Clube da língua e cultura russa

@clubedalinguaeculturarussa


Clube da língua e cultura russa

18 Oct, 22:10


Vsem privet!

Na semana passada, falamos sobre os cossacos. Hoje o assunto continua, falaremos de algo da cultura cossaca, mais precisamente, uma dança. Você já ouviu falar da kozatchok?

A kozatchok (em russo: Козачок), também conhecida como "kazachok" é uma dança folclórica de ritmo rápido criada pelos cossacos no século XVI. No século XVII, a dança ficou muito famosa nas cortes europeias e, além da Rússia e da Ucrânia, era dançada pelas cortes da França, da Hungria e da Polônia, só para citar algums.

É uma dança rápida, linear e realizada em casal. As mulheres lideram a dança e batem palmas para assinalar mudanças de movimento, e os homens as acompanham. Seu nome vem de "kozak", que significa "cossaco". A dança geralmente é acompanhada de uma canção curta chamada "pryspivka".

A kozatchok tem variações: a versão de Kuban e a de Terek (uma região que fica no norte do Cáucaso). Compositores russos famosos, como Tchaikóvski e Alexander Serov, compuseram arranjos para a kozatchok.

Se você acha que a dança caiu em desuso, se engana. Ela continua firme e forte e existem várias companhias de dança pelo mundo que apresentam a kozatchok.

Até a próxima 🤗

Clube da língua e cultura russa

11 Oct, 22:04


Vsem privet!

O tema dessa semana talvez seja batido e muitos aqui já devem ter ouvido falar deles: os cossacos. Mas como aqui tudo vira post e damos espaço até aos assuntos mais "óbvios", então vamos lá;

Os cossacos (em russo: казаки) são um povo nativo de estepes do sudeste europeu. Estima-se que atualmente haja entre 3,5 e 5 milhões de cossacos, que estão espalhados pela Ucrânia, Rússia, Belarus e Cazaquistão. Seguem a religião ortodoxa. "Cossaco" vem do russo "kozac", que significa "homem livre" ou "aventureiro".

Quando se pensa em cossacos, logo se pensa em cavaleiros, em um povo militarizado. E isso não é mentira, por um bom tempo esse foi o caso.

Não se sabe ao certo, quando os cossacos surgiram, isso é altamente discutido. Mas acredita-se que surgiram no século XIV nas estepes da Ucrânia e do sul da Rússia. Originalmente, o termo se referia a grupos tártaros semi-independentes, mas, no final do século XV, se aplicava a camponeses que fugiram de regiões devastadas na área dos rios Dnieper e Don e estabeleceram comunidades autogovernadas.

Os Cossacos eram guerreiros habilidosos e foram frequentemente recrutados para proteger fronteiras e lutar em batalhas, servindo tanto ao Império Russo quanto à Comunidade Polonesa-Lituana.

Apesar disso, eles sempre prezaram pela própria liberdade e, por isso, se rebelavam sempre que sentiam que sua autonomia estava ameaçada. Esse equilíbrio delicado entre servir aos impérios e resistir a eles marcou a relação dos Cossacos com seus governantes ao longo dos séculos.

Mas não era só de guerra e militarismo que viviam os cossacos. Têm uma cultura riquíssima, com influências eslavas, túrquicas e nômades.

Eles celebravam sua identidade com trajes coloridos, danças vibrantes (como a Kozatchok) e músicas que expressavam a vida nas estepes. Além disso, eram profundamente religiosos e tinham grande apego às suas tradições.

Até a próxima! 🤗

Clube da língua e cultura russa

04 Oct, 21:02


Vsem privet!

Você sabia que na Rússia tem deserto? E que é deserto de areia? Sim! Já ouviu falar das Areias de Tchara? É o assunto da semana.

As Areias de Tchara (em russo: Чарские пески), ou Chara, é uma área de areia, um pequeno deserto próximo das cordilheiras de Kodar e Udokan. Tem 3 km de largura por 6 km de comprimento e está localizado na bacia de Charsk, entre os vales dos rios Tchara, Sredni Sakukan e Verkhni Sakukan.

Estima-se que o deserto tenha sido formado há 55 mil–100 mil anos, durante a última Era do Gelo, a partir de um lago extinto que se formou do escoamento de uma geleira.

As Areias de Tchara não são um deserto como os outros. Além de ser uma área pequena, o deserto termina abruptamente, não há uma zona de transição entre as areias e a floresta. Além disso, também é possível encontrar vegetação e água abundante (o deserto termina em dois lagos: Alionka e Taiojnoie).

Apesar de não ficar muito longe dos assentamentos humanos mais próximos (cerca de 10 km), não é uma área de fácil acesso, pois para chegar até lá é necessário atravessar os rios próximos a ele, que são conhecidos por terem águas agitadas.

Até a próxima! 🤗

Clube da língua e cultura russa

27 Sep, 21:12


Vsem privet!

Recentemente tivemos um post de literatura russa sobre Vladimir Mayakovsky em nossas redes. Vimos nesse post que uma das marcas da obra do autor era o ressaltar do “novo homem soviético”. Mas quem era esse “novo homem soviético”? É o que veremos nesta semana.

O novo homem soviético (em russo: новый советский человек) era postulado pelos ideólogos do Partido Comunista como o arquétipo de pessoa que teria certas qualidades dominantes dentre os cidadãos da URSS.

Isso não levava em conta a diversidade cultural, étnica e linguística do país, mas falava em um único povo soviético, ou seja, o "Novo homem soviético" é que o soviético deveria ser, basicamente.

Esse conceito surgiu entre a metade do século XIX e o início do século XX, ou seja, antes mesmo de se haver uma União Soviética, os comunistas já falavam desse “homem/mulher” “perfeitos”, isso é, que tinham essas qualidades desejadas.

E que qualidades eram essas?

O novo homem soviético deveria ser altruísta, instruído, saudável, em forma e entusiasta da revolução comunista, ele deveria seguir os princípios do Comunismo, do Bolchevismo e do Marxismo-Leninismo, seu comportamento deveria estar consistente com essas ideologias. Além disso, também deveria ser intelectual e muito disciplinado.

Ele deveria tratar a propriedade pública com respeito, como se fosse dele, e deveria se identificar como soviético (nada de ser russo, ucraniano, cazaque, enfim, nenhum outro povo da extinta URSS, ele era soviético). Além disso, ele deveria trabalhar com esforço e austeridade.

Além do “novo homem soviético” também existia a “nova mulher”, que deveria ser uma supermulher: uma cidadã comunista, uma trabalhadora em tempo integral, esposa e mãe.

Até a próxima! 🤗

Clube da língua e cultura russa

20 Sep, 22:44


Vsem privet!

Se você acompanha a Rússia há algum tempo, certamente já deve conhecer o assunto dessa semana. Já ouviu falar da “beryozka”?

A beriozka (em russo: Берёзка), também conhecida como “berezka” (mas se pronuncia “beriôzka”) é uma dança russa em que as mulheres “flutuam”, pois parecem não mexer suas pernas que é apresentada pela trupe de dança homônima.

A trupe beriozka foi fundada pela coreógrafa e dançarina Nadezhda Nadezhdina (1904/08–1979), em 1948. A dança é executada por moças vestidas em trajes tradicionais russos, ressaltando seus longos vestidos, que ajudam a manter o efeito “flutuante”.

Não se sabe ao certo como a dança é executada, pois sua técnica é segredo, dizem que os integrantes da trupe nem podem dar entrevistas (isso não está confirmado).

Porém, seu ponto principal é o “passo flutuante” e, como o nome já dá a entender, quando as moças o executam, parecem que estão flutuando mesmo. É um passo bem difícil de executar, a própria Nadezhda disse uma vez que nem todas as dançarinas sabem fazê-lo.

Mas é praticamente consenso que o passo envolve movimento de pernas, que seria dar passos beeem curtinhos com o meio do pé bem baixo.

Na beriozka, primeiro as dançarinas fazem uma dança circular, que se chama “khorovod” (em russo: хоровод), que é uma espécie de ciranda. Depois dessa dança, vem o passo flutuante que tanto intriga e fascina as pessoas.

Até a próxima! 🤗

Clube da língua e cultura russa

13 Sep, 21:03


Brinquedos de Kargopol

Clube da língua e cultura russa

13 Sep, 21:03


Vsem privet!

Se você nos acompanha em nossas redes, deve ter visto que hoje falamos sobre a cidade de Kargopol. Você sabia que há algo muito característico desta cidade? São seus brinquedos. Calma, que eu já explico!

Os brinquedos de Kargopol (em russo: Каргопольская игрушка), na realidade, são figurinhas feitas de argila e pintadas, que podem vir na forma de pessoas ou animais. É uma forma de artesanato antiga que é originária de Kargopol, que fica no norte da Rússia.

Surgiu há muito tempo, na área oeste da cidade. Os habitantes produziam itens em argila desde, pelo menos, o século IX, e isso incluía brinquedos. E quem produzia os itens não eram artesãos, gente profissional, mas pessoas simples, camponesas, era algo que praticavam em seu tempo livre e toda família participava: pais, mães, filhos, avós, enfim, todo mundo.

Por muitos anos, a arte de produzir os brinquedos de Kargopol passava de geração para geração, mas, hoje em dia, há lugares que ensinam a fazer os brinquedos.

Os brinquedos costumam ser confeccionados em cores vivas (branco, amarelo, vermelho e preto, por exemplo) e geralmente representam um único personagem, dificilmente vêm representando um grupo de dois, três ou mais figuras. A decoração se concentra mais na parte frontal, que é a que fica à mostra.

Antigamente, os brinquedos tinham um significado simbólico e cerimonial, eram usados até em rituais. Geralmente representavam a vida camponesa e contos de fadas.

Nos anos 1930, essa arte quase foi extinta e, nos anos 1950, apenas uma pessoa produzia os brinquedos, Uliana Babkina. Porém, Uliana recebeu reconhecimento nacional pelos seus brinquedos e a arte continuou viva. Inclusive, hoje em dia, pode-se encontrá-los para comprar na Internet.

Para fechar, deixaremos uma foto dos brinquedos de Kargopol no final desse post.

Até a próxima! 🤗