursos para anulação dos itens:

Texto - Lilia Schwarcz - Questão 4 - item 1 - A respeito da conjunção SE introduzir uma “condição real”. Aquele SE é uma conjunção concessiva ( de um lado/ de outro). Deixarei aqui nos comentários material para recurso.

Texto Barthes - Questão 10 - item 1 e 3 - As assertivas são verdadeiras se você ler o texto inteiro (o professor Entratice compartilhou o texto original, vocês podem ler com ele), mas não apenas com a leitura dos trechos postos na prova. Há uma extrapolação do corretor ao inferir que seria possível deduzir que “o autor tece uma visão crítica acerca da sociedade capitalista” ou que o “bife” é um elemento de alienação, apenas com os recortes feitos. Vale tentar recurso.

Sobre se Antropoceno é neologismo: questão complicada, pois é preciso ter material que afirme quando um neologismo deixa de ser um neologismo e passa a fazer parte do léxico. Na live, disseram que o prof. Caco Pena encontrou bibliografia a respeito, então, com material, vocês podem tentar fazer recurso.

É isso, espero que a nossa live tenha sido útil! O material pra recurso está aqui nos comentários!

Português CACD - Claudia Simionato

17 Sep, 14:17


Pessoal, bom dia! Convidei o prof. Ivo Yonamine para comentar a prova de Português (e os possíveis recursos) amanhã, e ele aceitou! Segue o link aqui! Esperamos vocês, até amanhã!

Português CACD - Claudia Simionato

16 Sep, 00:46


Pessoal, boa noite!
Espero que estejam bem!
Quarta-feira às 11am, corrigirei a prova de Português do CACD 2024! Anotem aí! Mando o convite do zoom aqui na véspera.

Português CACD - Claudia Simionato

14 Sep, 16:50


A todos que acompanham o canal,

Meus sinceros votos de uma boa prova! Não se desesperem querendo hoje estudar, achando que vocês não sabem nada: isso não é verdade.
Confiem em todo o trabalho que vocês realizaram até aqui e façam uma excelente prova amanhã!
Usem a calma e a concentração para ler os textos e responder às questões, mas também para discernir quando não se demorar!

Hidratem-se e nos vemos em breve, na 2ª fase! Boa prova!!! 👊🏽🎉

Português CACD - Claudia Simionato

13 Sep, 23:00


Revisão #5: Orações adjetivas

🔺Pronomes relativos: que, quem, cujo, onde, o/a qual, quanto
cujo = do qual
onde = em que
aonde = a que

 
🔺Orações adjetivas: pronome relativo (tem função sintática)
 
Restritiva: restringem ou delimitam o significado de seu antecedente e não são separadas por vírgulas
Ex.: O cantor de cujas músicas gosto muito chegou.

Explicativa: acrescentam uma informação sobre o antecedente, embora já definido, ampliando os dados sobre ele.
Ex.: Teolinda Gersão, que é uma escritora portuguesa, escreveu A árvore das palavras.
 
🔺Atenção para a diferença:
- Eu sei /que você fez isso. = que = conj. integrante (sem função sintática), or. substantiva objetiva direta
 - Eu sei o /que você fez. = que = pron. relativo (com função de od), or. adjetiva restritiva

Português CACD - Claudia Simionato

13 Sep, 10:10


Revisão #4: Principais funções do que

🔺Pronome relativo: tem função sintática e inicia oração adjetiva
A menina/ que chegou /é bonita.
(A menina > suj. semântico/ que > suj. sintático)

🔺Partícula expletiva ou de realce (é...que).
Não é o ângulo reto que me atrai.

🔺Preposição acidental: ter que (no lugar de “ter de”)
Tenho que estudar.

🔺Conjunção sub. integrante: sem função sintática, inicia oração substantiva.
Espero que ele venha.

🔺Conjunção coord. explicativa: Entre, que é tarde.

🔺Conjunção sub. causal: Não veio, que estava cansado.

🔺Conjunção sub. final: Fiz-lhe sinal que se calasse. (para que)

🔺Conjunção sub. concessiva: Triste que ficasse, iria colaborar.

Português CACD - Claudia Simionato

11 Sep, 23:34


Revisão #3: Regência e crase

🔺Regências importantes
:
- Acarretar – VTD
- Implicar – VTD
- Resultar em – VTI
- Assistir: no sentido de presenciar é VTI/ como prestar assistência, auxiliar pode ser VTD ou VTI
- Aspirar: como desejar - VTI
- Visar: como almejar/ desejar é VTD ou VTI
- Esquecer-se de / Esquecer algo
- Lembrar-se de/ Lembrar algo.
* Ele lhe lembra que é assim.

*Assistir/ Visar/ Aspirar – quando VTI, usar a ele, a ela (esses verbos não admitem “lhe” como complemento)

🔺Crase opcional:
- opcional com pronome possessivo adjetivo (mas obrigatório se for um pronome possessivo substantivo):
Ex. Pedi um favor à/a sua irmã, não à minha.
- com a locução “até a”
Ex. Fui até à praia. Fui até a praia.
-
quando o artigo puder ser retirado (a preposição fica, o artigo não)

Português CACD - Claudia Simionato

10 Sep, 19:49


Revisão #2: Funções do se

🔺O se pode ser:


- Partícula ou pronome apassivador (Suj. Simples): Leem-se livros.

- Índice de indeterminação do sujeito (Suj. Indeterminado + VTI/ VI/ VL):
Vive-se bem aqui. Anda-se triste.
Precisa-se de mais tempo.

- Parte integrante do verbo: suicidar-se, queixar-se, ajoelhar-se, sair-se bem (verbo pronominal)

- Partícula expletiva ou de realce: Vão-se os anéis, ficam os dedos.

- Pronome reflexivo: cortou-se, deu-se algo, deixou-se ficar (“se”pode ser OD, OI ou SUJ)

- Conjunção: condicional (caso), integrante (troca a oração por “isso”), concessiva (embora), causal (uma vez que), temporal (quando)

Português CACD - Claudia Simionato

09 Sep, 22:09


Revisão #1: Conjunções e preposições

🔺Apresentam valor concessivo:
Embora
Conquanto
Posto que
Ainda que
Mesmo que
Malgrado
Não obstante
A despeito de
Em que pese

*Não é possível trocar conj. subordinativas concessivas por coordenadas adversativas, sem mudar a estrutura verbal.

🔺Apresentam valor causal:
Uma vez que
Porquanto (= porque)
Na medida em que ( ≠ à medida que -> proporcional )

🔺Conjunções importantes, com mais de um valor:
Enquanto: temporal, proporcional ou conformativa
Dado que: causal, condicional ou concessiva
Pois: explicativa ou conclusiva (a coordenativa conclusiva aparece posposta ao verbo e entre vírgulas, podendo ser trocada por “então/portanto”)
Se: condicional, temporal, causal, concessiva (com valor de “embora”) ou integrante